Lucas do Rio Verde
Show Safra 2025: A força de Lucas do Rio Verde com a participação da Prefeitura

O Show Safra Mato Grosso 2025 superou as expectativas com um saldo de mais 100 mil visitantes, mais de 525 empresas expositoras e mais de 1.500 marcas representadas, reunindo empresários, expositores e público de diversas partes do Brasil e do mundo. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde esteve presente e teve papel fundamental na feira, contribuindo para o fortalecimento do evento e do município.
Durante a coletiva de imprensa de encerramento, o prefeito Miguel Vaz fez questão de destacar a importância do evento para o desenvolvimento econômico de Lucas do Rio Verde e da região.
“O Show Safra foi um sucesso, com muitas novidades, infraestrutura melhor, público maior, então novas demandas e novos desafios para o próximo ano. O Show Safra acabou não sendo só a difusão de tecnologia, mas também de debates e painéis importantes que somaram ao evento”, ressaltou o prefeito.
Joci Piccini, vice-prefeito e presidente da Fundação Rio Verde, também falou sobre a importância da feira e do crescimento que ela representa para a cidade.
“A participação de CEOs, políticos, muita participação realmente de pessoas importantes, realmente isso era o que a feira esperava e foi um sucesso. O Show Safra está sendo uma porta de entrada para Mato Grosso de muitos empresários e empresas. Isso valoriza muito nossa cidade.”
Participação da Prefeitura no evento
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde esteve presente com serviços de apoio ao público e aos empresários. Com uma estrutura montada em parceria com o Governo do Estado, foram oferecidos serviços de financiamento para micro e pequenas empresas, através do programa Desenvolve MT, além de um espaço dedicado à Sala do Empreendedor, para orientação sobre crédito e linhas de financiamento. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) levou orientações sobre regularização ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e políticas de preservação ecológica.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi responsável por apresentar o Campo 360, com novas variedades agrícolas adaptadas à região, e promover workshops sobre temas como amendoim, apicultura e financiamento agro familiar. No Pavilhão de Negócios, a Casa do Artesão fez a exposição de produtos locais, e o público teve acesso a um mapa turístico, destacando pontos de interesse na cidade.
A Secretaria de Educação garantiu o transporte de alunos da rede pública para o evento, enquanto a Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe de Atendimento Pré-hospitalar, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para assegurar a segurança e bem-estar de todos os participantes.
A Secretaria de Segurança garantiu apoio ao evento, com o trabalho da Guarda Civil Municipal integrada às forças de segurança.
Essas ações demonstram o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde, promovendo um ambiente favorável ao agronegócio, além de garantir a qualidade e segurança do evento.

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde celebra o Dia Mundial da Criatividade com programação cultural gratuita

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde é apoiadora oficial do Dia Mundial da Criatividade, movimento global que celebra o potencial criativo como ferramenta de transformação social. O município integra a rede de cidades participantes com uma programação especial nos dias 21, 22 e 23 de abril, oferecendo atividades gratuitas voltadas para a arte, cultura, tecnologia, inovação e educação criativa.
Com o tema central voltado para a valorização do talento local e da criatividade como motor de desenvolvimento humano, o evento contará com palestras, workshops, painéis, exposições, oficinas práticas, ações culturais e experiências interativas, reunindo públicos de todas as idades.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site oficial: https://worldcreativityday.com/brazil/lucas-do-rio-verde/activities
O Dia Mundial da Criatividade em Lucas do Rio Verde é uma oportunidade de vivenciar a cultura de forma acessível, despertando talentos, fortalecendo vínculos comunitários e promovendo o desenvolvimento por meio da arte e da inovação.
A participação é aberta ao público e todas as atividades são gratuitas.
Programação da Secretaria de Cultura e Turismo
22 de abril (terça-feira)
07h30 e 13h30 – Museu Itinerante: Conectando histórias e gerações
- Escola Municipal Marcelino Espíndola Dutra
9h e 09h50 e 15h – Oficina de Capoeira
- Escola Cecília Meireles (Bairro Tessele Junior)
14h – Exposição no Museu Histórico
- Avenida Santa Fé, s/n, anexo ao Parque dos Buritis (Centro)
18h – Concurso Gastronômico “Sabores de Lucas”
- Mercado do Produtor Luiz Alberto Tecchio (Parque das Emas)
23 de abril (quarta-feira)
7h e 13h – Gincanas culturais
- Biblioteca Container (Rua Lucir Predrassani, Bairro Jaime Seiti Fujii)
14h – Cineminha Mágico
- Praça do Bairro Jaime Seiti Fujii (Rua Lucir Predrassani)
16h – Oficinas de Danças Regionais e Contemporâneas
- Bairro Tessele Junior (Praça Rotary Internacional)
- Bairro Vida Nova (Praça da Rua Alexia Caroline)
16h – Oficina de Arte com Madeira
- Casa do Artesão (Praça da Liberdade – Avenida Goiás, anexo ao Mercado do Produtor Edvino Geller)
Lucas do Rio Verde
UBS Jardim Primaveras estará aberta neste fim de semana prolongado

Com o objetivo de reforçar o atendimento médico neste fim de semana prolongado, de 18 a 21 de abril, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Primaveras estará aberta, das 13h às 18h.
A UBS funcionará como pronto atendimento, o mesmo formato do PAM (Pronto Atendimento Municipal) e da UBS Tessele Junior, voltados, especificamente, aos casos de urgência e emergência.
Segundo a supervisora da Atenção Primária a Saúde de Lucas do Rio Verde, Gabrielle Vidal, o objetivo é oferecer opção de atendimento médico em todas as regiões da cidade, uma vez que, as unidades básicas estarão fechadas.
“Teremos o PAM e outras duas unidades, localizadas em pontos distintos da cidade pra atender a população, como pronto atendimento. Essa estratégia é pra evitar a superlotação do PAM”.
A UBS Jardim Primaveras contará com dois médicos, uma enfermeira realizando a classificação de risco e três técnicas em enfermagem. Serão ofertadas, consultas médicas, dispensação de medicamentos e vacina.
A supervisora ressalta que as unidades estão sendo preparadas para atender todos os pacientes, independente da região onde moram. No entanto, o ideal é que ele procure a unidade mais próxima da residência.
“Como é feriado, todas as UBSs estarão fechadas, mas ninguém ficará sem atendimento. E a abertura do Primaveras é justamente para que todos possam ser atendidos com qualidade e rapidez”.
A UBS Jardim Primaveras está localizada a Avenida Ângelo Dal’Alba, esquina com a Avenida Mato Grosso, no bairro Jardim Primaveras.
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde e IFMT firmam parceria para preparar alunos da rede pública para seletivo da instituição

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou uma importante parceria com o IFMT Campus Avançado Lucas do Rio Verde para ampliar as oportunidades educacionais dos jovens da rede pública municipal. Nesta terça-feira (15), foi realizada a aula inaugural do Programa Partiu IF, que atende estudantes do 9º ano da rede municipal em situação de vulnerabilidade social.
Com duração de 8 meses, o programa oferece aulas de reforço em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, duas vezes por semana, na Escola Olavo Bilac. Além disso, os alunos receberão uma bolsa de estudo no valor de R$ 200 e participarão de atividades práticas no campus do IFMT, conhecendo os laboratórios e vivenciando experiências voltadas à biotecnologia e ao desenvolvimento científico.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel ressaltou a importância da programa. “Recebemos com muita alegria esse projeto que acolhe, prepara e motiva nossos estudantes. Além de fortalecer o aprendizado, ele os aproxima da realidade do IFMT e da área da biotecnologia, que tem crescido muito e abre portas no mercado de trabalho”, afirmou a secretária.
Foram selecionados 39 alunos por meio de edital, com base em critérios como vulnerabilidade social e interesse demonstrado. A proposta é que esses estudantes cheguem ao processo seletivo do IFMT, no final de 2025, mais preparados e confiantes para conquistar uma vaga nos cursos técnicos oferecidos pela instituição.
De acordo com o coordenador de ensino superior do IFMT, Reginaldo Ribeiro o programa proporciona uma imersão completa. “Além do reforço nas disciplinas, queremos que eles vivenciem o ambiente acadêmico, participem de oficinas, conheçam os laboratórios e se apaixonem pela educação técnica. Isso amplia as perspectivas e contribui para o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos.”
O programa Partiu IF foi criado pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. A parceria com a Prefeitura reafirma o compromisso da gestão municipal com a educação como pilar de transformação social. Ao investir nos estudantes de hoje, a Prefeitura planta as sementes de um futuro mais justo, qualificado e promissor para Lucas do Rio Verde.
-
Saúde11/04/2025 - 16:00
Dor pós-atividade física é sinônimo de treino eficaz?
-
Saúde11/04/2025 - 15:48
Dengue: da prevenção à hidratação
-
Rondonópolis11/04/2025 - 12:30
Prefeitura firma termo de cooperação técnica para construção da nova delegacia da PF em Rondonópolis
-
Rondonópolis10/04/2025 - 19:05
Santa Casa de Rondonópolis emite esclarecimento sobre emenda parlamentar de R$10milhões
-
Rondonópolis11/04/2025 - 09:30
Prefeito anuncia redução da tarifa de ônibus
-
Rondonópolis10/04/2025 - 22:52
Câmara Municipal empossa servidores no dia que marca 100 dias de gestão
-
Rondonópolis11/04/2025 - 21:00
Jogos Escolares 2025 revelam os campeões no vôlei
-
Rondonópolis12/04/2025 - 08:30
Prefeito promove desburocratização de serviços e extingue taxas