Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

ALMT reconhece empreendedoras e profissionais da BPW Cuiabá

Publicado

A BPW reúne mulheres atuantes no empreendedorismo e profissionais em diversas áreas em várias partes do mundo. Localmente, juntas elas são parte da mola propulsora do mercado mato-grossense e responsáveis por geração de emprego e renda em nosso estado. Essas mulheres que estão em diversas frentes de atuação foram homenageadas na noite de ontem (25), pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) pela importância de suas presenças em Mato Grosso. A homenagem para 115 mulheres de negócios foi proposta e entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União).

A BPW – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – tem como objetivo orientar e coordenar o desenvolvimento das mulheres de negócios e profissionais junto ao poder público e ao mercado. Entre suas atuações, a participação, atualmente, na Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas, em atividade na ALMT. 

A presidente da BPW Cuiabá, Rubia Ranzani, defendeu a adoção de políticas públicas voltadas a elas, como diminuição de impostos, programas de capacitação com infraestrutura e acesso diferenciado a linhas de crédito. “Falta melhorar o crédito destinado às empresas geridas por nós mulheres. Aqui temos o banco municipal, mas mesmo este tem burocracia. O crédito não chega exatamente aquela empresária que enfrenta dificuldade e, às vezes tem seu nome negativo. É aí que elas mais precisam e o crédito lhes é negado”, citou.

Não competimos e sim nos completamos. Eu vendo produtos de beleza de uma marca, quem gosta destes produtos dá preferência para mim e assim entre nós, nos completamos”, disse, acrescentando que “sobre a homenagem estou muito emocionada pelo olhar do Poder Público que através do deputado Eduardo Botelho vem reconhecer o nosso trabalho no mês de março. Para nós março é mulher e estamos muito felizes”.  

Veja Mais:  Proposta de extinção da Empaer é discutida na Assembleia Legislativa

O presidente da AL, Eduardo Botelho afirmou que “essas mulheres representam todas as mulheres que lutam, que empreendem. Para ele “quanto mais mulheres buscarem a independência e alcançarem a autonomia financeira, não precisarão se submeter a relacionamentos abusivos ou até mesmo serem vítimas de violência doméstica, pois não dependerão de terceiros para se sustentar. E empresárias empoderadas podem inspirar e influenciar outras mulheres, a partir de seus exemplos, encorajando outras a empreenderem, abrirem o próprio negócio”, disse.

Ainda segundo ele, “a participação da mulher no mercado de trabalho é apenas uma pequena parte no processo de transformação social, que determinou novos padrões no relacionamento humano. E mulheres empreendedoras não buscam apenas o sucesso nos negócios, mas também inspiram mudanças, quebram barreiras e redefinem o significado de liderança”. 

A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos representou a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso Clarice Claudino. Ela citou casos que demonstram que muitas vezes a mulher é diminuída na sociedade e reconheceu a importância da BPW,  justamente por ser “uma instituição de mulheres que querem empoderar outras mulheres”.    

A BPW Cuiabá foi fundada em 27 de agosto de 2001, por mulheres de negócios e profissionais, lideradas pela jornalista e empresária Sueli Batista dos Santos. Abaixo você confere as homenageadas:

Adriana Terrabuio

Adriane Cunha Oliveira da Silva

Aifa Naomi Uehara de Paula

Veja Mais:  Thiago Silva destina recursos e garante dois veículos para a saúde de Guiratinga

Alessandra de Souza Boaventura

Aline Quintão

Aline Rhubia Scandiuzzi de Souza

Ana Carolina dos Santos Costa

Ana Eliza Lucialdo Peixoto

Ana Paula Pucineli

Angelica Anai Ângulo

Anna Maria Barreto Souto

Antonia Benedita Calazans Wayhs

Assimini Said Yunes

Ataina Dorileo dos Santos Vaz

Aura Moura de Andrade Pimenta Vinaud

Aurea Maria Barbosa Monteiro

Barbara Amaral Arruda Maciel

Bianca Valéria Buchner Bosso

Celi Volek Ferraz

Carmem Lucia Santos de Sousa Salles

Claudiane Corrêa da Costa

Cleide Anteres Lima Franco

Cleide Moreno de Alcântara

Daniela Argenta

Danyelle P. Oliveira Coelho

Deize Aguena Moreira

Elaine Cristina G. S. Paiva de Paula

Eliane Almeida Marques

Eliane Lima de Oliveira

Elizabete Fernandes da Silva

Erika Borges Soler

Eugenia Dias de Oliveira

Evelyn Ludwig Delucci

Fátima Cristina Marinho Corrêa Borges

Fernanda Ribeiro Darold

Franciny Lucia Campos Pinto Lima

Geanette Palhano Lugo

Georgia Filipovitch Ferreira

Helaine Aparecida Vascondes Magalhães

Helenisséia Wanubia de Jesus Dávalos

Jacinta Rosa Okde

Janaina Palhano Lugo

Janeiva Barboza da Silva Rondon

Joeli Mariane Castelli

Joyce Roberta Oliveira Barbosa Pascoal Coelho

Juliana A. H. Aranda

Jurema de Lara Pinto Correa

Kamilla Vilela

Kelly Cristina Dias Lelis

Lais Nair Sales de Araújo

Lara Tavares Neiva

Larissa Aguida

Laurivalda Gomes Barbosa (Nika)

Lenissa Claudia Rodrigues

Ligis Lins Balieiro

Liliana Cavalcante de Moraes

Lívia do Nascimento Moraes Quinteiti

Lucélia Alves Noatto

Veja Mais:  Assembleia Legislativa promove curso para equipes técnicas das comissões permanentes

Ludmila Pardo de Castro Arruda e Sá

Luzmar Benedita de Oliveira

Marcela C. B. Medina

Marciele Patricia da Silva Franco

Mareli Grando

Margareth Lemes de Paula

Margarethe Nunes

Maria Alice Borges de Albuquerque

Maria Aparecida Bazo

Maria do Carmo Paes de Oliveira

Maria Elza Fernandes Ferreira

     Maria Fernanda Figueiredo

Maria Jozelda Oliveira Pereira

Maria Luzélia Alves Carneiro Santos

Maridilza Curvo de Aquino

Mariella Maldonado

Marilza Moreira Figueiredo

Maristene Amaral Mato’s Almeida Guedes (Tania Matos)

Marlene Carvalho Barreira Sousa

Mayara Cristhina dos Santos

Maysa do Prado Leão Gomes

Merielly Cristina Nantes

Michelle Malaggi

Miriã Azambuja Fabrini

Monique Evelin Ferreira Costa

Natasha Slhessarenko

Nathalia De Oliveira Meira

Nathália Ribeiro Machado

Neide Alves dos Santos

Neuralice Moreira da Silva

Pamera Lima

Patricia Hayumi Suzuki Ribeiro

Rafaela Bastos de Souza Diniz

Renata London

Rosa Sartor Grando

Rosangela Pelissari

Roselane Goularte dos Santos

Rosimere Joza da Trindade

Rosinei Silva Ferreira

Rubia Delizandra Ranzani Tesch de Oliveira

Samyra Feguri Lopes

Shádia Loriz Ghanem

Simone Aparecida Bernardino Matos

Solange Maria Dalla Vecchia

Sueli Batista dos Santos

Tatiana Maluf

Tatiane de Campos Moreno

Telma Pinheiro Torres Lopes da Costa

Thaís Moreira de Andrade Gama

Thaísa Fernanda Figueiredo Lenzi

Valéria Cardoso

Vania Cristhina M. Ribeiro

Veralice Aparecida Valéria

Wivianynn Pereira Barbosa

Yasmin Ribeiro

Zilda Aparecida Zompero Pazini

 Zilda Rosa Carrion Carracedo


Da Redação/Secom

Telefone: (65) 3313-6310

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Política MT

Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis

Publicado

Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria

A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.

Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.

Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.

A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.

O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.

Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.

Veja Mais:  CST irá buscar solução para ‘internacionalizar’ Aeroporto Marechal Rondon
Continue lendo

Política MT

E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Publicado

Foto- Assessoria

A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.

Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.

O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.

Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.

A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.

E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.

Veja Mais:  Assembleia Legislativa promove curso para equipes técnicas das comissões permanentes

A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.

Continue lendo

Política MT

Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Publicado

Foto-Assessoria

Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.

A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.

“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.

As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.

O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.

Veja Mais:  Assembleia Legislativa promove curso para equipes técnicas das comissões permanentes

Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.

“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana