Rondonópolis
Morre o ex-maqueiro do União EC, Irineu Izidoro da Silva – o Zé Bundinha
O Prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio manifesta seu mais sincero pesar pelo passamento prematuro do ilustre esportista, Irineu Izidoro da Silva, o Zé Bundinha, e estende suas condolências aos parentes, amigos e familiares.
Então o esporte rondonopolitano ficou mais triste hoje! Pois faleceu nesta terça-feira (08) aos 68 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca, Irineu Izidoro da Silva, torcedor folclórico desde 1974, e lendário ex-maqueiro do União Esporte Clube por 20 anos, o Zé Bundinha, como era carinhosamente conhecido pelos torcedores do Vermelhinho.
Além de um dedicado torcedor do vermelhinho, Irineu foi árbitro e bandeirinha da federação mato-grossense de futebol na década de 1970 a 1978. E, por duas décadas (1979 a 1999) foi maqueiro do time no antigo Estádio Engenheiro Luthero Lopes (Lutherinho).
Na verdade, Zé bundinha ficou muito conhecido e querido pela torcida colorada como maqueiro, pois animava a galera quando entrava em campo para socorrer algum atleta acidentado, fosse ele do time da casa ou adversário durante os jogos realizados no Lutherinho.
Na verdade a torcida da ‘madeirona’ (arquibancada de madeira) fazia a festa e sempre apoiava com aplausos efusivos e assobios, o pique frenético que ele dava ao entrar em campo.
No entanto, além de esportista Irineu também trabalhou na construção civil atuando na construtora terra nova onde foi mestre de obras.
Irineu também era tio do ex-presidente do Operário de Várzea Grande Wendell Rodrigues, e da Secretária Municipal de Habitação e Urbanismo, Huani Maria Santos Rodrigues.
Segundo informações o corpo de Irineu será velado na capela da Funerária Rondonópolis, localizada próxima ao Hospital Regional. O horário e local do sepultamento não foi informado.
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Portal MT e receba notícias em tempo real
Rondonópolis
Portões abertos, cofres públicos também: Câmara aprova R$ 2 milhões para a Exposul em Rondonópolis

Foto- Assessoria
A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei nº 247/2026, de autoria do Poder Executivo. A matéria autoriza o município a celebrar um convênio de fomento econômico no valor de R$ 2 milhões com o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis para a realização da tradicional 52ª Exposul (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso).
A proposta, enviada pelo Executivo em regime de urgência, teve essa primeira etapa aprovada por 14 votos favoráveis a 2 contrários, enquanto o texto-base do projeto foi aprovado por 18 votos. O principal objetivo da medida é assegurar portões abertos com entrada inteiramente gratuita para toda a população durante os dias do evento, agendado para ocorrer de 03 a 09 de agosto de 2026 no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias.
Conforme o projeto, o recurso municipal se soma a outros aportes públicos e institucionais, totalizando quase R$ 7 milhões em investimentos conveniados. O Governo do Estado de Mato Grosso entra com o maior aporte, no valor de R$ 4,5 milhões. O SENAR e a APROSMAT destinam R$ 200 mil cada, enquanto a APROSOJA contribui com R$ 100 mil. O restante do valor será de responsabilidade do próprio Sindicato Rural e de parceiros privados.
“O evento vai ter um aporte de quase 7 milhões de reais de recursos públicos para custear a festa. E isso é importante porque possibilita a festa ser gratuita. A preocupação nossa dos vereadores aqui era justamente que nós não ficássemos apenas com a entrada gratuita, mas que também lá dentro o cidadão, o trabalhador, a família pudesse ter também preços acessíveis na bebida, na alimentação, no parquinho, no estacionamento. Não adianta o cidadão poder ir no evento e não poder desfrutar. Essa foi a grande discussão dos vereadores e a cobrança nesse sentido,” explicou o vereador Ibrahim Zaher.
O parlamentar também aproveitou para desmentir boatos de bastidores sobre uma possível rejeição à proposta.
“Começou um comentário de que os vereadores poderiam derrubar o projeto. Em momento nenhum nenhum vereador falou de derrubar o projeto. Na verdade, a nossa preocupação era como seria feita a cobrança dos demais serviços lá dentro”, esclareceu.
Diante das cobranças dos vereadores, Ibrahim explicou que os organizadores da Exposul formalizaram o compromisso de que os valores dos produtos e serviços internos não serão exorbitantes e que as tabelas de preços serão fixadas de modo visível logo nas entradas do parque.
Rondonópolis
Vereador propõe criação de feriado municipal em homenagem a São João Batista em Rondonópolis

Foto- Assessoria
Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Rondonópolis propõe a criação de um feriado municipal em homenagem a São João Batista, padroeiro da cidade. A iniciativa do vereador Professor Alikson Reis (Podemos), busca reconhecer a importância histórica, cultural e religiosa do santo para a formação da identidade do município.
De acordo com a proposta, a data passaria a integrar oficialmente o calendário de feriados municipais, possibilitando a realização de celebrações religiosas, atividades culturais e eventos voltados à valorização das tradições locais.
O autor do projeto destaca que São João Batista possui forte ligação com a história de Rondonópolis e é uma referência para milhares de fiéis que participam anualmente das festividades em sua homenagem. A medida também pretende fortalecer o patrimônio cultural e religioso do município.
Caso aprovado pela Câmara e sancionado pelo Poder Executivo, o feriado municipal passará a ser observado oficialmente em Rondonópolis, consolidando a data como um momento de celebração da fé e das tradições da comunidade local.
O projeto será analisado pelas comissões permanentes da Casa antes de seguir para votação em plenário nas próximas semanas.
São João Batista
É uma das figuras mais importantes do cristianismo. Segundo a tradição cristã, ele foi o profeta que anunciou a chegada de Jesus Cristo e realizou seu batismo nas águas do rio Jordão.
Filho de Zacarias e Isabel, João nasceu cerca de seis meses antes de Jesus Cristo. Sua missão era preparar o povo para a vinda do Messias, pregando a conversão, o arrependimento e o batismo.
São João Batista e Rondonópolis
São João Batista é o padroeiro de Rondonópolis. A devoção ao santo está ligada às origens do município, e sua festa religiosa é uma das mais tradicionais da cidade, reunindo celebrações religiosas, procissões e eventos culturais todos os anos.
Por sua importância histórica e religiosa, frequentemente surgem propostas para reforçar seu reconhecimento oficial, como a criação de feriado municipal em sua homenagem.
Rondonópolis
Liquidaqui 2026 será lançado no dia 30 e promete aquecer o comércio de Rondonópolis

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis realiza no próximo dia 30 de junho, às 19h, o lançamento oficial da 23ª edição do Liquidaqui 2026, uma das maiores campanhas de incentivo ao comércio local da região.
O evento marcará o início da mobilização dos empresários e comerciantes para mais uma edição da campanha, que acontecerá entre os dias 4 e 19 de setembro. O objetivo é fortalecer as vendas, movimentar a economia e valorizar o comércio de Rondonópolis, incentivando os consumidores a comprarem nas empresas participantes.
A programação de lançamento contará com a palestra “O Poder das Vendas”, ministrada por Cristiano Lopes, que abordará estratégias para impulsionar resultados, conquistar clientes e potencializar oportunidades de negócios.
De acordo com o diretor comercial da CDL Rondonópolis, Diego Pereira, o Liquidaqui chega à sua 23ª edição consolidado como uma importante ferramenta para o fortalecimento do comércio local. “A cada ano, o Liquidaqui ganha novos formatos e se moderniza para atender cada vez melhor os nossos associados. É um evento que aquece a economia local e, por isso, sempre reforçamos a importância de os comerciantes se prepararem para esse período. A CDL investe e trabalha para que a campanha seja um sucesso, mas é fundamental que os lojistas também façam a sua parte, oferecendo promoções, condições especiais de pagamento e oportunidades diferenciadas para os consumidores. Dessa forma, conseguimos criar um ambiente favorável para as vendas e tornar o Liquidaqui 2026 uma edição ainda maior”, destacou.
Neste ano, o Liquidaqui chega com uma premiação ainda mais atrativa. Serão sorteados mais de 500 vales-compras, além de 10 iPhones 17 para os consumidores que participarem da campanha.
Para concorrer, basta realizar compras nas lojas identificadas com o selo “Eu Sou Liquida”. A cada compra, o consumidor receberá cupons para participar dos sorteios, fortalecendo a relação entre clientes e empresas locais.
Mais do que uma campanha promocional, o Liquidaqui se consolidou como uma importante ferramenta de fortalecimento da economia de Rondonópolis, estimulando o consumo, gerando oportunidades para os lojistas e premiando os consumidores que escolhem comprar no comércio da cidade.
A expectativa da CDL é que a edição 2026 supere os resultados dos anos anteriores, movimentando diversos segmentos e reforçando a importância de prestigiar as empresas que investem e geram emprego e renda no município.
-
Esportes18/06/2026 - 12:48Neymar está fora do jogo contra o Haiti
-
Rondonópolis18/06/2026 - 14:09Batata quente na Câmara: vereadores vão decidir projeto que pode transferir imóveis abandonados para o município de Rondonópolis
-
Rondonópolis24/06/2026 - 14:23Em reunião com a Latam, Ibrahim Zaher dá primeiro passo para atrair voos e ampliar malha aérea após investimentos de R$ 4 BI
-
Rondonópolis19/06/2026 - 15:41Prefeitura notifica familiares para retirada de idosos de instituição alvo de ação judicial em Rondonópolis
-
Esportes22/06/2026 - 09:55Semifinais do Campeonato Municipal de Escolinhas definem finalistas em Rondonópolis
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:06Prefeitura quer firmar parceria com CDL para realização da campanha Liquidaqui 2026 em Rondonópolis
-
Policial21/06/2026 - 17:41Polícia encontra corpo de estudante de Direito e aponta execução por organização criminosa
-
Política MT22/06/2026 - 11:59Cláudio Ferreira e Pivetta autorizam início das obras de asfalto e drenagem no Sagrada Família






