Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Regularização fundiária urbana e rural é debatida na Assembleia

Publicado

A regularização fundiária urbana e rural do Estado de Mato Grosso foi tema de audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (28) na Assembleia Legislativa. Propostas apresentadas serão encaminhadas ao programa “Terra Limpa” do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) com objetivo de agilizar documentações de pequenas e médias propriedades que se encontram irregulares no interior do Estado, além de áreas de assentamentos de 87 municípios que ainda aguardam a regularização.

“A regularização rural e urbana é um dos principais agentes para o desenvolvimento do Estado. Precisamos unir todos os setores participativos, como Intermat, Incra, Governo, Assembleia, Tribunal de Justiça e setor produtivo para podermos oferecer um programa que facilite a documentação e que os preços sejam justos para todos nesse momento econômico”, explicou o deputado Xuxu Dal Molin (PSC), um dos deputados requerentes da audiência.

Na oportunidade o parlamentar disse que a audiência levantou sugestões que serão oferecidas para o governo como sendo uma alternativa para que o Intermat tenha uma estrutura organizada e pronta para o programa rodar. “Se nós fizermos a regularização, cria-se um círculo virtuoso de desenvolvimento. Estamos com um grupo de trabalho finalizando o programa que será encaminhado para o governo do estado implantá-lo É fundamental discutir e promover políticas de terras para a população. Temos ainda a questão tributária, ambiental e de infraestrutura para o desenvolvimento. O sonho de muita gente precisa ser realizado e entendo que a audiência é o início desse debate”, afirmou Dal Molin.

Veja Mais:  Rezende quer programa de videomonitoramento compatível ao utilizado pelo governo de MT

Para o presidente do Intermat, Francisco Serafim, a realização da audiência vem ao encontro dos anseios da população que está negociando a regularização fundiária. “Precisamos alinhar nossos procedimentos para atender a população. Estamos tirando as amarras que dificultam a documentação, por intermédio do programa “Terra Limpa” que está sendo implantado no Estado, contemplando 87 municípios com assentamentos, com um convênio com o Incra”, lembrou Serafim.

A secretária de Fazenda de Cáceres, Neuci Eliete Long, fez uma explanação do trabalho desenvolvido pelos técnicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) sobre a regularização fundiária urbana e rural do município que está contemplando cerca de 600 famílias.

“É um trabalho formidável esse convênio com a Unemat, onde eles fornecem o conhecimento técnico e científico com custo baixo”, disse ela, destacando que o orçamento ficará em torno de R$ 2 milhões. “Se fosse realizado por uma empresa privada, o custo chegaria a R$ 10 milhões, uma economia fantástica, pois além de termos economia vamos contar com um serviço de qualidade”, enfatizou.

Vale destacar que Mato Grosso possui uma legislação sobre regularização fundiária, a lei nº 10.863, de 04 de abril de 2019, que dispõe sobre o Código de Terras do Estado. Na ocasião, a lei foi lembrada pelo deputado Wilson Santos (PSDB), que também reforçou os trabalhos realizados pelos técnicos da Unemat.

“Estou satisfeito em saber que a Unemat está envolvida na questão da regularização fundiária de Cáceres. Tenho certeza de que esse problema começa a ganhar novos rumos com esse trabalho. Isso será fundamental para os deputados apresentarem emendas para a regularização em outros municípios também. Está se abrindo janelas para a legalidade”, frisou Santos.

Veja Mais:  Produtores de leite se queixam do alto preço de insumos e importação de lácteos

O perito federal agrário, engenheiro agrônomo José Gagliardi Neto, reforçou a iniciativa dos deputados e preferiu citar como exemplo a Lei federal 13.465/2017, que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária e sobre a regularização fundiária no âmbito da Amazônia Legal. A lei federal também institui mecanismos para aprimorar a eficiência dos procedimentos de alienação de imóveis da União.

Para ele, essa lei vai facilitar a regularização de vários assentamentos no Estado. “A regularização rural urbana é a base para o desenvolvimento e dá a segurança jurídica para as pessoas. A base fundiária em Mato Grosso tem uma complexidade que envolve vários aspecto, como técnico, jurídico e social. Entendo que é preciso uma atividade conjunta envolvendo vários órgãos para termos um rumo para melhorar as coisas”, realçou Neto.

A audiência foi proposta em conjunto com os deputados Ondanir Bortollini – Nininho (PSD), Dilmar Dal Bosco (DEM), Carlos Avalone (PSDB), Valdir Barranco (PT), Silvio Fávero (PSL), Xuxu Dal Molin (PSC), Valmir Moretto (PRB) e Ulysses Moraes (DC).

Política MT

“Pivetta tem conceito de bom administrador e provou isso”, diz Mendes

Publicado

Ex-governador Mauro Mendes junto do vice Otaviano Pivetta e do secretário Alan Porto Crédito – Lucas Rodrigues/Secom

O pré-candidato a senador afirmou que o governador ajudou a recuperar Mato Grosso e realizou uma gestão exitosa em Lucas do Rio Verde
 
O pré-candidato a senador Mauro Mendes (União), durante entrevista ao portal HiperNotícias, defendeu a reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos) por considerar que ele provou ser “um bom administrador” ao ajudar recuperar Mato Grosso.
 
Mendes citou que Pivetta realizou uma gestão exitosa nos três mandatos de prefeito em Lucas do Rio Verde. Segundo ele, o município se tornou uma das “melhores cidades” do estado.
 
“Pivetta tem boas qualidades, conceito de bom administrador e provou isso três vezes sendo prefeito de Lucas do Rio Verde. Lá, ele ajudou a construir uma das melhores cidades do estado”, pontuou.
 
Além disso, Mendes relatou que gestões anteriores deixaram Mato Grosso “totalmente dilacerado” e Pivetta, com suas qualidades e conhecimento da máquina pública, ajudou a reparar os danos causados.
 
“Ele trabalhou corretamente, foi leal, sabe fazer gestão e conhece a máquina pública. Considero que ele tem muitas qualidades para exercer esse cargo [de governador], continuar o trabalho de recuperar MT, que era um estado quebrado, totalmente dilacerado e corrompido nas estruturas básicas de prestação de serviço ao cidadão”, observou.
 
Mendes, por fim, avaliou que Pivetta é capacitado para continuar implantando melhorias ao desenvolvimento estadual.
 
“Hoje, Mato Grosso é um dos estados brasileiros que mais investe em todas as áreas. Desejo que o Pivetta possa continuar isso e tenho certeza que ele tem qualidades para tal”, completou.
Veja Mais:  Produtores de leite se queixam do alto preço de insumos e importação de lácteos
Continue lendo

Política MT

Convenção do MDB apresenta pré-candidatura de Léo Bortolin na próxima semana em Primavera do Leste

Publicado

 

Encontro será realizado na quinta-feira (23), na Chácara Vitória, contará com a presença da presidente estadual da sigla, Janaina Riva, e deverá reunir filiados, apoiadores e lideranças políticas

Foto- Assessoria

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) realiza, na próxima quinta-feira (23), a Convenção Municipal do partido em Primavera do Leste para a oficialização da pré-candidatura do ex-prefeito Leonardo Bortolin a deputado estadual. O ato político será realizado na Chácara Vitória, com concentração a partir das 17h e início da solenidade oficial às 18h.

O encontro contará com a presença da presidente do MDB de Mato Grosso, Janaina Riva, e deverá reunir filiados, apoiadores e lideranças políticas de Primavera do Leste e de outros municípios do estado. Além das atividades previstas na convenção municipal, o evento marcará a apresentação da pré-candidatura de Bortolin para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Conhecido como Léo Bortolin, ele foi vereador e prefeito de Primavera do Leste por dois mandatos, entre 2017 e 2024. Também presidiu, até março deste ano, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), período em que ampliou sua atuação política e o contato com gestores e lideranças de diferentes regiões do estado.

AGENDA

O quê: Convenção Municipal do MDB e apresentação da pré-candidatura de Leonardo Bortolin a Deputado Estadual;

Presença confirmada: Presidente estadual do MDB-MT, Janaina Riva;

Quando: quinta-feira, 23 de julho, a partir das 17h;

Veja Mais:  AL convoca secretária de Estado para explicar combate às queimadas em MT

Onde: Chácara Vitória – Avenida dos Trabalhadores, nº 1840, Primavera do Leste – MT;

Programação: Concentração a partir das 17h | Solenidade oficial e início das atividades às 18h.

Continue lendo

Política MT

Republicanos de MT marca convenção para o dia 4 de agosto em Cuiabá 

Publicado

Agendado para as 18h, evento ocorrerá no Ginásio Dom Aquino com lideranças e apoiadores do partido  

Otaviano Pivetta

O partido Republicanos de Mato Grosso oficializou que a sua convenção partidária ocorrerá na terça-feira, dia 4 de agosto, às 18h no Ginásio Dom Aquino, para lançar os nomes à disputa eleitoral deste ano.  

Nessa data, a agremiação vai oficializar a candidatura à reeleição do governador Otaviano Pivetta. 

Além disso, o partido pretende confirmar os nomes que disputarão cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Atualmente, o Republicanos tem cinco deputados com mandato ativo (Diego Guimarães, Dr. Eugênio, Nininho, Paulo Araújo e Valmir Moretto) e é a maior bancada do parlamento. A sigla também oficializa na data as candidaturas a deputados federais.  

O evento contará com as principais personalidades do partido, além de siglas aliadas e lideranças que apoiam os projetos políticos apresentados. 

Veja Mais:  Carlos Augustin acompanha associações ligadas a produção de algodão em missão ao Paquistão
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana