Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

GASP reúne órgãos públicos e discute ações preventivas no período chuvoso

Publicado

Foto- Assessoria

O Gabinete de Apoio à Segurança Pública (GASP) realizou uma reunião nessa quinta-feira (09) com diversas entidades e órgãos municipais e estaduais para debater ações preventivas e estratégias de resposta para situações de emergência no período chuvoso.  

A reunião teve como objetivo principal a elaboração de um protocolo de ações para socorrer a população ribeirinha e conscientizar os moradores sobre os riscos associados às chuvas intensas. O encontro também abordou a utilização de recursos municipais e dos órgãos de segurança para minimizar os impactos e garantir a segurança da população. 

“O desejo da gestão é estar próxima da segurança pública. Queremos que a população seja o foco das discussões”, afirmou o secretário do GASP, Subtenente Guinâncio. 

Além de tratar da segurança pública, os participantes discutiram problemas estruturais do município, como a falta de planejamento em drenagem urbana. O secretário de Governo, Mykaell Vitorino, destacou a necessidade de enfrentar os desafios herdados de gestões anteriores“Esses problemas recorrentes agora recaem sobre nós, e a população vai cobrar. Temos, sim, a responsabilidade de não deixar a população sofrer, preservando principalmente a vida das pessoas e, posteriormente, seus bens”, enfatizou Vitorino. 

Para agilizar a comunicação em situações de emergência, foi criado um grupo no WhatsApp com representantes de todos os órgãos envolvidos, garantindo respostas mais rápidas e integradas. 

Participaram do encontro representantes da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER), Energisa, Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (SANEAR), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, 18º GAC, e das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente (Semma), Transporte e Trânsito, e Governo. 

Veja Mais:  Secretaria de Esportes de Rondonópolis realiza inscrições para Jogos Abertos 2022 no sábado

Esportes

Instituto sediado em Cuiabá recebe autorização para gerir R$ 1 milhão para a realização da Copa Integração em Rondonópolis

Publicado

O prefeito de Rondonópolis Clàudio Ferreira (PL) sancionou a lei que autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Fomento com o Instituto Amor e Vida (IAV) para a execução da Copa Integração de Futebol Amador “Unindo Bairros, Fazendo Amigos – 2026”.

De acordo com a legislação, a parceria será realizada por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e prevê um repasse total de R$ 1.048.160,00 ao Instituto Amor e Vida. Os recursos serão transferidos em duas parcelas, conforme cronograma de desembolso aprovado pela administração municipal.

A iniciativa tem como objetivo custear as despesas necessárias à organização e realização do projeto esportivo, que busca promover a integração entre comunidades, incentivar a prática esportiva e fortalecer ações de inclusão social por meio do esporte.

As despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta de dotação orçamentária da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

A Copa Integração é considerada uma das principais competições esportivas de caráter comunitário do município, reunindo equipes de diversos bairros e fomentando a participação de atletas amadores em atividades esportivas e de convivência social.

A competição está prevista para iniciar no mês de agosto.

Veja Mais:  Prefeito recebe maior honraria do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso
Continue lendo

Rondonópolis

Rondonópolis|Prefeito sanciona lei que altera zoneamento no Loteamento Higienópolis para permitir oficinas e lava-jatos

Publicado

Foto- Assessoria

O prefeito de Rondonópolis Cláudio Ferreira (PL) sancionou a Lei Complementar nº 615, de 24 de junho de 2026, que altera o zoneamento da Rua 20, localizada no Loteamento Higienópolis, permitindo a instalação e regularização de atividades comerciais ligadas ao setor automotivo.

Com a nova legislação, a área deixa de ser classificada como Zona de Baixa Densidade (ZBD) e passa a integrar a Zona Setorial 1 (ZS-1), categoria urbanística que admite atividades como oficinas mecânicas, lava-jatos e outros serviços correlatos.

De acordo com a lei, a mudança de zoneamento tem como objetivo adequar a ocupação da área à realidade econômica da região e possibilitar a regularização de empreendimentos compatíveis com a nova classificação urbana.

A norma estabelece ainda que todas as atividades deverão cumprir as exigências previstas nas legislações ambiental, urbanística, sanitária e de posturas do município, além de obter as licenças necessárias junto aos órgãos competentes.

A Prefeitura também fica autorizada a adotar os procedimentos administrativos necessários para a implementação da alteração. A lei entrou em vigor na data de sua publicação.

Veja Mais:  Discussões sobre superendividamentos relacionados a BET marcaram encontro dos Procons
Continue lendo

Rondonópolis

Portões abertos, cofres públicos também: Câmara aprova R$ 2 milhões para a Exposul em Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei nº 247/2026, de autoria do Poder Executivo. A matéria autoriza o município a celebrar um convênio de fomento econômico no valor de R$ 2 milhões com o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis para a realização da tradicional 52ª Exposul (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso).

A proposta, enviada pelo Executivo em regime de urgência, teve essa primeira etapa aprovada por 14 votos favoráveis a 2 contrários, enquanto o texto-base do projeto foi aprovado por 18 votos. O principal objetivo da medida é assegurar portões abertos com entrada inteiramente gratuita para toda a população durante os dias do evento, agendado para ocorrer de 03 a 09 de agosto de 2026 no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias.

Conforme o projeto, o recurso municipal se soma a outros aportes públicos e institucionais, totalizando quase R$ 7 milhões em investimentos conveniados. O Governo do Estado de Mato Grosso entra com o maior aporte, no valor de R$ 4,5 milhões. O SENAR e a APROSMAT destinam R$ 200 mil cada, enquanto a APROSOJA contribui com R$ 100 mil. O restante do valor será de responsabilidade do próprio Sindicato Rural e de parceiros privados.

“O evento vai ter um aporte de quase 7 milhões de reais de recursos públicos para custear a festa. E isso é importante porque possibilita a festa ser gratuita. A preocupação nossa dos vereadores aqui era justamente que nós não ficássemos apenas com a entrada gratuita, mas que também lá dentro o cidadão, o trabalhador, a família pudesse ter também preços acessíveis na bebida, na alimentação, no parquinho, no estacionamento. Não adianta o cidadão poder ir no evento e não poder desfrutar. Essa foi a grande discussão dos vereadores e a cobrança nesse sentido,” explicou o vereador Ibrahim Zaher.

Veja Mais:  Sede própria é inaugurada e Creas ganha mais estrutura e suporte para os serviços ofertados

O parlamentar também aproveitou para desmentir boatos de bastidores sobre uma possível rejeição à proposta.

“Começou um comentário de que os vereadores poderiam derrubar o projeto. Em momento nenhum nenhum vereador falou de derrubar o projeto. Na verdade, a nossa preocupação era como seria feita a cobrança dos demais serviços lá dentro”, esclareceu.

Diante das cobranças dos vereadores, Ibrahim explicou que os organizadores da Exposul formalizaram o compromisso de que os valores dos produtos e serviços internos não serão exorbitantes e que as tabelas de preços serão fixadas de modo visível logo nas entradas do parque.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana