Policial
Polícia Civil deflagra operação contra cooperativas envolvidas com extração ilegal de minérios em MT

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta segunda-feira (20.10), a Operação Rastro de Érebo, para cumprimento de mandados judiciais em cooperativas que realizavam a extração ilegal de minérios em áreas de preservação permanente nos municípios de Peixoto de Azevedo e Matupá.
A investigação, conduzida pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), busca apurar e coibir crimes de danos ambientais em áreas estaduais, provocados por balseiros que realizavam a extração ilegal de minérios nos rios Peixoto e Peixotinho, entre as duas cidades.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cooperativas, localizadas em Peixoto de Azevedo, que exploravam a atividade minerária sem licença ambiental emitida pelo órgão estadual competente, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A decisão da Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo também determinou a eventual inutilização das balsas quando não for possível a remoção, estabeleceu o bloqueio das atividades das cooperativas, a interdição dos empreendimentos até que regularizem a situação junto aos órgãos ambientais competentes e a proibição de emitir notas fiscais e movimentar a exploração minerária ilegal causadora de dano ambiental, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
O trabalho operacional, realizado pelas vias fluvial, aérea e terrestre, contou com a atuação integrada das forças de segurança pública e órgãos fiscalizadores ambientais, com o objetivo de conter o avanço dos danos contra o meio ambiente causados pela extração ilegal.
Participaram da operação equipes da Dema, Coordenadoria de Recursos e Operações Especiais (Core), Delegacia Regional de Sinop, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Ao todo, 41 profissionais foram empregados na Operação Rastro de Érebo, entre policiais civis, militares, agentes de fiscalização estadual e federal e peritos oficiais, com apoio de 13 viaturas, um helicóptero e cinco embarcações.
Investigação
A Dema iniciou a investigação em junho deste ano, após receber denúncias acerca de um cenário preocupante de degradação ambiental provocado por atividades de mineração ilegal nas proximidades dos rios Peixoto e Peixotinho.
Conforme apurado pela Polícia Civil, a extração clandestina vem causando uma série de impactos ambientais que comprometem não apenas o equilíbrio ecológico local, mas também a qualidade da água que abastece a população de Peixoto de Azevedo e Matupá.
As investigações apontaram que as áreas de preservação permanente foram invadidas e degradadas por maquinários utilizados em garimpo, resultando em processos erosivos e no assoreamento dos cursos d’água.
Os suspeitos são investigados pelos crimes de poluição, causar danos a florestas de preservação permanente e impedir ou dificultar a regeneração natural de florestas, previstos na Lei Ambiental nº 9.605/98.
Dano Contra a Natureza
O delegado Guilherme Pompeo, responsável pela investigação, explica que a principal consequência desse tipo de crime é a crescente poluição dos rios, cujas águas têm apresentado níveis elevados de sedimentos, produtos químicos e metais pesados.
Essa contaminação coloca em risco o sistema de captação e tratamento de água municipal, podendo gerar sérios prejuízos à saúde pública, além de destruir e comprometer a fauna e a flora aquáticas.
Além da poluição das águas, a extração ilegal também devastou extensas áreas de vegetação nativa, comprometendo habitats de espécies aquáticas e terrestres.
“O uso de maquinário pesado agravou a erosão das margens, alterou o curso natural dos rios e intensificou o assoreamento. O resultado é um ambiente em desequilíbrio, no qual a fauna e a flora lutam para sobreviver diante da pressão crescente das atividades criminosas”, disse o delegado.
De acordo com a delegada titular da Dema, Liliane Murata, essa investigação exige alto grau de especialização das equipes envolvidas, bem como demanda integração entre inteligência e ação operacional, desde o início das diligências até a sua execução final, pois envolve risco elevado e grande complexidade.
“O principal objetivo é reduzir os danos ambientais, restabelecer a sensação de segurança e proteger a saúde da população e do meio ambiente, que, quando utilizado de forma sustentável, gera conforto e benefícios econômicos à sociedade. No entanto, quando explorado ilegalmente, causa prejuízos sociais, ambientais e econômicos a todos”, destacou a delegada Liliane Murata.
Nome da Operação
Érebo, na mitologia grega, é a personificação das trevas e da escuridão profunda, sendo um dos deuses que nasceu do Caos, associado às regiões escuras e ocultas da Terra, onde há ausência total de luz — simbolizando mistério, perigo e ocultação.
O nome “Rastro de Érebo” significa uma investigação profunda em um ambiente hostil, misterioso e prejudicial, pois evoca a ideia de um rastro deixado pela escuridão e pelas sombras que permeiam o subsolo e lugares ocultos onde ocorre a lavra ilegal de forma clandestina.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Policial
Polícia Civil prende em Jaciara suspeito de tentativa de feminicídio no Paraná

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Jaciara, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado do Paraná, prendeu, nesta quarta-feira (22.10), um foragido da Justiça, de 43 anos, investigado por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira, de 40 anos.
O crime ocorreu em abril deste ano, no Paraná, e logo depois o suspeito fugiu para Mato Grosso, onde se escondia, em Jaciara.
Nesta quarta-feira, ele foi localizado enquanto trabalhava em uma obra como pedreiro. Durante a abordagem, ele confessou que sabia do mandado de prisão expedido contra si e que havia deixado o Paraná para evitar ser capturado.
Ele é suspeito de golpear a ex-companheira, de 40 anos, no rosto com uma faca, enquanto ela segurava a filha, de apenas três anos. Ele também descumpriu medidas protetivas e ameaçou a vítima de morte.
Consta em um dos boletins de ocorrência registrados pela vítima que o homem chegou a enviar mensagens provocativas às autoridades, afirmando que nunca seria encontrado.
Durante a fuga, o investigado furtou uma motocicleta Honda Bros, utilizada para deixar o Estado paranaense e chegar a Mato Grosso. Posteriormente, ele vendeu o veículo a terceiros.
A prisão foi resultado da troca de informações e da cooperação entre as Polícias Civis dos dois estados. Após a captura, o foragido foi conduzido à Delegacia de Jaciara, onde permanece à disposição da Justiça para responder pelos crimes.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Policial
Pai investigado por estupro de vulnerável é preso em Ipiranga do Norte

Um homem procurado pela Justiça pelo crime de estupro de vulnerável contra a filha, foi preso na terça-feira (21.10), em Ipiranga do Norte, após investigação da Polícia Civil para descobrir o seu paradeiro.
O foragido, de 52 anos, foi identificado nas diligências da Delegacia de Vera com apoio do Núcleo de Inteligência da Gerência Estadual de Polinter e Capturas e do Núcleo da Mulher da Delegacia de Sorriso.
Com o mandado de prisão em aberto, o homem foi preso pela Polícia Militar, na noite de terça-feira (2), nas proximidades de um armazém no município de Ipiranga do Norte.
O crime
Conforme apurado pela Delegacia de Vera, a criança de apenas 7 anos foi abusada sexualmente pelo próprio pai.
O crime gerou grande comoção social e com base nas evidências e materialidade de autoria, a Polícia civil representou pela prisão preventiva em caráter de urgência.
A ordem foi decretada pelo Poder Judiciário na segunda-feira (20), e imediatamente os policiais civis passaram a diligenciar para localizar o procurado.
Prisão
Depois de ser identificado na região do município de Ipiranga do Norte, as informações foram repassadas à Polícia Militar, a qual efetuou a prisão do investigado.
Em seguida ele foi conduzido à Delegacia de Sorriso para as providências cabíveis para cumprimento ao mandado de prisão, e posteriormente colocado à disposição da Justiça.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Policial
Polícia Militar prende homem por importunação sexual em ponto de ônibus em Cuiabá

Policiais militares do 3º Batalhão prenderam um homem, de 35 anos, por importunação sexual, na manhã desta quarta-feira (22.10), em Cuiabá. O suspeito foi preso em flagrante após assediar e agredir uma jovem, de 18 anos, em um ponto de ônibus.
Conforme o boletim de ocorrência, a equipe da jornada extraordinária do 3º BPM recebeu denúncias sobre uma importunação sexual, nas imediações do bairro CPA 3, onde o suspeito estaria detido por populares dentro de um ônibus de transporte municipal.
Os policiais se deslocaram até o endereço e coletaram informações da vítima e testemunhas. A jovem afirmou que estava esperando o ônibus, momento em que o suspeito se aproximou e tocou em seus seios.
A vítima contou ainda que reagiu ao fato e enfrentou o assediador, que ainda lhe agrediu com um soco que atingiu seu tórax.
O suspeito tentou fugir do local em um ônibus coletivo e foi detido pelos passageiros até a chegada dos policiais militares.
Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido algemado para a Central de Flagrantes para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
-
Rondonópolis16/10/2025 - 18:00
Reunião com futuros moradores reforça transparência e orientações sobre o Celina Bezerra II
-
Rondonópolis15/10/2025 - 19:00
Imuniza Rondonópolis: Dia D de vacinação acontece neste sábado (18)
-
Rondonópolis16/10/2025 - 17:00
Prefeito participa de bate-papo com empresários do setor industrial em evento
-
Mato Grosso15/10/2025 - 19:00
Corpo de Bombeiros controla incêndio em carreta carregada com soja na BR-364
-
Rondonópolis17/10/2025 - 12:30
Fazenda se reúne com empresários do setor automotivo para orientar sobre a ocupação dos espaços públicos
-
Esportes16/10/2025 - 00:30
Vasco vence Fortaleza, sai do Z4 e afunda Leão no rebaixamento
-
Cidades15/10/2025 - 19:00
Incêndio no almoxarifado da Saúde
-
Esportes16/10/2025 - 00:00
Cruzeiro empata com Atlético-MG e vê liderança do Brasileirão mais distante