Mato Grosso
Sesc e Senac-MT reúnem 300 educadores de todo o estado em Cuiabá

Divulgação Senac-MT
Nesta segunda e terça-feira (24 e 25), o Sistema Fecomércio-MT realiza, em Cuiabá, a ‘1ª Jornada de Educação Sesc e Senac’ com a participação de 300 educadores de ambas as instituições. São professores, gerentes, orientadores pedagógicos, responsáveis técnicos, instrutores, secretários escolares e assistentes das áreas pedagógicas responsáveis pelo ensino básico e profissionalizante de mais de 21 mil alunos de todo o estado.
O evento tem como tema ‘Aprendizagem Colaborativa e Conectada’ e como objetivo principal capacitar as equipes pedagógicas do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) frente às tendências contemporâneas do cenário educacional, promovendo a troca de experiências coletivas, enfatizou o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, durante a abertura da Jornada.
“O mundo mudou muito e segue em ritmo acelerado de transformação. Não existe mais uma única jornada para aprender, mas inúmeras jornadas para diversas formas de aprendizados. Os alunos de hoje são diferentes dos alunos de ontem e dos alunos de amanhã. Nesta rápida evolução, equilibrar as necessidades de hoje com as exigências do amanhã é algo fundamental para qualquer instituição de ensino interessada em continuar existindo no futuro. Para isso, é preciso estar em constante movimento, aprendizado, aperfeiçoamento e qualificação”, destacou ele em seu discurso.
Logo em seguida, os participantes prestigiaram a palestra ‘Atuação do Sistema Fecomércio-MT’, apresentada pelo superintendente da Federação, Igor Cunha, que explicou sobre o funcionamento das entidades e seus respectivos conselhos regionais. Posteriormente, Cunha se juntou a um bate-papo que colocou o comércio em pauta com o presidente Wenceslau Júnior e os vice-presidentes Marco Pessoz e Kassio Catena, respectivamente, presidentes dos Sindicatos das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residencial, Comercial e Condomínios do Estado (Secovi-MT) e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Cuiabá (Sincovaga-MT).
Fechando a manhã do primeiro dia da Jornada o pesquisador, cientista cognitivo e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Diogo Cortiz, subiu ao palco para falar sobre ‘Metaverso e Inteligência Artificial’. “Nestes dois dias, os educadores participarão de bate-papo, palestras, dinâmicas e oficinas que buscam um ponto de intersecção entre os modelos pedagógicos do Sesc, como projetos interdisciplinares e uso de metodologias ativas, e do Senac, com o conceito de ação-reflexão-ação, no qual se aprende fazendo e analisando o próprio fazer por meio de atividades que buscam articular a realidade do mundo do trabalho com as experiências prévias dos alunos”, explicou o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer.
O diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, completou observando que a evolução é um dos focos da atual gestão do Sistema Fecomércio-MT. “A educação, que é um dos pilares do Sesc e do Senac, está em constante evolução para acompanhar as novas tecnologias e as mudanças da sociedade. Oferecer treinamentos e capacitações que ampliem os conhecimentos dos nossos colaboradores tem valor inestimável, principalmente para nossos alunos”, finalizou o dirigente.
Unidades educacionais
Atualmente, o Sesc-MT possui 1.188 alunos matriculados no ‘Sesc Escola’ de Cuiabá e Rondonópolis, que atendem os ensinos fundamental e médio, e no ‘Sesc Criança’ na capital, creche voltada à educação infantil. Na unidade ‘Sesc Poxoréu’ é oferecido o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Todas as unidades, mantidas pelas contribuições da classe empresarial do comércio mato-grossense, são referências em ensino de qualidade.
O Senac-MT possui Centros de Educação Profissional em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Barra do Garças, Colíder e Água Boa. Em 2023, a instituição certificou mais de 20 mil alunos em 140 dos 141 municípios mato-grossenses em quase 180 títulos de cursos nos segmentos de vendas, negociação, atendimento, gastronomia, gestão, beleza, tecnologia da informação, saúde, idiomas entre outros, entregando muita educação profissional de qualidade para o comércio. Atualmente, são 7.337 estudantes em salas de aulas em cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Destes, 4.948 são beneficiários do Programa Senac de Gratuidade (PSG) que, a partir das contribuições da classe empresarial comerciária, destina-se às pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários-mínimos.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Clique aqui para entrar no grupo do Portal MT no Whatsapp
Mato Grosso
CONFEF decreta intervenção administrativa no CREF17/MT e afasta conselheiros por 120 dias em MT
Mato Grosso
Promoção “Kitubaína Hits” de copo exclusivo com caixa de som integrada chega à reta final
A campanha é válida em todo o território mato-grossense e conta com vários pontos de troca no estado

Com a proximidade da copa do mundo de futebol em junho, e a chance de mais uma vez torcermos pelo hepta da seleção brasileira, a refrigerantes Kitubaína lançou em todo o estado de Mato Grosso a promoção “Kitubaína Hits”. Que une, o sabor tradicional da bebida à paixão pela música e pelo futebol, a promoção oferece aos consumidores a oportunidade de adquirir um item colecionável e tecnológico, um copo personalizado, nas cores verde, amarela e branca, com caixa de som integrada.
A ação foi pensada para celebrar a vibração única de uma Copa do Mundo e o espírito de celebração coletiva. Para participar da promoção é muito simples e acessível a todos os fãs da marca em todo o estado de Mato Grosso. Basta juntar cinco tampinhas identificadas com a inscrição “HITS”, mais o valor de R$ 29,90 e fazer a troca em um dos postos autorizados pelo copo exclusivo com caixa de som.
Mas não perca tempo, a campanha entra agora em sua reta final. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 27 mil unidades do brinde. A promoção é válida em todo o território mato-grossense e conta com vários pontos de troca no estado (lista no site www.marajarefrigerantes.com.br ). As trocas serão realizadas enquanto durarem os estoques.
Mato Grosso
Manejo do caruru em função das biotecnologias de soja será um dos destaques do 26º Encontro Técnico de Soja
-
Rondonópolis13/05/2026 - 13:37Rondonópolis|Poder Legislativo realiza maior edição da ‘Câmara Itinerante’ no Terminal da Rumo
-
Mato Grosso11/05/2026 - 15:53Promoção “Kitubaína Hits” de copo exclusivo com caixa de som integrada chega à reta final
-
Rondonópolis13/05/2026 - 14:03Vereador Girotto cobra transparência sobre gastos com estátua de José Bonifácio em Rondonópolis
-
Rondonópolis13/05/2026 - 14:36Vereador Vinicius Amoroso cobra urgência na revisão do PCCV das áreas instrumental, saúde e educação
-
Rondonópolis13/05/2026 - 14:40Rondonópolis|Vereadora denuncia falta de exame de troponina em UPA e alerta para risco em atendimentos cardíacos
-
Rondonópolis13/05/2026 - 14:58Rondonópolis|Prefeitura abre Semana de Valorização da Enfermagem com homenagem inédita
-
Rondonópolis13/05/2026 - 15:25Rondonópolis se capacita em SP para promover segurança de dados na gestão municipal
-
Rondonópolis13/05/2026 - 15:53Grupo empreendedor destaca desenvolvimento expressivo da educação de Rondonópolis








