Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Ações da Prefeitura para melhorar condições vida da comunidade indígena são tratadas em reunião com MPF e Funai

Publicado

Foto: Assessoria

Com o intuito de dar continuidade as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Rondonópolis para melhorar as condições de vida da comunidade indígena da etnia Boe (Bororo), uma reunião foi realizada, na manhã desta sexta-feira (5), na aldeia Tadarimana, com representantes do município, indígenas, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público Federal (MPF).

Ao longo da reunião, que durou praticamente toda manhã, foram tratadas as medidas já adotadas pelo município, que foram definidas em encontros realizados, em março, pelas lideranças do povo bororo com o prefeito Zé Carlos do Pátio, para atender necessidades imediatas da comunidade nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e agricultura. A Reserva Tadarimana ocupa uma área de 9,7 mil hectares, com uma população de mais de 600 indígenas.

A reunião foi avaliada como positiva pelos representantes da Prefeitura de Rondonópolis, como o Secretário Municipal de Agricultura, Genilton Pereira. Ele cita que uma das medidas positivas do encontro é o apoio do MPF para ajudar o município a destravar a perfuração de dois poços que estão previstos à terra indígena tadarimana junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entidade vinculada ao Ministério da Saúde do governo federal.

Ele explica que a Prefeitura de Rondonópolis firmou um convênio à perfuração, além de dois na reserva indígena, outros 10 poços artesianos no município, com a previsão de mais 16 posteriormente. No entanto, a Funasa não deu continuidade ao convênio. “O representante do MPF, procurador da República em Rondonópolis, José Ricardo Custódio de Melo Júnior, ficou de ajudar a resolver esta questão da perfuração dos poços na aldeia, que é uma necessidade urgente”, ressaltou Genilton.

Veja Mais:  Prefeito prestigia reunião de capacitação promovida pela Sempras a entidades assistenciais

Durante o encontro, Genilton destacou outras ações determinadas pelo prefeito Zé Carlos do Pátio que estão em andamento para atender as necessidades imediatas da comunidade. Entre elas, a frente de trabalho iniciada pela secretaria de Agricultura, em parceria com a Coder, para recuperação total das estradas da Reserva Tadarimana, que permitem o trajeto até a “aldeia central” com “aldeinhas”, que são seis.

No total, serão recuperados cerca de 80 Km de estradas vicinais na Tadarimana. “Já fizemos a recuperação de 30 km e só vamos sair de dentro da aldeia quando terminar tudo, o que deve acontecer em torno de 20 dias”, prevê Genilton. Uma outra ação que está sendo desenvolvida para que o povo bororo tenha melhor qualidade de vida é a assistência técnica para que desenvolvam atividades agrícolas, visando garantir a subsistência e a alimentação saudável.

“Estamos fazendo o arado de áreas de fundo de quintal e doação de ramos e sementes para que possam fazer o plantio de mandioca e de hortaliças. Também foi feita a doação de mudas frutíferas, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, informou o secretário, acrescentando que ficou decidido na reunião a elaboração de um projeto pela secretaria municipal de Agricultura, MPF e Funai para perfuração de oito tanques para implantação de projetos de piscicultura.

Escola

Uma das reivindicações da comunidade, a Escola Municipal Indígena Leosidio Fermau, que fica na “aldeia central”, passará por reforma e ampliação, para melhor abrigar os alunos de todas as aldeias que compõe a reserva e garantir qualidade de ensino mais eficiente. O projeto foi apresentado, durante a reunião, pela secretária Municipal de Educação, Carmem Garcia Monteiro. A unidade vai ganhar três salas de aula, laboratório de informática, refeitório, dois banheiros e sala para exposição de artesanatos.

Veja Mais:  Raças de cavalos e de bovino pouco conhecidas na região são expostas na 50ª Exposul

Saúde

Na área da saúde a prefeitura, atendendo ao pedido feito pelas lideranças da comunidade numa reunião no mês passado com o prefeito Zé Carlos do Pátiofez a contratação de um dentista, que atenderá os moradores da aldeia durante toda a semana. O profissional estará na unidade oito horas por dia cuidando da saúde bucal.

Ainda na questão da Saúde, a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariúva Valentim Chaves, que representou a secretária Izalba Albuquerque na reunião, destacou que será ampliado o atendimento e prevenção à dependência química, um dos problemas enfrentados pela comunidade indígena.

Criança Feliz

A comunidade também foi contemplada recentemente com o programa Criança Feliz, que foi levado pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, fazendo o acompanhamento das gestantes, dos recém-nascidos e das crianças de até três anos de idade. As famílias foram cadastradas e receberam do município uma cesta básica para colaborar na alimentação.

“Fazemos um trabalho intersetorial, falamos sobre o cuidado com as crianças nos primeiros anos de vida, o convívio e a proteção familiar tudo em consonância com a cultura indígena, respeitando a cultura deles”, comentou a secretária de Promoção e Assistência Social, Márcia Rotilli.

Mutirão

Dentro do propósito do Prefeito Zé Carlos do Pátio de levar ações integradas para melhorar a qualidade de vida e promover cidadania ao povo bororo, que foram os primeiros a povoar a região, a prefeitura está organizando para o próximo dia 13 de abril um grande mutirão que levará uma série de serviços gratuitos de saúde e assistência social aos moradores da reserva tadarimana.

Veja Mais:  ESF Nossa Senhora do Amparo volta a receber pacientes no prédio de origem

Também estiveram participando da reunião, além da diretora presidente da Coder, Nívea Calzolari, representando a Prefeitura de Rondonópolis, os secretários de Cultura, Assistência e do Esporte e Lazer, Humberto Campos e Jailton Nogueira, respectivamente.

Rondonópolis

TJMT declara inconstitucional lei das emendas impositivas de Rondonópolis

Publicado

Decisão unânime do Órgão Especial restabelece competência do Executivo sobre a execução orçamentária e anula integralmente norma aprovada pela Câmara Municipal

Foto- Assessoria

Câmara extrapolou função legislativa, diz Tribunal

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 14.475/2025, que disciplinava a execução das emendas parlamentares impositivas em Rondonópolis. A decisão foi proferida em 9 de julho e anulou integralmente a norma promulgada pela Câmara Municipal após a derrubada do veto do prefeito Cláudio Ferreira (PL).

Com o julgamento, o Tribunal restabeleceu a competência exclusiva do Poder Executivo para administrar a execução orçamentária do município.

Prefeito alegou invasão de competência

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o prefeito sustentou que a lei invadia atribuições privativas do Executivo ao estabelecer regras sobre empenho, pagamento, remanejamento de recursos e execução das emendas parlamentares.

A ação também argumentou que a legislação municipal contrariava normas federais de responsabilidade fiscal e reproduzia dispositivos já considerados inconstitucionais pelo próprio TJMT em julgamento anterior.

Relatora aponta violação da separação dos Poderes

Em seu voto, a relatora do processo, desembargadora Clarice Claudino da Silva, concluiu que a Câmara Municipal extrapolou sua competência legislativa ao criar mecanismos que interferiam diretamente na administração financeira e orçamentária do município.

Entre os dispositivos considerados inconstitucionais estavam a possibilidade de vereadores alterarem a destinação de emendas por meio de simples ofício, a dispensa de parecer jurídico prévio para determinadas despesas, a flexibilização de exigências de regularidade fiscal e a atribuição à Mesa Diretora da Câmara da gestão das emendas em situações específicas.

Veja Mais:  ESF Nossa Senhora do Amparo volta a receber pacientes no prédio de origem

Segundo a magistrada, essas medidas afrontam o princípio constitucional da separação dos Poderes ao transferirem ao Legislativo competências exclusivas do Executivo.

STF e TCE-MT embasaram entendimento

A relatora ressaltou que a execução do orçamento público é atribuição privativa do Poder Executivo, entendimento já consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O voto também observou orientações técnicas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) voltadas à transparência, ao controle e à rastreabilidade das emendas parlamentares.

Lei perde validade desde a origem

Com a decisão, a Lei Municipal nº 14.475/2025 foi declarada integralmente inconstitucional, com efeitos retroativos (ex tunc), como se nunca tivesse produzido efeitos jurídicos.

O Órgão Especial também manteve a liminar que havia suspendido a eficácia da norma durante a tramitação da ação e rejeitou o pedido de modulação dos efeitos da decisão.

Continue lendo

Rondonópolis

52ª Exposul contará com quatro dias de ciclo de palestras técnicas gratuitas

Publicado

Temas nas áreas de nutrição, sanidade animal, gestão de propriedades e cenário de mercado serão debatidos

Foto-Assessoria

A edição deste ano da Exposul, a feira agropecuária com a mais completa programação do Mato Grosso, que ocorre de 03 a 09 de agosto, com portões abertos todos os dias, além de muito entretenimento contará também com um ciclo de palestras gratuito para produtores rurais e comunidade em geral. Com temas e assuntos variados, proporcionará quatro dias de muito conhecimento e debates sobre a vida no campo.

O diretor do Sindicato Rural de Rondonópolis, Leonardo Alves de Freitas, explica que para este ano o segmento de palestras contará com um novo espaço, preparado para receber convidados, expositores e público em geral. “Este ano nós preparamos quatro dias de palestras focadas no nosso público, com a parte ambiental, produção rural, a parte técnica nossa e também dos serviços ofertados pelo Sindicato Rural. Então serão palestras totalmente gratuitas, com foco na qualidade e em trazer assuntos pertinentes ao convívio aqui da cidade, do produtor rural, do comerciante e da população em geral”, disse.

Segundo Leonardo, com a programação de palestras e outros eventos durante o dia, a Exposul abre espaço para que todos participem de algum momento da feira. “Convidamos a todos para marcarem na sua agenda um espaço para prestigiar as palestras e outras atrações que teremos no período diurno. Venham prestigiar, traga a sua família, filho e esposa e aproveitem esse espaço que é preparado para vocês, totalmente gratuito, pensado em trazer o conhecimento e a nossa diversidade da nossa cidade, as nossas empresas, nossas indústrias, nossos produtores. Tudo isso tem na Exposul”, finalizou.

Veja Mais:  TJ nega pedido de pagamento de emendas impositivas de ex-vereadores em Rondonópolis no valor de R$ 9,5 milhões

Grade de shows: A linha de shows nacionais da 52ª Exposul contará com um espaço exclusivo para receber as atrações e terá entrada gratuita para a pista. As apresentações começam na segunda-feira (03/08), com Deive Leonardo; na terça-feira (04/08), haverá show regional; na quarta-feira (05/08), haverá shows em dose dupla com o cantor Natanzinho Lima e, na sequência, a cantora Mariana Fagundes; na quinta-feira (06/08), Eduardo Costa. Na sexta-feira (07/08), ocorrem mais dois shows, com Murilo Huff e a dupla Zé Neto e Cristiano. Para fechar a festa, no sábado (08/08), haverá o show do “Embaixador” Gusttavo Lima.

Para aqueles que preferirem mais conforto e comodidade, a organização disponibiliza ingressos para a área VIP e camarotes com valores a partir de R$ 80, pelo site Guichê Web e nos pontos físicos: Calçados Bandeirantes, West Country, loja TXC (Shopping), Padaria Vip e Sindicato Rural.

A 52ª Exposul é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis e conta com o apoio institucional do Senar MT, Aprosoja, Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Rondonópolis.

Programação de palestras:

Dia 04/08

15h – Palestra: Desmama Precoce de Qualidade – Marcelo Valerio

Local: Pavilhão de Palestras

16h – Palestra: Análise de Mercado – Cleiton Gauer

Local: Pavilhão de Palestras

17h – Palestra: Produção de Silagem – Luis Keplin

Local: Pavilhão de Palestras

Veja Mais:  População do Altamirando poderá desfrutar de praça para lazer e convivência

Dia 05/08

16h – Painel: Novas Fronteiras do Agronegócio: Mercados Culturais e Tendências Internacionais – Leonardo Ananda Gomes (Fundador & CEO da Câmara de Comércio Índia Brasil), Marcel Daltro (Sócio da Nelson Wilians Advogados), Eduardo Lima (Sócio da Grãos Uai e Sol Trading) e Presidente do LIDE Índia.

Dia 06/08

15h – Palestra: Mercado, Planejamento, Estratégia, Gestão e Comercialização de Grãos e Pecuária no Mato Grosso – Hedge Agro

Local: Pavilhão de Palestras

16h – Palestra: Commodities Agrícolas – Cenários, Tendências e Oportunidades – SVN Investimentos

Dia 07/08

15h – Palestra: Força Tática – Segurança Rural

Local: Pavilhão de Palestras

16h – Palestra: Panorama de Resultados da Assistência Técnica e Gerencial de Corte – Marcelo Nogueira

Local: Pavilhão de Palestras

17h – Palestra: Gestão na Sucessão Familiar – Leonardo Freitas

Local: Pavilhão de Palestras.

Continue lendo

Rondonópolis

Torresmofest está de volta a Rondonópolis, e traz em edição especial “Lendas do Rock”

Publicado

O festival reúne gastronomia, shows ao vivo e atrações para toda a família entre os dias 30 de julho e 02 de agosto no Rondon Plaza Shopping, com entrada gratuita

Sabores marcantes, música ao vivo e entretenimento para todas as idades estarão reunidos em Rondonópolis durante a terceira edição do Torresmofest. Entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, das 12h às 23h, o maior festival gastronômico itinerante do país ocupa o estacionamento do Rondon Plaza Shopping, com entrada gratuita e uma programação que combina culinária, cultura e lazer.

Mais de 20 expositores participam desta edição, oferecendo um cardápio que vai muito além do tradicional torresmo. Entre as opções estão costela fogo de chão, baião de dois, feijão tropeiro, hambúrgueres com torresmo ou shimeji, lanches de costela, batatas recheadas, doces artesanais, sobremesas e chopp artesanal.

Com mais de 660 edições em diferentes regiões do país, o Torresmofest consolidou-se como um dos principais festivais gastronômicos do Brasil. O evento já passou por estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiânia e Piauí.

Reconhecido por valorizar as diversas versões do torresmo e outros pratos à base de proteína suína, o evento chega em 2026 com uma temática inédita: Lendas do Rock. A programação irá contar com mais de 10 bandas interpretando sucessos de grandes nomes do rock nacional e internacional.

Veja Mais:  Raças de cavalos e de bovino pouco conhecidas na região são expostas na 50ª Exposul

Serviço:

Torresmofest – Edição Especial Lendas do Rock

Data: de 30 de julho a 02 de agosto

Horário: das 12h às 23h

Local: Rondon Plaza Shopping

Entrada e Shows: Gratuitos

Pet Friendly

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana