Mato Grosso
Estagiários de Direito do Tribunal participam de palestra sobre governança de dados no Judiciário
Cerca de 50 estagiários de Direito do Tribunal de Justiça e do Fórum da Capital participaram da palestra com o tema “A importância da gestão orientada por dados”, ministrada pelo juiz da 3ª Vara Cível de Cuiabá, Luiz Octávio Saboia Ribeiro, no Plenário 4 do TJMT. A atividade faz parte do programa Super Star_gio, desenvolvido pela Coordenadoria Judiciária para aprimorar o aprendizado dos futuros operadores do Direito.
Rose conta ainda que, por meio de parcerias com os departamentos e os gabinetes, os estudantes aprendem a redigir votos, sentenças, entre outros documentos. “O programa tem o ‘Se sustente oralmente’, que visa fortalecer essa comunicação, fazer laboratório, vendo as melhores sustentações orais e fazer essa observação. A gente reúne, discute sobre isso. Temos também o ‘Adote um processo’, onde eles pegam um processo no início da distribuição e acompanham todos os atos desse processo. E também se reúnem para contar a história do processo uns para os outros, numa forma de melhorar a oralidade deles e a apresentação de uma causa”, detalha.
Segundo o magistrado, seu gabinete conta com estagiários e voluntários que, na avaliação dele, são essenciais para o bom funcionamento do Poder Judiciário, pois tem demonstrado isso no cotidiano. “Nós temos estagiários extremamente aplicados ali dentro. Alguns juízes que ingressaram no último concurso já recrutaram alguns estagiários para talvez irem como assessor para o interior. Então eu estou muito feliz com o nível de qualidade, de esforço, de interesse dos estagiários. Atualmente, tanto os estagiários, quanto os voluntários são essenciais para que a gente desenvolva um serviço a contento à população”.
Estagiários ouvidos são unânimes em pontuar o grande aprendizado que estão adquirindo no Super Star_gio, muitas vezes até antecipando os conteúdos da faculdade. É o caso da estudante Isadora Sampaio, estagiária no gabinete da desembargadora Serli Marcondes. Ela conta que ingressou no estágio no 5º semestre já aprendendo sobre recursos, disciplina que só foi estudar no semestre seguinte na academia. “Tem sido fantástico! Quando eu entrei, fui direto para a Secretaria. Depois tive a oportunidade de ser encaminhada para o Gabinete e só tenho a agradecer porque é uma oportunidade incrível. Eu aprendi muito em pouco tempo que eu estou lá no Gabinete. Faz 4 meses mais ou menos. Já fiz voto! Desde o primeiro dia que a gente vai aprendendo não só as matérias, mas a escrita. Tenho visto que meu vocabulário e a minha escrita estão muito mais ricos. É muito bom! Estou muito feliz”.
O jovem destaca que gostaria que todos os seus colegas pudessem ter essa mesma chance, visão que é compartilhada por Isadora Sampaio. “Eu sempre falei para o pessoal aqui do tribunal que a gente está tendo uma oportunidade única porque meus colegas de faculdade não tem essa oportunidade de aprendizado, que é muito enriquecedora, não só dos temas, mas das pessoas com quem a gente tem contato. Com certeza é muito diferente”, avalia.
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Imagem em plano aberto que mostra o Plenário 4 do TJMT, com o juiz Luis Octavio Saboia Ribeiro proferindo palestra, falando ao microfone e encostado no parlatório usado pelos advogados, a plateia lotada da estagiários. Foto 2: Coordenadora Judiciária do TJMT, Rose Pincerato. Ela é uma mulher branca, alta, de cabelos compridos, lisos e loiros, usando camisa branca com botões de pérolas. Atrás dela é possível ver o Plenário 4 do Tribunal. Foto 3: Juiz Luis Octávio Saboia Ribeiro concede entrevista à TV Justiça. Ele é um homem branco, de olhos e cabelos castanhos, barba, usando camisa e paletó pretos. Ao fundo, o plenário 4 do TJ lotado. Foto 4: Foto 4: Estagiária Isadora Sampaio concede entrevista à TV Justiça. Ela é uma jovem, branca, de olhos e cabelos castanhos escuros, estes lisos e presos, usando camiseta preta, brinco em formato de flor branca e com um semblante feliz. Atrás dela, o plenário 4 do TJ lotado. Foto 5: Estagiário Caio Augusto concede entrevista à TV Justiça. Ele é um rapaz branco, alto, magro, de olhos e cabelos castanho-escuros, usando camiseta preta. Atrás dele, o plenário 4 do TJ. Foto 6: Juiz e estudantes no laboratório de inovação, todos em pé. O juiz gesticula e fala, enquanto os estudantes ouvem, alguns tiram foto. A sala tem uma mobília com design moderno, uma parede preta com uma decoração em formato de lâmpada de led e o teto tem uma pintura de um robô humanoide.
Mato Grosso
Serra de São Vicente será parcialmente interditada para manutenção e implantação de iluminação
Mato Grosso
Pedido de julgamento do Cota Zero chega ao STF após conclusão de ineficácia da Lei em Mato Grosso

Por Bruna Pinheiro / Formad
Mato Grosso
Laudo afasta crime, mas incêndio em prédio da Prefeitura de VG segue cercado de perguntas

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.
Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.
No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.
“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.
Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.
No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.
-
Rondonópolis24/06/2026 - 14:23Em reunião com a Latam, Ibrahim Zaher dá primeiro passo para atrair voos e ampliar malha aérea após investimentos de R$ 4 BI
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:06Prefeitura quer firmar parceria com CDL para realização da campanha Liquidaqui 2026 em Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 10:06Vereador propõe criação de feriado municipal em homenagem a São João Batista em Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 09:26Segunda licença de Alikson Reis abre espaço para suplente Professor Wagnon Velasco assumir cadeira na Câmara de Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 09:46Liquidaqui 2026 será lançado no dia 30 e promete aquecer o comércio de Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 16:53“Chega de espera”: famílias do Celina Bezerra convocam manifestação por moradias em Rondonópolis
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:19Rondonópolis|Vereadora propõe programa para diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas em gestantes e recém-nascidos
-
Esportes25/06/2026 - 16:05Instituto sediado em Cuiabá recebe autorização para gerir R$ 1 milhão para a realização da Copa Integração em Rondonópolis







