Rondonópolis
Prefeitura inicia regularização fundiária da comunidade Poço de Mel
Quase 100% dos proprietários das pequenas áreas que formam a comunidade Poço de Mel, região rural de Rondonópolis, participaram neste fim de semana do lançamento do projeto de regularização fundiária executado pela Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo. Os moradores comemoraram também a entrega do novo poço artesiano que vai abastecer a comunidade.
Com o lançamento das atividades da regularização, 172 parceleiros, como são chamados os proprietários das áreas, vão poder obter os documentos de posse das áreas onde vivem e tiram o sustento de suas famílias. Os mais preparados já estão buscando informações e levando os documentos no departamento de regularização fundiária rural do município.
Como uma das metas de sua gestão, José Carlos do Pátio, comentou que todo benefício que os moradores da área urbana estão recebendo também vai levar para a zona rural e o programa de regularização é um deles. Para o prefeito, conquistar a escritura da sua área é uma conquista para essas famílias que terão o direito legítimo pela propriedade.
As 172 famílias que serão contempladas com os títulos definitivos também comemorara a entrega de um poço artesiano feito na comunidade com uma vazão de 17 mil litros por hora. Um reservatório com 20 mil litros de capacidade também foi construído no local para abastecer todas as famílias que agora contam com água encanada chegando em todas as propriedades.

Após a entrega da obra, o presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis, Paulo José Correa, anunciou que vai a partir desta quinta-feira (09) uma equipe estará na comunidade visitando as famílias para identificar as mais necessitadas e que ainda não tem nenhum reservatório em casa e vai fazer a doação de caixas d’água para melhorar ainda mais as condições de moradia na região.
O programa de regularização fundiária rural é realizado em parceria pelas Secretarias Municipais de Habitação e urbanismo, Agricultura e Pecuária e da superintendência regional do Incra que recentemente entregou os títulos para a comunidade da Carimã.

Rondonópolis
Passe livre para líderes comunitários é oficializado em Rondonópolis

Foto- Assessoria
Os presidentes e vice-presidentes de associações de moradores de bairros de Rondonópolis passarão a ter direito ao transporte público gratuito. O benefício está previsto na Lei nº 14.907, de 30 de junho de 2026, promulgada pelo presidente da Câmara Municipal após a tramitação do Projeto de Lei nº 75/2026, de autoria do vereador Mauro Campos.
De acordo com a nova legislação, o passe livre será concedido aos dirigentes de associações de moradores devidamente reconhecidas pelo Poder Público Municipal e filiadas à União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairros (URAMB) ou à União das Associações de Moradores dos Bairros da Região Salmem (UNISAL).
Para ter acesso ao benefício, o presidente ou vice-presidente deverá estar regularmente eleito e em exercício do mandato, apresentar a ata de eleição e posse registrada em cartório, declaração de conformidade emitida pela entidade representativa à qual a associação é vinculada e comprovar residência fixa em Rondonópolis.
A lei estabelece ainda que o benefício é de uso pessoal e intransferível, sendo válido apenas durante o período do mandato da diretoria da associação. A gratuidade não se aplica às linhas de transporte seletivo, diferenciado ou intermunicipal.
O Poder Executivo terá prazo de até 30 dias para regulamentar a lei, definindo os procedimentos para emissão do cartão de gratuidade junto ao órgão municipal competente.
Segundo a proposta, a medida busca facilitar o deslocamento dos representantes das associações de moradores, permitindo maior participação nas atividades comunitárias, reuniões e demandas relacionadas aos bairros que representam. As despesas decorrentes da implantação do benefício serão custeadas por dotações orçamentárias próprias do município.
Rondonópolis
Coder cria cargo de Gestor de Controladoria e Compliance com salário de R$ 8,8 mil
![]()
A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis aprovou a Resolução nº 021, de 2 de julho de 2026, que cria o cargo comissionado de Gestor de Controladoria e Compliance e promove alterações na estrutura administrativa da empresa.
De livre nomeação e exoneração, o novo cargo terá salário-base de R$ 8.833,65 e será responsável por assessorar diretamente a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração em assuntos relacionados à governança, controle interno, gestão de riscos e integridade institucional.
Entre as atribuições previstas na resolução estão o planejamento e acompanhamento da execução orçamentária, fiscalização dos atos de gestão financeira e patrimonial, auditoria dos custos operacionais das obras executadas pela Companhia, coordenação da prestação de contas aos órgãos de controle, revisão de procedimentos tributários e fiscais e emissão de pareceres técnicos sobre riscos.
O gestor também será responsável por desenvolver e implementar o Programa de Integridade da empresa, administrar o Canal de Denúncias, realizar análises de integridade de fornecedores e parceiros (due diligence), acompanhar o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da Lei de Acesso à Informação (LAI), além de promover treinamentos voltados à prevenção da corrupção, fraudes e desvios éticos.
Além da criação do novo cargo, a resolução altera o quantitativo de cargos comissionados previsto no Anexo II da Resolução nº 90/2025. O número de vagas para coordenadores foi reduzido de dez para oito, os cargos de gerente de departamento passaram de 14 para 12 e as vagas de gerente de divisão foram ampliadas de oito para dez.
Segundo a resolução, as mudanças buscam fortalecer os mecanismos de governança, controle interno e conformidade da Companhia, em observância aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na administração pública.
A resolução entrou em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos legais retroativos a 1º de julho de 2026.
Rondonópolis
Prefeitura notifica empresa para retomar fornecimento de alimentos à Educação em Rondonópolis

Foto- Assessoria
A Prefeitura de Rondonópolis notificou extrajudicialmente a empresa Atacado das Cestas Ltda., vencedora de diversos lotes do Pregão Eletrônico nº 006/2026, para que retome, no prazo improrrogável de 48 horas, o fornecimento integral dos produtos contratados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
A empresa é responsável pelos lotes 7, 9, 10, 12, 13, 14, 16, 17, 18, 23, 28, 35, 36, 38, 40 e 46 do certame, realizado por meio do Processo Administrativo nº 036/2026.
Na notificação, o município determina que o fornecimento seja restabelecido imediatamente, conforme as condições previstas no edital, no Termo de Referência e na proposta apresentada pela empresa, em cumprimento à Lei Federal nº 14.133/2021, que rege as licitações e contratos administrativos.
Caso o abastecimento não seja retomado dentro do prazo estabelecido, a empresa deverá apresentar defesa prévia em até 10 dias úteis, acompanhada da documentação que comprove as alegações feitas no pedido de desistência do contrato.
A Prefeitura também alerta que o descumprimento da notificação poderá resultar na abertura de processo administrativo sancionador, com aplicação de penalidades previstas na legislação, como multa, impedimento de licitar e contratar com a Administração Pública e até declaração de inidoneidade, conforme os artigos 155 a 163 da Lei nº 14.133/2021.
-
Política MT02/07/2026 - 08:25PL intensifica articulação para 2026 e reúne principais lideranças em Rondonópolis
-
Rondonópolis02/07/2026 - 18:06Rondonópolis|Sindicato Rural garante ações para evitar preços abusivos na Exposul 2026
-
Rondonópolis02/07/2026 - 18:18Serv Saúde exonera servidora da Comissão de Licitação
-
Rondonópolis05/07/2026 - 13:50Prefeitura de Rondonópolis designa assessora para responder pela gestão da Casa de Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência
-
Rondonópolis02/07/2026 - 13:16Conselho aprova intervenção em APP para viabilizar infraestrutura de novo residencial em Rondonópolis
-
Rondonópolis05/07/2026 - 14:23Prefeitura concede afastamento à médica do SAMU para candidatura nas eleições de 2026
-
Rondonópolis05/07/2026 - 21:09Ex-secretária de Saúde de Rondonópolis pede afastamento para disputar as eleições de 2026
-
Rondonópolis05/07/2026 - 13:26Câmara de Rondonópolis instaura sindicância para apurar conduta de servidor






