Rondonópolis

Ação Social debate implantação do Programa Família Acolhedora na cidade

Publicado

A Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social -SEMPRAS, realizou na tarde desta quinta-feira (12) na sede da pasta, um encontro envolvendo representantes do Ministério Público (vara da infância e juventude), Tribunal de Justiça; o Grupo Ampara de Cuiabá (MT), Conselhos Tutelares; Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA; bem como profissionais da área da rede de proteção à criança, para debater a implantação do “Programa Família Acolhedora” na cidade.

Conforme informações repassadas pela Gerente do Departamento de Proteção e Assistência Social, Fabiana Rizati, esse encontro já significa uma resposta da gestão municipal a uma visita de uma comitiva de representantes da Corregedoria do Estado de Mato Grosso, que veio tratar da situação de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou que sofreram algum tipo de violação dos seus direitos no município.

Todavia, como a cidade já possui uma unidade de acolhimento institucional para crianças nessa situação, a ‘Casa Abrigo de Rondonópolis” comporta e acolhe cerca de 20 crianças. 

No entanto, agora o município está aderindo a esta nova proposta de modalidade de acolhimento, que é tipificada no serviço de assistência social e é denominada Programa Família Acolhedora.

Então conforme Fabiana, esse encontro envolvendo todos esses atores sociais, visou sobretudo, abrir o debate para a questão da proteção às crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, e cuja situação legal ainda esteja sendo avaliada e os trâmites da justiça sejam completados. 

Veja Mais:  Vereador fiscaliza obra e garante que cobrará execução do acesso à BR-364

“Essa nova modalidade que a gente está ampliando o debate com a rede de proteção à criança no município, é muito inovadora, pois já existem cinco municípios do estado como; Santo Antônio do Leverger; Diamantino, Sorriso, Campo Verde, já desenvolvendo esse trabalho e oferecendo essa modalidade de acolhimento as crianças, e Rondonópolis está no rol dos próximos a aderir, como a Capital Cuiabá que também já discute a implementação do programa”, explicou

Conforme a representante da Ação Social, nesse primeiro momento, a troca de experiências entre a Secretaria e os representantes do Grupo Ampara da capital, vai possibilitar abrir o debate trazendo a legislação brasileira, e discutir vários trâmites legais necessários para processar e implementar o programa no município. 

Ainda conforme ela, o encontro representa o início da possibilidade da existência de uma unidade de acolhimento da Família Acolhedora em Rondonópolis.

O que é o Programa Família Acolhedora? 
O Programa Família Acolhedora consiste no cadastro e capacitação de famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. 

A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente, enquanto acontecem os trâmites do processo judicial envolvendo a criança.
 
Então, receber uma pessoa em acolhimento provisório não significa adotá-lo ou integrá-lo como filho. A família de apoio assume o papel de parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta.
 
Todavia como o programa representa mais um serviço social, a família acolhedora recebe, por seis meses, período determinado de uma adoção provisória, uma ajuda de custo de um salário mínimo. A maioria das crianças e adolescentes que participam do programa retornam aos seus lares, após o período de acolhimento em lares substitutos.
 
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado. 
Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento.

Veja Mais:  Prefeitura revitaliza trecho as margens do Córrego Queixada no Liberdade

Como ser um lar temporário?
É preciso ter disponibilidade afetiva, tempo para cuidar de uma criança de zero a três anos e não possuir antecedentes criminais.

Gerente do Departamento de Proteção e Assistência Social, Fabiana Rizati

Comentários Facebook

Rondonópolis

Comunidade do Jardim Assunção recebe unidade de saúde totalmente reformada

Publicado

O prefeito José Carlos do Pátio encerrou a agenda desta semana com a entrega das obras de reforma e revitalização da unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim Assunção. A unidade foi completamente reformada, ganhou mobiliários novos, consultório odontológico completo e está toda climatizada.

A estrutura da nova unidade segue os padrões com recepção, sala de vacina, sala de procedimentos, consultório médico, espaço de expurgo, sala multiuso, dentre outros espaços. A novidade é o consultório odontológico completo montado para cuidar da saúde bucal dos moradores da região.

O ESF Jd. Assunção integra o pacote de três obras importantes que o prefeito se comprometeu em entregar nas próximas semanas. Uma unidade de saúde, uma unidade escolar e uma área de lazer vão estar liberados toda semana para a população ser atendida e poder usufruir de espaços novos e adequados para cada atividade.

“Todo esse avanço que estamos tendo é graças a um trabalho incansável do prefeito que trabalha sempre pensando na população mais humilde, que mais necessita. Ele tem feito muito mais por Rondonópolis do que cidades que arrecadam mais, por ter uma visão de futuro, que se preocupa com o próximo”, destacou a secretária de saúde Izalba Albuquerque.

Com recursos próprios do município, Pátio viabilizou uma verdade transformação no posto de saúde. Ele lembrou que além das unidades que estão sendo reformadas e construídas está investindo nos servidores, com abono para as agentes comunitários de saúde e também reajuste para os cargos administrativo, auxiliar de dentista e de enfermagem, técnicos de enfermagem e auxiliar de serviços diversos.

Veja Mais:  Sanear realiza manutenção de urgência na Estação de Tratamento de Água e interrompe abastecimento em cerca de 40% da cidade

O prefeito ressaltou que Rondonópolis tem hoje 94% de cobertura dos bairros com unidades básicas de saúde e está com 100% da população sendo atendida por agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Dona Adeli, presidente do bairro Jd. Assunção comentou que Pátio tem feito muito pela cidade e que a comunidade está muito agradecida pela nova estrutura do posto de saúde do bairro. Além de toda equipe técnica que atua na unidade, vereadores, secretários municipais, servidores e pessoas da comunidade participaram da entrega das obras.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Segunda etapa do Circuito Municipal de Skate “esquenta” Rondonópolis no domingo

Publicado

A Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizada no Residencial Margaridas, recebe no próximo domingo (22), das 9h às 17h, a segunda etapa do Circuito Municipal de Skate.

Realizado pela Associação Rondonopolitana de Skate, o evento, que conta com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e de Esportes reunirá competidores nas categorias: mirim, feminino, iniciante e amador.

A programação, toda gratuita, do evento que promete “esquentar” Rondonópolis, que vem registrando baixas temperaturas nos últimos dias, combinando as manobras radicais dos adeptos do skate, break dance, batalha de rap e grafite.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Pedro Augusto Araújo, o apoio à iniciativa visa fortalecer a arte Hip Hop na cidade, dando oportunidade para que os  artistas locais da cultura hip hop ganhem espaço para expressar sua voz e se destacar no cenário cultural.

“O skate vem junto com toda uma cultura hip hop, que engloba várias artes de rua, como o rap, o break dance, que se tornou também uma modalidade olímpica, e o grafite. O movimento de arte de rua  está crescendo muito entre os jovens e a Secretaria tem espaço para trabalhar isso com a juventude. A gente quer unir tudo isso e tornar comum cada vez mais em nossa cidade. Quem ganhará com isso é a comunidade”.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Adonias pede ajuda a senador para que Rondonópolis receba vacina contra H1N1
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura proporciona mais um espaço de convívio no Cidade Natal

Publicado

Em prosseguimento à concretização do programa de obras públicas para a melhoria de vida da população de Rondonópolis, sem esquecer nenhum cantinho do município, a Prefeitura inaugurou mais uma praça, dessa vez no Bairro Cidade Natal. A cerimônia aconteceu na tarde dessa quinta-feira (19) e nela estavam presentes, além do prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, e seu secretariado, representantes do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), da Câmara Municipal, de algumas comunidades da região da Vila Operária e de indígenas.

“Nós inauguramos a Praça dos Carreiros, o Parque do Escondidinho, o Eldorado, a Praça do Conjunto São José e agora estamos no Cidade Natal. Eu fiz um compromisso de inaugurar uma praça ou um parque por semana e, também, um posto de saúde e uma creche por semana. Já assinei a ordem de licitação de mais uma praça nessa região que vai ser no Jardim Reis. Dei a ordem de começar uma praça no Jardim Nilmara e acabei de terminar uma praça na Vila Mineira. Então, nessa região são mais quatro praças. E temos também o Centro Social Urbano”, enumerou o prefeito.

Ele ainda citou outros projetos encaminhados: “Assinei a homologação de uma área de lazer ao lado da Escola Princesa Isabel, no Jardim das Flores e, dentro de poucos dias, vamos inaugurar uma creche aqui na região da Vila Operária. É um local com cem por cento de água tratada, cem por cento de esgoto, enfim, é uma região onde está se desenvolvendo uma estrutura muito boa”.

Veja Mais:  Adonias pede ajuda a senador para que Rondonópolis receba vacina contra H1N1

Passando a integrar o rol das obras entregues pela atual gestão, o empreendimento de 6.800 metros quadrados no Cidade Natal foi executado com recursos próprios da ordem de R$1.015.241,38 e compreende passeio externo todo enquadrado nas normas de acessibilidade, área verde e projeto paisagístico elaborados com foco não apenas na beleza, mas também na funcionalidade e utilização de lâmpadas de LED em 100% da praça, o que permite maior eficiência e sustentabilidade à iluminação.

Além de todos esses atributos, a praça comporta um campo society com sistema de drenagem no gramado – o que possibilita a continuidade dos jogos, mesmo em dias com chuvas intensas, já que direciona as águas pluviométricas de imediato para as sarjetas e, em seguida, para as bocas de lobo.

Pátio aproveitou a ocasião para reconhecer o empenho da Casa de Leis e o apoio recebido para tirar do papel o que antes eram concepções em esboço. “Quero enaltecer toda a Câmara Municipal, mas, principalmente os dois vereadores que defendem essa região, que são o vereador Roni Magnani e o vereador Reginaldo Santos. O Roni é o presidente da Câmara. E é muito bom trabalhar com uma Câmara solidária, que tem pauta positiva. E o Reginaldo é o líder do governo e está ali defendendo os interesses da Vila Operária e os interesses da sociedade”, saudou o mandatário.

Tanto o vereador Reginaldo, quanto o vereador Roni aplaudiram o casamento harmonioso construído entre Executivo e Legislativo, que tem gerado bons frutos para a população. “Dar celeridade ao processo legislativo é dar condições para que o Executivo transforme pautas positivas nesses lugares, nessas creches, unidades de saúde, áreas de lazer”, atestou Roni e prosseguiu: “Agradeço a parceria de todos os meus pares na Câmara Municipal, que têm dado condições para fazermos um bom trabalho e, consequentemente, o Executivo faz um bom trabalho. É isso o que o cidadão espera, celeridade e praticidade da classe política”.

Veja Mais:  Vereador fiscaliza obra e garante que cobrará execução do acesso à BR-364

Reginaldo demonstrou sua satisfação com toda essa realidade. “Isso só é possível devido à unidade de forças. A Câmara Municipal está somando forças para que nós possamos melhorar a nossa comunidade. Agradecemos muito ao prefeito José Carlos do Pátio e a toda a sua equipe que vem trabalhando de forma técnica, destravando os projetos. Todas as creches e PSFs estão sendo reformados, 22 creches estão sendo construídas e mais quatro foram licitadas. O Município fez o compromisso com a Saúde e a Educação e, agora, está olhando para as praças e os parques da nossa cidade”, declarou o parlamentar.

Um cuidado especial ocorreu no momento da definição do local de construção da praça do Cidade Natal. Dessa forma, ela foi edificada próxima a outros espaços de lazer, formando um complexo de convivência familiar e comunitária com diversas alternativas para todos os membros da família, estando ao lado de uma academia popular para que jovens e idosos realizem suas atividades físicas, um play ground para que crianças se divirtam e, ainda, uma quadra coberta para que adolescentes possam optar entre ela e o campo society para disputarem partidas de jogos.

“O que está acontecendo foi muito esperado. Agora, nossas crianças não precisam mais ir a outro bairro para brincar e jogar. Nosso sonho se concretizou e vamos poder levar nossos filhos e netos para se divertirem a aproveitarem a nossa praça”, compartilhou a presidente do Cidade Natal, Ivone Rodrigues Santana. 

Veja Mais:  Bairros da região Salmen começam a receber nova sinalização

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana