Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Comunidade da Cascata e região participa de Mutirão Rural promovido pelo Sindicato Rural, Senar e parceiros

Publicado

Foto: Assessoria

Durante toda esta quarta-feira (24), os moradores da Comunidade da Cascata e região, em Rondonópolis, participaram da 5ª edição do Mutirão Rural, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Prefeitura de Rondonópolis e parceiros. As mais de duas dezenas de serviços gratuitos foram oferecidos na Escola Municipal Padre Dionísio Kuduavizcz.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, Lucindo Zamboni Júnior, exaltou a importância de se levar serviços e atendimentos para as comunidades rurais do município. “Uma ação importante trazendo o Senar e o Sistema Sindical para as comunidades rurais, e trazendo estas informações e recebendo esse opinião dos produtores são situações que agregam muito para o Sindicato e mostra os serviços que a entidade presta a sociedade. Essa integração que faz o Sindicato crescer junto com a comunidade, conciliando o desenvolvimento da cidade em conjunto com o campo”, disse.

O supervisor regional do Senar Mato Grosso, Eduardo Pio, explica que o Mutirão Rural oportunizou para a comunidade da Cascata e região, uma variedade de serviços gratuitos de cidadania, saúde e assistência técnica, junto com os parceiros do projeto. “Foram mais de 20 serviços disponibilizados na área da saúde, como consultas médicas, odontológicas, atualização de vacinas e diversos exames. Também serviços de cidadania com emissão de documentos, palestras educativas e para o produtor rural temos a parceria com a secretaria de agricultura distribuindo várias mudas. Esse é o trabalho que realizamos, o Senar tem o objetivo de não só levar conhecimento para o homem do campo, mas também o lado social com os mutirões”, comentou.

Veja Mais:  Escola municipal recebe Moção de Aplausos pelo trabalho desenvolvido

Uma parceria estratégica ocorre com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, que atende no dia a dia as demandas do público alvo do Mutirão Rural, e segundo o gestor da pasta, Ramon Borges Figueira, a ação do Senar e do Sindicato Rural é de fundamental importância para estas comunidades. “Esse contato direto com o produtor é muito importante com este tipo de evento, e de estar nas comunidades rurais, e a gestão do prefeito José Carlos do Pátio tem buscado ter esta proximidade com estas famílias, com os cuidados com as estradas, revitalização das pontes, abertura de poços artesianos e redes de água. Enfim prestando o serviço de qualidade, com incentivos e leis de fomento e todos os envolvidos no mutirão estão de parabéns com a iniciativa”, explicou.

Segundo o presidente da Associação da Gleba Cascata, Marionildo Antônio, a região conta com aproximadamente 600 famílias, incluindo os assentamentos Primavera, São Francisco, Pontal do Areia e Banco da Terra, além de atender também as fazendas dos arredores da comunidade. “Esse é o nosso segundo Mutirão Rural aqui na Cascata, onde na primeira edição tivemos uma grande participação destas famílias que receberam os mais variados atendimentos, e é muito importante acontecer este tipo de ação no campo, pois o produtor rural muitas vezes deixa de ir para a cidade para fazer algum destes serviços e pode realizá-los em dias como este na comunidade”, destacou.

Veja Mais:  Inscrições para o concurso público da Prefeitura de Rondonópolis estão abertas a partir desta segunda (29)

Um exemplo foi o produtor rural, Roberson Barbosa, que é morador do Assentamento São Francisco e aproveitou o Mutirão para realizar uma visita ao dentista e também melhorar o visual com um corte de cabelo. “Um dia especial, pois a gente trabalha muito e fica sem tempo de ir até a cidade, e fazer este tipo de procedimento. E com esta estrutura vindo para a comunidade fica mais rápido e dá para tirar um tempo para arrumar os dentes de forma gratuita, o que é melhor né, e depois ainda vou contar o cabelo para ficar em dia com o visual”, comentou.

A Polícia Militar estava representada no evento pela Patrulha Rural, que são equipes especializadas em patrulhamento no campo em um trabalho de parceria com as prioridades rurais que traz uma maior sensação de segurança para as regiões participantes do projeto. O Subtenente Jovino explica que o projeto foi criado e desenvolvido em Rondonópolis pelo Tenente Coronel Gleber Candido, atual comandante da 14ª Companhia de Força Tática e detalha também como funciona a adesão dos produtores rurais à parceria com a PM. “Os produtores rurais que se sentem interessados em ter este policiamento, ele entra em contato pelo telefone (66) 99994 – 5864, e ali nós passamos determinadas orientações para a realização do cadastro, após é feita uma visita a propriedade rural onde é feito um primeiro contato com o produtor e nos repassa algumas informações que são enviadas para o nosso Centro de Controle e Comando do patrulhamento rural e onde também a propriedade passa a ter uma identificação por meio de uma placa adquirida pelo requisitante. Desta forma, toda solicitação e demanda é feito via whatsapp onde por meio das numerações destas placas realizamos o patrulhamento”, explicou.
Ao final do Mutirão Rural foram registrados mais de 250 atendimentos, com destaque para a retirada de mudas, atendimentos odontológicos e consultas médicas no período vespertino.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Termina o voleibol dos jogos estudantis. Conheça os vencedores

Publicado

A segunda modalidade a encerrar a participação nos Jogos Escolares e Estudantis Municipais de 2024 foi de voleibol. Na categoria A (15 a 17 anos), a Escola Joaquim Nunes Rocha foi a campeã de voleibol masculino e as meninas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) venceram a categoria feminino.

Na categoria B (12 a 14 anos), as equipes da Escola Sagrado Coração de Jesus fizeram bonito e faturaram as duas medalhas de ouro.

Com as finais do voleibol, duas modalidades já encerraram os jogos. No futsal, a Escola Elizabeth de Freitas Magalhães ficou com o ouro na categoria masculino de 15 a 17 anos. Já no feminino, as meninas do Pindorama sagraram-se campeãs.

Para a faixa etária de 12 a 14 anos, as campeãs foram as equipes da Escola Santo Antônio (masculino) e Escola Militar Dom Pedro II (feminino).

Seguem os jogos entre as equipes de handbol e basquete. Os jogos das equipes serão encerrados até 16 de maio, sendo realizados posteriormente as disputas individuais nas modalidades: badminton, xadrez, judô, atletismo, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e ginástica rítmica.

Os jogos tiveram início em 9 de abril e serão finalizados no próximo dia 16. A organização é da Secretaria Municipais de Esporte e Lazer em parceria com as secretarias de Educação (Semed) e de Saúde (SMS). Neste ano participam do evento 24 escolas e aproximadamente de 950 alunos. Os jogos são distribuídos nas quadras da Coophalis, Unisal e do Ginásio de Esportes Marechal Rondon.

Veja Mais:  Diálogo Industrial com empresários discutiu mais produtividade em tempos de crise

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Vila Cardoso recebe melhorias conforme pedido dos moradores

Publicado

O prefeito José Carlos do Pátio e sua equipe de secretariado estiveram presentes nessa quinta-feira (02) na Escola José Antônio da Silva, no bairro Vila Cardoso, para apresentar as demandas atendidas na região, fruto das solicitações feitas durante uma reunião realizada em 18 de abril, no mesmo bairro.

Entre as ações anunciadas, a Secretaria de Receita entregou à comunidade o requerimento para a baixa de débito de contribuição de melhoria do asfalto. Um estudo técnico será realizado para viabilizar a extinção dos débitos referentes ao asfalto na região.

Durante a reunião, Pátio atendeu aos pedidos dos moradores, que incluíam a poda de árvores altas, renovação da sinalização em ruas e avenidas, instalação de faixas elevadas em pontos estratégicos, e a retirada de quebra-molas em uma avenida da cidade, conforme solicitação da comunidade. Outra demanda atendida foi a permanência de um agente de trânsito em frente à escola municipal.

Além disso, o prefeito anunciou importantes projetos para a região, como a construção de uma escola de período integral e a entrega, em breve, de um posto de saúde para a comunidade, visando a melhoria da qualidade de vida e acesso aos serviços essenciais.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Cardoso, Kassio Gomes, manifestou sua gratidão pela presença do prefeito e sua equipe, destacando que praticamente 90% dos encaminhamentos gerados na reunião do dia 18 de abril foram atendidos. “Só tenho a agradecer a gestão municipal. Os 10% das demandas que não foram atendidas, a equipe se comprometeu de em breve entregar para a comunidade“, afirmou.

Veja Mais:  "EU SOU CONTRA CORRUPÇÃO "-Observatório Social de Rondonópolis lança campanha para manter projeto

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Todos podem tomar vacina contra gripe a partir desta sexta-feira (02)

Publicado

A partir desta sexta-feira (02) todas as pessoas que desejarem tomar a vacina de influenza, poderão fazer em qualquer unidade de saúde do município. A ampliação da campanha para além dos grupos prioritários é uma estratégia do Ministério da Saúde para conter a proliferação do vírus, reduzindo os casos de gripes, as internações e faltas no trabalho em decorrência da doença.

“É importante que todos se vacinem. As doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde. Estaremos imunizando todos, mas com o olhar para os grupos prioritários, as crianças, os idosos, pessoas com comorbidades, entre outros”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Vânia Scapini.

A vacina contra influenza não tem contraindicação. Para receber a dose, é necessário procurar uma unidade de saúde portando um documento pessoal.

Para atender de imediato à população, estão sendo disponibilizadas 14.000 doses do imunizante. Nos próximos dias, a Secretaria de Estado de Saúde deverá encaminhar mais doses.

A vacina é importante barreira para limitação do contágio do vírus da gripe, principalmente para quem fica em ambientes fechados e climatizados que favorecem o contágio pelo vírus.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Veja os projetos de lei que serão votado na 78ª  Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Rondonópolis
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana