Pesquisar
Close this search box.

Nacional

Projeto prevê gratuidade de transporte a mesários, jurados e para comparecimento como testemunha

Publicado

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Reunião. Dep. Haroldo Cathedral (PSD - RR)
Haroldo Cathedral, autor da proposta

O Projeto de Lei 2307/22 estabelece gratuidade de transporte público a mesários e cidadãos convocados para Tribunal do Júri, além de testemunhas e vítimas intimadas a comparecer perante a Justiça. A medida é válida para passagens de ônibus, trens e metrôs, e limita-se ao trajeto entre o domicílio da pessoa e o local da convocação.

Pela proposta, o direito será exercido nos dias em que o cidadão for convocado para trabalhar nas eleições, no caso de mesário; para audiências e julgamento do Tribunal do Júri, no caso de jurados; para comparecimento perante a polícia judiciária, no caso de vítimas e testemunhas.

A legislação atual garante à testemunha o reembolso de suas despesas para comparecimento à audiência, no entanto não trata de outros casos citados no projeto.

Na avaliação do autor, o deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR), o objetivo é “impedir que esses cidadãos tenham qualquer tipo de prejuízo financeiro pelo exercício de atividade compulsória de interesse exclusivamente estatal”.

Tramitação
A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rachel Librelon

Fonte: Câmara dos Deputados Federais

Comentários Facebook
Veja Mais:  Mães são presas em bar após deixarem filhos trancados e sem comida em casa

Nacional

Comissão do Esporte debate marco legal dos jogos eletrônicos; assista

Publicado

A Comissão do Esporte da Câmara do Deputados promoveu audiência pública na quarta-feira (15) para debater a inclusão social de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidades por meio dos jogos eletrônicos.

A indústria de jogos eletrônicos é uma das que mais se expandem no setor de entretenimento mundial, atraindo mais de 2,5 bilhões de jogadores em todo mundo.

Da Redação – RL

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Veja Mais:  Em meio a polêmica, Planalto divulga vídeo exaltando a ditadura militar
Continue lendo

Nacional

Comissão aprova proposta que cria sistema de compra instantânea para a administração pública

Publicado

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2133/23, que cria o Sistema de Compra Instantânea (Cix) para aquisição de bens padronizados e selecionados pela administração pública.

O relator, deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR), recomendou a aprovação. “Essa medida poderá ampliar a competitividade nas licitações e diminuir os custos do processo administrativo e os preços de aquisição”, afirmou Hauly.

“A plataforma de contratação simplificada beneficiará diversos setores, mas principalmente a saúde, que não pode arcar com o desabastecimento de medicamentos gerado pela lentidão do processo licitatório”, avaliou o relator.

Por meio do sistema, o governo anunciará os bens que deseja adquirir no Portal Nacional de Contratações Públicas; os fornecedores registrarão os preços; e os gestores efetuarão as compras assegurando a concorrência e a competitividade.

“A administração pública, ao usar o Cix em vez da atual modalidade do pregão, poderá economizar recursos, com redução no preço e acesso à compra imediata dos produtos”, disse o autor da proposta, deputado Dr. Daniel Soranz (PSD-RJ).

Regulamentação
A proposta aprovada altera a Nova Lei de Licitações. Pelo texto, regulamentação posterior do Cix, a cargo do Poder Executivo, deverá dispor sobre:

  • o credenciamento dos anunciantes;
  • o cadastramento do bem em catálogo eletrônico de padronização;
  • as regras para a formação do preço;
  • os prazos e métodos para entrega e recebimento dos bens;
  • o prazo para pagamento, que não poderá ser superior a 30 dias contados do recebimento; e
  • as penalidades pelo inadimplemento do contratado.
Veja Mais:  Em meio a polêmica, Planalto divulga vídeo exaltando a ditadura militar

Pelo texto, uma compra em valor superior ao referencial de mercado deverá ser justificada. Em caso de dolo, fraude, erro grosseiro ou sobrepreço, o contratado e o agente público responderão pelo dano, sem prejuízo de outras sanções legais.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Reportagem/RM
Edição – Marcelo Oliveira

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Congresso recebe nesta sexta (17) projeção com as cores das bandeiras dos movimentos LGBTQIAPN+ e Trans

Publicado

O Congresso recebe hoje, das 19h às 21h, projeção das cores da bandeira do movimento LGBTQIAPN+ (vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa) e da bandeira do movimento Trans (rosa, branca e azul). A projeção ocorre no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.

A data — 17 de maio — foi escolhida por coincidir com o dia que, em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

O objetivo das ações em torno da data é combater o preconceito e a discriminação contra pessoas LGBTQIAPN+ e conscientizar sobre o respeito às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero.

O Brasil não produz levantamentos oficiais sobre a violência contra pessoas LGBTQIAPN+, mas, de acordo com o relatório da ONG Grupo Gay da Bahia (GGB), o País lidera o ranking de mortes violentas nesta área em todo o mundo e revela que a expectativa de vida de pessoas trans no Brasil é de somente 35 anos.

Por decisão do STF, desde 2019, a LGBTfobia é considerada crime equiparado ao racismo, sendo inafiançável e imprescritível.

Da Assessoria de Imprensa

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Veja Mais:  Justiça dá cinco dias para Vale comprovar ações preventivas em barragens
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana