Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Caçambas de recolhimento de entulho irregulares causam problemas no trânsito de Rondonópolis

Publicado

Trafegar por algumas vias do município de Rondonópolis tem sido uma verdadeira aventura. Muitas vezes, as caçambas que deveriam servir para recolher e transportar entulho da construção civil acabam sendo um transtorno a motoristas e ciclistas. A ocupação indevida de calçadas também é motivo de reclamação dos pedestres.

Segundo contou o motociclista Maxsuel Oliveira, que no inicio do mês sofreu um acidente, após colidir no período noturno com uma caçamba que estava sem os refletivos e ocupando parte de uma rua por onde passava no Bairro Santa Cruz. Com o impacto o motociclista que foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e sofreu lesão no joelho  ficará afastado do trabalho por alguns meses durante a recuperação.

Caçamba de entulho onde ocorreu acidente- Foto: Assessoria

O Motociclista relata que por volta das  21h estava a caminho da sua casa, trafegava na Travessa Paulo VI escura e pequena, no Bairro Santa Cruz, quando percebeu tentou desviar bateu de frente com a caçamba. “Bati o peito, fui arremessado para cima onde eu cai  batendo cabeça no chão, ali fiquei deitado esperando o Socorro”. Disse Maxsuel.

De acordo Aparecido Soares de Lima, o Cidão do Povo, gerente do departamento de controle urbano de Rondonópolis, as fiscalizações em relação às caçambas só é realizada mediante a denúncia, apesar de haver normas regulamentadoras, as empresas que descumprir, de primeiro momento recebe uma advertência verbal, caso não corrija, é multada. Mas o seu departamento só intervém caso esteja de forma irregular nas calçadas. Se estiver nas ruas sem autorização é de competência a Secretaria de Transporte e Trânsito (SETRAT) Fiscalizar.

Veja Mais:  CEI da Santa Casa convoca diretor financeiro e administrativo para oitiva na próxima terça-feira (13)

Conforme a legislação, tais equipamentos devem ser estacionados de maneira paralela à calçada, e não em um ângulo de 45º, como é comum ver pela cidade. Além disso, a lei indica que a distância de 30 cm do meio-fio deve ser respeitada para o escoamento de água, além de o objeto estar sinalizado com pintura refletiva, juntamente com o nome da empresa responsável e o telefone para contato. O equipamento deve ainda estar posicionado no sentido do tráfego, sendo expressamente proibido trafegar na contramão para sua colocação.

De acordo com o Secretário de Trânsito de Rondonópolis, Rodrigo Metello, na próxima segunda-feira (19) irá notificar as empresas do ramo de caçambas, pois há uma preocupação dos empresários em usar as caçambas dentro das normas na região central da cidade. Já nos bairros não se tem esta preocupação. O pedido será para que se adequem todas as caçambam de acordo com as normas para que não ocorram mais acidentes.

A falta dos equipamentos obrigatórios acarreta em notificação para recolhimento da caçamba.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Rondonópolis recomenda imunização preventiva contra a meningite

Publicado

 Crédito – Secom-MT

Mesmo sem casos de meningite em Rondonópolis até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça o pedido para que pais ou responsáveis levem as crianças até as unidades básicas de saúde para receberem a imunização disponível no SUS contra a doença.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente a vacina contra a meningite C, aplicada em bebês aos 3 e 5 meses de vida, e a vacina ACWY, aplicada como reforço preferencialmente aos 12 meses.

A ACWY também pode ser aplicada como dose única ou complementar em adolescentes entre 11 e 14 anos. Além disso, a vacina pentavalente, que deve ser tomada aos 2, 4 e 6 meses, também oferece proteção contra a meningite. A vacina para meningite B não é oferecida pelo SUS.

“Recomendamos ainda que a vacina contra a Influenza seja tomada. Quanto menos exposição a qualquer tipo de vírus, melhor”, explica Vânia Scapini, responsável pela imunização no Município.

A vacina contra a Influenza está disponível para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, já que o Ministério da Saúde ainda não liberou o imunizante para o público em geral.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Servidores municipais recebem pagamento nesta terça-feira (30)
Continue lendo

Rondonópolis

Emendas 2026: veja quanto cada vereador destinou e para quais entidades em Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

A Prefeitura de Rondonópolis implementou uma importante atualização em seu site oficial com o objetivo de facilitar o acesso da população às informações públicas. Entre as novidades, está a criação de um link específico que permite ao cidadão acompanhar, de forma simples e direta, para onde os vereadores destinaram suas emendas impositivas referentes ao exercício de 2026.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência e o controle social, oferecendo mais clareza sobre a aplicação dos recursos públicos. Agora, qualquer morador pode consultar os valores indicados, as entidades ou áreas beneficiadas e acompanhar a destinação dos investimentos realizados por meio das indicações parlamentares.

A medida também fortalece a participação popular, permitindo que a sociedade acompanhe de perto como os recursos estão sendo distribuídos nas áreas de saúde, educação, esporte, assistência social, infraestrutura e demais setores contemplados.

Com a modernização do portal institucional, a Prefeitura busca tornar os serviços mais acessíveis, ágeis e eficientes, garantindo que a informação pública esteja ao alcance de todos e contribuindo para uma gestão cada vez mais transparente e participativa. Click e acompanhe valores e entidades indicadas para receber as emendas. 

Comentários Facebook
Veja Mais:  Servidores municipais recebem pagamento nesta terça-feira (30)
Continue lendo

Rondonópolis

Obra do viaduto da Avenida dos Estudantes avança e licitação será dia 25 de maio

Publicado

None
Divulgação
Foi publicado o aviso de abertura da licitação para a construção do viaduto da Avenida dos Estudantes, em Rondonópolis, marcando mais uma etapa concreta para a execução de uma das obras mais aguardadas da mobilidade urbana local.

A intervenção faz parte do pacote de investimentos de R$ 385,9 milhões anunciado em março pelo prefeito Cláudio Ferreira e pelo governador Mauro Mendes, considerado o maior conjunto de obras já lançado para o município.

De acordo com a publicação oficial, a sessão de abertura da concorrência pública eletrônica está marcada para o dia 25 de maio de 2026, às 9h, dentro do processo conduzido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).

O projeto prevê a construção de um viaduto em concreto armado e protendido na MT-270, no entroncamento do Anel Viário com a Avenida dos Estudantes, ponto estratégico de intenso fluxo de veículos leves e pesados.

A estrutura contará com 384,20 metros de extensão e quase 18 metros de largura, além de acessos complementares com mais de 244 metros, ampliando a capacidade de tráfego, reduzindo congestionamentos e reforçando a segurança viária.

Com a licitação oficialmente marcada, o empreendimento avança para a fase decisiva que antecede o início das obras e consolida mais um resultado da parceria institucional entre Município e Estado.

Comentários Facebook
Veja Mais:  População tem poucos dias para negociar dívidas
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana