Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Sanear universaliza rede de esgoto no Alfredo de Castro

Publicado

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) iniciou nesta segunda-feira (31) a entrega de autorizações para a ligação à rede de esgoto na última parte do bairro Alfredo de Castro 1, concluindo a integração de toda a região ao sistema. Somados aos moradores do Alfredo de Castro 2 e Celina Bezerra, que já são atendidos, a região tem agora mais de 14 mil pessoas atendidas.

As orientações para as ligações foram antecipadas no sábado (29) durante reunião com o presidente do Sanear, Paulo José Correia. Ele explicou que o município investiu na região mais de R$ 20 milhões para atender toda a comunidade.

No Sistema de Abastecimento de Água (SAA) foram construídas elevatórias, reservatório, poço tubular profundo e adutoras. Já no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) os investimentos viabilizaram a implantação de redes, elevatórias e linhas de recalque. Todo o esgoto coletado na região será tratado.

“O prefeito José Carlos do Pátio está realizando maior programa de investimentos em saneamento da história de Rondonópolis. A universalização do atendimento na região do Grande Alfredo de Castro é resultado deste programa e motivo de muita alegria para todos nós”, disse Paulo José, lembrando que a região também já conta com 100% de coleta de lixo (comum e seletiva).

Outra boa notícia para os moradores é a parceria firmada entre o município e a Energisa, empresa concessionária do serviço de Energia Elétrica, para a doação de padrões às famílias de baixa renda nos bairros Alfredo de Castro 1 e 2. A empresa vai investir quase um milhão de reais para atender cerca de 700 residências.

Veja Mais:  Prefeitura recebe do Rotary Clube doação de 4 mil kits de testes rápidos para Hepatites virais B e C

“A Energisa vai colocar uma equipe na sede do CRAS aqui no bairro para orientar os moradores que tiverem interesse de fazer a inscrição para receber os padrões. Nas residências que já tiverem ponto de conexão vamos entregar o equipamento com a energia ligada, sem a necessidade de contratação de eletricista”, informou o gerente de relacionamento da Energisa, Cristiano Lima Tomáz.

As inscrições para o programa de padrões serão abertas dentro de algumas semanas, acompanhando o cronograma de obras de infraestrutura e também de distribuição de ‘kits habitação’ pela Prefeitura.

VISITAS
Após a reunião realizada na quadra de esportes do bairro Alfredo de Castro, o presidente Paulo José Correia e a secretária municipal de Habitação, Huani Gonçalves, visitaram as obras e também estiveram em várias residência para conversar com os moradores.

“Conferimos pessoalmente o andamento das obras e ouvimos muitos agradecimentos. A comunidade também apresentou demandas que vamos encaminhar agora à Coder e outros órgãos da administração pública. Essa interação é fundamental, pois garante a solução rápida e eficiente das reivindicações”, destacou Paulo José.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook

Rondonópolis

Moradores do Jardim Tropical e Jd. Kênia receberam títulos de propriedade nesta quinta-feira (16)

Publicado

Noite de quinta-feira (16) e mais 52 moradores dos bairros: Jardim Tropical (49) e Jardim Kênia (03), foram beneficiados pelo maior programa municipal de regularização fundiária do Centro-Oeste brasileiro, organizado pela secretaria municipal de Habitação, e receberam as escrituras públicas de suas propriedades, garantindo assim mais segurança jurídica e cidadania a cada família beneficiada.

Desde 2009, quando da sua primeira gestão, o prefeito José Carlos do Pátio, tem focado as suas ações no sentido de criar políticas públicas sociais de resultados, que entregam lá na ponta, onde mais se precisa, os serviços públicos necessários ao desenvolvimento social do povo e da cidade.

O evento de entrega de escrituras, que aconteceu no auditório da escola CAIC, no bairro Jardim Gramado, contou com a participação das famílias beneficiadas, bem como de um número significativo de lideranças comunitárias da região, vereadores da base aliada, e secretários municipais.

Em sua fala aos presentes, o prefeito Pátio, destacou a importância do seu projeto de regularização fundiária e construção de moradias para as parcelas mais necessitadas da população, onde a gestão tem procurado oferecer qualidade de vida, e cidadania a cada família rondonopolitana espalhada pelos quatro quadrantes da cidade.

“Desde 2009, quando assumimos a prefeitura, eu e o meu amigo Paulo José Correia, iniciamos um audacioso projeto de construção de moradias para os nossos trabalhadores! O Paulo foi o meu primeiro secretário de Habitação, e de lá para cá, conseguimos um feito histórico de construir mais de 40 novos bairros na cidade; distribuímos mais de 20 mil casas populares e distribuímos mais de 35 mil escrituras públicas, nesse que já está sendo considerado o maior programa municipal de regularização fundiária do Centro-Oeste brasileiro”, disse o prefeito.

Veja Mais:  Prefeitura finaliza mutirão social e de limpeza no residencial Cidade de Deus

Pátio inclusive revelou uma informação importante para o prosseguimento do programa de regularização fundiária. Ele disse que esteve esta semana com o Presidente Lula em Brasília (DF) onde conseguiu do gestor, uma ajuda financeira da ordem de R$ 1,4 milhão para ser investido na regularização fundiária.

Pátio disse ainda que durante o encontro, ao revelar o número de escrituras entregues na cidade, os presentes ficaram abismados, tendo em vista que a grande maioria dos prefeitos do Centro-Oeste brasileiro, se quer, iniciaram um programa de regularização fundiária, deixando a cidade Rondonópolis em destaque no encontro, em razão dos significativos números apresentados.

Na verdade essa entrega das escrituras às famílias, é o resgate da cidadania, da confiança no poder público que realmente sintoniza com os trabalhadores, mas sem deixar de olhar os segmentos produtivos que geram emprego e renda, e oportunidade de trabalho aos trabalhadores. “Nós somos prefeito de todos! Trabalhamos para todos; mas procuramos olhar com mais carinho por aqueles que não tem as mesmas oportunidades e são mais carentes. No nosso governo, temos procurado levar aos trabalhadores da periferia, os mesmos serviços públicos de qualidade que ofertamos aos demais moradores das regiões mais abastadas. Os moradores dos bairros de trabalhadores, tem rede esgoto, iluminação de led; coleta de lixo regular e seletivo; asfalto, abastecimento de água, postos de saúde e creches para os seus filhos”, destacou o prefeito.

Veja Mais:  Moradores do Maria Amélia recebem informações sobre benefício social e investimentos no bairro

Uma prova da importância da entrega das escrituras pode ser observado no comentário da moradora Maria Luzinete de Moraes, moradora da Quadra 40 Lote 15 do Residencial Jardim Tropical, que reconhece a importância de receber a escritura da sua casa e a satisfação de ter o sonho da propriedade realizado. “Hoje eu estou muito feliz, porque eu acho que eu ia continuar a esperar e nunca ver isso acontecendo. Mas o prefeito José Carlos do Pátio mudou tudo isso e hoje eu estou aqui muito alegre, pois recebi a escritura da minha casa que eu e minha família aguardávamos há mais de 40 anos. Agora tudo vai mudar! Poderemos melhorar a casa para poder deixar para os filhos e netos. Eu estou muito feliz e agradecida”, disse a moradora.

Outra moradora que também recebeu a escritura, a dona Maria Abadia Ribeiro Rocha, residente na Quadra 60, Lote 14 do Jardim Tropical, disse: “é muita emoção! Muita emoção! Porque eu não poderia tirar a escritura da minha casa porque é muito cara. E como eu recebi de graça do prefeito, para mim e a minha família está sendo uma felicidade, pois há muito tempo, a gente esperava conseguir legalizar a documentação (escritura), mas não podíamos porque é muito caro. Então estou muito alegre e muito agradecida ao prefeito Zé do Pátio”, externou.

Ainda durante o evento, o prefeito garantiu que até o final do seu mandato, vai continuar a entregar escrituras a moradores de vários bairros da cidade, garantindo qualidade de vida e cidadania à sua população, devendo ultrapassar a casa das 36 mil escrituras entregues em sua gestão.

Veja Mais:  Rondonópolis é a cidade brasileira com melhor Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Semma e Seciti promovem plantio de árvores na Unemat

Publicado

Um futuro arborizado para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é a meta das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Ciência, Tecnologia e Inovação que estão promovendo o plantio de mudas na instituição.

O projeto prevê o plantio de 360 mudas variadas entre plantas ornamentais, frutíferas e árvores de grande porte, conforme explicou a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciti), Neiva de Col.

“O plantio das árvores agora é para trazer um ambiente bonito e confortável para os alunos e profissionais da Unemat para ter um conforto térmico também no futuro”, comentou De Col.

A ação promove inclusive a interação dos alunos dos cursos ofertados pela Unemat, transmitindo o sentimento de pertencimento por estarem cuidando do espaço que é destinado a eles.

“É um momento ímpar e de maior aproximação também da comunidade acadêmica e de toda a gestão municipal também”, finalizou Neiva.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura recebe do Rotary Clube doação de 4 mil kits de testes rápidos para Hepatites virais B e C
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura capacita servidores com orientações sobre abuso e exploração sexual infantil

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras) juntamente com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e o Ministério Público Estadual (MPE) iniciou na manhã desta quarta-feira (15), nas instalações da Diretoria Regional de Educação- (DRE-MT), a capacitação de servidores da rede de Saúde e Educação, com orientações sobre prevenção e identificação de situações de abuso sexual contra crianças e adolescentes, em alusão ao dia 18/05, considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil.

Segundo informações da Sempras, pelo menos 400 servidores serão capacitados. No período da manhã, será a vez dos profissionais da Educação, e no período da tarde, os da Saúde.

Conforme a programação, as palestrantes serão: a Assistente Social – Márcia Gislene Casali especialista em Gestão de Pessoas para a Qualidade; e Comportamento Humano nas Organizações, profissional do SUAS que discorre sobre encaminhamentos e proteção.

E ainda a Psicóloga Regiane Mendes Fernandes, pós graduada em Neuropsicologia; Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e Psicomotricidade; e, graduanda em Terapia Ocupacional.

Ainda segundo a Sempras, o objetivo da capacitação é dotar os profissionais que lidam diretamente com as crianças, com recursos técnicos que possam identificar os primeiros sinais de abuso e violência sexual que possa estar havendo com a criança. Então a capacitação pretende preparar essas pessoas para que no momento da identificação eles consigam entender o fluxo de encaminhamento para a proteção integral destas crianças, submetidas a esse sofrimento terrível.

Veja Mais:  Comunidade comemora obras na escola do Maria Tereza

Ressaltando que após a qualificação, esses profissionais estarão aptos a orientar a rede de saúde e de educação a saber como lidar com as situações onde se identifique sinais de abuso; quais os encaminhamentos a serem feitos, para onde encaminhar, com quem falar e a quem procurar; além dos primeiros passos para efetuar a ajuda e não revitimizar a criança, ampliado o círculo de proteção ao público-alvo que são as crianças e os adolescentes.

No próximo dia 21, no auditório da prefeitura, será a vez da capacitação dos profissionais da Promoção Social, que também atuam de forma mais ampla no segmento social, e devem estender os cuidados ao público idoso, que infelizmente, também está exposto a violência, seja ela doméstica e familiar, ou no dia a dia fora do lar.

Fazem parte dessa qualificação, a Sempras, a Semed, a SMS, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e o Ministério Público.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana