Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Vereadores aprovam voto secreto para escolha do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá

Publicado

Foto- Assessoria

 Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nesta sexta-feira (27), o Projeto de Resolução que estabelece voto secreto na eleição para presidente da nova Mesa Diretora.

A eleição no Legislativo cuiabano está marcada para 1º de janeiro.

No total, 15 vereadores votaram a favor do projeto e 9 votaram contra.

A proposta altera o artigo 22 do Regimento Interno da Câmara.

“A votação será nominal, com voto escrito em cédula de papel, de forma secreta e depositado em urna”, diz o texto.

Na segunda-feira (23), quando o projeto foi apresentado, houve discussão entre os vereadores e o presidente da Câmara, Chico 2000 (PL), pela pauta ter sido incluída na ordem do dia de última hora.

Opositores veem no projeto uma “manobra” para beneficiar a candidatura do atual presidente, que tenta a reeleição.

Isso se deve ao que se costuma chamar de “voto envergonhado”.

Na sessão, parte dos parlamentares voltou a criticar o projeto, alegando que o voto secreto tira a transparência da Câmara e beneficia o grupo de Chico 2000 na disputa.

Veja como votaram: 

A favor 

Chico 2000 (PL)

Dídimo Vovô (PSB)

Lilo Pinheiro (PP)

Mário Nadaf (PV)

Sargento Vidal (MDB)

Demilson Nogueira (PP)

Wilson Kero Kero (PMB)

Rodrigo Arruda e Sá (PSDB)

Kássio Coelho (Podemos)

Marcus Brito (PV)

Rauf Macedo (PSD)

Adevair Cabral (Solidariedade)

Luiz Fernando (União)

Rogério Varanda (PSDB)

Veja Mais:  Sequelas da Covid-19; Vereador morre em MT

Jeferson Siqueira (PSD)

 

Contra 

Cezinha Nascimento (União)

Sargento Joelson (PSB)

Maysa Leão (Republicanos)

Fellipe Corrêa (PL)

Marcrean Santos (MDB)

Dilemário Alencar (União)

Robinson Cireia (PT)

Eduardo Magalhães (Republicanos)

Michelly Alencar (União)

Comentários Facebook

Mato Grosso

MT é destaque com programa de promoção da saúde bucal no maior congresso de odontologia da América Latina

Publicado

Mato Grosso ganhou destaque durante o IV Grande Encontro da Saúde Bucal no SUS, realizado na quarta-feira (22.1), em São Paulo, com o programa “Mais MT Sorrindo”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), para promoção da saúde bucal por meio de ações educativas e assistenciais preventivas aos alunos da rede pública.

O projeto piloto teve início na Terra Indígena Tereza Cristina, na Aldeia Gomes Carneiro, localizada no Município de Santo Antônio do Leverger no mês de agosto de 2023. A segunda ação deste projeto ocorreu na unidade escolar municipal Brás Maimoni, localizada no município de Diamantino, em setembro de 2023.

Quem apresentou o programa no congresso foi a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Andrea Vrech Coelho, que foi convidada a participar do evento por indicação da coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz.

“Reconhecer o nosso trabalho a ponto de dar publicidade no maior congresso da América Latina é um grande estímulo e uma inspiração para o nosso dia a dia. Estamos fazendo história colocando Mato Grosso no cenário latinoamericano”, destacou a coordenadora.

O “Mais MT Sorrindo” é um projeto cujo as atividades são desenvolvidas ao longo do ano escolar pela equipe de Saúde Bucal, que compõem o Programa Saúde na Escola, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e os Escritórios Regionais de Saúde, contemplando alunos de 5 a 12 anos de distintas comunidades.

Veja Mais:  Polícia Civil cumpre prisão contra integrante de organização criminosa

Na primeira fase do programa, a equipe de Saúde Bucal realiza reuniões e palestras com os pais e professores sobre educação em saúde. Já com os alunos, é realizada palestra de orientação de higiene bucal, escovação e prevenção.

Na segunda fase, cada aluno recebe um kit odontológico que é composto por fio dental, escova e creme dental, que devem ser substituídos no decorrer do ano.

Na terceira fase, são realizados os exames bucais nas crianças, com autorização prévia dos pais, e aqueles que apresentarem sinais de cárie são encaminhados para o tratamento odontológico minimamente invasivo denominado ART (Tratamento Restaurador Traumático), realizado no próprio ambiente escolar.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Penal recebe 980 coletes balísticos do Governo de MT para reforçar proteção dos servidores

Publicado

A Polícia Penal recebeu, nesta quarta-feira (22.1), 980 coletes balísticos para reforçar a segurança dos servidores penais de todo o Estado. A entrega realizada pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), busca adicionar e substituir coletes próximos ao vencimento.

“A entrega dos coletes representa um avanço significativo na valorização e segurança desses profissionais. Os equipamentos são essenciais para proteger a vida dos policiais durante escoltas de presos, monitoramento de unidades prisionais e intervenções em situações críticas, como tentativas de fuga ou rebeliões, e também contribuem para a manutenção da ordem e disciplina no sistema prisional”, afirmou o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

O coordenador de armas e logísticas penitenciárias Dilton Júnior, explicou que um colete tem um prazo de vencimento de 5 anos. “A política do sistema penitenciário é para que o policial não trabalhe com colete vencido. É uma conquista enorme da carreira. É um marco, um acontecimento, cada policial ter seu colete e sua arma. Isso vai ser um divisor de águas na história da Polícia Penal de Mato Grosso”, apontou.

Agora, a Sejus e a Coordenadoria de Armas e Logísticas Penitenciárias realizarão um planejamento para entregar os coletes aos policiais das unidades prisionais de todo o Estado.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Mantida suspensão de desmatamento em fazenda e Tribunal reforça direito à proteção do meio ambiente
Continue lendo

Mato Grosso

Instituições e prefeituras já podem solicitar circuito itinerante do MT Ciências nos municípios

Publicado

Municípios, instituições públicas e privadas de Mato Grosso já podem solicitar a presença do Circuito Itinerante do MT Ciências, desenvolvido através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), para popularizar o conhecimento científico.

Podem realizar o pedido gestores de escolas públicas e privadas, representantes de instituições, prefeituras e câmaras municipais de Mato Grosso através de ofício a ser enviado à Seciteci. O interessado deve informar os dados institucionais e demonstrar que o atendimento contemplará um evento específico ou a comunidade em geral. O requerimento não tem prazo e fica disponível durante todo o ano.

A solicitação deve conter as seguintes informações: nome da instituição, nome do representante, e-mail, telefone celular, responsável pela logística, período do atendimento e estimativa de público. O ofício deve ser enviado para o e-mail: “[email protected]”. O requerimento é gratuito e, dependendo do caso, municípios e instituições podem contribuir com infraestrutura do espaço.

O projeto possibilita à população mato-grossense o acesso a um circuito itinerante com experimentos e atividades científicas. O acesso dos visitantes às atrações também não tem custo. A unidade móvel do programa, “a carreta” do MT Ciências, é composta por quatro salas temáticas com 22 instalações que exploram conhecimentos variados, abordando desde a vasta biodiversidade do Estado até fenômenos da luz, imagem e som.

Na parte externa, há o planetário digital que atrai visitantes por proporcionar uma imersão nos vídeos projetados em 360°, os quais exploram conceitos da astronomia. Além dele, há anexado à unidade móvel duas tendas infláveis com 10 instalações, kits de robótica e óculos de realidade virtual.

Veja Mais:  Novo Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá será referência para todo Estado

“O atendimento aos municípios e instituições é uma forma da Seciteci cumprir a missão de popularizar o conhecimento científico e tecnológico”, afirma o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec.

O coordenador do Programa de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael, explica que o MT Ciências existe desde 2017. “Nós temos uma estrutura móvel, que é uma das maiores do país. A carreta é um museu de ciência móvel, com inovação e experimentos científicos em diversas áreas, além das oficinas que são ofertadas de acordo com o município. Tudo isso serve para divulgar e popularizar a ciência, estimulando cada vez mais o interesse de nossos jovens e crianças pelo conhecimento científico, despertando futuros cientistas e estudiosos aqui no nosso Estado”, disse o coordenador.

Além da carreta, também pode ser solicitado o estande do programa de recondicionamento de computadores – Recytec. O projeto leva um ponto de coleta de resíduos eletrônicos, que posteriormente serão reutilizados ou descartados de forma adequada pela equipe da Recytec.

A Seciteci avalia ainda, em cada caso, sobre a possibilidade de levar o Palco da Ciência, que apresenta ampla programação gratuita com palestras, workshops, espetáculos científicos conhecidos nacionalmente e entre outras atrações educativas e culturais.

Em 2024, o MT Ciências realizou 21.176 atendimentos em Mato Grosso, com visitantes de 124 escolas em 39 cidades do Estado. Também participou da Virada Científica e da 21ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT).

Veja Mais:  Homenagem do presidente aos 300 anos de Cuiabá marca início das comemorações no TCE

*Sob supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana