Rondonópolis
Secretária de saúde de Rondonópolis pronuncia sobre caso do ‘Rato’ na UPA
A secretária de saúde de Rondonópolis Izalba Albuquerque pronunciou na tarde desta quinta-feira (14) sobre o aparecimento de um rato na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nesta madrugada, onde mordeu um paciente que aguardava para ser atendido.
“Infelizmente isso nunca aconteceu aqui na UPA é um fato isolado, apesar de que a unidade segue todos os protocolos de dedetização desratização duas vezes ao ano”. Afirmou a secretária.
Izalba acalmou a população e pediu para ficarem tranquilos, pois a UPA continua cumprindo seu papel que é salvar vidas e que isso não irá voltar acontecer.
“A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irá fazer todo o trabalho de combate e dedetização, além de outras unidades de saúde do município, apesar de que a próxima ação seria em março deste ano, mas devido ao ocorrido será antecipada. Peço desculpa a população pelo o ocorrido”. Finalizou Izalba.
O caso
Um paciente que estava internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, foi mordido por um rato dentro da unidade de saúde. Durante a madrugada de terça (12) pra quarta-feira (13), por volta de 2h, ele sentiu uma fisgada no dedo da mão, e quando olhou, tinha sido mordido por um rato.
Lenon Alves da Silva, de 28 anos, trabalho como pedreiro e passou mal. Ele está internado na UPA há 10 dias com suspeita de apendicite.
Os outros pacientes e acompanhantes que estavam no quarto conseguiram depois de muito custo matar o rato. Lenon foi medicada com antirrábica e antitetânica e permanece internado por causa dos procedimentos da suspeita de apendicite.
O pai dele, José Francisco da Silva, registrou boletim de ocorrência sobre o caso e também fez denuncia no Conselho de Medicina em Cuiabá. Eles ainda não tiveram contato ou resposta da direção da UPA sobre o caso.
“Não dá pra entender uma coisa dessa: em hospital um rato morder um doente? [Ele] veio tratar de um assunto e pode sair pior do que veio? Tem que ter maior cuidado. Um rato andando no meio dos doentes? Não tem condição uma coisa dessa”, criticou o pai do paciente.
Qual o tratamento para mordida de rato?
O tratamento para mordida de rato consiste, primeiramente, na lavagem da ferida com água e sabão, deixando que a água escorra por alguns minutos sobre o local da mordida. Após a lavagem, o sabão deve ser totalmente removido para não atrapalhar a ação dos medicamentos que poderão ser aplicados.
A irrigação com soro fisiológico a 0,9% e a imobilização do membro afetado, com elevação do mesmo, também fazem parte da conduta em caso de mordida de rato. Além de não colocar nenhum produto na ferida como pó de café, açúcar ou outras substâncias.
É provável que a vítima receba vacina ou soro antirrábico, evitando doenças que embora sejam raras, podem ser transmitidas por mordedura de roedores, como as infecções em geral, a raiva, e a febre por mordida de rato (FMR), esta então, uma doença ainda menos frequente, causada pela bactéria Streptobacillus moniliformis.
A FMR se caracteriza por febre, erupção cutânea e artrite. Se não for tratada, pode evoluir com pneumonia, endocardite e sepse, com prognóstico muito ruim, em média 10% dos casos chegam ao óbito.
O tratamento da febre por mordida de ratos é feito com antibióticos, sendo a penicilina o medicamento de escolha.
Em casos de mordidas de rato ou qualquer outro mamífero, a vítima deve dirigir-se ao serviço médico de urgência o mais rápido possível.
Rondonópolis
Pacientes da Dra. Luciana Horta devem procurar atendimento no CORESS
Mudança ocorre em cumprimento às regras eleitorais; pacientes passam a ser atendidos exclusivamente no Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso

Dra. Luciana Horta
A médica Luciana Horta informou que, a partir do desde 6 de julho, passou a realizar seus atendimentos exclusivamente no Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (CORESS MT), localizado na Rua João Pessoa, nº 1.373, no Centro de Rondonópolis.
A alteração foi comunicada aos pacientes por meio de um aviso afixado na unidade onde a profissional atuava anteriormente. Segundo a informação divulgada, os atendimentos deixaram de ser realizados no local em razão do período eleitoral e do cumprimento das normas previstas na legislação eleitoral.
Conforme as regras estabelecidas pela Lei nº 9.504/1997, candidatos e agentes públicos devem observar restrições durante o período eleitoral para evitar qualquer situação que possa caracterizar uso da estrutura da administração pública em benefício de candidatura.
Com isso, Luciana Horta passou a atender exclusivamente no CORESS MT, consórcio regional de saúde responsável pela prestação de serviços especializados aos municípios da região Sul de Mato Grosso.
No comunicado, a médica orienta que todos os pacientes procurem atendimento no novo endereço:
CORESS MT – Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso
📍 Rua João Pessoa, nº 1.373 – Centro
Rondonópolis – MT
O aviso foi afixado com o objetivo de informar a mudança e orientar os pacientes quanto ao novo local de atendimento durante o período eleitoral.
Rondonópolis
Concurso público da Câmara de Rondonópolis é prorrogado por mais dois anos

A Câmara Municipal de Rondonópolis prorrogou por mais dois anos a validade do Concurso Público nº 001/2023, destinado ao preenchimento de cargos efetivos do quadro de servidores do Poder Legislativo. O edital de prorrogação foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Cesar Schuh, e publicado na última terça-feira (21) no Diário Oficial Eletrônico de Rondonópolis (Diorondon-E).
A medida assegura a continuidade das convocações de candidatos aprovados, conforme a necessidade administrativa e a disponibilidade de vagas. De acordo com a publicação, a decisão atende disposto no Art. 37, inciso III, da Constituição da República Federativa do Brasil, e as regras previstas no edital do certame.
Homologado em 24 de julho de 2024, o concurso possuía validade inicial de dois anos. Com a prorrogação, o prazo é estendido por mais dois anos, permitindo que o Legislativo Municipal continue realizando nomeações sem a necessidade imediata da abertura de um novo concurso público.
Para o presidente da Casa de Leis, a medida reforça o compromisso da Câmara com o planejamento administrativo e a valorização do serviço público, garantindo maior eficiência na recomposição do quadro de servidores efetivos.
O edital de prorrogação entrou em vigor na data de sua publicação e revoga as disposições contrárias
Rondonópolis
CIBEAR intensifica ações de bem-estar animal e realiza 3.455 castrações no primeiro semestre de 2026

Antônio Carmelo – Gcom
A Prefeitura de Rondonópolis, por meio do Centro Integrado de Bem-Estar Animal de Rondonópolis (CIBEAR), segue ampliando as políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar animal. Somente nos primeiros seis meses de 2026, o município contabilizou 3.455 castrações, reforçando o compromisso da gestão municipal com o controle populacional de cães e gatos, a prevenção de doenças e o combate ao abandono.
Além das castrações, o balanço do primeiro semestre demonstra a atuação contínua da equipe do CIBEAR em diversas frentes. Entre janeiro e junho, foram realizados 887 atendimentos clínicos, 596 acolhimentos de animais, 313 adoções responsáveis e 191 cirurgias, entre elas amputações, cesáreas, enucleações e outros procedimentos de média e alta complexidade.
Os números mostram que, em apenas seis meses, o CIBEAR já alcançou 98,7% de todas as castrações realizadas ao longo de 2025, quando foram contabilizados 3.500 procedimentos. Mantido o ritmo de trabalho, a expectativa é de que o município registre um novo recorde de castrações até o fim deste ano.
Para o superintendente do CIBEAR, Thiago Meirelles, os resultados refletem o fortalecimento da política pública de proteção animal em Rondonópolis.
“Cada castração representa um passo importante para reduzir o abandono, prevenir doenças e garantir mais qualidade de vida aos animais. Esses números são resultado do comprometimento da nossa equipe e do investimento da Prefeitura de Rondonópolis em ações permanentes de bem-estar animal. Seguiremos trabalhando para ampliar esse atendimento e beneficiar cada vez mais famílias e animais do nosso município”, destacou o superintendente.
O trabalho desenvolvido pelo CIBEAR faz parte das ações da Prefeitura de Rondonópolis para promover uma cidade mais consciente, responsável e comprometida com a causa animal, investindo em prevenção, atendimento, acolhimento e incentivo à adoção responsável.
-
Política MT18/07/2026 - 14:49“Pivetta tem conceito de bom administrador e provou isso”, diz Mendes
-
Rondonópolis21/07/2026 - 18:56Prefeitura de Rondonópolis prorroga investigação sobre contrato da Construtora Amil para obra da Avenida Bandeirantes
-
Esportes17/07/2026 - 21:23Campeonato de Futebol Amador em Rondonópolis premia campeão com R$ 10 mil neste sábado
-
Rondonópolis20/07/2026 - 12:20TJMT declara inconstitucional lei das emendas impositivas de Rondonópolis
-
Rondonópolis21/07/2026 - 18:40CONSEMMA aprova até R$ 60 mil por mês para custear horas delegadas dos Bombeiros no combate às queimadas em Rondonópolis
-
Rondonópolis21/07/2026 - 19:10Inscrições de animais para o 32º Torneio Leiteiro da Exposul se encerram hoje
-
Rondonópolis21/07/2026 - 19:14Reunião entre organização da Cavalgada da Exposul e Juvam renova ações de conduta para a 38ª edição
-
Mato Grosso21/07/2026 - 19:29Júri é remarcado depois que defesa abandona plenário em julgamento de filho de ex-deputado







