Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

2ª Roda de Conversa debate ferramentas de controle e participação do servidor na administração pública

Publicado

A Comissão de Ética, em parceria com a Ouvidoria Setorial e Unidade Setorial de Correição da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), promoveu a 2ª Roda de Conversa sobre ferramentas de controle e participação do servidor na administração pública. O objetivo do evento realizado na quarta-feira (08.05) é esclarecer ao servidor público quais são as atribuições e atendimentos de cada uma das instâncias.

O evento teve como palestrantes a coordenadora do Núcleo de Ações de Ouvidoria de Prevenção a Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU), Larissa Alvim, o superintendente da Ouvidoria Geral do Estado, Vilson Nery, e a presidente do Conselho de Ética Pública de Mato Grosso, Vanda Helena da Silva. O evento também contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

A presidente da Comissão de Ética da Sesp, Simone Guedes, destacou que a primeira roda de conversa foi realizada no ano passado e surgiu a necessidade de promover o evento novamente. “Nós percebemos que haviam muitas demandas que são da Comissão de Ética e vão para a Ouvidoria, ou chegam na Controladoria Geral do Estado. Essa roda de conversa visa esclarecer ao servidor público o recorte de atendimento e atribuições de cada uma das instâncias, além de indicar ações, vinculações e desdobramentos de cada mecanismo de controle”.

Larissa Alvim tratou sobre a responsabilidade das Ouvidorias e as diferenças entre a Lei de Acesso à Informação (nº 12.527) e a Lei de Defesa ao Código do Usuário (nº 13.460). “É muito importante a gente diferenciar e capacitar as equipes tanto de Ouvidoria, quanto da Administração Pública para que o cidadão se sinta confortável em trazer demandas e a administração possa atuar preventivamente”, afirma.

Veja Mais:  "O melhor programa social que temos em MT é a geração de emprego e renda", relata governador

Para a servidora da Ouvidoria Setorial da Sesp Maria Emília Rondon o evento foi muito importante. “As palestras foram esclarecedoras, precisas, pontuais nas questões das leis, do sigilo e de como nós, servidores, devemos proceder. Consegui sanar a maioria das dúvidas”, conta.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Bombeiros Militares realizam rescaldo de incêndio e controlam vazamento de gás de cozinha em residência

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado nesta quarta-feira (17.04) para atender a ocorrência de um incêndio em uma residência em Lucas do Rio Verde (330 km de Cuiabá).
 
Após receber o chamado de emergência, a equipe da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM) se deslocou rapidamente para o local, e ao chegarem, constataram que o incêndio já havia sido extinto pelos moradores. Dentro da casa constataram que havia um vazamento ativo de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), que é usado em fogões domésticos.
 
Os bombeiros iniciaram os procedimentos de rescaldo, que consistem na eliminação de possíveis focos de calor residuais e no resfriamento das áreas afetadas pelo fogo. Simultaneamente, concentraram seus esforços no controle do vazamento de gás, adotando todas as medidas necessárias para evitar riscos de reignição e garantir a segurança dos moradores.
 
Após a conclusão do rescaldo, a equipe de bombeiros realizou uma minuciosa ventilação do ambiente. Além disso, prestaram orientações de segurança ao morador, enfatizando a importância do uso adequado e seguro do Gás GLP.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Seduc promove encontro para discutir implementação do Novo Ensino Médio em MT
Continue lendo

Mato Grosso

Operação cumpre 90 prisões em três estados contra alvos investigados por tráfico e associação criminosa em Sorriso

Publicado

Noventa mandados de prisão estão em cumprimento nesta manhã de quinta-feira (17.04), pela Polícia Civil de Mato Grosso, na Operação Recovery Ultimato, coordenada pela Delegacia de Sorriso. Os alvos são criminosos investigados por integrar organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas.

As ordens judiciais decretadas pela Vara Especializada contra o Crime Organizado da Comarca de Sinop são cumpridas em 10 cidades de Mato Grosso e nos estados do Rio de Janeiro, Pará e no Distrito Federal.

A investigação que embasou a operação atual é decorrente de elementos informativos apurados na Operação Recovery 3, que apurou a atuação dos investigados, parte deles mesmo detidos em unidades do Sistema Penitenciário continuavam ordenando a execução de ações criminosos a comparsas que estão nas ruas.

Um dos alvos de novo mandado de prisão é Robson Júnior Jardim dos Santos, conhecido como ‘sicredi’. Ele foi alvo das fases anteriores da Operação Recovery por ordenar a execução de homicídios na região de Sorriso e responsável pelo tráfico de entorpecentes. Além da nova ordem de prisão, Robson e outro comparsa tiveram ordenados pela justiça o isolamento no regime disciplinar diferenciado (RDD). Mesmo detido em unidades prisionais do Rio de Janeiro, onde foi preso a primeira vez por decisão da justiça de Mato Grosso e depois transferido para cá, Robson continuou exercendo a liderança no tráfico de drogas e determinando a diversos comparsas a execução do tráfico e de outros diversos crimes graves, como homicídios e torturas, entre outros.

Veja Mais:  Seduc promove encontro para discutir implementação do Novo Ensino Médio em MT

A Operação Recovery Ultimato integra o planejamento estadual da Polícia Civil na desarticulação de organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas como meio de financiar outras ações delituosas graves, como homicídios, a exemplo de investigações recentes como as que deram origem às Operações Follow the Money, Gravatas e Apito Final.

Prisões em 13 cidades

A Polícia Civil cumpre as prisões nas cidades de: Cuiabá, Várzea Grande, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Água Boa, Colíder, Barra do Bugres (MT); Rio de Janeiro (RJ); Brasília (DF) e Thailândia (PA).

A Operação Recovery Ultimato tem apoio das Delegacias Regionais da Polícia Civil de Tangará da Serra, Guarantã do Norte, Alta Floresta, Nova Mutum, Rondonópolis, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Água Boa e Cuiabá; Gerência de Combate ao Crime Organizado, Gerência de Operações Especiais e das Diretorias de Atividades Especiais e de Inteligência.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros Militar atende vítimas de acidente de trânsito envolvendo motocicletas

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, nesta terça-feira (16.04), para atender uma ocorrência de colisão entre duas motocicletas na Avenida Ulisses Guimarães, no município de Campo Verde (a 130 km de Cuiabá).
 
Ao chegarem no local da ocorrência, os bombeiros da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) se depararam com duas vítimas conscientes, que apresentavam dores e ferimentos leves, e uma terceira vítima que não apresentava queixas de lesões.
 
Seguindo os protocolos de atendimento e primeiros socorros, as vítimas lesionadas foram prontamente atendidas pela equipe de resgate.

Após a avaliação inicial e o devido cuidado, as vítimas foram encaminhadas a uma unidade hospitalar adequada para receberem os cuidados médicos necessários.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Jayme Campos compõe elite parlamentar do Congresso, segundo o DIAP
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana