Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

1º Prêmio Internacional Dança Mato Grosso ocorre neste fim de semana em Cuiabá

Publicado

O 1º Prêmio Internacional Dança Mato Grosso, que terá uma competição que premiará os vencedores com bolsas de estudo e até R$ 10 mil em dinheiro, ocorre neste sábado e domingo (14 e 15.6) no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.

Realizado pelo Malosá Studio de Dança de São Paulo e pela Companhia das Artes e Associados (Cidarta), o evento conta com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A edição terá a participação de bailarinos de São Paulo e de 11 municípios de Mato Grosso.

“O saldo de inscrições foi bastante positivo. O palco do Zulmira Canavarros será ocupado por 196 bailarinos, de 30 grupos que no total, apresentam 127 coreografias ao público. São números expressivos que indicam que teremos um evento com muita diversidade, qualidade artística e profissional”, destaca o produtor do evento, Kelson Panosso.

Kelson explica que os trabalhos serão avaliados separadamente por categoria, modalidade e faixa etária, por júri composto por quatro profissionais de nível internacional: André Malosá, Ana Botosso e Arilton Assunção, os três de São Paulo, e Cornell Callender do Estados Unidos.

“A primeira edição marca o início de um novo circuito cultural para celebrar a dança e incluir o estado na rede nacional e internacional de festivais competitivos, proporcionando aos participantes estrutura profissional e com altíssima competência”, ressalta.

Neste sábado (14), o dia começa cedo com credenciamento para os bailarinos que se inscreveram para os workshops. Então, a partir das 9h, o professor norte-americano, Cornell Callender ministra conteúdo sobre ballet clássico. Mais tarde, entre as 13h e 15h será realizado o credenciamento para a competição, que ocorre entre as 16h e 19h45. A premiação está marcada para 20h. As modalidades reservadas para esta ocasião, são: dança clássica de repertório, neo-clássica, jazz e danças urbanas.

Veja Mais:  MPMT debate ampliação de vagas nas duas creches de Poxoréu

Já no domingo (15) o credenciamento para os workshops de dança contemporânea com Ana Botosso e dança moderna, com Arilton Assunção, começam às 8h30. Na sequência, tem credenciamento para os competidores e apresentações a partir das 16h com premiação às 19h30. Desta vez, são as danças contemporânea, folclórica e de estilo livre que ditam o ritmo das apresentações artísticas.

A entrada para o evento é gratuita, mas a organização pede que o publico leve 1 brinquedo em bom estado de conservação.

Serviço:
Prêmio Internacional Dança Mato Grosso
Competição nos dias 14 e 15 de junho, a partir das 16h
Teatro Zulmira Canavarros

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Crimes contra a vida apresentam queda de até 87% em 10 anos em Mato Grosso

Publicado

Os crimes contra a vida apresentaram uma redução significativa nos primeiros seis meses deste ano, na comparação com o mesmo período dos últimos dez anos, segundo análise da série histórica semestral realizada pela Superintendência do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Segundo o levantamento dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), o número de homicídios dolosos caiu 41% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2015, passando de 557 para 327 ocorrências. Quando comparado com o primeiro semestre de 2019, a redução foi de 393 para 327 casos, uma queda de cerca de 17%.

Os registros de latrocínio (roubo seguido de morte) também caíram na série histórica. Houve redução de 79%, com 24 ocorrências no primeiro semestre de 2015, contra cinco no mesmo período deste ano. Já em relação a 2019, o número passou de 29 para cinco registros, o que representa uma queda de 83%.

A lesão corporal seguida de morte apresentou queda percentual de 87%. Foram 15 casos registrados nos seis primeiros meses de 2015, contra apenas dois em 2025. Em comparação ao mesmo período de 2019, quando foram registrados sete casos, a redução foi de 60%.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, avalia que a redução dos indicadores criminais é resultado dos investimentos realizados pelo Governo do Estado e do trabalho permanente das forças de segurança no enfrentamento às facções criminosas, como parte do programa Tolerância Zero.

Veja Mais:  CSMP divulga editais de remoção

“Os indicadores de crimes violentos demonstram que as forças de segurança, graças aos investimentos feitos pela gestão do governador Mauro Mendes, têm atuado de forma permanente no combate às facções criminosas, por meio de ações ostensivas e repressivas da Polícia Militar, além de investigações qualificadas da Polícia Civil. Não podemos esquecer que o Brasil enfrenta um grave problema relacionado aos homicídios gerados por conflitos entre facções criminosas. Mesmo diante desse cenário nacional, Mato Grosso apresenta queda nos índices de crimes violentos com a política de Tolerância Zero às facções criminosas”, afirmou.

Já a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, reforçou que a instituição tem desarticulado os grupos criminosos por meio de investigações.

“A diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais em Mato Grosso é resultado do trabalho diuturno das forças de segurança. A Polícia Civil tem desempenhado um papel fundamental, agindo de forma técnica, com investigações de repressão qualificada e no efetivo combate à criminalidade organizada de maneira responsável. Essa evolução reforça o compromisso da Polícia Civil em construir uma sociedade segura, justa e solidária, no propósito de promover a paz e a segurança em nosso estado”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Sema leva para mutirão alternativas corretivas para garantir solução de processos judiciais

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participa da 2ª edição do Mutirão de Conciliação Ambiental em segunda instância com a missão de apresentar nas conciliações alternativas corretivas para demandas já judicializadas. O mutirão, realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, começou nesta segunda-feira (7.7), em Cuiabá e se estenderá até quarta-feira (9). Ao todo, serão 148 audiências autocompositivas.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou que a conciliação em segunda instância é uma inovação na estratégia de pacificar conflitos judicializados. Ressaltou que a autocomposição é uma iniciativa que traz soluções criativas e diferenciadas, garantindo agilidade na implementação das medidas corretivas na área ambiental.

“Entendo que pacificar os conflitos, aplicando alternativa de solução mais rápida irá promover resultados mais eficientes para o meio ambiente, em processos que tramitam há vários anos, sem conclusão”, afirmou a secretária.

O desembargador Sebastião de Arruda Almeida, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Segundo Grau, enfatizou que o Código do Processo Civil recomenda o estímulo à conciliação em qualquer fase do processo.

Segundo ele, na primeira edição do mutirão em segunda instância foi registrada uma média de 40% de acordos. “A partir desse resultado, realizamos as avaliações necessárias para identificarmos as deficiências e verificarmos como poderíamos avançar. Nesta edição, além das ações ambientais, estamos também com ações civis públicas envolvendo o meio ambiente”, explicou.

Veja Mais:  Falhas gravíssimas resultam em parecer contrário às contas de Pontal do Araguaia

De acordo com o coordenador do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, a maioria dos processos submetidos ao mutirão refere-se a questões de desmatamento ilegal.

“O maior problema que nós temos em segundo grau são os processos envolvendo desmatamentos, que coincidentemente, são aqueles responsáveis pela maior emissão de gases de efeito estufa e que repercutem com relação às mudanças climáticas. Se nós conseguirmos que as pessoas recuperem as áreas desmatadas, nós podemos contribuir para a diminuição dos efeitos das mudanças climáticas”, afirmou.

Também participaram da solenidade de abertura da 2ª edição do Mutirão de Conciliação Ambiental em segunda instância, a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Cristiane Padim; o procurador de Justiça da Especializada em Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, Hélio Fredolino Faust; o subprocurador-geral de Defesa do Meio Ambiente em MT, Davi Maia Castelo Branco Ferreira, entre outras autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros socorre duas vítimas de acidente entre moto e caminhonete

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na manhã desta segunda-feira (7.7), duas vítimas de um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete no município de Confresa (a 1.048 km de Cuiabá).

A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) encontrou, ao chegar ao local, duas vítimas caídas no solo, ambas sem capacete e com ferimentos.

A mulher, de 49 anos, estava deitada sobre o lado esquerdo do corpo, consciente, com escoriações no rosto, ferimento na cabeça, dor na parte inferior do abdômen e na perna esquerda.

Já o homem, de 53 anos, também consciente, relatava dores na região das costelas do lado esquerdo, no cotovelo esquerdo e na coluna. Ambos apresentavam sonolência e dificuldade para respirar.

Após os primeiros-socorros no local, os dois feridos foram encaminhados ao Hospital Municipal Coração de Jesus. O condutor da caminhonete, um homem de 33 anos, não precisou de atendimento.

Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Hospital de Câncer promove 1ª Jornada de Cuidados Paliativos
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana