Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Ações da Operação Lei Seca resultam na prisão de nove motoristas por embriaguez e 55 veículos removidos

Publicado

Em duas edições da Operação Lei Seca, realizadas simultaneamente em Cuiabá na madrugada desta sexta-feira (2.5), nove motoristas foram presos por embriaguez ao volante e 55 veículos foram removidos. As ações ocorreram nas avenidas Beira Rio, no bairro Grande Terceiro, e Tenente Coronel Duarte, no bairro Dom Aquino.

Na Avenida Beira Rio, foram aplicadas 38 multas, sendo 13 por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, sete por dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seis por conduzir sob efeito de álcool, cinco por recusa ao teste de alcoolemia e sete por outras infrações.

Nesse ponto, houve duas prisões por embriaguez ao volante, além de duas autuações por dirigir sem CNH e por entregar o veículo a pessoa não habilitada. Ao todo, 37 veículos foram fiscalizados, dos quais 24 foram autuados e 23 removidos (13 carros e 10 motos). Foram realizados 98 testes de alcoolemia.

Na Avenida Tenente Coronel Duarte, foram lavrados 56 autos de infração, sendo 19 por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, 12 por dirigir sob efeito de álcool, 10 por recusa ao teste de alcoolemia, oito por conduzir sem possuir CNH e sete por outras infrações.

Neste local, sete pessoas foram presas por embriaguez ao volante, uma delas com agravante por violar a suspensão ou a proibição do direito de dirigir. Também houve uma prisão por direção perigosa, associada à desobediência. Foram realizados 69 testes de alcoolemia, 67 veículos fiscalizados e 39 autuados. Além disso, foram removidos 28 carros e quatro motos.

Veja Mais:  Polícia Militar prende dois membros de facção criminosa com 69 porções de drogas

A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nesta edição, foram empregadas equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM-MT), da Polícia Penal e do Sistema Socioeducativo.

Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso

Servidora do Estado tem aposentadoria negada mesmo amparada por decisão por diferenciação de gênero do STF

Publicado

Policial Penal feminina atende requisitos de contribuição e idade para pleitear aplicação dos 36 meses de abatimento determinados pelo Supremo

Foto- Divulgação

Uma servidora pública estadual policial penal recorreu administrativamente de uma decisão da Mato Grosso Previdência (MTPREV), que negou seu pedido de aposentadoria voluntária na carreira policial. Em despacho emitido no último dia 9 de junho, o órgão previdenciário estadual concluiu que a servidora ainda não preenche os requisitos para a inativação, projetando o direito ao benefício apenas para 4 de setembro de 2027.

Conforme o advogado responsável pelo jurídico do Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Mato Grosso, Fábio Moreira Pereira, que faz a defesa da servidora, houve um equívoco jurídico fundamental na análise da autarquia. O recurso hierárquico protocolado argumenta que a simulação realizada pela MTPREV desconsiderou a jurisprudência vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante critérios diferenciados de gênero para a aposentadoria de mulheres policiais. “Sim, surgiu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF questionando que as mulheres teriam menos 3 anos de contribuição para aposentar, no caso, as mulheres policiais. E essa decisão foi favorável a uma policial civil: o STF acatou a ADI e reduziu menos 3 anos para a aposentadoria. Porém o Estado não acata de plano a decisão do STF. No caso, a gente entra com recurso administrativo pedindo para aplicar a ADI, mas a MTPREV não vem aplicando. Nesse caminho, nós ingressamos com a ação judicial para que sejam acatados esses menos 3 anos para a servidora aposentar”, explicou.

Veja Mais:  Polícia Militar prende dois membros de facção criminosa com 69 porções de drogas

A negação do pedido pela MTPREV baseou-se estritamente nas regras da Emenda Constitucional nº 103/2019 (Reforma da Previdência), que igualou os critérios de idade e tempo de contribuição entre homens e mulheres nas carreiras policiais.

Contudo, o recurso destaca que essa equiparação foi considerada inconstitucional pelo STF no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7727/DF. Na decisão, relatada pelo ministro Flávio Dino, a Suprema Corte reconheceu que a ausência de um redutor para mulheres policiais viola o princípio da isonomia e a proteção ao trabalho feminino em condições de risco.
O STF determinou a aplicação provisória de um redutor de 3 anos tanto na idade mínima quanto no tempo de contribuição para as mulheres policiais, por simetria ao regime geral, até que uma nova lei complementar discipline a matéria.

A defesa da policial penal sustenta que a aplicação dos 36 meses de abatimento determinados pelo STF é imperativa e de eficácia imediata para a Administração Pública.

Com o recurso, a servidora pede a aplicação compulsória do entendimento do STF e a consequente retificação dos cálculos da MTPREV. Segundo a argumentação, a revisão demonstrará que os requisitos para o repouso remunerado já foram atingidos ou estão em vias imediatas de cumprimento, o que viabilizaria a concessão imediata da aposentadoria.

CONSTRANGIMENTO
Além disso, a servidora que terá sua identidade preservada para não sofrer algum tipo de perseguição, ainda sofreu um constrangimento psicólogo, ao receber um e-mail dos canais da MTPREV agendando a assinatura na sede do Mato Grosso Previdência. Onde na sequência, a policial penal realizou alguns procedimentos técnicos, como o processo descautela (devolução) de sua arma, entrega de farda e coletes, mas em menos de 24 horas recebeu um outro e-mail vindo de um funcionário da MTPREV, pedindo para desconsiderar a primeira mensagem oficial do órgão e destacando que seu pedido de aposentadoria tinha sido indeferido.

Continue lendo

Mato Grosso

Paulo Guedes passa a integrar o Conselho Consultivo da Inpasa

Publicado

 

O CEO Eder Lopes, Paulo Guedes e o fundador, José Odvar Lopes (foto divulgação Inpasa)

A Inpasa, maior biorrefinaria de grãos da América Latina, anuncia a chegada do economista e ex-ministro da Economia Paulo Guedes ao seu Conselho Consultivo. O convite foi feito pelo fundador e presidente do Conselho de Administração da companhia, José Odvar Lopes, como parte da estratégia de fortalecimento da governança corporativa e do suporte à expansão dos negócios.

A nomeação ocorre quatro meses após o ingresso de José Olympio Pereira, ex-presidente do Credit Suisse no Brasil e do banco J. Safra, no mesmo colegiado, reforçando a composição de um conselho formado por profissionais de reconhecida experiência em gestão, mercado financeiro e estratégia.

Com ampla trajetória nos setores público e privado, Paulo Guedes atuou como ministro da Economia entre 2019 e 2022. Durante sua gestão, liderou a implementação de reformas estruturais e políticas voltadas à estabilidade econômica, à preservação da atividade produtiva e à mitigação dos efeitos das interrupções nas cadeias globais de suprimentos.

A chegada de Paulo Guedes fortalece o processo de evolução da governança da Inpasa e contribuirá com uma visão estratégica para apoiar o crescimento sustentável da companhia, que mantém um plano contínuo de expansão de suas operações e investimentos no setor de bioenergia.

Sobre Inpasa

A Inpasa é a maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina e o segundo maior produtor do mundo. Fundada em 2006 no Paraguai e presente no Brasil desde 2018, opera oito unidades industriais — seis no Brasil e duas no Paraguai — e possui duas unidades em construção, localizadas em Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT). Com capacidade instalada de 6,7 bilhões de litros de etanol por ano, a companhia também produz 3,5 milhões de toneladas de DDGS, 340 mil toneladas de óleo vegetal e 1.903 GWh de energia renovável. Líder nas exportações brasileiras de DDGS, possui certificações internacionais como a ISCC CORSIA e reduziu em 43% a intensidade de emissões entre 2021 e 2024, conquistando o Selo Ouro do GHG Protocol por quatro anos consecutivos.

Veja Mais:  Conselho Nacional de Justiça abre inscrições para Prêmio Juíza Viviane do Amaral
Continue lendo

Mato Grosso

Mulheres de Rondonópolis podem se inscrever na jornada de desenvolvimento humano e empreendedorismo

Publicado

Iniciativa é resultado da parceria entre o Sebrae Mato Grosso e a BPW Rondonópolis e oferece formação voltada à liderança, planejamento e crescimento profissional

Jornada sobre liderança é oportunidade de crescimento pessoal e profissional para mulheres

 
A “Jornada Liderar e Expandir” está com inscrições abertas para mulheres que desejam investir no autoconhecimento e no crescimento profissional por meio do empreendedorismo. A formação é composta por etapas que abordam temas como equilíbrio entre vida pessoal e profissional, rotas de liderança e planejamento estratégico. O início está previsto para o dia 4 de agosto, a partir das 18h30, no Hotel Rios de Rondonópolis. As inscrições podem ser feitas clicando no link: https://mt.loja.sebrae.com.br/jornada-liderar-e-expandir-rondonopolis.
A iniciativa é resultado da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Rondonópolis).
A empresária Ione Inverso Pereira desenvolveu a habilidade de liderar ao longo de sua trajetória como microempreendedora. Atualmente, é proprietária da empresa Sucesso Contabilidade e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Fasipe Rondonópolis. Entre clientes, funcionários e alunos, mantém contato diariamente com cerca de 200 pessoas, o que exige constante capacidade de liderança.
Segundo ela, a liderança é fundamental para alcançar resultados consistentes nos negócios. “As mulheres quando conduzem os processos da empresa com segurança, transmitem confiança e atraem parcerias, investimentos e crescimento sustentável. Liderar não é uma habilidade natural, mas uma competência que pode ser desenvolvida”, afirma Ione.
A “Jornada Liderar e Expandir” inclui a palestra ‘Equilíbrio entre vida pessoal e profissional, gestão do tempo e organização’; workshops das Rotas de Liderança sobre ‘Inteligência Emocional’, ‘Comunicação Assertiva’ e ‘O lado positivo do conflito’, além um curso sobre planejamento estratégico, atividades de networking e consultoria especializada em desenvolvimento de mulheres de negócios.
O gerente da Regional Sudeste do Sebrae Mato Grosso, Lucas Moreira, destaca que as mulheres representam quase a metade dos proprietários de pequenos negócios no país. Para ele, a visão feminina identifica demandas locais e as transforma em oportunidades de geração de renda e crescimento pessoal e econômico.
“As mulheres que já empreendem e aquelas que sonham iniciar um negócio podem unir o sucesso profissional com uma vida pessoal equilibrada. O Sebrae Mato Grosso irá apoiá-las nessa jornada por meio de uma trilha completa, que integra inteligência emocional, comunicação, produtividade, planejamento e networking para impulsionar resultados reais”, ressalta o gerente.
A proposta também busca ajudar as participantes a organizar melhor o tempo, definir prioridades, aumentar a produtividade e resultados, desenvolver a inteligência emocional e aprimorar a comunicação, fortalecendo as relações interpessoais e a capacidade de liderança.
A presidente da BPW Rondonópolis, Mara Oliveira, lembra que a jornada oferece apenas 15 vagas. Ela ressalta que liderar é inspirar, servir e promover transformações. Por isso, a Jornada ‘Liderar e Expandir’ foi criada com o propósito de despertar o protagonismo feminino, ampliar conexões e incentivar a inovação.
“Na BPW, acreditamos que toda mulher tem potencial para liderar, seja em sua empresa, na profissão, na família ou em ações que impactam a comunidade. Quando investimos no desenvolvimento de líderes, fortalecemos não apenas trajetórias individuais, mas também a economia, as organizações e a sociedade”, destaca Mara Oliveira.
Sebrae Delas
A iniciativa integra o programa Sebrae Delas, que acompanha a trajetória das mulheres no empreendedorismo. O propósito é reconhecer a potência feminina nos negócios, apoiar e inspirar empreendedoras a alcançar o sucesso profissional. Por meio do empreendedorismo, as mulheres movimentam a economia, geram renda contribuem para desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Programação completa:
Palestra “Equilíbrio entre vida pessoal e profissional, gestão do tempo e organização”
Dia: 04/08/2026
Rotas da Liderança
Dia: 18/08/2026 – Inteligência Emocional
Dia: 19/08/2026 – Comunicação Assertiva
Dia: 20/08/2026 – O lado positivo do conflito
Curso de Planejamento Estratégico
Dia: 12 e 13/09/2026
Veja Mais:  Conselho Nacional de Justiça abre inscrições para Prêmio Juíza Viviane do Amaral
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana