Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Comissão de Trabalho e Administração Pública vota 24 projetos

Publicado

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Comissão de Trabalho e Administração Pública realizou a terceira reunião ordinária na tarde de terça-feira (10). Foram analisados e votados 24 projetos no total, sendo 22 deles projetos de lei, um Projeto de Decreto Legislativo e um Projeto de Resolução.

De acordo com a equipe técnica da Comissão, dos 22 projetos de lei, 16 deles receberam aprovação da relatoria, cinco foram rejeitados e um projeto teve prejudicialidade (por já haver projeto com teor semelhante). O projeto de decreto legislativo e de resolução foram aprovados.

Ao final da reunião, o presidente da Comissão, deputado Dilmar Dal Bosco (União) comentou a Mensagem do governo número 40/2022, que dispõe sobre a identificação digital e o uso da assinatura eletrônica no âmbito do Estado de Mato Grosso.

“Apreciamos 24 matérias na Comissão, além das proposituras apresentadas pelos deputados da Casa, temos duas mensagens do governo, uma delas é da assinatura digital. Hoje, com a tecnologia, estamos vivendo um novo momento no setor público, pois o digital está substituindo o papel”, apontou Dal Bosco.

Conforme o parlamentar, as prefeituras, câmaras municipais e vários órgãos públicos necessitam de assinaturas de documentos protocolados, e a mensagem do governo vai facilitar o trabalho.

“Muitas coisas hoje nós utilizamos da ferramenta do próprio celular. Esse projeto vai facilitar o trabalho de prefeituras, câmaras municipais e secretarias que precisam se deslocar, às vezes, de distâncias grandes da capital. Assim, eletronicamente, as pessoas poderão assinar à distância”, apontou.

Entre os projetos analisados e votados na reunião, também está incluído o Projeto de Lei 277/2022, do deputado Valdir Barranco (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade da contratação de pessoas com síndrome de down pelos prestadores de serviços da administração pública direta e indireta do Estado de Mato Grosso.

De acordo com Barranco, trata-se de proposição que estabelece e efetiva integração social, determinando que cabe ao poder público e seus órgãos assegurar a essas pessoas o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive o direito à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.

Veja Mais:  Partido Novo realiza convenção e fecha apoio a Cláudio Ferreira em Rondonópolis

“Dessa forma, a entrada da pessoa com síndrome de down no mercado de trabalho é um importante passo em suas vidas, pois favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mecânicas e de adaptação a diferentes situações. Ademais, as pessoas que não estão empregadas tendem a ter, com mais facilidade, depressão e problemas de autoestima”, explicou o deputado.

O parlamentar destacou ainda que é válido lembrar que há muitos preconceitos não esclarecidos. “Isto, pois, aquele que emprega, muitas vezes, não tem conhecimento que a inclusão do Síndrome de Down pode ser benéfica para ambos os polos da relação, já que oferece ao contratante a geração de lucros, mas, principalmente, valores sociais e pessoal”, concluiu.

Confira os projetos apreciados e votados:

PL nº 68/2022. Autor:  deputado Valdir Barranco. Dispõe sobre o atendimento preferencial aos profissionais da Contabilidade no âmbito das repartições públicas no Estado de Mato Grosso, e dá outras providências. Pela Aprovação.

PL nº 396/2020. Janaína Riva. Assegura a inserção do símbolo da Pessoa com Visão Monocular, nas placas de atendimento prioritário e delimita outras providências. Apensado o PL nº 399/2021 do deputado Wilson Santos. Apensado o PL nº 237/2022 do deputado Wilson Santos. Pela Aprovação do PL nº 396/2020, e pela Prejudicialidade dos PLs nº 399/2021 e 237/2022.

PL nº 82/2021. Xuxu Dal Molin. Dispõe sobre a criação do Programa de Integridade, combate a Corrupção e Compliance em todas as esferas de Poder Público do Estado de Mato Grosso e adota outras providências. Pela Prejudicialidade do PL nº 82/2021.

PL nº 290/2021. Wilson Santos. Autoriza o Poder Executivo a criar o cargo de Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos órgãos e entidades da Administração pública, direta, indireta e nas empresas concessionárias de serviços públicos do Estado de Mato Grosso. Apensado o PL nº 197/2022 do deputado Valdir Barranco. Pela Rejeição dos PLs nº 290/2021 e 197/2022.

PL nº 625/2021. Wilson Santos. Dispõe sobre a vedação da exigência de experiência prévia na seleção de estagiários no âmbito do Estado de Mato Grosso. Emenda nº 01 do deputado Wilson Santos. Apensado o PL nº 49/2022 – Dep. Valdir Barranco. Pela Aprovação do PL nº 625/2021, acatando a Emenda nº 01, e pela Prejudicialidade do PL nº 49/2022.

Veja Mais:  AL aprova indicação e recomenda ao governo redução de ICMS na energia

PL nº 767/2021. Delegado Claudinei. Dispõe sobre a identificação de obras e mobiliários custeados com recursos de emendas parlamentares no estado de Mato Grosso. Pela Rejeição do PL nº 767/2021.

PL nº 937/2021. Dr. João. Dispõe sobre o atendimento dos pedidos dos serviços extrajudiciais por meio de centrais e plataformas de Serviços Eletrônicos no Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Pela Aprovação do PL nº 937/2021.

PL nº 18/2022. Gilberto Cattani. Disciplina a destinação dos bens oriundos de crime quando cometidos nos setores do agronegócio e florestal, no âmbito do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências. Pela Aprovação do PL nº 18/2022.

PL nº 59/2022.  Valdir Barranco. Dispõe sobre a reserva de vagas aos beneficiários do Programa Emprega MT e dá outras providências. Pela Aprovação do PL nº 59/2022.

PL nº 68/2022. Valdir Barranco. Dispõe sobre o atendimento preferencial aos profissionais da Contabilidade no âmbito das repartições públicas no Estado de Mato Grosso, e dá outras providências.Pela Aprovação do PL nº 68/2022. 

PL nº 71/2022. Valdir Barranco. Institui o Cadastro Estadual para Adoção de Animais. Pela Aprovação do PL nº 71/2022.

PL nº 168/2022. Valdir Barranco. Dispõe sobre a lotação mínima de servidores públicos estaduais do sexo feminino nas Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher e dá outras providências. Pela Rejeição do PL nº 168/2022.

PL nº 188/2022. Dr. Gimenez. Estabelece o piso mínimo dos profissionais Nutricionistas no âmbito do Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Pela Rejeição do PL nº 188/2022.

PL nº 194/2022. Valdir Barranco. Estabelece diretrizes para ações emergenciais de geração de trabalho e renda do Estado de Mato Grosso. Pela Aprovação do PL nº 194/2022.

PL nº 207/2022. Ulysses Moraes. Institui o programa de apadrinhamento de espaços públicos estaduais. Pela Aprovação do PL nº 207/2022.

Veja Mais:  ALMT defende lei que proíbe eliminação de candidatos classificados em concursos públicos

PL nº 208/2022. Ulysses Moraes. Proíbe o exercício de cargo, emprego ou função pública por pessoa condenada pelo crime de maus-tratos contra animais. Pela Aprovação do PL nº 208/2022.

PL nº 210/2022. Mensagem nº 33/2022. Dispõe sobre normas específicas a serem observadas no processamento das licitações no âmbito do Estado de Mato Grosso. Emenda nº 01 do deputado Lúdio Cabral. Pela Aprovação do PL nº 210/2022, Rejeitando a Emenda nº 01. 

PL nº 253/2022. Mensagem nº 40/22. Dispõe sobre a identificação digital e o uso da assinatura eletrônica no âmbito do Poder Executivo Estadual, e dá outras providências. Substitutivo Integral nº 01 das Lideranças Partidárias. Pela Aprovação do PL nº 253/2022, nos termos do Substitutivo Integral nº 01.

PL nº 276/2022. Valdir Barranco. Dispõe sobre a conversão de milhas e outros benefícios, provenientes de passagens aéreas adquiridas com recursos públicos do Poder Legislativo e do Poder Executivo, para todos os atletas e paratletas do Estado e dá outras providências. Apensado o PL nº 318/2022 do deputado Wilson Santos. Pela Aprovação do PL nº 318/2022, e pela Rejeição do PL nº 276/2022.

PL nº 308/2022. Max Russi. Dá-se o nome de ““Jonas Pereira Souza”, ao 2º andar onde funciona a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso –SEAF/MT, anexo ao Edifício Ceres, situado no Centro Político Administrativo. Pela Aprovação do PL nº 308/2022.

PL nº 319/2022. Wilson Santos. Autoriza o Poder Executivo Estadual, a desapropriar e promover assentamento urbano do Assentamento Fonte de Luz, localizado no município de Rosário Oeste/MT. Pela Aprovação do PL nº 319/2022.

PDL nº 01/2022. Lideranças Partidárias. Susta os efeitos do acórdão nº 539/2018, relativo ao processo nº 183482/2018, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT). Pela Aprovação do PDL nº 01/2022.

PR nº 17/2022. Wilson Santos. Dispõe sobre ampliação da acessibilidade de Pessoas Surdas no âmbito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Pela Aprovação do PR nº 17/2022.

Fonte: ALMT

Política MT

Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis

Publicado

Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria

A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.

Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.

Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.

A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.

O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.

Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.

Veja Mais:  Festival Celebra Cuiabá será realizado neste sábado no Parque Tia Nair
Continue lendo

Política MT

E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Publicado

Foto- Assessoria

A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.

Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.

O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.

Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.

A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.

E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.

Veja Mais:  Festival Celebra Cuiabá será realizado neste sábado no Parque Tia Nair

A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.

Continue lendo

Política MT

Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Publicado

Foto-Assessoria

Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.

A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.

“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.

As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.

O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.

Veja Mais:  Time feminino do Mixto é homenageado após conquista de título nacional inédito

Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.

“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana