Carros e Motos
VW T-Cross vai abalar a prova dos 9 dos SUVs
Quanto vai custar o VW T-Cross? O valor de venda do novo SUV compacto da Volkswagen será determinante para o futuro dos nove modelos que dominam o mercado de utilitários esportivos no Brasil. O Jeep Renegade largou na frente em 2019, com 4.783 vendas em janeiro, mas o reino dos SUVs está longe de ter um soberano governando com tranquilidade.
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Isso porque a liderança momentânea (e surpreendente) do Renegade em 2019 está muito condicionada ao seu desempenho nas vendas diretas (leia-se locadoras de carro). Nada menos que 65,5% das vendas do Renegade, rival do VW T-Cross
, foram feitas nesse formato. É muito.
Sem as vendas diretas, o Jeep Renegade
cairia para sexto lugar no ranking dos SUVs. E a liderança voltaria a ser do Honda HR-V, que ocupa atualmente o terceiro lugar, mas que teve apenas 4,5% de seus emplacamentos feitos por meio das vendas diretas. Hoje podemos dizer claramente que o HR-V continua sendo o preferido do público que compra nas concessionárias, enquanto a dupla Renegade/Compass, da Jeep, já há algum tempo vem sendo a queridinha das locadoras de veículos.
É difícil dizer o que é bom ou ruim nesse caso, pois tudo depende da estratégia das montadoras. Porém, o fato de que apenas nove modelos são responsáveis por 70,6% de todo o segmento é bastante significativo. Mostra que o mercado ainda carece de competidores.
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E é aí que entra o Volkswagen T-Cross, pois o mais acessível dos nove líderes é o Nissan Kicks, que parte de R$ 73.990. Não é barato, especialmente no Brasil, cuja renda média familiar é de apenas R$ 1.268, segundo os últimos dados disponíveis. Considerando só os brasileiros que trabalham, a renda é um pouco maior (R$ 2.154), mas ainda assim baixa para que a maioria possa sonhar em comprar um SUV.
Jeep Compass é o único SUV médio entre os 9
É essa renda baixa, por exemplo, que faz os hatches compactos serem responsáveis pela maior fatia do mercado de carros no Brasil. Porém, os SUVs continuam em alta. Fecharam a temporada passada com 23,9% da preferência e largaram este ano com 24,3%. Quanto aos nove SUVs que lideram o segmento, eles também são influenciados pela questão financeira.
Para se ter uma ideia, somente o Jeep Compass
é considerado um SUV médio – todos osoutros são compactos. O décimo colocado do ranking é o primeiro grandalhão. Trata-se do Toyota SW4, que pode ser considerado um “dinossauro” perto dos demais, porém é também o único SUV-raiz, com carroceria sobre chassi, tração 4×4 e todos os requisitos que fizeram a fama dos utilitários esportivos algum tempo atrás. Só os Jeep, o EcoSport e o Duster oferecem tração 4×4.
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A chegada do novo Chevrolet Tracker, no final do ano, também poderá mexer no ranking futuramente, mas certamente não na classificação de 2019. Como dissemos na coluna anterior, a GM colocará o novo Tracker para brigar diretamente com o Jeep Compass, pois precisa de carros mais lucrativos para manter sua operação no Brasil financeiramente saudável.
Veja na tabela abaixo, montada pela REPÚBLICA DO AUTOMÓVEL, a posição de cada carro no ranking deste ano, as vendas totais, as vendas no varejo (concessionárias), as vendas diretas (locadoras) e o preço da versão mais barata. Assim fica mais fácil visualizar de que forma o VW T-Cross
pode causar um estrago nessa prova dos 9 ou apenas ser mais um SUV na paisagem.
POS. | CARRO | VENDAS | VAREJO | % | DIRETAS | % | PREÇO |
1 | JEEP RENEGADE | 4.783 | 1.650 | 34 | 3.133 | 66 | R$79.990 |
2 | JEEP COMPASS | 4.109 | 1.674 | 41 | 2.435 | 59 | R$113.990 |
3 | HONDA HR-V | 3.667 | 3.503 | 96 | 164 | 4 | R$92.500 |
4 | NISSAN KICKS | 3.486 | 1.783 | 51 | 1.703 | 49 | R$73.990 |
5 | HYUNDAI CRETA | 3.236 | 2.426 | 75 | 810 | 25 | R$78.990 |
6 | FORD ECOSPORT | 2.798 | 2.061 | 74 | 737 | 26 | R$78.990 |
7 | RENAULT CAPTUR | 2.557 | 756 | 30 | 1.801 | 70 | R$82.990 |
8 | RENAULT DUSTER | 1.911 | 1.102 | 58 | 809 | 42 | R$74.490 |
9 | CHEVROLET TRACKER | 1.514 | 1.508 | 100 | 6 | 0 | R$92.590 |
Carros e Motos
Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos
O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.
Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.
A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.
No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.
O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.
Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.
Carros e Motos
Chevrolet Captiva, um veículo acima da média
O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.
Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.
Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.
Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva
Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:
Motor: 2.4 Ecotec
Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada em cm3: 2.384
Carros e Motos
SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW
Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.
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Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.
“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.
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Aliança vai ditar parâmetros no futuro
Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.
Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.
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Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .
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