Carros e Motos
Nissan Kicks enfrenta Peugeot 2008. Qual dos SUVs compactos vence?
Se der uma olhada no ranking de vendas de SUVs compactos verá que o Nissan Kicks está bem na frente do Peugeot 2008. Mas ambos têm alguns pontos em comum. Começa pela boa relação entre custo e benefício. Na versão S, com câmbio automático, o modelo da marca japonesa sai por R$ 85.990 e o rival parte de R$ 79.990 na configuração Allure Pack.
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Os dois SUVs também são econômicos, o que veremos um pouco mais adiante. Agora, o que chama atenção é a diferença de preço a favor do Peugeot, que acaba de chegar às lojas com uma série de mudanças no desenho, além de novos detalhes no revestimentos dos bancos. São R$ 6 mil a menos que o Nissan Kicks e o modelo da marca francesa ainda vem com pacote de equipamentos que inclui volante revestido de couro, câmera de ré e faróis de neblina.
Na linha 2020, o Kicks S passa a ser vendido com controles eletrônicos de tração e estabilidade, itens que o 2008 não pode vir nem como opcional, o que é um agravante, uma vez que o que está em jogo é a segurança dos ocupantes. Afora essa bola fora do SUV da marca francesa, o Peugeot é mais equipado e vem com discos de freio no eixo traseiro e não os tambores do Nissan, mais propensos à fadiga.
O 2008 tem um pouco mais de potência (118 cv ante 114 cv) e força (16,1 ante 15,5 kgfm) que o Kicks, além de câmbio automático com conversor de torque, que garante agilidade ligeiramente maior na comparação com a caixa CVT do Nissan. Além disso, no Peugeot é possível fazer trocas sequenciais na alavança, o que facilita numa tocada mais animada em trechos sinuosos.
Ambos têm a mesma distância livre do solo (20cm) e ângulos de entrada e saída parecidos (23° de entrada e 29° de saída, ante 20° e 28°, respectivamente do Nissan), o significa que a capacidade de passar em lombadas, valetas, entre outros obstáculos urbanos é equivalente nos dois. O mesmo pode ser dito quanto à estabilidade nas curvas, entre outros fatores, pela mesma medida de pneus (205/60R 16).
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Mais detalhes de Nissan Kicks e Peugeot 2008
Ao volante do Peugeot, a diferença a favor é a posição de dirigir, já que no Nissan o chamado ponto H (base do asssento) fica mais alto que o ideal. Além disso, no 2008, o volante é menor e o cluster fica mais elevado, contribuindo um pouco mais com o prazer ao dirigir. Mas bem que no 2008 poderia haver comando do tipo “um toque” tanto nos comandos dos vidros quanto na cobertura do teto solar panorâmico. Para abrí-la, é preciso manter apertado um botão no console.
Em contrapartida, a central multimídia do Peugeot é melhor e mais bem posicionada que a do Nissan, que precisa de melhoras na interface, o que implica em graficos ruins. Nos dois SUVs, porém, não há GPS embutido. Se quiser orientações de mapa terá que contar com os recursos do seu celular.
Voltando à questão do desempenho, nem o 2008 ou o Kicks empolgam. Ambos são feitos para serem dirigidos em pressa. No Peugeot, embora seja um pouco mais ágil, o câmbio automático (Aisin) poderia ser menos hesitante nas trocas. No Nissan, o problema é a demora nas respostas depois de pisar no acelerador, o que é característico das caixas do tipo CVT.
Como disse no início, os dois SUVs podem ser considerados econômicos e estão entre os melhores da categoria nesse aspecto. Conforme os dados do Inmetro, o Peugeot 2008 pode fazer 13 km/l de gasolina na estrada e 10,7 km/l na cidade, ante 13,7 km/h e 11,4 km/l do Nissan Kicks, que anda menos, mas, em compensação, faz mais cerimônia em consumir combustível.
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Em se tratanto de SUVs, uma questão importante é o espaço. Nesse quesito, o Nissan fica na frente, com distância entre-eixos maior (2,61 m ante 2,54m) e porta-malas mais amplo (432 litros contra meros 355 litros do concorrente). Apenas no que se refere à ergonomia o 2008 é um pouco melhor, com comandos mais bem posicionados e fáceis de serem acionados.
Conclusão
A briga entre o Peugeot e o Nissan é bem equilibrada. O 2008 é mais em conta, anda mais e vem mais equipado. Contudo, gasta mais, não tem controles eletrônicos de establidade e tração e conta com menos espaço, quesitos fundamentais num SUV hoje em dia, procurados por famílias que querem segurança e algo espaçoso.
Portanto, por uma margem apertada, o Nissan Kicks sai com a vitória, embora precise evoluir em alguns aspectos, como ergonomia, conectividade e desempenho do conjunto mecânico. Além disso, já está começando a chegar a hora do SUV da marca japonesa receber alguma novidade no visual.
Ficha técnica :
Nissan Kicks 1.6 S CVT
Preço: a partir de R$ 85.990
Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
Potência (cv): 114 a 5.600 rpm
Torque (kgfm): 15,5 a 4.000 rpm
Transmissão: automática, CVT, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 205/60 R16
Dimensões: 4,30 m (comprimento) / 1,76 m (largura) / 1,59 m (altura), 2,61 m (entre-eixos)
Tanque: 41 litros
Porta-malas: 432 litros
Consumo etanol: 7,7 km/l (cidade) / 9,4 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 11,4 km/l (cidade) / 13,7 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 12,4 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h
Peugeot 2008 Allure Pack
Preço: a partir de R$ 79.990
Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
Potência: 118 cv (E) / 115 cv (G) a 5.750 rpm
Torque: 16 kgfm a 4.750 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 205/60 R16
Dimensões: 4,16 m (comprimento) / 1,74 m (largura) / 1,58 m (altura), 2,54 m (entre-eixos)
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 355 litros
Consumo gasolina: 13 km/l (cidade) / 10,7 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 12,4 segundos
Velocidade máxima: 186 km/h
Carros e Motos
Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos
O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.
Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.
A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.
No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.
O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.
Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.
Carros e Motos
Chevrolet Captiva, um veículo acima da média
O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.
Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.
Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.
Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva
Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:
Motor: 2.4 Ecotec
Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada em cm3: 2.384
Carros e Motos
SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW
Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.
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Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.
“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.
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Aliança vai ditar parâmetros no futuro
Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.
Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.
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Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .
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