Política MT
Claudinei alerta Eduardo Bolsonaro sobre atuação de facções na fronteira com a Bolívia
Deputado do PSL aproveitou a participação em evento agropecuário, na cidade de Primavera do Leste (MT), para discutir a segurança pública
Com a quinta edição da feira de agronegócio “Farm Show”, em Primavera do Leste (MT), no último dia 4, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) prestigiou o evento – promovido pelo Sindicato Rural do município – que visa integrar importantes setores ligados ao setor agropecuário. Também, estiveram presentes os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL – SP), Nelson Barbudo (PSL – MT), José Medeiros (Pode – MT), entre outras autoridades.
Além da troca de informações com presidente do Sindicato Rural, José Nardes, sobre a feira que é considerada uma das 50 maiores do país que proporciona aos produtores do campo o acesso às novidades tecnológicas que favorecem o aumento do potencial produtivo e econômico da região, os parlamentares aproveitaram a oportunidade para discutir assuntos relacionados ao cenário atual da política em Mato Grosso e no Brasil.
Segurança Pública – Delegado Claudinei que foi considerado o quinto parlamentar mais votado no estado de Mato Grosso, apresenta um perfil político bem próximo ao de Eduardo Bolsonaro que foi reeleito em 2018 para a Câmara dos Deputados, sendo considerado o mais votado na história do país.
As propostas de ambos parlamentares no setor da segurança pública são bem correlatas quando o assunto é referente a redução da maioridade penal, fim do auxílio reclusão para presos, trabalho obrigatório para presos para remição da pena e o fim do indulto de Natal. Eles que são advogados por formação e exerceram atividades na segurança pública, sendo que Eduardo na esfera federal e Claudinei na civil possuem uma visão clara da realidade enfrentada pelos policiais para atender com êxito os trabalhos em prol da sociedade.
No encontro, Delegado Claudinei pontuou ao parlamentar federal sobre uma de suas principais preocupações no Estado, referente aos crimes dentro das penitenciárias que intensificam a atuação de organizações criminosas, em que é preciso a implantação de bloqueadores de celulares e detectores de metais no sistema prisional.
Crimes na fronteira – Outro ponto preocupante levantado pelo deputado estadual para Eduardo foi sobre a necessidade de intensificar a segurança na fronteira de Mato Grosso e Bolívia devido a entrada e saída de entorpecentes, como, também, veículos roubados e furtados – principalmente caminhonetes a diesel. “É preciso uma tratativa interna, para nos ajudar a articular essa situação junto com o Ministro da Justiça e, até mesmo, com o próprio presidente da República, Jair Bolsonaro. O foco é fortalecer a segurança com as forças armadas do Exército, como, também, da Força Aérea Brasileira (FAB). Acho importante, para diminuir a entrada de cocaína por via aérea com estes aviões clandestinos de crimes organizados”, pontua o parlamentar.
Delegado Claudinei esclarece que alguns dos veículos roubados e furtados no Brasil, chegam a serem trocados por drogas no país boliviano. Ele avalia ser de suma importância às tratativas entre os dois países. “Então, é uma questão de forçar as parcerias entre o exército, aeronáutica e as instituições de segurança pública”, ressalva.
Eduardo Bolsonaro diz que há várias medidas a serem aplicadas diante das situações apontadas por Claudinei e que se coloca à disposição para avaliar a melhor forma de solucionar estas problemáticas no setor da segurança. “O Delegado não só falou sobre a fronteira, como, também, do setor penitenciário que as facções criminosas comandam no Mato Grosso, uma realidade vivida no país inteiro. O que podemos fazer para isso? Temos Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), temos o Sérgio Moro… Enfim, várias medidas que podem ser tomadas”, posiciona o deputado federal.
Claudinei considera que o encontro foi de grande valia, pois a sua gestão não caminha de forma isolada e, sim, aliada junto ao governo da presidência da República para fortalecer o PSL e para que as reivindicações da população mato-grossense sejam atendidas.
Política MT
Ex-vereador João Moto Táxi anuncia desfiliação do PT em Rondonópolis

Foto- Assesoria
O ex-vereador de Rondonópolis, João Garcia de Souza, conhecido como João Moto Táxi, oficializou seu pedido de desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT) no município.
Em carta encaminhada ao Diretório Municipal do PT de Rondonópolis, João afirmou que a decisão foi tomada com “profundo pesar”, destacando a trajetória histórica da sigla na defesa dos trabalhadores, da justiça social e da inclusão social.
Apesar da saída do partido, o ex-parlamentar ressaltou que continua reconhecendo a importância de projetos sociais e políticas públicas implementadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, classificando as ações como fundamentais para a redução das desigualdades e reconstrução social do país.
No documento, João Moto Táxi atribui a desfiliação a divergências políticas no âmbito municipal, além da “quebra de confiança em determinadas conduções e posicionamentos”, fatores que, segundo ele, tornaram inviável sua permanência na legenda.
“Ainda que com tremenda dor e sentimento de frustração, compreendo que o mais coerente neste momento é seguir em frente por outros caminhos”, afirmou no texto.
Ao final da carta, o ex-vereador agradeceu aos militantes e companheiros de partido pelas experiências compartilhadas durante o período de militância e desejou que o PT continue contribuindo para o fortalecimento da democracia e das pautas sociais no Brasil.
O pedido de desfiliação foi datado em 17 de maio de 2026, em Rondonópolis.
Veja carta de desfiliação:
Ao Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Rondonópolis – MT
Eu, João Garcia de Souza, venho, por meio desta, formalizar meu pedido de desfiliação dos quadros do Partido dos Trabalhadores (PT).
Trata-se de uma decisão extremamente difícil e carregada de profundo pesar, sobretudo por toda a trajetória histórica construída pelo partido na defesa dos trabalhadores, da justiça social e da inclusão dos setores mais vulneráveis da sociedade brasileira.
Registro que permaneço reconhecendo e concordando com importantes projetos sociais, políticas públicas e avanços promovidos pelo governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os quais considero fundamentais para a redução das desigualdades e para a reconstrução social do país.
Entretanto, em âmbito municipal, acontecimentos recentes, divergências políticas e, sobretudo, a quebra de confiança em determinadas conduções e posicionamentos tornaram inviável minha permanência na legenda. Ainda que com tremenda dor e sentimento de frustração, compreendo que o mais coerente neste momento é seguir em frente por outros caminhos.
Agradeço aos companheiros e companheiras com quem compartilhei experiências, debates e lutas ao longo deste período de militância, desejando que o partido siga contribuindo para o fortalecimento da democracia e das pautas sociais no Brasil.
Sem mais para o momento,
Rondonópolis – MT, 17 de maio de 2026.
—
João Garcia de Souza
Política MT
Presidente da APER destaca atuação de Irajá Lacerda contra abusos no crédito rural
Política MT
Zé Medeiros cresce em nova pesquisa e se consolida entre os favoritos ao Senado em MT
O instituto ganhou destaque após acertar a vitória de Abílio Brunini em Cuiabá nas eleições de 2024

Foto- Assessoria
Nova pesquisa do Instituto Veritá mostra crescimento do deputado federal José Medeiros (PL) na corrida ao Senado. O levantamento, realizado entre os dias 26 e 30 de abril de 2026, com 1.220 eleitores de Mato Grosso, consolida o parlamentar entre os principais candidatos do estado.
Os números demonstram um avanço significativo em relação ao levantamento divulgado no início de abril pelo próprio Instituto Veritá. Na pesquisa estimulada, Medeiros apareceu com 29,5% das intenções de voto, um crescimento expressivo em relação aos 22,2% da pesquisa anterior. Com isso, reduziu drasticamente a distância para o governador Mauro Mendes, que aparece com 30,7%.
Já na espontânea, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados, Medeiros saltou de 18% para 23,7% das intenções de voto válidas em apenas um mês, ampliando sua presença no eleitorado.
No segundo voto estimulado para o Senado, Medeiros também aparece consolidado, com 19,5%, mantendo competitividade em um cenário de duas vagas em disputa.
Os números reforçam o avanço do parlamentar no estado e demonstram o fortalecimento de sua candidatura junto ao eleitorado conservador e bolsonarista de Mato Grosso.
Para José Medeiros, o resultado da pesquisa reflete a preocupação da população com o futuro do Brasil e demonstra que o eleitorado está atento à importância da eleição para o Senado.
“Fico feliz com os números de uma pesquisa séria e respeitada. Recebo esse resultado com alegria e responsabilidade. Essa eleição será decisiva para o futuro do Brasil, e a população percebe isso. Vamos trabalhar para eleger um Senado de direita, comprometido com a democracia, a liberdade e a Constituição”, afirmou Zé Medeiros.
O deputado também ressaltou que continuará defendendo a liberdade dos presos do 8 de janeiro e trabalhando pelo equilíbrio entre os Poderes.
“A pesquisa mais importante é a da urna. Vamos continuar trabalhando por Mato Grosso e fazer os enfrentamentos necessários, inclusive sobre os desmandos do STF, para que a nossa democracia volte à normalidade”, concluiu.
-
Agro News18/05/2026 - 10:06Fundação Mato Grosso anuncia novos eventos para algodão e milho
-
Mato Grosso17/05/2026 - 20:45Aprosmat marca presença no maior encontro técnico da pecuária de corte nacional em Cuiabá
-
Rondonópolis15/05/2026 - 23:25IMPRO homologa contratação de empresa para fornecimento de coffee break em eventos institucionais no valor de R$56mil
-
Policial20/05/2026 - 12:43Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão contra médico investigado por violência doméstica em Barra do Garças
-
Rondonópolis20/05/2026 - 15:12Rondonópolis|Vereador pede revitalização do Campo Mané Garrincha e academia pública no Itamaraty
-
Rondonópolis20/05/2026 - 15:19Rondonópolis|Vereador pede sinalização para impedir estacionamento irregular de carretas em área da Polícia Ambiental
-
Rondonópolis20/05/2026 - 13:14Rondonópolis|Valor obtido com multas de radares terá aplicação no trânsito, diz gestão
-
Policial19/05/2026 - 11:05PRF apreende mais de 21 quilos de skunk em compartimento oculto na BR-364







