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Mato Grosso

Projeto contempla 300 unidades estaduais em 2025; veja quais são

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) anunciou, nesta sexta-feira (25.4), a seleção de 300 escolas da rede estadual de ensino que participarão do Projeto Hortas Escolares 2025, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Com um investimento total de R$ 3 milhões, cada escola participante receberá R$ 10 mil para adquirir ferramentas, sementes e insumos, promovendo a produção de alimentos e ervas medicinais de forma orgânica e inovadora.

O secretário de Educação, Alan Porto, destacou que o projeto de cada escola passou por análise das Diretorias Regionais de Educação (DREs) levando-se em consideração não apenas a sua contribuição para a alimentação escolar, mas também como uma ferramenta pedagógica.

“Ao cultivar uma horta, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre nutrição, sustentabilidade e o ciclo da vida das plantas. Essa experiência prática estimula o interesse pela ciência e pela biologia, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente”, explicou.

Além disso, ele salientou que as hortas escolares promovem a valorização da agricultura familiar, conectando os estudantes com a realidade dos produtores locais.

“Isso não apenas contribui para a economia regional, mas também ensina aos jovens a importância de consumir alimentos frescos e saudáveis, combatendo a obesidade e promovendo hábitos alimentares mais conscientes”, falou.

Alan disse, também, que o projeto visa fortalecer o vínculo dos estudantes com o meio ambiente, incentivando a responsabilidade social e a consciência ecológica. “Ao integrar a teoria à prática, as hortas escolares se tornam um espaço de aprendizado holístico, preparando os jovens para serem cidadãos mais informados e responsáveis”, completou o secretário.

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Desde 2020 a Seduc incluiu no currículo das escolas do campo a Parte Diversificada, por meio do componente curricular Ciências e Saberes do Campo. Essa iniciativa visa complementar e enriquecer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), respeitando as especificidades regionais, culturais e produtivas das comunidades locais.

Entre as eletivas ofertadas, destaca-se a disciplina Agroecologia: Conhecimento, Produção e Prática, que propõe ao estudante refletir sobre suas raízes culturais e o vínculo com práticas produtivas tradicionais, incentivando o protagonismo juvenil e a valorização da cultura, experiências e saberes locais.

As hortas escolares oferecem variedade de alimentos frescos e orgânicos e apoia os estudantes, tanto na escola quanto em casa, pois o excedente da produção poderá ser doado a estudantes considerados hipossuficientes.

Confira AQUI a relação das escolas contempladas.

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Equipe feminina supera limites e se destaca no 3º Desafio de Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros

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Pela primeira vez, o 3º Desafio Estadual de Salvamento Veicular, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), contou com a participação de uma equipe formada exclusivamente por mulheres. Estreante na competição, a equipe Rescue Fem, composta por sete bombeiras militares, teve um desempenho de destaque, conquistando o terceiro lugar entre as dez equipes participantes.

Ao longo dos três dias de desafio, realizado em Cuiabá, as bombeiras militares demonstraram competência, entrosamento e domínio das técnicas de salvamento veicular durante as simulações de resgates em situações reais. A atuação da equipe evidenciou o protagonismo feminino em um cenário historicamente masculino e representou um importante avanço à valorização da presença feminina nas operações de resgate e salvamento em acidentes veiculares.

O resultado da competição foi divulgado na sexta-feira (16.5), durante a solenidade de encerramento do 3º Desafio Estadual de Salvamento Veicular. A competição colocou à prova a capacidade das equipes de lidar com situações críticas de acidentes automobilísticos, exigindo rapidez, precisão e trabalho integrado para garantir o resgate seguro de vítimas presas às ferragens. A equipe Rescue Fem conquistou 450,5 pontos, obtendo destaque nas funções de comando e equipe técnica.

A tenente-coronel BM Poliana Keila Cândido Sobrinho Simões, idealizadora do grupo Rescue Fem, ressaltou que a competição representou uma oportunidade valiosa para apresentar uma equipe 100% feminina. Essa iniciativa, segundo ela, teve como objetivo mostrar à sociedade que as mulheres estão ativamente presentes em todas as unidades e comandos regionais da corporação, e que são plenamente capazes de atuar em qualquer missão.

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“Me sinto honrada em fazer parte da primeira equipe feminina de salvamento veicular. Aceitamos o desafio de vencer as barreiras geográficas, pois temos integrantes de cidades diferentes e formamos uma equipe unida e dedicada. Estar entre os três primeiros colocados é uma conquista de todas as bombeiras de Mato Grosso que, dia após dia, constroem suas carreiras com dedicação e competência. Esse foi o primeiro passo dentre os que virão. Orgulhosa da nossa Rescue Fem”, afirmou.

Com 20 anos de carreira militar, ela relembrou a época em que a presença feminina na corporação era quase inexistente. Hoje, no entanto, a participação feminina está consolidada em todas as áreas da corporação.

“A equipe feminina prova a plena capacidade das mulheres em atuarem também em atividades técnicas e exigentes, como o salvamento veicular, operando ferramentas pesadas e específicas para o desencarceramento de vítimas presas em ferragens, com o principal foco retirada segura da vítima”, disse a tenente-coronel.

Comandante da equipe durante as provas, a major BM Vanessa de Lima Melgarejo afirmou que a função exigiu atenção redobrada e uma visão estratégica apurada. Sua liderança foi decisiva para o bom desempenho da equipe, garantindo pontos importantes no somatório geral do desafio, contribuindo diretamente para a conquista do terceiro lugar.

“Ser comandante da equipe feminina foi uma grande responsabilidade, por se tratar da função mais complexa. Nós não conseguimos colocar a mão na massa de forma efetiva, pois é necessário observar e gerenciar tudo. Na minha opinião, enquanto especialista em salvamento veicular, essa é a função mais exigente. Ser comandante carregava o peso de abrir os olhos para que essa função, essa ideia, fosse abraçada por outras bombeiras militares, que pudessem se inspirar e também realizar”, garantiu.

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Também integrante da equipe, a major BM Tamara Karoline Lopes Secotti destacou a importância da competição para o desenvolvimento técnico das bombeiras militares.

“Evoluímos bastante e temos muito a crescer a cada novo desafio. Estamos no caminho certo”, ressaltou.

Reforçando essa visão, a 1ª sargento BM Kleidiane Lanuzza de Lima Ferreira, que participou pela primeira vez da competição, também ressaltou como a experiência permitiu aplicar, na prática, técnicas usadas diariamente nas ocorrências reais.

“Ainda existe o estereótipo de que a mulher atua apenas em funções administrativas, mas nós estamos nas ruas, executando salvamentos, resgates, atendimentos pré-hospitalares, corte de árvores e muito mais”, disse.

Já a 3ª sargento BM Daiane da Rocha Ribeiro elogiou a iniciativa. “O desafio fomenta o treinamento da atividade do bombeiro militar, que é o desencarceramento de vítimas graves, especialmente em acidentes nas rodovias. O desafio estimula a necessidade do preparo constante dos profissionais da corporação”.

Recém-ingressa na carreira militar e participando de sua primeira competição, a soldado BM Renata Cordeiro de Andrade Prusch contou que, apesar da ansiedade inicial, sentiu-se confiante diante do desafio. Ela destacou que o treinamento conjunto da equipe, ao longo de duas semanas, foi fundamental para o entrosamento coletivo.

“Confesso que, no início, não imaginei que seria bombeira militar. Prestei o concurso, fui aprovada e hoje sou completamente apaixonada pela profissão. Em Lucas do Rio Verde, atuamos em diversas frentes, como atendimento pré-hospitalar, acidentes, resgate de animais e, claro, o desencarceramento, que é justamente a técnica que enfrentamos aqui. Estou vivendo uma experiência incrível e não me vejo fazendo outra coisa”, encerrou.

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Além da equipe Rescue Fem, também se destacaram na competição as equipes do 6º Comando Regional de Bombeiros Militar, da região de Tangará da Serra, e do 5º Comando Regional de Bombeiros Militar, da região de Cáceres, que conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente.

O 3º Desafio Estadual de Salvamento Veicular contou com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que cedeu os 22 veículos usados no desafio, além das empresas Pantanal Shopping, Resgatécnica, Grupo Canopus, Saga BYD, Sicredi, PRP Borges, LP Engenharia, GM Engenharia, Fecomércio, Grupo Aldo, entre outros apoiadores.

Leia também – Bombeiros mostram técnica e agilidade durante 3º Desafio de Salvamento Veicular

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Escolas da Rede Estadual são reconhecidas em premiação nacional por incentivar estudantes em programas de estágio

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Duas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso estão entre as cinco unidades contempladas na 2ª edição do Prêmio “Ponte para o Trabalho”. A iniciativa nacional reconhece instituições educacionais, empresas e órgãos que mais apoiam nas vagas de estágios.

Para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o resultado reforça o compromisso da rede estadual com a valorização do protagonismo juvenil e a integração entre teoria e prática no ambiente escolar.

A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo, com a presença de representantes de órgãos e instituições de todo o país. Na oportunidade, foi realizada a entrega de 15 troféus para as instituições que se destacaram pelo maior número de estudantes contratados em 2024 como estagiários por mediação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

As escolas de Mato Grosso premiadas foram Escola Estadual Albert Einstein, localizada em Guarantã do Norte, com 148 alunos cadastrados para estagiários, e Escola Estadual Ulisses Guimarães, em Campo Verde, com 123 contratados. As unidades receberam o troféu pela categoria Ensino Médio, em 4º e 5º lugar, respectivamente.

Em 1º lugar, ficou a Escola Estadual Celina Saraiva – Esplanada/BA; em 2º, a Escola Estadual Antônio de Costa Brito – Acajutiba/BA e em 3º lugar, a Escola Estadual de Tempo Integral de Santa Inês – Santa Inês/BA.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a conquista é resultado de uma política educacional focada em preparar os estudantes para os desafios da vida profissional.

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“Esse prêmio mostra que nossas escolas estão alinhadas às demandas contemporâneas, estimulando nos alunos a capacidade de empreender, inovar e se inserir no mundo do trabalho com responsabilidade e criatividade”, destacou.

Nesta edição, o prêmio “Ponte para o Trabalho” trouxe uma pesquisa com dados inéditos exibida pelo Instituto Locomotiva e apresentação do presidente do Instituto, Renato Meirelles.

Fonte: Governo MT – MT

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Mato Grosso

Governo entrega escrituras definitivas e põe fim à espera de mais de 40 anos de moradores de assentamento

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O Governo de Mato Grosso entregou, neste sábado (17.5), 84 escrituras aos moradores da Agrovila João Ponce de Arruda em Campo Verde (a 140 km de Cuiabá), pondo fim a uma espera de mais de 40 anos para os moradores.

“É um sonho. Estou na Agrovila desde 1981 e já ajudei muito essa comunidade. Sou grata por estar recebendo hoje este título, é uma realização. Para nós, moradores, é muito gratificante ver a evolução da região. Sinto gratidão por ter vindo nos 80 com o meu pai, que foi um guerreiro”, declarou Maria Malva de Magalhães Carline, moradora da agrovila.

Com as entregas deste sábado, já são 374 beneficiados no município de Campo Verde com o trabalho de regularização fundiária do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), que garante segurança jurídica às famílias.

Desde o início da gestão, o Governo de Mato Grosso já realizou a entrega de mais de 19 mil escrituras urbanas e rurais em todo o Estado, por meio de um investimento de mais de R$ 87 milhões para a regularização fundiária.

“Durante muitos anos, encontrávamos pessoas com títulos que não valiam nada. Hoje, nós entregamos a escritura registrada em cartório sem custar nada para aqueles que sonharam, trabalharam e conquistaram. Já são mais de 20 mil títulos entregues. É, disparado, o maior programa de entrega de escritura na mão do cidadão”, ressaltou o governador Mauro Mendes.

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A entrega de títulos em Campo Verde é fruto de parceria com a Prefeitura e a Corregedoria Geral da Justiça, com a regularização das áreas resguardada pela Lei 13.465/2017, mediante o procedimento de Reurb. A normativa permite que a Prefeitura atue em área do estado, além de garantir a entrega em tempo hábil aos moradores do município.

O presidente do Intermat, Francisco Serafim, ressaltou a importância dos títulos entregues.

“Estamos transformando uma esperança em realidade, cumprindo nossa obrigação de levar essa segurança para todos que aqui vivem”, afirmou.

Serafim ainda explicou sobre o procedimento adotado com a Prefeitura de Campo Verde, que tornou o processo de regularização mais rápido.

“Pelo Reurb, nós delegamos para o município e ele executa as tarefas da legislação, tornando muito mais simples para fazer o processo de regularização fundiária. A modalidade é totalmente segura e mais célere”, disse.

Fonte: Governo MT – MT

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