Rondonópolis
Ação gratuita orienta sobre obesidade e oferece atendimento especializado

Foto- Divulgação
A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta sexta-feira (07) uma grande ação alusiva ao Dia Mundial da Obesidade, oferecendo atendimento gratuito na Praça dos Carreiros, das 8 às 16 horas. O evento, organizado pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia de Rondonópolis (Cedero), visa conscientizar a população sobre a obesidade e seus impactos na saúde, além de oferecer atendimento especializado para quem precisa de acompanhamento médico.
Durante a ação, a equipe do Cedero, composta por médicos endocrinologistas e profissionais de enfermagem, com o apoio de acadêmicos do curso de Medicina da UFR, realizará avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) dos que passarem pela praça. Aqueles que apresentarem IMC acima de 40, serão encaminhados para acompanhamento no Ambulatório de Obesidade do Cedero, onde passarão por avaliação médica, solicitação de exames e consultas especializadas. Já os usuários com IMC menor que 40, receberão orientações detalhadas sobre a obesidade e medidas preventivas para manter uma vida mais saudável.
Além das avaliações individuais, o evento contará com palestras educativas, entrega de panfletos informativos e orientações médicas gratuitas, reforçando o compromisso da gestão da Secretária Municipal de Saúde, Tânia Balbinotti, com a qualidade de vida da população.
“A obesidade é um problema de saúde pública que pode levar a diversas complicações, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e problemas articulares. Por isso, a participação da comunidade é essencial, tanto para aqueles que já enfrentam a doença quanto para quem busca mais informações sobre prevenção e cuidados”, destacou a secretária.

Rondonópolis
Secretário vai a Curitiba em busca de melhorias para mobilidade urbana local

Buscando melhorias para o transporte coletivo de Rondonópolis, o secretário de municipal de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, participa do Smart City Expo Curitiba 2025, no Paraná, durante esta semana.
A agenda na capital paranaense começou com uma visita à Unidade de Controle Operacional da Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) colendo informações sobre o gerenciamento operacional de todos os ônibus, terminais, entre outros. “Fui recebido pelo coordenador de Unidade de Gestão de Riscos, Clodoaldo Queiroz Valentim, que fez uma breve apresentação sobre a história da empresa até os dias atuais”, comentou Tatí.
Outro ponto da visita foi o Centro de Controle Operacional (CCO), onde 32 profissionais monitoram, em tempo real, as 242 linhas de ônibus da cidade. Thales explica que o sistema permite identificar se os veículos do transporte coletivo estão dentro do horário previsto, adiantados ou atrasados. E, em caso de ocorrência, a equipe de campo é acionada imediatamente para resolver a situação o mais rápido possível. “É uma estrutura impressionante, algo que ainda não temos em Rondonópolis, mas que certamente precisamos implementar”, citou.
O sistema chamado “Rede Integrada de Transportes” (RIT), em Curitiba, é considerado um dos pioneiros dentro do Brasil, funcionando de forma eficiente. A tarifa atual é de R$ 6,00, e os ônibus têm prioridade nos semáforos, sendo uma medida avaliada para acrescentar em Rondonópolis por meio de implantação de faixas exclusivas para esses veículos.
Dentro da Smart City acontece o Fórum de Mobilidade, reunindo especialistas das áreas de mobilidade urbana do país para debater temas como aquisição de ônibus, segurança no trânsito, uso de dispositivos eletrônicos para controle de velocidade e papel das escolas públicas na educação para o trânsito.
Thales avalia a participação no evento como fundamental para conhecer de perto as novas tecnologias que estão sendo introduzidas no mercado. “O networking foi extremamente enriquecedor, permitindo não apenas o acesso a inovações, mas também o contato direto com empresas fornecedoras”, explicou.
Outro tema relevante fruto desse trabalho é a inscrição de Rondonópolis no programa Waze for Cities, programa voltado para ajudar no planejamento da cidade com dados para tomar decisões melhores sobre a infraestrutura e aumentar a eficiência das operações diárias, além de gerenciar o tráfego de milhares de motoristas em tempo real.
Rondonópolis
Prefeitura ataca pontos críticos e melhora pavimentação asfáltica

Após cerca de 40 dias do início da operação tapa-buracos, a Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, já conseguiu contemplar com o serviço as principais vias da cidade e os pontos considerados mais críticos nos bairros. A estimativa é que o trabalho já perfaz cerca de 10 mil m² de tapa-buracos, estando dentro do cronograma traçado.
O secretário municipal de Infraestrutura, Lucas Corrente Luz, observa que, no começo dos trabalhos, a gestão priorizou a recuperação das principais vias da cidade, sendo que, diante da grande quantidade de solicitações e da demanda, passou a atuar nas últimas semanas também nos bairros, especificamente nos pontos críticos.

Lucas Luz lembrou que a atual gestão encontrou uma situação muito crítica nas vias da cidade e ainda sem a manutenção de contratos de serviços básicos, o que atrapalhou o começo dos trabalhos de recuperação das vias. “Até agora a gente vem atendendo os pontos críticos. A gente vem se desdobrando para fazer aquilo que a população vem apontando como emergencial”, disse.
Atualmente concentrado nos bairros, a intenção agora é que o serviço de tapa-buraco retorne nos próximos dias para o quadrilátero central de Rondonópolis, seguindo um trajeto a partir da Avenida Rotary Internacional (antiga Brasil). Com o início da temporada de seca, agora a partir de abril, a Secretaria de Infraestrutura espera dar mais celeridade no serviço de recuperação das vias, considerando que o período chuvoso atrapalha muito o trabalho.
O secretário destacou ainda que todo serviço vem sendo feito com vistas à maior durabilidade da recuperação. “Avalio o serviço como diferenciado. Eu até então não tinha visto isso na cidade. A gente faz o requadramento, a recomposição da base, põe o ligante e depois o CBUQ. Dessa forma, a gente garante uma durabilidade no serviço muito maior. É um serviço com parâmetro, que a gente executa dentro das normas”, externou.

Outro serviço executado pela Secretaria de Infraestrutura é o de recuperação da drenagem e afundamento do pavimento em vias da cidade. Nesse período de cerca de 40 dias, Lucas calcula que mais de 90% da lista de pontos com avarias já foi contemplada, com o conserto executado, estando na reta final.
Rondonópolis
Morador fica emocionado ao ver Prefeito Cláudio Ferreira colocando a ‘mão na massa’
Um morador fez um registro onde o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL) aparece ajudando a equipe que realizava um serviço de “tapa-buraco” em uma rua da cidade.
Veja vídeo no link: https://www.instagram.com/p/DHrHllMP_3z/
-
Vídeos20/03/2025 - 15:41
Veja o vídeo; Influencer faz estimativa de quanto uma praça de pedágio da BR-163 fatura
-
Esportes21/03/2025 - 00:30
Vinicius Júnior salva o Brasil nos acréscimos em vitória dramática sobre a Colômbia
-
Saúde21/03/2025 - 14:19
Pais que não vacinarem filhos contra a Covid-19 podem ser multados, decide Terceira Turma
-
Esportes21/03/2025 - 00:01
João Fonseca estreia com vitória de virada no Masters 1000 de Miami
-
Rondonópolis20/03/2025 - 20:00
Equipe do Centro Pop recebe capacitação de primeiros socorros
-
Rondonópolis21/03/2025 - 22:29
Vereador Wesley Cláudio e Secretária Tânia falam sobre esforços para superar crises na saúde de Rondonópolis
-
Rondonópolis21/03/2025 - 17:30
Curso de Pregoeiros fortalece a excelência nas compras públicas em Rondonópolis
-
Rondonópolis21/03/2025 - 16:30
Sanear realiza atividades na praça para marcar o Dia Mundial da Água