Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Alunos da rede municipal conhecem fazenda sustentável produtora de grãos

Publicado

Conhecer a cadeira produtiva dos alimentos e o funcionamento de uma fazenda sustentável. Foi com esse objetivo que os alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) Albino Saldanha Dantas e Pref. Fausto de Souza Farias saíram das unidades e tiveram uma aula prática na fazenda Guarita em Rondonópolis.

A atividade faz parte do projeto Futuro em Campo da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) que firmou uma parceria com a Prefeitura para proporcionar essa vivência do campo aos alunos da rede municipal.

Recebidos por representantes da Aprosoja-MT e o pelo gerente da fazenda, as crianças tiveram um café de manhã reforçado antes de sair para a visita no campo. Eles começaram conhecendo as máquinas utilizadas no plantio das sementes e na colheita dos grãos e partiram para conhecer o armazém da fazenda produtora de soja.

O tema sustentabilidade foi tratado durante a visita, apontando que além da produção de grãos, a criação de gado de corte, também faz parte do negócio. Os alunos aproveitaram para fazer o plantio simbólico de três mudas de Ipê, espécie nativa da região.

Outro ponto de parada das crianças foi no galpão onde é produzida a ração para os animais que utiliza dos próprios grãos produzidos na fazenda para o consumo dos animais.

“O Futuro no Campo mostra para as crianças de onde vem o alimento que eles consomem e quanto é sustentável. E também para eles saberem que o que eles comem no café, almoço e jantar vem do campo”, explicou o delegado da Aprosoja-MT, Valdir Martini. O produtor apontou aos alunos os diversos produtos que possuem, por exemplo, soja e milho na sua composição.

Veja Mais:  Sindicato patronal do comércio orienta comerciantes que queiram abrir as portas no 15 de fevereiro

O secretário de Educação do município, Carlos Pereira Júnior, acompanhou a visita das crianças na fazenda. Ele comentou que essa é a primeira vez que os alunos têm a oportunidade de conhecer como funciona a cultura do agro, o plantio aliado à sustentabilidade e a alta produtividade. “Precisamos desmistificar muitas coisas que são contadas sobre o agro. Hoje eles estão tendo a oportunidade de conhecer na prática os benefícios e a qualidade do nosso agro que é exemplo para o Brasil”, afirmou.

Assim como Rondonópolis, diversos outros municípios mato-grossenses já receberam outros eventos do projeto Futuro em Campo que já está em sua 17ª edição somente este ano.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook

Rondonópolis

De Juary Miranda para José Bonifácio: entenda a mudança no nome do novo terminal do transporte coletivo de Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

A mudança no nome do terminal rodoviário urbano de Rondonópolis tem gerado debates na cidade após a revogação da Lei nº 13.558/2024, que homenageava o ex-vereador Juary Miranda de Moraes. Com a nova decisão do Prefeito Cláudio Ferreira através do Projeto de Lei nº 178/2025, o espaço passa a receber o nome de José Bonifácio de Andrada e Silva.

Juary Miranda teve trajetória marcada pela atuação política em Rondonópolis, exercendo mandatos como vereador e chegando à presidência da Câmara Municipal. Ao longo dos anos, ficou conhecido pela proximidade com a comunidade e participação em pautas voltadas às famílias e aos bairros da cidade.

A alteração no nome do terminal reacendeu discussões sobre a valorização de personalidades locais e a preservação da memória política do município. Parte da população defende o reconhecimento de figuras que contribuíram diretamente para o desenvolvimento de Rondonópolis e possuem ligação histórica com a cidade.

Além da mudança de nomenclatura, a instalação de uma estatueta em homenagem a José Bonifácio também passou a integrar o projeto do terminal, trazendo à tona debates sobre prioridades de investimento e valorização cultural no espaço público.

O tema continua repercutindo entre lideranças políticas, moradores e representantes da sociedade civil, especialmente pelo simbolismo que envolve a escolha de nomes ligados à história e à identidade de Rondonópolis.

Quem foi José Bonifácio:

José Bonifácio de Andrada e Silva foi um político, cientista, naturalista e intelectual brasileiro, conhecido como o “Patriarca da Independência”. Nascido em 1763, em Santos (SP), teve papel fundamental no processo de independência do Brasil em 1822.

Veja Mais:  Cláudio Ferreira inicia campanha nas ruas com compromisso de mudança

Ele foi um dos principais conselheiros de Dom Pedro I e defensor da separação do Brasil de Portugal, atuando diretamente na organização política do novo país. Além da política, também teve destaque nas áreas de mineralogia, química e administração pública.

José Bonifácio defendia ideias consideradas avançadas para a época, como:

  • fim gradual da escravidão;
  • incentivo à educação pública;
  • preservação ambiental;
  • fortalecimento da unidade nacional.

Após conflitos políticos no Império, acabou afastado do poder e passou períodos no exílio. Morreu em 1838, em Niterói (RJ).

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Cláudio Ferreira destaca avanços da gestão na inauguração do primeiro terminal de ônibus de Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

Durante a inauguração do primeiro terminal de transporte coletivo da história de Rondonópolis, nesta quarta-feira (06/05), o prefeito Cláudio Ferreira fez questão de mandar um recado direto à população e também aos críticos da sua gestão.
“A prefeitura de Rondonópolis é uma fábrica de notícias boas”, afirmou o prefeito, em meio aos aplausos de quem esteve presente no evento.

Cláudio Ferreira reconheceu que há quem tente descredibilizar o trabalho da administração municipal, mas deixou claro que isso não vai mudar o foco da sua equipe.

“Enquanto alguns querem puxar pra trás e descredibilizar o que estamos fazendo, a gente continua trabalhando, continua entregando. Porque no final do dia, o que fica é a obra, é o serviço, é a mudança na vida das pessoas”, disse o prefeito.

E as entregas desta quarta-feira reforçam esse discurso. O novo terminal — climatizado, moderno e com toda a estrutura que a cidade nunca teve — foi inaugurado no mesmo dia em que a passagem de ônibus foi reduzida para R$ 2,00 de forma permanente, chegando a menos da metade do valor praticado no início da gestão.
Para o prefeito, obras como essa são a resposta mais contundente a qualquer tipo de crítica.
“A população não quer discurso. Quer resultado. E resultado é isso aqui: terminal novo, passagem mais barata, transporte digno pra quem precisa.”

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura dá início em obra de instalação de rede elétrica no Alfredo de Castro 3
Continue lendo

Rondonópolis

Rondon Plaza completa 25 anos projetando as próximas expansões

Publicado

Atualmente, o Rondon Plaza ocupa uma área de 62 mil m², sendo 25 mil m² de estrutura construída. Conta com 120 operações dos mais diversos segmentos e gera cerca de 1200 empregos diretos

Foto: Fábio Fonseca – sócio proprietário do RPS

A tarde de 07 de maio de 2001 marcaria o início de mudanças significativas na forma e na rotina dos clientes do comércio do sudeste de Mato Grosso e, principalmente, dos rondonopolitanos. Nesta data, por meio do sonho do engenheiro e empresário Fábio Fonseca ocorreu a inauguração do maior centro de compras, serviços e entretenimento da região, o Rondon Plaza Shopping, que trouxe para um só lugar comodidade, opções de compra e segurança.

A concepção do Rondon Plaza foi feita a várias mãos, que tinham como principal objetivo alavancar e investir no futuro do segmento em Rondonópolis. Uma destas pessoas foi o empresário Áureo Cândido Costa, que acreditou neste ponto de virada no comércio da cidade. “Eu penso que o comércio de Rondonópolis tem duas fases: antes do shopping e depois do shopping. E praticamente como todo empreendimento deste tipo no Brasil, ele começa na inauguração com muito movimento de clientes, depois estabiliza e, com os investimentos, volta a crescer este movimento. O Rondon Plaza hoje tem boas lojas âncoras e um entretenimento de bom nível que deve agradar a todos. Eu me sinto bastante orgulhoso, como cidadão de Rondonópolis, em participar da história do shopping nestes já 25 anos, assim como em quase todos os grandes empreendimentos da cidade que têm minha participação”, pontuou.

Veja Mais:  Prefeitura de Rondonópolis promove vacinação gratuita para cães e gatos e orientações no CEU

Para a empresária e presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), Denise de Freitas, que tem operações no RPS, na última década o shopping deu um salto de qualidade na diversificação de lojas e serviços, além de se tornar uma referência de compras e serviços de uma região que atende 19 municípios. “De sete, oito anos para cá, o shopping vem se qualificando com muitas lojas de peso e frequentado por todas as classes sociais. É um empreendimento que elevou o comércio de Rondonópolis, com o horário diferenciado, que abre de domingo a domingo das 10h às 22 horas. Aqui nós somos um polo de vários municípios; com certeza, as pessoas que vêm para Rondonópolis para resolver qualquer assunto dão uma passadinha no shopping. Hoje as pessoas não precisam mais ir para São Paulo para comprar determinada marca, ela encontra aqui — e nem precisa comprar na internet também, aqui tem! ”, destacou.

Dentro da estrutura administrativa do Rondon Plaza, a Associação de Lojistas do Rondon Plaza Shopping (Alorps) desenvolve ações e campanhas que fomentam o movimento do shopping. O atual presidente da associação, Sebastião Corrêa, destaca o bom momento que o empreendimento vive ao completar 25 anos de fundação. “Nossa diretoria se sente honrada em presenciar esse momento do Rondon Plaza. Nós procuramos fazer o melhor trabalho possível desde o início do ano, trabalhando com todas as campanhas, como na Páscoa e Dia das Mães, que foram um sucesso, e agora já estamos focados nas ações para a Copa do Mundo. Em resumo, o shopping é para a família rondonopolitana e para as famílias das cidades vizinhas, com conforto e um conjunto de lojas completo”, disse.

Veja Mais:  Câmara acompanha fechamento da Coder e defende direitos dos trabalhadores

História e Visão de Futuro – A história do Rondon Plaza começa muito antes de sua inauguração em 2001. O ano era 1995, e a visão de se construir o primeiro e ainda único shopping da região sudeste do estado veio do engenheiro Fábio Fonseca. Observando o crescimento do agronegócio no Mato Grosso, com a expansão do plantio de soja, ele previu que Rondonópolis precisaria de um empreendimento deste porte em um breve espaço de tempo. “Procuramos o senhor Áureo, que também era do ramo imobiliário, para comprar um terreno no alto da Lions Internacional, onde a cidade praticamente acabava. Neste local estrategicamente localizado, havia este terreno com 60 mil metros quadrados à espera de algo grandioso. Mas, ao invés de apenas adquirirmos o terreno, convidamos o Áureo para entrar como sócio. Deste primeiro encontro nasceu essa união que dura até hoje e daí surge o Rondon Plaza Shopping”, relembrou.

Segundo Fábio, a região expandiu-se com a chegada do Shopping e se tornou a área mais valorizada da cidade, atualmente com vários condomínios verticais e empreendimentos comerciais instalados no entorno. Ele acompanhou este crescimento de longe por um período e, em 2023, assumiu a administração do shopping. “O RPS é um ser vivo, precisa de cuidados e precisa crescer. Em 2025, iniciamos a ampliação, abrimos o espaço Aldeia Rondon e a belíssima loja C&A, e seguimos em negociação com outra gigante do varejo nacional para se instalar no Rondon Plaza”, finalizou.

Veja Mais:  Cursinho Zumbi dos Palmares oferta aulas intensivas para o Enem

Atualmente, o Rondon Plaza ocupa uma área de 62 mil m², sendo 25 mil m² de estrutura construída. Conta com 120 operações dos mais diversos segmentos e gera cerca de 1200 empregos diretos. Além disso, oferece comodidade para os clientes na hora de realizarem suas compras, com estacionamento para 1.500 veículos e um moderno sistema de climatização.

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana