Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Juíza arquiva ação contra prefeito eleito de Boa Esperança do Norte

Publicado

O pedido de arquivamento foi do próprio Ministério Público Eleitoral; Calebe Francio e o vice Jair Obregão já foram diplomados pela Justiça Eleitoral 

Foto- Assessoria

A juíza Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, da 43ª Zona Eleitoral de Sorriso, arquivou o processo contra o prefeito eleito de Boa Esperança do Norte (389 km ao norte de Cuiabá), Calebe Francio (MDB), e seu vice, Jair Obregão (PL) a pedido do Ministério Público Eleitoral. A ação pedia que a chapa fosse investigada por suposto abuso de poder econômico, pois, segundo o MP, teria extrapolado o limite de gastos da campanha.

O limite de gastos fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a primeira eleição do mais novo município de Mato Grosso foi de R$ 147,9 mil. Inicialmente o MP entendeu que Calebe e Jair teriam gasto R$ 169 mil, o que configuraria um excesso de 14,2%.

Porém, a defesa da chapa, patrocinada pelo advogado Rodrigo Cyrineu, conseguiu provar que esse suposto excedente, na verdade, foi gasto com advogados e contadores, o que se enquadra em serviços essenciais à ampla defesa e não entra na conta para o limite de despesas de campanha.

O próprio Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu pelo arquivamento da ação, tendo em vista que não houve extrapolação dos gastos, o que foi determinante para a decisão da juíza eleitoral, já que a exclusão desses serviços das despesas “visa proteger o pleno exercício do direito à ampla defesa, um direito fundamental garantido constitucionalmente”.

Veja Mais:  ALMT manifesta pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual Paulo Roberto Capiberibe Saldanha

“Por sua vez, o artigo 18-A da Lei nº 9.504/97, em seu caput e parágrafo único, estabelece que os gastos advocatícios e de contabilidade não estão sujeitos aos limites de despesas de campanha. Esta exclusão tem por objetivo assegurar o direito à ampla defesa e ao devido processo legal, princípios constitucionais fundamentais”, diz trecho da decisão.

E que “a opção legislativa de não incluir esses gastos no cômputo das despesas de campanha assegura que candidatos possam contar com suporte jurídico e contábil sem que isso represente uma infração aos limites legais de gastos”.

Calebe Francio (MDB), e seu vice, Jair Obregão (PL) foram diplomados pela Justiça Eleitoral na última sexta-feira (13), para o primeiro mandato no mais novo município de Mato Grosso.

Política MT

Jayme Campos critica apoio de Mauro a Pivetta e diz que convenção decidirá futuro do União Brasil

Publicado

O senador Jayme Campos, em discurso ao lado do Ex-governador Mauro Mendes Crédito – Mayke Toscano/Secom

O senador e pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Jayme Campos (União Brasil), afirmou que a convenção estadual do partido, marcada para 30 de julho, definirá se a sigla terá candidatura própria nas eleições de 2026. Durante entrevista nesta terça-feira (7), ele criticou o apoio antecipado do ex-governador Mauro Mendes ao governador Otaviano Pivetta, alegando que a decisão foi anunciada sem consulta às lideranças do União Brasil. Jayme disse que manterá sua pré-candidatura e defenderá que a definição seja tomada de forma democrática pelos convencionais do partido.

Veja Mais:  CPI da Previdência tem primeira reunião ordinária hoje
Continue lendo

Política MT

PL intensifica articulação para 2026 e reúne principais lideranças em Rondonópolis

Publicado

Senador Wellington Fagundes

O Partido Liberal (PL) realiza na próxima segunda-feira (6), às 19h, uma reunião política em Rondonópolis que marcará mais uma etapa da articulação da legenda para as eleições de 2026 em Mato Grosso. O encontro acontece na Chácara Zaeli e deve reunir filiados, lideranças e apoiadores da região sul do Estado.

Entre os participantes confirmados estão o senador Wellington Fagundes, pré-candidato ao Governo do Estado; o deputado federal José Medeiros, que disputará uma vaga no Senado; o empresário Odílio Balbinotti, pré-candidato a primeiro suplente de Medeiros; o secretário estadual do PL Zé Márcio Guedes, pré-candidato a deputado estadual; e o deputado federal Rodrigo da Zaeli, que buscará a reeleição.

Além de fortalecer a organização do partido em Rondonópolis, a reunião será utilizada para alinhar estratégias eleitorais, mobilizar a militância e ampliar o diálogo com as lideranças locais. O encontro também deve abordar o cenário político estadual e nacional, consolidando o início da pré-campanha do PL em Mato Grosso.

Veja Mais:  ALMT manifesta pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual Paulo Roberto Capiberibe Saldanha
Continue lendo

Política MT

Ranalli mira Cláudio Ferreira e critica prefeitos do PL por apoio a Pivetta

Publicado


Vereador afirma que lideranças eleitas com apoio do bolsonarismo estão abandonando o grupo político que as elegeu

O vereador por Cuiabá Rafael Ranalli fez duras críticas aos prefeitos filiados ao Partido Liberal (PL) que têm declarado apoio ao projeto político do governador Otaviano Pivetta para as eleições de 2026. Durante pronunciamento, o parlamentar afirmou que alguns gestores municipais estariam se afastando do grupo político responsável por suas vitórias nas urnas.

Segundo Ranalli, prefeitos eleitos com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do eleitorado conservador agora estariam adotando um posicionamento diferente ao manifestar apoio a Pivetta. Para o vereador, essa mudança representa uma quebra de compromisso com a base que os elegeu.

Sem citar outros nomes, Ranalli direcionou as críticas ao prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, classificando sua postura como um exemplo de infidelidade política. O vereador afirmou que o comportamento é “nítido” e chegou a definir a atitude como “vergonhosa”.

As declarações ocorrem em um momento de intensificação das articulações para as eleições de 2026, quando lideranças estaduais e municipais começam a definir seus posicionamentos e alianças para a disputa pelo Governo de Mato Grosso. O episódio evidencia o clima de disputa interna no PL e o realinhamento político em torno das principais candidaturas ao Palácio Paiaguás.

Veja Mais:  CCJR aprova projetos em benefício de pessoas em uso de assistência médica domiciliar
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana