Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Noite de Mato Grosso promove destinos e experiências do estado a operadores e agências nacionais no Rio

Publicado

Mato Grosso mostrou sua força turística durante a Noite de Mato Grosso, realizada na quinta-feira (9.10), no Mercure Hotel, no Rio de Janeiro. O evento reuniu cerca de 20 compradores e agências de viagens de todo o país para uma noite de networking, apresentações culturais e prospecção de negócios, com destaque para o lançamento da FIT Pantanal 2026, a maior feira internacional de turismo do Centro-Oeste.

O encontro integrou a participação mato-grossense na ABAV Expo 2025, que ocorreu entre 8 e 10 de outubro, no Riocentro. Durante a noite, foram apresentados os principais atrativos turísticos do estado, os três biomas (Pantanal, Cerrado e Amazônia) e os segmentos que mais despertam interesse no mercado nacional, como pesca esportiva, turismo de aventura, etnoturismo, avistamento de aves e ecoturismo.

A secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Letícia Costa, abriu o evento dando as boas-vindas aos convidados e destacando o papel do turismo na promoção do estado.

“Esta é uma noite de conexão, negócios e trocas. Nosso estado tem três biomas riquíssimos e queremos mostrar um pouco das nossas belezas e da nossa cultura. Aproveitem para conhecer, se encantar e planejar novas experiências com Mato Grosso”, afirmou.

Durante o evento, foi exibido um trecho do documentário Marcha das Onças, que mostra a vida das onças-pintadas nos biomas mato-grossenses e deve estrear em breve na plataforma Netflix.

A executiva Ana Paula Medeiros, regional de produtos Sudeste, Centro-Oeste e Norte da Azul Viagens, destacou o potencial do estado no turismo de natureza.

Veja Mais:  Governo realiza audiência pública de apresentação do Plano Plurianual 2020-2023

“O Mato Grosso é um destino extremamente importante para nós e estamos investindo bastante. O que chama a atenção é essa busca crescente do brasileiro por experiências de contato com a natureza, o ecoturismo, a pesca e o verde. Acredito que estamos vivendo um resgate, o ser humano está se redescobrindo nesse contato com o natural”, avaliou.

Para o CEO da 100 Limites Expedições e vice-presidente da Abav Tocantins, Cleib Filho, Mato Grosso tem vocação para o turismo de experiência e está em sintonia com as novas tendências do setor.

“Depois da pandemia, o turismo mudou. As pessoas querem se desconectar do digital e buscar destinos de natureza, com experiências reais. O Mato Grosso tem tudo para crescer nesse nicho, com o etnoturismo e o ecoturismo. É um estado riquíssimo e ainda pouco explorado pelo público nacional”, pontuou.

O vice-presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-MT, Jayme Okamura, reforçou a importância da FIT Pantanal 2026 como marco para o fortalecimento do turismo mato-grossense.

“Levamos 32 anos para mostrar a FIT Pantanal ao Brasil e ao mundo porque agora estamos prontos. Nosso desafio é reunir, em quatro dias, todo o potencial que Mato Grosso tem. Por isso, o tema da edição de 2026 é ‘A FIT para o Brasil e para o mundo’. Vamos discutir tecnologia, turismo rural, governança e o papel da iniciativa privada no desenvolvimento do setor”, explicou.

O empresário Luís Carlos Nigro, proprietário da Rede de Hotéis Mato Grosso, reforçou o convite para o evento e destacou a preparação da cadeia turística local.

Veja Mais:  Defesa Civil de Mato Grosso envia apoio técnico a Rosário Oeste após chuvas intensas

“Mato Grosso é um estado maravilhoso e a FIT Pantanal 2026 será a maior feira internacional de turismo da história do Centro-Oeste. Vamos reunir no Centro de Eventos do Pantanal todas as nossas belezas e produtos prontos para o mercado nacional e internacional, com apoio da Fecomércio, do Sebrae e do Governo do Estado”, disse.

A Noite de Mato Grosso encerrou com apresentações culturais do grupo Flor Ribeirinha e do cantor João Márcio, que encantaram o público com o ritmo, a dança e a música pantaneira, uma amostra viva da identidade cultural do estado que, mais do que nunca, se firma como um dos destinos turísticos mais completos do Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso

Presidente do TCE-MT destaca retomada das obras na MT-170 após fiscalização

Publicado

Foto-Tony Ribeiro/TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o anúncio da retomada das obras de pavimentação da MT-170, feito pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (10), menos de uma semana após fiscalização realizada pelo órgão na região Noroeste. Durante a vistoria, foram constatados problemas graves na execução da obra, incluindo a deterioração precoce do asfalto em um trecho que recebeu investimentos milionários.

“O anúncio da retomada das obras na MT-170 mostra que o trabalho do Tribunal de Contas está no caminho certo. Vamos continuar cumprindo o nosso papel constitucional de fiscalizar o uso do dinheiro público, seja com vistorias in loco, seja pelo trabalho dos gabinetes dos demais conselheiros, seja pela atuação do nosso corpo de auditores. Estivemos lá pessoalmente e vimos que esse trecho de 50 quilômetros, que custou R$ 130 milhões ao Estado e ainda tem uma parte para ser paga, já não tem mais nada de asfalto, está totalmente destruído menos de um ano depois”, afirmou o presidente.

De acordo com o governador Otaviano Pivetta, em anúncio feito durante reunião com empreiteiras, as obras de pavimentação da MT-170 serão retomadas na próxima semana. “Nós nunca tivemos compromisso com o erro. Sabemos que lá temos problemas. Todas as empresas foram notificadas e estamos nos esforçando para resolver.”

Veja Mais:  Governo realiza audiência pública de apresentação do Plano Plurianual 2020-2023

Segundo representante da MT-Sul, a empresa está em busca de uma engenharia mais qualificada para evitar novos problemas, além de já ter mobilizado uma equipe e direcionado equipamentos para a retomada das obras.

O TCE-MT vai acompanhar a retomada das obras por meio da mesa técnica, que teve sua reabertura determinada pelo presidente do TCE na segunda-feira (8), para corrigir as falhas e garantir asfalto de qualidade na rodovia MT-170.

Com informações do Governo do Estado

Continue lendo

Mato Grosso

CPI da Saúde convoca atual e ex-secretário do Governo de Mato Grosso

Publicado

A 11ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, presidida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), aprovou os requerimentos de convocação do ex e atual secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo e Juliano Mello, para esclarecerem os atos praticados no âmbito da pasta entre os anos de 2019 e 2023, especialmente os contratos firmados no período da pandemia da Covid-19. Também, a ex-secretária Adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Cantos Tomes Cartubianedes – conhecida como a “Mulher da SES”-, será ouvida pelo colegiado.

“Hoje, nós concluímos boa parte das convocações dando prosseguimento àquele planejamento que havia sido feito. Primeiro, ter acesso às documentações e só depois de uma segunda etapa iniciaríamos as oitivas. Com a aprovação dos requerimentos de convocação, nesta data, a previsão de acontecer essas oitivas será em julho. Isso vai ser tratado em consenso. Nós vamos agora entrar em contato com os convocados para que eles possam apresentar uma data que não haja controvérsia ou problema”, explicou o presidente da comissão.

Em relação aos empresários de oito empresas convocadas pela CPI que foram citadas nas investigações da Operação Espelho, na última quarta-feira (3), o deputado informou que os depoimentos deverão iniciar ainda neste mês de junho – para esclarecerem sobre a venda de produtos e serviços com sobrepreço, executados parcialmente ou não atendidos.

Veja Mais:  Escola Técnica de Cáceres terá foco no fortalecimento das relações Brasil-Bolívia

 

Inquéritos – O procurador da Assembleia Legislativa, Francisco Edmilson Brito Junior, relatou sobre a existência de 10 inquéritos que estão tramitando na Justiça Federal e sugeriu a convocação dos delegados federais para prestarem esclarecimentos sobre tudo que já está documentado e que não seja diligência em andamento e, sim, com informação razoável e de caráter público. Logo, Wilson Santos posicionou que a assessoria jurídica da CPI recebeu o contato da Polícia Federal que já solicitou o endereço para o envio dos devidos documentos.

A próxima reunião da CPI da Saúde ocorrerá quarta-feira (17), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa, em que dará continuidade aos trabalhos para apurar supostas irregularidades dos contratos e pagamentos firmados com a SES – com o depoimento do procurador-Geral do Estado (PGE), Francisco Lopes.

Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta convoca mais 283 policiais penais e anuncia novo concurso

Publicado

Foto- Assessoria

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta terça-feira (9.6), a convocação de mais 283 policiais penais, oriundos do concurso de 2016 para atuação no Sistema Penitenciário. E também autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).

“Estou convocando hoje 283 policiais penais para cuidar dos nossos presídios, e estou também assinando um novo concurso público para o sistema prisional. São medidas que integram o conjunto de ações que já estamos adotando nos últimos sete anos, voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação da capacidade operacional das unidades prisionais”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, o reforço no quadro de servidores é considerado fundamental para acompanhar o crescimento da capacidade instalada e garantir a segurança nas unidades.

“A convocação desses 283 policiais penais e o anúncio de um novo concurso público demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento do sistema prisional. Estamos ampliando a estrutura física das unidades e, ao mesmo tempo, investindo em pessoas, garantindo que tenhamos profissionais qualificados para atuar na segurança, na disciplina e nas ações de ressocialização. Esse reforço permitirá oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência na gestão penitenciária”, destacou o secretário.

O Governo de Mato Grosso ampliou o número de servidores no Sistema Penitenciário. Em 2019, eram 521 servidores, e em 2025, o número passou para 805. Além disso, desde 2019, Mato Grosso criou 6.516 novas vagas no sistema prisional e mantém obras em andamento que irão acrescentar outras 1.728 vagas nos próximos meses.

Veja Mais:  Governo inaugura o 1º Centro de Formação de Alta Performance de Mato Grosso
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana