Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Escolas da rede municipal de ensino retomam as aulas presenciais nesta terça-feira em Rondonópolis

Publicado

O retorno às aulas presenciais nas escolas da rede municipal de ensino de Rondonópolis começa a partir desta terça-feira (17). O retorno das aulas presenciais, que foram suspensas em março de 2020, por conta da pandemia da Covid-19, será pelo regime híbrido. Os estudantes foram divididos em duas turmas, que farão o revezamento semanal entre os ensinos presencial e remoto.
A definição do retorno nesta terça foi acertada durante reunião realizada nesta segunda-feira (16) entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e diretores das 72 unidades escolares que compõe a rede municipal de ensino e atendem cerca de 22.526 mil alunos matriculados no ano letivo 2021.
“Acertamos que as escolas, que já estão em condições de retornar às aulas presenciais, irão receber os alunos a partir desta terça-feira”, disse Ana Lúcia Teixeira de Almeida, assessora de comunicação da Semed. “Ficou combinado ainda que cada escola, através dos canais que dispõe, irá comunicar os alunos sobre o retorno”, completou.
O regime híbrido será aplicado, conforme a Semed, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). “Nesse momento, só não iremos retornar o presencial nas ‘creches’ que atendem crianças de zero a três anos de forma integral. Mas, assim que forem atendidas algumas medidas necessárias, como alguns itens de EPIs, por exemplo, também vamos retornar no formato híbrido”, adiantou Ana Lúcia.
Para o retorno, as unidades de ensino da rede municipal estão organizadas para garantir a sanitização dos ambientes, o distanciamento social e a higiene pessoal, visando garantir ao máximo de segurança.
No retorno escalonado, por exemplo, cada turma, que foi dividida em dois grupos, fará o revezamento semanal, uma semana em aulas presenciais e outra em aulas remotas.
O Plano de Retorno Às Aulas Presenciais da Semed, que estabeleceu medidas de biossegurança a serem seguidas pelas unidades escolares da rede municipal para evitar a disseminação da Covid-19, prevê que os pais poderão optar por manter o filho em ensino remoto. “Porém, é necessário oficializar, preenchendo um documento na secretaria da escola em que o aluno estuda”, informa Ana Lúcia.
Comentários Facebook
Veja Mais:  Deputado Dr. Claudinei visita Santa Casa Rondonópolis e propõe destinação de emendas para o hospital

Rondonópolis

Semma e Seciti promovem plantio de árvores na Unemat

Publicado

Um futuro arborizado para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é a meta das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Ciência, Tecnologia e Inovação que estão promovendo o plantio de mudas na instituição.

O projeto prevê o plantio de 360 mudas variadas entre plantas ornamentais, frutíferas e árvores de grande porte, conforme explicou a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciti), Neiva de Col.

“O plantio das árvores agora é para trazer um ambiente bonito e confortável para os alunos e profissionais da Unemat para ter um conforto térmico também no futuro”, comentou De Col.

A ação promove inclusive a interação dos alunos dos cursos ofertados pela Unemat, transmitindo o sentimento de pertencimento por estarem cuidando do espaço que é destinado a eles.

“É um momento ímpar e de maior aproximação também da comunidade acadêmica e de toda a gestão municipal também”, finalizou Neiva.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Rondonópolis perde pioneiro Sebastião Cruz
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura capacita servidores com orientações sobre abuso e exploração sexual infantil

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras) juntamente com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e o Ministério Público Estadual (MPE) iniciou na manhã desta quarta-feira (15), nas instalações da Diretoria Regional de Educação- (DRE-MT), a capacitação de servidores da rede de Saúde e Educação, com orientações sobre prevenção e identificação de situações de abuso sexual contra crianças e adolescentes, em alusão ao dia 18/05, considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil.

Segundo informações da Sempras, pelo menos 400 servidores serão capacitados. No período da manhã, será a vez dos profissionais da Educação, e no período da tarde, os da Saúde.

Conforme a programação, as palestrantes serão: a Assistente Social – Márcia Gislene Casali especialista em Gestão de Pessoas para a Qualidade; e Comportamento Humano nas Organizações, profissional do SUAS que discorre sobre encaminhamentos e proteção.

E ainda a Psicóloga Regiane Mendes Fernandes, pós graduada em Neuropsicologia; Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e Psicomotricidade; e, graduanda em Terapia Ocupacional.

Ainda segundo a Sempras, o objetivo da capacitação é dotar os profissionais que lidam diretamente com as crianças, com recursos técnicos que possam identificar os primeiros sinais de abuso e violência sexual que possa estar havendo com a criança. Então a capacitação pretende preparar essas pessoas para que no momento da identificação eles consigam entender o fluxo de encaminhamento para a proteção integral destas crianças, submetidas a esse sofrimento terrível.

Veja Mais:  Manutenção de sistema vai causar desabastecimento temporário em diversos bairros de Rondonópolis

Ressaltando que após a qualificação, esses profissionais estarão aptos a orientar a rede de saúde e de educação a saber como lidar com as situações onde se identifique sinais de abuso; quais os encaminhamentos a serem feitos, para onde encaminhar, com quem falar e a quem procurar; além dos primeiros passos para efetuar a ajuda e não revitimizar a criança, ampliado o círculo de proteção ao público-alvo que são as crianças e os adolescentes.

No próximo dia 21, no auditório da prefeitura, será a vez da capacitação dos profissionais da Promoção Social, que também atuam de forma mais ampla no segmento social, e devem estender os cuidados ao público idoso, que infelizmente, também está exposto a violência, seja ela doméstica e familiar, ou no dia a dia fora do lar.

Fazem parte dessa qualificação, a Sempras, a Semed, a SMS, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e o Ministério Público.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Gestão de Pessoas convoca 12 aprovados para bibliotecário

Publicado

A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas está convocando 12 candidatos aprovados no Teste Seletivo Simplificado 003/2024 para o cargo de bibliotecário.

Os candidatos têm até o dia 16 de maio para apresentarem a documentação e assumirem imediatamente as vagas. Os documentos estão relacionados no Diorondon 5.696, de 13 de maio de 2024.

Os aprovados devem se apresentar na secretaria que fica no Paço Municipal. Os horários de atendimentos são das 8 h às 11 horas e das 13 h às 17 horas.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Deputado Dr. Claudinei visita Santa Casa Rondonópolis e propõe destinação de emendas para o hospital
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana