Carros e Motos
Veja 5 carros à venda no Brasil, mas que são difíceis de achar nas ruas do País
Alguns modelos vendem tão pouco que se tornam lendas. Eles aparecem no site de suas fabricantes, às vezes até em comerciais no YouTube ou TV a cabo, mas são tão raros de serem encontrados. Quer um exemplo? O Suzuki Swift dos anos 90 é um dos carros difíceis de encontrar. Faça o exercício e tente encontrar unidades do modelo nos classificados online. É praticamente impossível.
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Partindo disso, a reportagem do iG Carros elaborou a lista de 5 carros difíceis de encontrar
que nem chegam a ter o número mínimo de vendas para aparecerem no ranking de vendas nacionais da Fenabrave. Encontrá-los rodando por aí não é nada fácil.
1 – SsangYong Tivoli
A SsangYong passa por uma reestruturação. Em 2015, a antiga importadora encerrou suas operações no Brasil, deixando vários clientes órfãos de peças e assistência. A Venko Motors, responsável pela consagração da Chery por aqui, optou por assumir a licença da fabricante em uma nova investida, ao final de 2017. Seriam três SUVs e uma picape: Tivoli
, XLV Korando e Actyon Sports. Além dos novos veículos, a SsangYong assegurou assistência técnica para todos os 16 mil modelos vendidos no Brasil entre 1995 e 2015.
As vendas, entretanto, ainda não esquentaram, e a SsangYong caminha a passos lentos com apenas dez concessionárias espalhadas pelo Brasil. É bem difícil encontrar um Tivoli na rua, mesmo com um ano da retomada. Ele vem equipado com sistema de direção eletrica, partida por chave presencial, rebatimento dos retrovisores e ar-condicionado de duas zonas. Entretanto, a central multimídia não traz funções de navegação. O conjunto mecânico é composto por um motor 1.6, de 128 cv e câmbio automático, de seis marchas. O carro deixa as concessionárias da SsangYong por R$ 84.990.
2 – Ford Edge
Quem disse que marca grande não pode ter um coadjuvante no segmento de SUVs? O Edge
está aí para provar. Feito no Canadá, a Ford optou por trazer apenas a versão topo de linha Titanium. O utilitário esportivo vem equipado com motor V6 3.5 Duratec, de 284 cv de potência, que funciona com câmbio automático, de seis marchas e tração integral.
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A marca quer atacar os consumidores de Range Rover Evoque, BMW X3 e Audi Q5. Para tal, o Edge tenta conquistar o público com um ótimo pacote de equipamentos por R$ 249.990. Tem até sistema automático de estacionamento – onde o motorista precisa apenas administrar os pedais e o SUV faz a baliza sozinho – kit com DVD e teto solar panorâmico. Apesar de todas as qualidades, faz tempo que o Edge não empolga no Brasil.
Em 2019, teremos a nova versão ST que será vendida com a proposta de ser um SUV esportivo de R$ 299 mil, justamente o preço do Mustang. Abaixo do capô, há um potente 2.7 V6 biturbo capaz de descarregar 335 cv e 54,5 kgfm de torque com tração nas quatro rodas. Os números são próximos de esportivos ainda mais extremos, como o próprio Porsche Macan GTS, de 360 cv e 51 kgfm. O câmbio é sempre automático, de oito marchas, proporcionando ao Edge ST uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. Há a possibilidade de trocar as marchas por meio de aletas atrás do volante.
3 – Fiat Weekend Adventure
Ano a ano, sempre nos surpreendemos quando a Fiat renova a linha Weekend
. Sua única rival da categoria, a VW SpaceFox, começou o ano se despedindo do mercado latino-americano. A linha de montagem, inclusive, está sendo leiloada em um site argentino, mostrando que a Volkswagen abandonará definitivamente a categoria das peruas compactas. Isso indica que a Weekend também pode estar condenada, tratando-se de uma velha senhora com 22 anos de produção.
A marca, por outro lado, continua atualizando a perua moribunda, lançando sua linha Adventure 2019 pela inacreditável bagatela de R$ 79.290. Neste caso, o motor já é o mais moderno 1.8 E.torQ, com potência de 132 cv. Enquanto isso, o câmbio é apenas manual de 5 marchas, já que o automatizado Dualogic deixou de ser oferecido.
De série, o modelo Attractive oferece direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, sistema de som com Bluetooth e entrada USB, volante com regulagem de altura e computador de bordo. Entre os opcionais, destacam-se desembaçador com ar quente e ar-condicionado. Por conta da baixa na categoria das peruas, a Fiat Weekend dificilmente passará de 2019.
4 – Peugeot 5008
Lançado em março, o SUV de sete lugares Peugeot 5008
até agora nem aparece na lista dos 40 utilitários esportivos mais vendidos, de acordo com o ranking da Fenabrave. As vendas fracas estão bem longe de um dos líderes do segmento, o VW Tiguan, que fica com uma média de mil unidades vendidas por mês.
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Isso não significa que seja um carro ruim. Muito pelo contrário. Seu modelo de cinco lugares, o 3008, foi eleito como O Carro do Ano na Europa em 2017. As coisas ficaram um pouco mais complicadas com a chegada do novo VW Tiguan Allspace, que levou a melhor em nosso comparativo. O motor 1.6 turbo a gasolina do Peugeot é um velho conhecido dos brasileiros, com 165 cv e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm.
5 – Suzuki S-Cross
A Suzuki faz mais sucesso no Brasil vendendo motocicletas. Por conta disso, alguns automóveis acabam ficando bem apagados em sua linha. São três utilitários esportivos disponíveis pela HPE Automóveis: Vitara, Jimny e S-Cross
. Não é tão difícil encontrar os dois primeiros, mas o último acaba sendo um carro um tanto quanto raro nas ruas brasileiras.
O modelo está disponível com motor 1.4 turbo de 146 cv de potência. Apesar do 0 a 100 km/h em longos 9,5 segundos não empolgar, o modelo que está entre os carros mais difíceis de encontrar
no Brasil, até que é econômico, levando em conta dos dados divulgados pelo Inmetro: 12,2 km/l de gasolina na cidade e 14 km/l na estrada.
Carros e Motos
Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos
O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.
Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.
A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.
No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.
O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.
Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.
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Chevrolet Captiva, um veículo acima da média
O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.
Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.
Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.
Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva
Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:
Motor: 2.4 Ecotec
Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada em cm3: 2.384
Carros e Motos
SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW
Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.
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Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.
“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.
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Aliança vai ditar parâmetros no futuro
Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.
Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.
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Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .
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