Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

Alunos da Escola Municipal São Cristóvão desenvolvem coroa de plantio com papel descartado em sala de aula

Publicado

Comprometida com a formação de cidadãos mais conscientes e sensíveis às questões ambientais, a Escola Municipal São Cristóvão, de Lucas do Rio Verde, teve uma ideia inovadora: reciclar o papel utilizado em sala de aula — que seria descartado — para desenvolver um protótipo de coroa de plantio, nomeada como “Eco Coroa”.

Com apoio da Secretaria de Educação, a iniciativa integra o projeto Agroecologia no Espaço da Agrofloresta, vinculado à disciplina de Ciências e ao Programa Lucas + Sustentável Lixo Zero, mobilizando os alunos do 7º ano do ensino fundamental e a comunidade escolar.

“Este projeto nos ajudou a identificar a quantidade de resíduos gerados em sala de aula e a dar a eles o destino adequado, contribuindo de maneira significativa por meio do protagonismo dos alunos, com atitudes que buscam a melhoria do meio ambiente”, destacou a gestora da escola, Andreia Pedrassani Gugel.

Até o momento, o projeto já reciclou cerca de 80 kg de papel, o que equivale aproximadamente a mais de 17 mil folhas sulfite.

O coroamento das plantas cria uma barreira no entorno da muda nativa para protegê-la do mato invasor, evitando a competição por água e nutrientes. Esse pode ser feito manualmente, por meio da capinagem, ou com o uso de coroas plásticas disponíveis no mercado.

A “Eco Coroa” é confeccionada a partir de uma mistura de papel triturado e umedecido com polvilho de mandioca cozido.

Veja Mais:  Município inicia obras de melhorias no Parque dos Buritis

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

Além de ser biodegradável e não poluir o meio ambiente, o protótipo contribui para o processo de reflorestamento, pois cria um microclima favorável ao desenvolvimento das plantas, ajudando a reter a umidade, reduzir a evaporação e regular a temperatura do solo.

“Na disciplina de Ciências, os alunos do 7º ano estão estudando temas como biodiversidade, degradação e recuperação ambiental. O projeto é uma forma de colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula, abordando também reciclagem e reflorestamento”, ressaltou o professor responsável pelo projeto, Antônio Paiva.

Ainda em processo de testes, a Eco Coroa foi utilizada no plantio de 60 das mais de 100 mudas nativas, cultivadas pelos estudantes, na comunidade São Cristóvão.

A estudante Maria Alice Correia conta que gostou muito de participar do projeto.“Eu gostei muito de participar do projeto, porque pudemos colocar a mão na massa, plantar mudas nativas e aplicar, na prática, o conhecimento que adquirimos em sala de aula. Foi uma experiência boa e muito legal”.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

Com iniciativas como essa, realizada pela Escola Municipal São Cristóvão, a Secretaria de Educação reafirma seu propósito de promover uma aprendizagem que vai além da sala de aula, inspirando atitudes sustentáveis, estimulando o protagonismo dos estudantes e contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis e engajados na construção de um futuro mais equilibrado e consciente ambientalmente.

Veja Mais:  Campanha "Árvore da Esperança" termina nesta quarta-feira (18)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Publicado

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao aniversário de um dos mais importantes escritores da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza, de 14 a 17 de abril, a Semana do Livro. A programação contará com apresentação teatral, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens e homenagear o autor que dá nome a uma das bibliotecas municipais.

Inspirada na obra do Sítio do Picapau Amarelo, a peça interativa “A Maldição da Cuca” irá desafiar o público infantojuvenil a decifrar enigmas que os levam para a próxima parte da história.

De 14 a 17 de abril, o espetáculo teatral será apresentado nos períodos matutino e vespertino, exclusivamente para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. A unidade está localizada na Av. São Paulo, nº 363 E – Cidade Nova.

Já nos dias 16 e 17, a programação ganha sessões noturnas, às 19h, abertas a toda a comunidade luverdense, convidando crianças e famílias a vivenciarem uma experiência lúdica e cultural, repleta de imaginação e conhecimento.

A Semana do Livro reforça o compromisso do município com a formação de novos leitores, valorizando a cultura, a educação e o acesso à literatura desde a infância, por meio de ações que unem aprendizado, criatividade e encantamento.

Sobre Monteiro Lobato
Nascido em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté (SP), Monteiro Lobato é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil. Com um estilo inovador, ele deu voz a personagens icônicos como Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros que habitam o imaginário coletivo por meio da coleção “Sítio do Picapau Amarelo”, composta por 23 volumes.

Veja Mais:  Secretaria de Esporte e Lazer lança Desafio Destemidas para mulheres luverdenses

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

Publicado

O percurso das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos”, programadas para os dias 11 e 12, respectivamente, contará com bloqueios em vias públicas e um esquema especial de organização pela Prefeitura e a Guarda Civil Municipal (GCM). Estão previstas algumas interdições no local para que a prova transcorra com segurança.

De acordo com o coordenador da Secretaria de Esporte e Lazer, Luciano Bauer, a largada e a chegada das duas provas serão realizadas na Avenida Beira Mata, na altura do Centro de Eventos Munareto. No sábado (11), a prova feminina tem início às 16h, enquanto no domingo (12) a largada da prova masculina será às 6h30.

O trajeto será o mesmo para ambas as corridas. Os participantes seguirão pela Avenida Beira Mata até a Avenida Goiás, onde entram à direita em direção ao Centro Integrado Educar. Na sequência, o percurso inclui a entrada no Parque dos Buritis, por um dos acessos próximos à unidade escolar, onde os corredores percorrem toda a extensão do parque.

Após a volta completa, os corredores saem pelo mesmo portão, atravessam a faixa de pedestres e retornam pela Avenida Goiás, na contramão, até a Avenida Beira Mata, finalizando o trajeto no mesmo ponto de largada.

No sábado, a organização também prevê alterações no trânsito devido a realização de uma partida de futebol que acontecerá no Estádio Passo das Emas, as 17h. Para garantir a segurança e o fluxo adequado, será implantado um plano especial de trânsito.

Veja Mais:  Secretaria de Esporte e Lazer lança Desafio Destemidas para mulheres luverdenses

Para tanto um trecho da Avenida Goiás, entre o estádio e o Centro Integrado Educar, será totalmente bloqueado, enquanto a via que liga a Avenida Pará ao estádio terá interdição parcial. A Guarda Municipal estará no local para orientar motoristas e pedestres, garantindo o acesso tanto dos participantes das corridas quanto dos torcedores que se deslocarem para o jogo.

Entrega dos kits de corrida

Os participantes das corridas “Desafio das Destemidas” e “Desafio dos Bravos” devem ficar atentos às datas e horários para retirada dos kits de corrida. A entrega será realizada no Centro de Eventos Roberto Munaretto.

Na quinta-feira (09), a retirada poderá ser feita das 16h às 19h. Já na sexta-feira (10), o atendimento ocorrerá das 11h às 14h.

A organização reforça que não haverá entrega de kits nos dias das provas. Por isso, é fundamental que os atletas respeitem os prazos e horários estabelecidos para garantir a participação no evento.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Publicado

Lucas do Rio Verde segue sendo destaque em nível nacional. O município é o único de Mato Grosso a figurar entre as 30 cidades mais felizes do Brasil em 2026, segundo levantamento divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU, referência global sobre qualidade de vida.

No ranking, Lucas do Rio Verde aparece na 29ª colocação, com nota 8,52, consolidando-se como destaque de desenvolvimento aliado ao bem-estar da população. O resultado reforça a capacidade do município em oferecer condições estruturais consistentes de qualidade de vida, mesmo diante dos desafios de crescimento.

O estudo foi elaborado com base em dados públicos auditáveis e comparáveis, avaliando oito dimensões fundamentais: capacidade material e segurança econômica, saúde e longevidade, apoio social, liberdade de escolha, confiança institucional, vida comunitária, segurança pessoal e qualidade dos serviços urbanos. Apenas cidades com desempenho elevado, nota igual ou superior a 8,5, foram incluídas na lista final.

(Foto: Ascom Prefeitura)

Na prática, o levantamento priorizou indicadores sólidos como renda per capita, nível de escolaridade, expectativa de vida, infraestrutura urbana, redução da desigualdade e segurança. Esses fatores ajudam a explicar por que Lucas do Rio Verde vem se destacando nacionalmente, refletindo um modelo de gestão voltado para o crescimento organizado, geração de oportunidades e qualidade nos serviços públicos.

Outro ponto relevante do estudo foi o cuidado metodológico para equilibrar diferenças entre cidades de portes distintos, evitando distorções comuns em rankings desse tipo. Isso torna ainda mais significativo o desempenho de Lucas do Rio Verde, que se posiciona entre municípios de diferentes regiões do país, muitos deles reconhecidos historicamente por seus altos índices de desenvolvimento.

Veja Mais:  Aventura sobre duas rodas: 1º Desafio MTB está com inscrições abertas

O resultado evidencia que o município mato-grossense não apenas cresce economicamente, mas também se desenvolve e avança na construção de um ambiente equilibrado, seguro e com boas condições de vida para a população. O reconhecimento nacional reforça o protagonismo de Lucas do Rio Verde como referência de desenvolvimento e bem-estar no país.

Ranking publicado, acesse aqui: https://www.revistabula.com/157681-as-30-cidades-mais-felizes-do-brasil-em-2026-ranking-brasileiro-inspirado-em-criterios-da-onu/

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana