Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

Palestra técnica marca abertura do Mutirão do CAR Digital

Publicado

Na noite desta segunda-feira (20), a Secretaria de Agriculta e Meio Ambiente, avançou rumo à modernização e agilidade nas questões ambientais no município, após a cerimônia de abertura do mutirão do CAR Digital, que é uma ação realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. O evento foi realizado no auditório da Universidade La Salle.

A solenidade contou com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – OCB/MT e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, além da Secretaria Municipal de Agricultura de Meio Ambiente.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Uma equipe da SEMA estará entre os dias 21 a 23 de maio, das 8h às 17h, realizando atendimento aos produtores rurais, nas salas de atendimentos do Sicredi e ESG Logo, localizada dentro da Universidade La Salle.

O vice-prefeito Marcio Pandolfo reconhece a importância da regularização ambiental para o setor do agro e reforça o compromisso da Prefeitura em trazer esse desenvolvimento do novo sistema para Lucas do Rio Verde. “É algo extremamente relevante para o avanço e regularidade ambiental do Estado com os produtores. Isso é um esforço muito significativo feito por diversos profissionais da SEMA, e que está acessível.”, afirma.

Veja Mais:  Retomada do Museu do Cerrado abre semana do Meio Ambiente em Lucas do Rio Verde

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O atendimento é feito mediante agendamento que pode ser realizado no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLdPYMH6xgMADIUYteM8hauENssR_CsBiH2uh43cDPiFHA0w/viewform?usp=sf_link

Durante o evento, a secretária adjunta de Gestão Ambiental do Estado, Luciane Bertinatto realizou uma palestra sobre o CAR Digital. Na ocasião, os produtores rurais passarão a contar com essa revolução na análise dos dados geométricos do CAR, que permite um cruzamento automatizado com bases de dados geoespaciais, eliminando a necessidade de intervenção manual por parte dos analistas ambientais.

“Este momento de lançamento é na verdade um marco que vai trazer na visão de medida disruptiva, diferente das iniciativas que já existem no Brasil. Para chegarmos ao modelo que temos hoje, nós estudamos as iniciativas que começaram com o Código Florestal Brasileiro, e o que nós pensamos para o estado de Mato Grosso é algo diferente, com a melhor qualidade da informação, com mais transparência que vai permitir a qualquer cidadão compreender efetivamente como ocorre o a análise do seu Cadastro Ambiental Rural”, explica.

SOBRE O MUTIRÃO

Nesta etapa do mutirão, serão atendidos os produtores rurais de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã e Sorriso. Além dos atendimentos, serão realizadas palestras e rodas de conversas com os responsáveis técnicos.

No atendimento, a Sema apresentará ao produtor a nova base montada pelo estado, para que ele compare com o CAR feito pelo profissional. A partir disso, o produtor pode validar a proposta da Sema e, caso não concorde com o que foi apresentado, ele continua com seu CAR inicial feito por seu profissional.

Veja Mais:  Quarta-feira (26) tem campanha de vacinação em horário especial

“Hoje com o CAR Digital, nós reforçamos o compromisso não só do Estado de Mato Grosso, mas também o de Lucas do Rio Verde com a modernização e a sustentabilidade na gestão ambiental, colocando-se na vanguarda das práticas de regularização fundiária e conservação dos recursos naturais”, finaliza secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

Confira a programação completa:

Terça-feira (21):

14h30: Roda de conversa com responsáveis técnicos

Local: Auditório Irmão Nelson A. Bordignon, bloco 4 da Unilasalle (Avenida Universitária, nº 1000 W, bairro Parque das Emas)

terça a quinta-feira (21 a 23):

8h às 17h: Atendimento individualizado com analistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Local: Espaço Sicredi e Espaço ESG da Unilasalle (Avenida Universitária, nº 1000 W, bairro Parque das Emas).

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Publicado

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao aniversário de um dos mais importantes escritores da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza, de 14 a 17 de abril, a Semana do Livro. A programação contará com apresentação teatral, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens e homenagear o autor que dá nome a uma das bibliotecas municipais.

Inspirada na obra do Sítio do Picapau Amarelo, a peça interativa “A Maldição da Cuca” irá desafiar o público infantojuvenil a decifrar enigmas que os levam para a próxima parte da história.

De 14 a 17 de abril, o espetáculo teatral será apresentado nos períodos matutino e vespertino, exclusivamente para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. A unidade está localizada na Av. São Paulo, nº 363 E – Cidade Nova.

Já nos dias 16 e 17, a programação ganha sessões noturnas, às 19h, abertas a toda a comunidade luverdense, convidando crianças e famílias a vivenciarem uma experiência lúdica e cultural, repleta de imaginação e conhecimento.

A Semana do Livro reforça o compromisso do município com a formação de novos leitores, valorizando a cultura, a educação e o acesso à literatura desde a infância, por meio de ações que unem aprendizado, criatividade e encantamento.

Sobre Monteiro Lobato
Nascido em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté (SP), Monteiro Lobato é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil. Com um estilo inovador, ele deu voz a personagens icônicos como Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros que habitam o imaginário coletivo por meio da coleção “Sítio do Picapau Amarelo”, composta por 23 volumes.

Veja Mais:  Mais de 8 mil crianças prestigiaram a 2ª edição do Sunset Kids

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

Publicado

O percurso das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos”, programadas para os dias 11 e 12, respectivamente, contará com bloqueios em vias públicas e um esquema especial de organização pela Prefeitura e a Guarda Civil Municipal (GCM). Estão previstas algumas interdições no local para que a prova transcorra com segurança.

De acordo com o coordenador da Secretaria de Esporte e Lazer, Luciano Bauer, a largada e a chegada das duas provas serão realizadas na Avenida Beira Mata, na altura do Centro de Eventos Munareto. No sábado (11), a prova feminina tem início às 16h, enquanto no domingo (12) a largada da prova masculina será às 6h30.

O trajeto será o mesmo para ambas as corridas. Os participantes seguirão pela Avenida Beira Mata até a Avenida Goiás, onde entram à direita em direção ao Centro Integrado Educar. Na sequência, o percurso inclui a entrada no Parque dos Buritis, por um dos acessos próximos à unidade escolar, onde os corredores percorrem toda a extensão do parque.

Após a volta completa, os corredores saem pelo mesmo portão, atravessam a faixa de pedestres e retornam pela Avenida Goiás, na contramão, até a Avenida Beira Mata, finalizando o trajeto no mesmo ponto de largada.

No sábado, a organização também prevê alterações no trânsito devido a realização de uma partida de futebol que acontecerá no Estádio Passo das Emas, as 17h. Para garantir a segurança e o fluxo adequado, será implantado um plano especial de trânsito.

Veja Mais:  Alunos participam de ação sobre preservação ambiental no Dia Nacional do Campo Limpo

Para tanto um trecho da Avenida Goiás, entre o estádio e o Centro Integrado Educar, será totalmente bloqueado, enquanto a via que liga a Avenida Pará ao estádio terá interdição parcial. A Guarda Municipal estará no local para orientar motoristas e pedestres, garantindo o acesso tanto dos participantes das corridas quanto dos torcedores que se deslocarem para o jogo.

Entrega dos kits de corrida

Os participantes das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos” devem ficar atentos às datas e horários para retirada dos kits de corrida. A entrega será realizada no Centro de Eventos Roberto Munaretto.

Na quinta-feira (09), a retirada poderá ser feita das 16h às 19h. Já na sexta-feira (10), o atendimento ocorrerá das 11h às 14h.

A organização reforça que não haverá entrega de kits nos dias das provas. Por isso, é fundamental que os atletas respeitem os prazos e horários estabelecidos para garantir a participação no evento.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Publicado

Lucas do Rio Verde segue sendo destaque em nível nacional. O município é o único de Mato Grosso a figurar entre as 30 cidades mais felizes do Brasil em 2026, segundo levantamento divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU, referência global sobre qualidade de vida.

No ranking, Lucas do Rio Verde aparece na 29ª colocação, com nota 8,52, consolidando-se como destaque de desenvolvimento aliado ao bem-estar da população. O resultado reforça a capacidade do município em oferecer condições estruturais consistentes de qualidade de vida, mesmo diante dos desafios de crescimento.

O estudo foi elaborado com base em dados públicos auditáveis e comparáveis, avaliando oito dimensões fundamentais: capacidade material e segurança econômica, saúde e longevidade, apoio social, liberdade de escolha, confiança institucional, vida comunitária, segurança pessoal e qualidade dos serviços urbanos. Apenas cidades com desempenho elevado, nota igual ou superior a 8,5, foram incluídas na lista final.

(Foto: Ascom Prefeitura)

Na prática, o levantamento priorizou indicadores sólidos como renda per capita, nível de escolaridade, expectativa de vida, infraestrutura urbana, redução da desigualdade e segurança. Esses fatores ajudam a explicar por que Lucas do Rio Verde vem se destacando nacionalmente, refletindo um modelo de gestão voltado para o crescimento organizado, geração de oportunidades e qualidade nos serviços públicos.

Outro ponto relevante do estudo foi o cuidado metodológico para equilibrar diferenças entre cidades de portes distintos, evitando distorções comuns em rankings desse tipo. Isso torna ainda mais significativo o desempenho de Lucas do Rio Verde, que se posiciona entre municípios de diferentes regiões do país, muitos deles reconhecidos historicamente por seus altos índices de desenvolvimento.

Veja Mais:  Retomada do Museu do Cerrado abre semana do Meio Ambiente em Lucas do Rio Verde

O resultado evidencia que o município mato-grossense não apenas cresce economicamente, mas também se desenvolve e avança na construção de um ambiente equilibrado, seguro e com boas condições de vida para a população. O reconhecimento nacional reforça o protagonismo de Lucas do Rio Verde como referência de desenvolvimento e bem-estar no país.

Ranking publicado, acesse aqui: https://www.revistabula.com/157681-as-30-cidades-mais-felizes-do-brasil-em-2026-ranking-brasileiro-inspirado-em-criterios-da-onu/

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana