Pesquisar
Close this search box.

Policial

Operação realiza ações repressivas e preventivas de combate à criminalidade no interior do Estado

Publicado

Assessoria | PJC-MT

O enfrentamento e a prevenção à criminalidade foram focos da operação Herácles, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil, nos meses de julho e setembro, em 11 Regionais do interior do Estado. A operação coordenada pela Diretoria do Interior cumpriu 30 ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão domiciliar, além da apreensão de grande quantidade de entorpecentes, objetos de origem ilícita e a abordagem de centenas de pessoas e veículos.

Os trabalhos foram realizados pelas Delegacias Regionais de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Guarantã do Norte, Juína, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Nova Mutum, Rondonópolis, Tangará da Serra e Vila Rica.

A operação de cunho repressivo e preventivo foi deflagrada em duas etapas, com o objetivo de intensificar as ações policiais visando coibir os crimes contra o patrimônio, tráfico Ilícito de entorpecentes, homicídio entre outros, além de dar cumprimento a mandados judiciais contra pessoas foragidas da Justiça ou alvos de investigações policiais.

O trabalho desenvolvido em diversas cidades do interior também teve como um dos focos principais os municípios que sofreram com a suspensão temporária de Delegacias (Luciara, Novo Santo Antonio, Alto Paraguai, Nova Marilândia, Santo Afonso, Nova Lacerda, Bom Jesus do Araguaia, Ponte Branca, São José do Povo, Tesouro, Carlinda, Castanheira, União do Sul, Acorizal, Jangada e Nossa Senhora do Livramento).

Para operação, foi empregado um efetivo de 88 policiais civis, entre investigadores escrivães e delegados e 22 viaturas, além de contar com apoio da Polícia Militar. No total, foi realizada a abordagem de 235 pessoas e checagem de mais de 60 veículos, além do cumprimento de 30 ordens judiciais, sendo 5 mandados de prisão e 25 e busca e apreensão domiciliar. 

Veja Mais:  Politec conclui que vazamento de gás causou morte de casal dentro de veículo em Rondonópolis

Na segunda fase da operação, na Regional de Nova Mutum, foram cumpridos 9 ordens judiciais entre mandados de prisão e de busca e apreensão domiciliar, em ações desencadeadas pelas Delegacias de Arenápolis, Nortelândia, e Municipal e Regional de Nova Mutum.

Os trabalhos resultaram em duas pessoas presas, uma em flagrante e outra por força de mandado, além da apreensão de diversos aparelhos celulares de outros investigados, com objetivo de obter indícios da prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. 

Em Alta Floresta, dois homens que planejavam roubar uma aeronave na cidade foram presos. Os suspeitos, V.S.R.J, 23 anos, e F.F.A., 24 anos, são do estado de Goiás e estavam na cidade com a intenção de conseguir um avião para levar até a Bolívia.

Os suspeitos despertaram atenção, após percorreram aeroportos do município na tentativa de conseguir fretar uma aeronave. A Polícia Civil foi acionada e ao abordar os suspeitos encontrou com eles um revólver cromado calibre 38, com 13 munições, R$ 5.861,00, 3 celulares, GSP, e outros objetos.

Ainda dentro da operação, uma carga de mais de 250 quilos de cloridrato e cocaína foi apreendida em uma ação integrada da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, realizada, em Nova Bandeirantes (1.026 km ao Norte). No total, foram apreendidos 241 tabletes da substância, localizados em uma propriedade rural do município.

Veja Mais:  Após 3 horas de trabalho, bombeiros militares retiram vítimas de acidente na BR-364

Palestras

Além das ações repressivas, a operação também realizou atividades preventivas como palestras em escolas e empresas.

As ações preventivas têm o objetivo de alertar a população sobre a prática de diferentes crimes e situações de riscos que podem causar. As palestras abordaram diferentes temas como combate às drogas, abuso sexual infantil, e combate a violência doméstica e familiar contra a mulher.

 

Comentários Facebook

Policial

Polícia Civil deflagra operação contra integrantes de facção criminosa em Marcelândia

Publicado

Dez mandados judiciais decretados contra integrantes de facção criminosa, foram cumpridos pela Polícia Civil, na Operação “Estado Seguro”, deflagrada nesta quarta-feira (01.05), no município de Marcelândia (710 km ao norte de Cuiabá).

Durante o trabalho operacional para cumprimento das dez ordens de busca e apreensão domiciliar, foram apreendidas drogas, arma de fogo, munições e diversos aparelhos celulares.

A ação resultou também na prisão em flagrante de três pessoas. Uma mulher de 24 anos foi autuada pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, e um casal, ele 34 anos e ela de 41 anos, autuados por tráfico de drogas.

Os mandados foram expedidos pela Justiça, após investigação da Delegacia de Marcelândia visando desarticular uma organização criminosa instalada na região. As buscas foram cumpridas em endereços dos investigados, nos bairros Vila Esperança e Jardim Itaúba.

Operação “Estado Seguro” contou com a participação de 40 policiais da Regional de Guarantã do Norte, das Delegacias de Marcelândia,  Itaúba, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte e da Polícia Militar de Marcelândia.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Estelionatário que causou prejuízo de aproximadamente R$ 237 mil é preso no Ceará
Continue lendo

Policial

Marido é preso em flagrante pela PM por agredir mulher e incendiar residência

Publicado

A Polícia Militar prendeu um homem de 27 anos acusado de violência doméstica e de incendiar sua própria residência na noite desta sexta-feira, em Sinop. Após receber uma denúncia, a equipe do 11º Batalhão foi até o local no bairro Novo Horizonte.

 
Os policiais encontraram uma mulher com lesões pelo corpo, resultado das agressões sofridas pelo marido, que foi detido em flagrante no local. A vítima afirmou aos policiais que o suspeito é usuário de drogas e que durante a noite eles iniciaram uma discussão, durante a qual o homem começou a agredi-la com tapas no rosto e nos braços, além de quebrar seu celular e outros aparelhos.

Segundo ela, após a discussão, o homem ateou fogo na casa usando um pano molhado com álcool. Ela conseguiu fugir e acionar a polícia, que confirmou o incêndio.

 
Os militares se aproximaram da residência, constataram o incêndio e acionaram a equipe do Corpo de Bombeiros, que rapidamente controlou as chamas. O fogo causou danos parciais na casa e destruiu um sofá, uma cama, um televisor, entre outros objetos. 
 
A prisão em flagrante se somou à execução de um mandado de prisão por homicídio, emitido pelo município de Caxias, no Maranhão, encontrando-se em aberto contra o suspeito. Ele foi entregue à Polícia Judiciária Civil.
 
A Polícia Militar lembra que a sociedade pode contribuir com as ações de segurança, sem se identificar, através do telefone 190 ou pelo disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil recupera em Cuiabá veículo roubado no estado de São Paulo
Continue lendo

Policial

Operação Transporte Seguro cumpre prisões contra grupo que roubou carga agrícola no norte de MT

Publicado

A Gerência de Combate ao Crime Organizado deflagrou a Operação Transporte Seguro, na terça-feira (30.04), para cumprir cinco mandados de prisão contra integrantes de uma organização criminosa que atua no roubo de cargas em rodovias de Mato Grosso. Os mandados foram cumpridos em Várzea Grande (MT) e em Londrina (PR).

A investigação, que contou com apoio da Delegacia Regional de Guarantã do Norte e Delegacia de Marcelândia, teve início após o registro de um roubo de carga, com restrição de liberdade da vítima, ocorrido no final de janeiro na cidade de Marcelândia, no norte do estado.

O inquérito policial sobre o roubo, majorado pelo uso de arma de fogo, em concurso de pessoas e com restrição de liberdade da vítima, identificou a participação de oito criminosos.

A prisão no estado do Paraná contou com apoio da 10° Subdivisão Policial e Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Londrina. O criminoso preso estava hospedado em um hotel da cidade.

Roubo em rodovia

Na ocasião do crime, a vítima foi mantida por 48 horas em poder dos criminosos. Eram 10 horas do dia 26 de janeiro e o motorista de um caminhão Volvo transitava por Marcelândia, quando um dos criminosos simulou um pedido de carona até uma fazenda na região.

Quando estava no interior do caminhão, o criminoso pediu que a vítima parasse em determinado local e disse que ali seria o seu destino. Com a parada do veículo, um dos comparsas, armado, arma entrou na carreta e anunciou o assalto. Na sequência, outro criminoso assumiu a condução do veículo e pôs a vítima na cama, dentro da boleia com o rosto coberto. Alguns quilômetros adiante, o motorista foi retirado do caminhão e levado a um cativeiro na mata, onde ficou sob o poder dos criminosos durante dois dias.

Veja Mais:  Lei Maria da Penha é tema de palestras em escolas de Jauru

Enquanto isso, uma parte do grupo criminoso apoiava a ação em outros veículos. Um deles foi usado na logística e um segundo veículo para levar uma pessoa até o caminhão e desativar o rastreador.

A equipe da GCCO identificou que um dos veículos usados no roubo era locado, possibilitando identificar, inicialmente, três criminosos responsáveis pela locação e pagamento do aluguel. No decorrer da investigação, a Polícia Civil chegou a outros cinco criminosos, sendo três mulheres, envolvidos no roubo da carga.

O veículo e a carga roubados foram recuperados nas diligências.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana