Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Mulheres estão à frente de 41% das novas empresas abertas em MT

Publicado

Em Mato Grosso, 41,36% das empresas abertas no ano passado tem mulheres como donas do CNPJ. Conforme a Junta Comercial do Estado (Jucemat) foram abertas 83.627 empresas em 2023 de Microempreendedores Individuais (MEIs) até as de grande porte, e deste total 34.595 são de mulheres à frente no registro.

No ano de 2022 foram abertas 82.595 novas empresas no Estado, sendo 30.489 mulheres como proprietárias, ou seja, 36,91%. Enquanto a quantidade de empresas cresceu 1,24% no período de um ano, a quantidade de empreendimentos abertos por mulheres saltou em 13,46% no mesmo período.

Na Desenvolve-MT, elas são a maioria na quantidade de crédito concedido. Dos 730 contratos, 413 foram firmados por mulheres, cerca de 57% do volume das operações no total de R$ 16,9 milhões.

Ao todo, a agência de fomento liberou R$ 38 milhões no ano de 2023 nas linhas de crédito Desenvolve Empresarial (Invest e Invest Mix), Desenvolve Transporte (Motocicletas, Veículos, Táxi, Kit Gás GNV), Desenvolve Empreendedor (Jovem Empreendedor e Mulher Empreendedora) e o Desenvolve Turismo.

Uma das centenas empreendedoras que a Desenvolve MT ajudou foi Daiara Leão, proprietária da Esmalteria Toda Bonita, em Sorriso (400 km de Cuiabá). Há cinco anos ela iniciou como designer de unhas e foi levada a empreender para seguir os sonhos e o interesse de ensinar e aprender coisas novas.

“Adoro trabalhar com mulheres, que vibram junto com o mundo todos os dias, mulheres que inspiram. É ótimo ter esse contato direto com as clientes que se tornam amigas. Para mim é gratificante poder passar horas ao lado delas, escutando histórias que nos colocam para cima, que nos inspiram e também poder passar um pouquinho das nossas histórias e das nossas experiências pra contribuir um pouquinho com cada uma delas. Meu propósito como profissional da minha área é inspirar mulheres em sua melhor versão, investindo em autoestima, cuidado e poder proporcionar sorrisos e uma beleza extraordinária para todas elas”.

O secretário adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia da Sedec, Paulo dos Santos Leite, disse que o protagonismo feminino é fundamental para a economia, na geração de emprego e renda.

“A participação da mulher na economia tem sido cada vez mais intensa e esses números mostram exatamente isso. Nos próprios cursos de empreendedorismo que o Governo do Estado está oferecendo, a gente está vendo uma participação muito ativa da mulher. Quando ela empreende ajuda a toda a sociedade. A mulher é mais organizada, mais dedicada e mais cautelosa na hora de empreender”.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Governo vai restaurar 106 km da MT-170 entre Juína e Castanheira

Mato Grosso

Justiça determina nomeação de aprovados em concurso para atuação no sistema prisional em MT

Publicado

A Vara Especializada em Ações Coletivas da Comarca de Cuiabá determinou que o Estado de Mato Grosso promova, no prazo de 30 dias, a nomeação e posse de 283 candidatos aprovados no concurso público da Secretaria de Justiça para o cargo de policial penal, além de candidatos remanescentes para os cargos de psicólogo e assistente social do sistema penitenciário estadual. A decisão é do juiz Bruno D’Oliveira Marques, proferida nesta segunda-feira (25) no âmbito de uma Ação Civil Pública movida pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sindspen-MT).

Na decisão, o magistrado reconheceu o descumprimento substancial da tutela de urgência concedida em 2023, que havia determinado ao Estado a recomposição mínima do efetivo em unidades prisionais consideradas deficitárias. Conforme os autos, a decisão original previa a posse de 492 policiais penais para atender parâmetros estabelecidos pela Resolução nº 09/2009 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), que recomenda a proporção mínima de um policial penal para cada cinco custodiados.

Segundo a decisão, embora o Estado tenha informado a nomeação de 268 candidatos ao cargo de policial penal, apenas 209 tomaram posse. O magistrado destacou que a finalidade da tutela não era a mera publicação de atos administrativos, mas a efetiva recomposição do quadro funcional das unidades prisionais.

O juiz apontou que dados apresentados pelo próprio Estado demonstram a permanência de déficit expressivo de servidores. O levantamento menciona a existência de 735 cargos vagos de policial penal e déficit operacional que pode ultrapassar mil servidores, dependendo da unidade analisada. A decisão também cita o aumento da população carcerária em unidades estratégicas, como a Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, e os presídios de Sinop e Rondonópolis, sem crescimento proporcional do efetivo.

Veja Mais:  Governo vai restaurar 106 km da MT-170 entre Juína e Castanheira

Ainda conforme a decisão, o Estado deverá informar a unidade de lotação de cada candidato nomeado, as datas previstas para posse e exercício e o impacto esperado na escala de plantão das unidades. O magistrado também determinou prioridade para as unidades originalmente contempladas pela tutela de urgência e para aquelas com maior déficit operacional.

Em outro ponto, a decisão revogou parcialmente a tutela concedida anteriormente em relação ao cargo de advogado do sistema penitenciário. O magistrado entendeu que a Resolução CNPCP nº 09/2009 prevê a atuação de defensores públicos na assistência jurídica aos custodiados, e não de advogados integrantes do quadro administrativo do sistema penitenciário. Com isso, eventual nomeação para esse perfil permanece no campo da discricionariedade administrativa do Estado.

Número do processo: 1011932-56.2023.8.11.0041

Patrícia Neves

Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

[email protected]

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Após ação da Defensoria, Justiça exige que Prefeitura e concessionária expliquem obra de asfalto sem rede de esgoto em Cuiabá

Publicado

Ação civil pública aponta que falta de alinhamento nas obras do bairro Serra Dourada obrigará Município a quebrar as ruas recém-asfaltadas quando a rede de saneamento for instalada

Após atuação da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), a Vara Especializada do Meio Ambiente de Mato Grosso determinou que o Município de Cuiabá e a concessionária Águas Cuiabá S.A. se manifestem, no prazo improrrogável de 72 horas, sobre a ausência de obras de saneamento básico durante a pavimentação do bairro Serra Dourada, na capital.

A decisão judicial da última quarta-feira (20) atende à solicitação da Defensoria, que ingressou com uma ação civil pública (ACP), com pedido de liminar, para evitar o desperdício de dinheiro público e danos ao meio ambiente.

De acordo com a ACP, a Prefeitura está avançando com as obras de drenagem e asfaltamento das ruas sem realizar a instalação prévia ou concomitante da rede de coleta e tratamento de esgoto.

A prática, conforme apontado na ação protocolada pela defensora pública Silvia Maria Ferreira no dia 11 de maio, obrigará a quebra do asfalto recém-colocado quando a tubulação for finalmente implantada no futuro. Isso causaria retrabalho, prejuízo aos cofres públicos e prolongaria os riscos à saúde da população local, que atualmente convive com fossas rudimentares e esgoto a céu aberto.

Na decisão, do dia 20 de maio, o juiz Emerson Luis Pereira Cajango explicou que a concessão de medidas liminares contra o poder público, especialmente aquelas que interferem no planejamento de obras e investimentos do Município, exige legalmente a oitiva prévia dos representantes das instituições acionadas no prazo de 72 horas, conforme previsto em lei.

Veja Mais:  Força Tática prende dupla por tráfico de drogas e apreende sete tabletes de maconha

Após o recebimento dessas manifestações, a Justiça fará a análise imediata do pedido de liminar.

Tentativa de solução extrajudicial – Antes de acionar a Justiça, a DPEMT tentou solucionar o problema de forma administrativa por meio de ofícios.

No entanto, a concessionária Águas Cuiabá respondeu que não havia qualquer previsão de implantação da rede pública de esgoto no bairro Serra Dourada, alegando que intervenções desse tipo dependem de alteração no Plano Municipal de Saneamento Básico e da aprovação prévia do Município e da agência reguladora.

Diante do impasse e da falta de articulação entre os órgãos responsáveis, a ação pede que a Justiça obrigue os réus a apresentarem um plano emergencial com medidas provisórias de mitigação.

O objetivo final da ACP é que a Prefeitura e a concessionária elaborem um projeto completo e realizem a implantação da rede de esgotamento sanitário na comunidade, com cronograma definido.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Operações integradas da Lei Seca resultam em 20 detenções no fim de semana em Mato Grosso

Publicado

Operações integradas da Lei Seca resultam em 20 detenções no fim de semana em Mato Grosso -

GGI-SESP

A | A

As operações Lei Seca realizadas entre os dias 23 e 24 de maio em Mato Grosso resultaram em 20 prisões, sendo 18 delas relacionadas à embriaguez ao volante. As ações ocorreram nos municípios de Barra do Garças, Sinop e Cuiabá, com foco na fiscalização de trânsito, prevenção de acidentes e combate às irregularidades nas vias urbanas.

Além das detenções por embriaguez ao volante, uma pessoa foi presa por entregar veículo a condutor não habilitado e outra por receptação e adulteração de sinais identificadores de veículo automotor.

Ao todo, as operações contabilizaram 398 testes de alcoolemia aplicados, 189 Autos de Infração de Trânsito (AITs) emitidos e 81 veículos removidos aos pátios, sendo 55 carros e 26 motocicletas. Além de 142 multas aplicadas.

Entre as principais irregularidades identificadas pelas equipes estão condução sob efeito de álcool, direção sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), veículos sem registro ou licenciamento e recusa ao teste do bafômetro.

Fonte: GGI-SESP

Em Sinop, a operação promovida neste domingo (24) na Avenida André Maggi registrou o maior número de prisões do fim de semana, com 12 detenções por embriaguez ao volante.

Em Barra do Garças, a operação executada no sábado (23) na Avenida Brasil resultou em duas prisões por embriaguez ao volante, um flagrante por receptação e adulteração de sinais identificadores e três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) envolvendo menores conduzindo veículos.

Veja Mais:  Governo vai restaurar 106 km da MT-170 entre Juína e Castanheira

Também no sábado (23), duas operações simultâneas realizadas em Cuiabá, nas avenidas Miguel Caetano e Beira Rio, resultaram em cinco prisões, sendo quatro por embriaguez ao volante e uma por entregar veículo a pessoa não habilitada.

As fiscalizações foram coordenadas de forma integrada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com participação de equipes da Polícia Militar, Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Civil, Detran-MT, Corpo de Bombeiros Militar, Politec, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Guarda Civil Municipal e demais órgãos parceiros.

*Sob supervisão de Alecy Alves

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana