Política MT
Thiago Silva participa de debate sobre a municipalização das séries iniciais da educação em Rondonópolis

Thiago Silva na reunião requerida pela Comissão de Educação da Câmara de Rondonópolis
O Deputado Thiago Silva (MDB) participou de uma reunião, na última sexta-feira (18), na sede da Secretaria Municipal de Educação, em Rondonópolis, para debater junto com pais, vereadores, secretária municipal de educação e Delegacia Regional de Educação (DRE), a municipalização dos anos iniciais do ensino fundamental e os impactos na vida escolar dos alunos – conforme o Decreto Estadual de n.° 723/2020. O encontro requerido pela Comissão de Educação da Câmara Municipal presidida pelo vereador Reginaldo, tem como membros as vereadores Kalynka Meirelles e Marildes Ferreira.
Durante a explanação, Thiago expôs a sua preocupação e defesa quanto ao redimensionamento a ser realizado de forma gradual para que os pais e responsáveis possam se preparar com a mudança da unidade escolar que o filho terá que ingressar. Ele também acrescentou que reuniu com pais, participou de manifesto na praça Brasil, no município, esteve com o governador em exercício, Otaviano Pivetta, que providenciará um estudo junto aos técnicos da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc) para verificar a situação da implantação nos municípios e os possíveis impactos.
“Acredito que essa discussão tenha que ser feita de forma técnica e com a participação da sociedade. Defendo a importância da unidade entre a Assembleia Legislativa e Câmara Municipal para que possamos garantir junto ao Governo e Prefeitura as melhores condições de ensino e aprendizagem para nossas crianças e jovens”, explanou o deputado.
Ideb
Ele citou unidades escolares dos municípios que, hoje, são referências no bom Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), como as Escolas Odorico Leocádio, São José Operário, Sagrado Coração de Jesus e Colégio La Salle. “Hoje, temos escolas com boa pontuação no Ideb. Logo teremos que levar em conta o excelente trabalho que tem sido realizado antes de realizar mudanças”, pontuou.
De acordo com representantes de pais de alunos que estavam na reunião, com o redimensionamento que poderá ocorrer em algumas escolas, no próximo ano, estudantes estão inseguros por terem que mudar de ambiente escolar e terão que percorrer diariamente até 7km para conseguir uma vaga para os seus filhos.
Thiago Silva assegurou que solicitou ao Otaviano Pivetta um estudo técnico antes que o Estado e Prefeitura tomem alguma decisão precipitada que possa ser prejudicial para o futuro da educação dos rondonopolitanos.
O deputado pediu mais informações por parte dos técnicos da Prefeitura que fará um estudo de impacto financeiro e irá apresentar quais são as perdas de receita que o município poderá ter caso não faça a municipalização de forma gradativa conforme define o decreto 723 de 2020 de autoria do Governo do Estado.
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram
Política MT
Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170

Ex-governador Mauro Mendes
O ex-governador Mauro Mendes voltou a criticar o senador Wellington Fagundes em meio às discussões sobre as obras da MT-170, antiga BR-174, no estado de Mato Grosso.
Em declarações recentes, Mauro rebateu as críticas feitas pelo senador sobre a qualidade das obras executadas na rodovia e afirmou que a estrada permaneceu abandonada durante anos sob responsabilidade do Governo Federal. Segundo ele, a estadualização da via ocorreu justamente para garantir a retomada das obras e melhorar a trafegabilidade da região.
Mauro Mendes também acusou Wellington Fagundes de “faltar com a verdade” ao questionar o andamento dos serviços e destacou que, antes da intervenção do Estado, motoristas enfrentavam sérios problemas estruturais na rodovia, incluindo longos períodos de atoleiros e dificuldades de deslocamento.
O embate ganhou força após Wellington cobrar investigações sobre possíveis falhas na execução das obras e defender acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos contratos relacionados à MT-170.
A discussão entre os dois líderes políticos amplia o clima de disputa política em Mato Grosso, principalmente diante das articulações visando as eleições de 2026.
Veja Vídeo:
Política MT
Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis
Política MT
“RGA é direito” será o tema do Grande Ato dos servidores no dia 25 de maio

Servidores estaduais e municipais de vários locais do estado estarão em Cuiabá para participar na próxima segunda-feira(25) do Grande Ato do Movimento Sindical Unificado pelas ruas do Centro Político Administrativo, rumo ao Palácio Paiaguás, a partir das 14h.
O ato que tem como tema “RGA é direito. E direito se conquista com luta, mobilização e unidade!” quer chamar a atenção do governo para abrir mesa de negociação e ouvir as reivindicações dos servidores e debater alternativas para se resolver o caso dos consignados, as cobranças previdenciárias sobre aposentados e pensionistas e também o plano de cargos e salários de cada categoria. “São reivindicações históricas que geram insatisfação dos servidores de forma geral no estado. O governo não pode fingir que nada está acontecendo. São mais de 250 mil famílias impactadas mensalmente pela defasagem salarial provocada pelo não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA)”, diz a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso(FEESP-MT) Carmem Machado.
O Movimento Sindical Unificado também cobra uma mudança de postura do governador, Otaviano Pivetta em relação à adotada na gestão do governador Mauro Mendes em relação aos consignados. Os servidores relatam dificuldades financeiras provocadas por descontos elevados em folha, juros acumulados e falta de mecanismos de proteção aos trabalhadores endividados. Soma-se a isso a cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas, tema que continua gerando forte indignação entre categorias do funcionalismo.
“Precisamos de uma resposta do governo. Abrir a mesa de negociações”, argumenta Carmem.
-
Rondonópolis27/05/2026 - 00:09Prefeitura de Rondonópolis abre credenciamento para consultas, exames e procedimentos especializados do SUS
-
Política MT27/05/2026 - 00:46Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis
-
Policial27/05/2026 - 01:06Corpo de Bombeiros combate incêndio em três carretas estacionadas em posto de combustível
-
Rondonópolis27/05/2026 - 09:03“Tem vereador da base jogando contra”, dispara Cláudio Ferreira ao criticar apoio a candidato de fora
-
Política MT27/05/2026 - 07:27Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170
-
Policial26/05/2026 - 20:46Suspeitos são detidos por tráfico de drogas após resistência à abordagem policial em Alto Garças
-
Rondonópolis27/05/2026 - 00:26CODER convoca Assembleia Geral Extraordinária para mudança na Diretoria Executiva
-
Rondonópolis26/05/2026 - 21:05Rondonópolis|Entrada gratuita em todos os dias da Exposul é garantida por Claudio Ferreira







