Carros e Motos
Volkswagen responde ao Ford EcoSport 16 anos depois
Em 2003, apenas um ano depois do lançamento da segunda geração nacional do Fiesta, a Ford apresentou ao público brasileiro o EcoSport. O carro, um crossover que inaugurou o segmento de SUVs compactos no Brasil, vendeu mais de 27 mil unidades em sua temporada de estreia. E durante praticamente dez anos reinou sozinho no país, levantando a montadora estadunidense no mercado brasileiro, 16 anos antes do início das vendas do VW T-Cross.
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As respostas ao sucesso do EcoSport sempre foram tímidas: não passavam de versões aventureiras do VW Fox, do Fiat Palio e de outros modelos menos cotados. Nem CrossFox nem o Palio Adventure, porém, foram suficientes para barrar a escalada de vendas do Ford EcoSport. Agora, finalmente, a Volkswagen decidiu entrar para valer no jogo e apresentou o VW T-Cross
.
O Volkswagen T-Cross estreia para o público no Salão de São Paulo, mas só começa a ser vendido no primeiro semestre de 2019, provavelmente em abril. Isso porque a montadora alemã acredita que o mercado de SUVs na América Latina chegará a 30% em 2022. No Brasil, por enquanto, está em 24%. Antes da reação da Volks, que durou inacreditáveis 16 anos, outros movimentos ocorreram no mercado.
Além do VW T-Cross, outros rivais do Eco
A primeira grande resposta ao EcoSport
aconteceu somente no final de 2011, quando a Renault lançou no Brasil o Duster, um SUV robusto criado pela romena Dacia, do mesmo grupo. O sucesso foi imediato e o Duster chegou a ultrapassar o EcoSport nas vendas, perdendo, entretanto, quando surgiu a atual geração do Eco e outros modelos.
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Tudo já indicava que o mercado de SUVs compactos era uma realidade. Mas a Volkswagen acabou adiando seus planos, por acreditar que a onda seria passageira. Assim, focou seus esforços no Tiguan, um SUV médio, talvez escaldada pelo insucesso do Touareg, a versão da VW para o Porsche Cayenne (sucesso total).
Nessa indecisão da Volkswagen, os rivais aproveitaram e invadiram o mercado brasileiro: Honda HR-V,
Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Peugeot 2008 chegaram praticamente juntos ao mercado. Logo depois vieram o Nissan Kicks, o Renault Captur e o Nissan Creta. Sem falar nos chineses JAC T40, Chery Tiggo e Lifan X60. Recentemente, surgiu o Citroën C4 Cactus.
Agora vem o T-Cross. Ele será o segundo de uma empreitada da Volkswagen para ocupar todos os espaços possíveis no segmento de SUVs. O T-Cross utiliza a plataforma do Polo/Virtus e contará só com motores turbo, 1.0 e 1.4 (batizados de 200 TSI e 250 TSI, devido ao torque em Newton Metros). O carro deverá fazer sucesso, abrindo as portas para um novo e ainda menor SUV, baseado na plataforma da nova geração do Gol, e que terá a carroceria cupê.
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Será um SUV-cupê, o que mostra que a Volks finalmente acordou para esse mercado. Não deveria ter esperado 16 anos para responder ao EcoSport, mas pelo menos a resposta será em grande estilo, com o VW T-Cross.
Carros e Motos
Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos
O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.
Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.
A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.
No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.
O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.
Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.
Carros e Motos
Chevrolet Captiva, um veículo acima da média
O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.
Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.
Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.
Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva
Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:
Motor: 2.4 Ecotec
Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada em cm3: 2.384
Carros e Motos
SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW
Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.
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Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.
“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.
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Aliança vai ditar parâmetros no futuro
Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.
Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.
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Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .
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