Rondonópolis

Rondonópolis; ExpoDinos faz sucesso e público se diverte com as atrações inusitadas

Publicado

A exposição de réplicas de Dinossauros Pré-históricos realizada pela Prefeitura Municipal por intermédio da SECULT – Secretaria Municipal de Cultura no Casario, tem feito o maior sucesso, atraindo público de todas as idades, mas principalmente jovens e crianças rondonopolitanas e de municípios circunvizinhos.

O Secretário de Cultura Pedro Augusto Araújo, trouxe essa novidade para Rondonópolis, e conseguiu um sucesso absoluto junto ao público em geral. A ideia inicial era atingir o público infantil da rede municipal de ensino. Mas, diante do estrondoso sucesso que atraiu inclusive o público adulto, escolas da rede municipal urbana e rural, além de várias cidades circunvizinhas como São José do Povo, Poxoréu etc., demonstraram interesse em trazer crianças das escolas municipais para visitarem e apreciarem a exposição.

Além conhecer os bonecos, as crianças ainda podem se divertir na tenda pedagógica, onde podem, desenhar e brincar de forma lúdica, aprendendo um pouco mais sobre os dinossauros. Conforme o secretário, o prefeito tem cobrado da Cultura, mais ações pedagógicas, lúdicas e de entretenimento, aliadas as instruções regulares de ensino/aprendizado.

Na manhã desta quinta-feira (7) o secretário recepcionou pessoalmente várias comitivas de escolas municipais locais, bem como escolas estaduais da região, como a Escola Estadual 7 de Setembro, do Distrito de Nova Galileia, e ainda um, dos dois grupos de 70 crianças indígenas de 4 a 12 anos de idade da etnia “Boê Bororo” da reserva Tadarimana.

Veja Mais:  Engenheiro agrônomo de Rondonópolis assume a coordenação estadual da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-MT

Crianças indígenas da etnia “Boê Bororo” da Reserva Tadarimana

O cacique bororo Marcelo Koguiepa, acompanhou a visita, e falou sobre a experiência. Segundo ele, a cultura ancestral do povo “Boê Bororo”, fala de seres gigantes que existiram quando da criação do mundo e do surgimento do povo Bororo, como o ser mitológico da cobra gigante (sucuri) que teria dado origem aos rios do mundo, devido a sua sinuosidade, e que eles cultuam até os dias atuais, em suas lendas e mitos culturais ancestrais.

Todavia, assim como as crianças indígenas de sua tribo, ele (cacique) também se encantou com as réplicas dos bonecos de dinossauros, e agradeceu a Prefeitura pela iniciativa de trazer a exposição até a cidade, bem como agradeceu a oportunidade de estarem visualizando registros pré-históricos de animais que existiram na história da criação do mundo. Ele ainda descreveu a experiência como uma oportunidade das crianças indígenas estarem se relacionando e interagindo com outras crianças da cidade de Rondonópolis.

Marcelo Koguiepa agradeceu ainda a oportunidade da Prefeitura inserir a comunidade bororo nos programas culturais do município, bem como todo apoio recebido do prefeito, que vê nos indígenas, povos irmãos.

REPETE EM DEZEMBRO

Devido a grande aceitação e procurado atender a inúmeros pedidos, o secretário Pedro Augusto falou sobre o sucesso alcançado pela exposição e prometeu repetir a experiência no final do ano, provavelmente durante as festividades do aniversário de emancipação da cidade, comemorado em (10/12).

Veja Mais:  Rondonópolis cumpre mais de 78% das metas do planejamento estratégico para 2018

Segundo o secretário, a exposição que se iniciou no dia 30/06 e se encerra neste domingo (10/07), está sendo um grande sucesso de público e tem recebido em média de 3 a 4 mil pessoas por dia/noite. No entanto, como a empresa proprietária dos bonecos, já tem compromisso de levar a Expodinos, para outra localidade, o secretário disse que vai tentar trazer de volta a Exposição no fim do ano.

Pedro Augusto externou que a exposição foi resultado de uma parceria da Prefeitura/Secult com o Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano, viabilizado através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho).

ExpoDinos sucesso de público… Crianças se divertiram a valer, encantadas com os bonecos, seus sons e movimentos…

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook

Rondonópolis

Secretaria de Saúde ofertará serviços durante a 48ª Exposul

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente na 48ª Exposul ofertando serviços durante os seis dias de festa que vão ocorrer de 08 à 13 de agosto, no Parque de Exposições Governador Wilmar Peres de Farias. Durante esse período, a equipe estará instalada em um estande próximo ao parque de diversão. 

No local serão realizados testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição gratuita de preservativos, orientação sobre os programas de saúde e  atendimento médico e de enfermagem de urgência.

Uma equipe da Vigilância Sanitária também estará fazendo fiscalizações do parque e dos alimentos nesses dias de festa. 

Todos os anos a Prefeitura Municipal faz parceria com o Sindicato Rural por considerar que o evento tem o papel de apresentar Rondonópolis para o Brasil, pois  atrai empresários de todos os lugares do país. 

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Veja Mais:  Câmara Municipal de Rondonópolis emite nota de pesar pelo falecimento da ex-vereadora, Professora Vilma Moreira dos Santos
Continue lendo

Rondonópolis

SECULT abre espaço para artesãos de Rondonópolis na 48ª Exposul

Publicado

Pelo menos 23 artesãos de Rondonópolis, terão a oportunidade de expor seus trabalhos em uma espécie de “vitrine popular” no estande da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, cedido à SECULT – Secretaria Municipal de Cultura durante a realização da 48ª Exposul. 

Segundo o secretário Pedro Augusto Araújo, está sendo montado um espaço no estande da municipalidade, que vai abrigar parte dos artesãos locais cadastrados, para que possam mostrar e comercializar os seus trabalhos de arte em: pedrarias, bijuterias, comidas típicas e vestuário, entre outros produtos.

O importante, conforme o secretário, é que os artesãos não terão nenhum custo para apresentar seus trabalhos, nem tampouco, nenhuma taxa para a comercialização dos mesmos.

“A Prefeitura está abrindo este espaço para esses trabalhadores (as) artistas populares mostrarem a sua arte, os seus trabalhos e comercializá-los diretamente com o consumidor. Os visitantes terão a oportunidade de prestigiar e valorizar o trabalho dos nossos artesãos, adquirindo produtos de muita qualidade a preços convidativos”, explicou Pedro Augusto.

Ainda segundo o secretário, essa foi mais uma forma que a municipalidade encontrou de prestigiar e valorizar os artesãos locais, abrindo essa importante vitrine popular a estes trabalhadores da cidade que fazem da sua arte, o seu ofício e o meio de sustento de suas famílias.

Lembrando que os artesãos locais estarão expondo os seus trabalhos todas as noites a partir desta segunda-feira (8), data de abertura da feira, e se estendendo até a noite do sábado (13) no encerramento da 48ª Exposul.

Veja Mais:  Rondonópolis cumpre mais de 78% das metas do planejamento estratégico para 2018

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Moradores do Edelmina Querubim e Carlos Bezerra recebem escrituras

Publicado

A quadra de esportes da Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva ficou pequena com a quantidade de moradores que foram receber os títulos definitivos de seus imóveis. Somente durante a noite de sexta-feira (05) cerca de 150 títulos foram entregues, contemplando moradores dos bairros residencial Edelmina Querubim e Carlos Bezerra II.

O trabalho de regularização fundiária executado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo está beneficiando centenas de proprietários que ainda não tinham o documento do imóvel. Todo o trâmite burocrático, inclusive no trabalho com o cartório, é desenvolvido pelo município, agilizando os processos. 

O prefeito José Carlos do Pátio entregou pessoalmente cada documento definitivo para os proprietários. Logo após receber o título, o morador era encaminhado ali mesmo na quadra, em outro espaço preparado pela equipe da Habitação para coletar as assinaturas e oficializar a posse. “Um ato de cidadania que garante dignidade para as famílias”, destacou. 

Por meio do programa de regularização fundiária, os proprietários têm uma economia de cerca de 8 mil reais. De posse dos documentos, os proprietários agora podem buscar financiamentos para fazer melhorias ou até ampliações nas residências. Além dos títulos entregues no evento, outros 150 já estão prontos e estão sendo repassados pela Secretaria de Habitação.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Veja Mais:  Engenheiro agrônomo de Rondonópolis assume a coordenação estadual da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-MT
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana