Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Outubro Rosa em Cuiabá começou com orquestra e muito samba

Publicado

Mulheres no Samba

Foto: Karen Malagoli

Coral de Trombones da Orquestra Sinfônica da UFMT

Foto: Karen Malagoli

Foto: Karen Malagoli

Outubro começou e, com ele, começa a campanha Outubro Rosa, para conscientizar a sociedade sobre a prevenção do câncer de mama e sobre a importância do diagnóstico precoce. E o lançamento da campanha em Mato Grosso ocorreu na noite de terça-feira (4), com muita música boa.

A abertura oficial da campanha promovida pela Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso (MTMamma) foi no Parque das Águas, com apoio da Assembleia Social (Coordenadoria de Integração, Cidadania e Cultura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso).

Para a abertura, um palco montado no Parque das Águas, com espaço aberto para usufruir da apresentação voluntária do Coral de Trombones da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso, seguida pelo show das Mulheres do Samba (nesta edição, com as cantoras e instrumentistas Andrea Rosa, Juliane Grisólia, Karola Nunes, Mônica Campos e Rita Cássia). Tudo isso decorado na cor rosa, claro, e com um cantinho da MTMamma, onde todo interessado podia manter contato e apoiar a causa.

A presidente da associação, Josy Faire Carvalho, registrou que a abertura oficial só poderia ser com grande festa, celebrando a vida. “A MTMamma é uma casa de amor e solidariedade, então, a gente tem que começar com muita energia, com muito amor”, comentou, em êxtase, elogiando as apresentações dos artistas convidados. “A orquestra estava maravilhosa, as meninas do samba são maravilhosas… é assim que a gente começa, é assim que a MTMamma é, um espaço de amor, de muito carinho, de muita felicidade”.

Veja Mais:  Deputado homenageia 133 pessoas em noite solene na ALMT

Mas Josy também registra que o trabalho de conscientização da importância do diagnóstico precoce é feito o ano todo e a campanha Outubro Rosa é o momento de trabalhar sobre o assunto com mais intensidade.

Mabel Santana Wogel estava sambando e curtindo do evento com muita alegria, ao lado do marido e dos filhos. Ela contou que o esposo viu a divulgação da abertura no Instagram e pensaram ser um momento de arte e alegria que acolheria a família toda. “A gente gosta de samba, de orquestra, de arte, de cultura e, no espaço aberto, a gente pode trazer nossos filhos”, comentou.Ela também destacou a importância da informação para incentivar o diagnóstico precoce. “Eu tive uma prima que faleceu com o câncer de mama, com o diagnóstico tardio, em estágio avançado, então, quanto mais pudermos disseminar a importância do diagnóstico antecipado, mais pessoas alcançarão a cura”, defendeu.

A Assembleia Social é, há muitos anos, parceira da MTMamma. Apoia as ações da entidade o ano todo e, geralmente, dá suporte na abertura do Outubro Rosa, principalmente com infraestrutura e apresentações artísticas. “O trabalho da MTMamma é muito sério, caminha ao lado das mulheres que enfrentam – e vencem – a doença que nos afeta de tantas formas. E, reconhecendo essa importância, sempre nos colocamos disponíveis para participar ativamente dessa campanha, sempre com muita alegria, muito amor e com o melhor da cultura mato-grossense”, explicou Daniella Paula Oliveira, coordenadora do braço social da ALMT.

Veja Mais:  Lei institui cursos gratuitos para gestantes

Agenda do Outubro Rosa em Cuiabá

Muitas outras atividades estão programadas para o mês todo. A MTMamma promove diversas palestras educativas. Paralelamente a isso, está com pontos de venda de produtos, cuja a renda permite a manutenção da associação durante o ano, nos shoppings 3 Américas, Estação Cuiabá e Várzea Grande, além da sede da entidade filantrópica, localizada no Jardim Petrópolis, em Cuiabá.

No próximo dia 15, às 16h, vai promover a Tarde no Parque pela Saúde das Mamas, também no Parque das Águas, com oferta gratuita de yoga, reiki e outras terapias integrativas. No dia 21, vai ter Pitstop na avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá, na Praça Alencastro, entre 7h30 e 11h30.

Para fechar a programação de outubro, no dia 29, a partir das 20h, terá a tradicional Macarromamma, no Cenarium Rural, em Cuiabá. E a presidente Josy garante que será uma “festa maravilhosa, dançante”, para a qual ela convida todo mundo.

Fonte: ALMT

Política MT

PL intensifica articulação para 2026 e reúne principais lideranças em Rondonópolis

Publicado

Senador Wellington Fagundes

O Partido Liberal (PL) realiza na próxima segunda-feira (6), às 19h, uma reunião política em Rondonópolis que marcará mais uma etapa da articulação da legenda para as eleições de 2026 em Mato Grosso. O encontro acontece na Chácara Zaeli e deve reunir filiados, lideranças e apoiadores da região sul do Estado.

Entre os participantes confirmados estão o senador Wellington Fagundes, pré-candidato ao Governo do Estado; o deputado federal José Medeiros, que disputará uma vaga no Senado; o empresário Odílio Balbinotti, pré-candidato a primeiro suplente de Medeiros; o secretário estadual do PL Zé Márcio Guedes, pré-candidato a deputado estadual; e o deputado federal Rodrigo da Zaeli, que buscará a reeleição.

Além de fortalecer a organização do partido em Rondonópolis, a reunião será utilizada para alinhar estratégias eleitorais, mobilizar a militância e ampliar o diálogo com as lideranças locais. O encontro também deve abordar o cenário político estadual e nacional, consolidando o início da pré-campanha do PL em Mato Grosso.

Veja Mais:  Deputado Thiago Silva realiza adesivaços em Rondonópolis e Cuiabá junto de apoiadores
Continue lendo

Política MT

Ranalli mira Cláudio Ferreira e critica prefeitos do PL por apoio a Pivetta

Publicado


Vereador afirma que lideranças eleitas com apoio do bolsonarismo estão abandonando o grupo político que as elegeu

O vereador por Cuiabá Rafael Ranalli fez duras críticas aos prefeitos filiados ao Partido Liberal (PL) que têm declarado apoio ao projeto político do governador Otaviano Pivetta para as eleições de 2026. Durante pronunciamento, o parlamentar afirmou que alguns gestores municipais estariam se afastando do grupo político responsável por suas vitórias nas urnas.

Segundo Ranalli, prefeitos eleitos com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do eleitorado conservador agora estariam adotando um posicionamento diferente ao manifestar apoio a Pivetta. Para o vereador, essa mudança representa uma quebra de compromisso com a base que os elegeu.

Sem citar outros nomes, Ranalli direcionou as críticas ao prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, classificando sua postura como um exemplo de infidelidade política. O vereador afirmou que o comportamento é “nítido” e chegou a definir a atitude como “vergonhosa”.

As declarações ocorrem em um momento de intensificação das articulações para as eleições de 2026, quando lideranças estaduais e municipais começam a definir seus posicionamentos e alianças para a disputa pelo Governo de Mato Grosso. O episódio evidencia o clima de disputa interna no PL e o realinhamento político em torno das principais candidaturas ao Palácio Paiaguás.

Veja Mais:  Lei institui cursos gratuitos para gestantes
Continue lendo

Política MT

União Brasil confirma convenção estadual em MT para 4 de agosto

Publicado

Ex-governador Mauro Mendes Crédito – Cristiano Antonucci/Secom

O presidente do Diretório Estadual do União Brasil em Mato Grosso, Mauro Mendes, marcou para o dia 4 de agosto a data da Convenção Estadual do partido.

O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (26.06). A convenção será realizada na sede do partido em Cuiabá, com previsão de início para 17h e encerramento às 18h.

A convenção vai deliberar sobre a participação do União Brasil nas Eleições Gerais de 2026, a formação de coligação para as eleições majoritárias, a escolha dos candidatos a governador e vice-governador, a senador, as chapas de deputado estadual e federal, além do sorteio dos números com os quais os candidatos concorrerão.

A data fixada está dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias, que se encerra em 5 de agosto.

Veja Mais:  CST para o enfrentamento às mudanças climáticas em MT terá 1ª reunião dia 29/5
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana