Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Acordo determina universalização do saneamento até 2028 e cria a tarifa social

Publicado

Diálogo entre a Prefeitura e Águas de Sorriso durou mais de 5 anos e documento final foi mediado pelo MPMT

Tarifa social para mais de 8,5 mil famílias sorrisenses, universalização do saneamento básico até 2028, redução da tarifa de esgoto e desativação de unidades de tratamento de esgoto (ETEs) em bairros e condomínios, concentrando a descontaminação de efluentes em uma única unidade. Estas demandas já pautavam o Comitê de Crise Hídrica e de Esgotamento Sanitário, criado, pela Administração Municipal de Sorriso, por meio do decreto número 106, de 22 de julho de 2019, que veio fortalecer o trabalho desenvolvido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Ager).

Estes são alguns dos avanços alcançados pela Prefeitura de Sorriso junto à Águas de Sorriso, por meio de um longo processo de mediação feito pelo Ministério Público do Estado (MPMT). Entre os compromissos firmados no Termo de Transação e de Ajustamento de Gestão , estão a obrigação da concessionária Águas de Sorriso iniciar, em 2025, a execução da obra do Interceptor Lira, visando a atender a população de forma eficaz e homogênea, em especial nos bairros das regiões periféricas; desativar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central Benjamin Raiser; desativar, até 31/12/2026, as demais ETEs (São Francisco, Santa Maria, Pinheiros e Mario Raiter), para que, a partir de janeiro de 2027, o tratamento do esgoto ocorra apenas na ETE Teles Pires, de modo a preservar integralmente o Rio Lira; e universalizar, até 31/12/2028, os serviços de esgotamento sanitário na área urbana da sede do município e nas áreas urbanas dos distritos de Caravágio e Primavera, pertencentes a Sorriso, com a consequente readequação do cronograma de obras.

Veja Mais:  Sorriso dá início a 3ª série a Copa Cidades de futsal

A formalização do acordo, no qual atuaram o promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas e a promotora de Justiça Carina Sfredo Dalmolin, também prevê a implantação de uma nova estrutura tarifária, promovendo uma alteração da proporção entre valores das tarifas de água e de esgoto, passando a tarifa de esgoto dos atuais 90% do valor da tarifa de água para 80%. A concessionária Águas de Sorriso S.A. terá um prazo de 60 dias, a partir da homologação do acordo, para implantar a nova estrutura tarifária.

Outro avanço importante obtido é a implantação da Tarifa Social, que visa a assegurar o acesso ao serviço de abastecimento de água a famílias de baixa renda, contemplando os usuários dos serviços da categoria residencial com faixa de consumo de 0 a 15 m³, cujo valor corresponderá a 50% do valor da Tarifa Referencial de Água (TRA) aplicável à primeira faixa de consumo da categoria residencial.

Em contrapartida, o contrato com a concessionária será prorrogado por mais 19 anos, a partir de 2030, data de seu vencimento. No entanto, se não forem cumpridas as demandas estipuladas, o acordo perde sua validade e o contrato se encerra em 2030.

“É um acordo que representa um aporte de recursos na ordem de R$ 150 milhões, com benefícios diretos à população e um grande avanço para o Município”, destacou o diretor-executivo da Águas de Sorriso, Lucas Alves de Oliveira.

Veja Mais:  Saúde de Sorriso é selecionada para apresentar quatro experiências de sucesso em encontro estadual

“Foi um longo trabalho, que envolveu uma série de reuniões, debates, avaliações e ponderações, sempre respaldado na legalidade e diretamente acompanhado pelo Ministério Público”, comentou o prefeito Ari Lafin, destacando, não apenas a importância de Sorriso ter o saneamento básico universalizado ainda em 2028, cinco anos antes do prazo nacional, mas igualmente a tarifa social para mais de 8,5 mil famílias sorrisenses, devidamente cadastradas via CadÚnico, bem como a redução do valor da taxa de esgoto.

Confira:

https://www.mpmt.mp.br/conteudo/58/152401/acordo-feito-pelo-mp-vai-melhorar-servico-de-agua-e-esgoto-no-municipio

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Em virtude do falecimento do presidente da Câmara, Processo Seletivo é remarcado para o próximo domingo

Publicado

Luto oficial com a paralisação das atividades do Poder Executivo

Em virtude do falecimento do presidente da Câmara Municipal de Vereadores e ex-prefeito Gerson Bicego, a Prefeitura de Sorriso, decretou luto oficial de sete dias, com três de paralisação total das atividades. Com isso, o Processo Seletivo Nº 001/2004 foi remarcado para o próximo domingo (26).

Os locais das provas continuam os mesmos e podem ser acessados por este link https://site.sorriso.mt.gov.br/storage/app/uploads/public/678/83c/543/67883c54325cc867817213.pdf

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Sorriso dá início a 3ª série a Copa Cidades de futsal
Continue lendo

Sorriso

Prefeitura decreta 7 dias de luto oficial pelo falecimento de Gerson Bicego

Publicado

Atual presidente do Legislativo, Prof Gerson era servidor de carreira do Município e, por dois mandatos, foi vice-prefeito

A Prefeitura de Sorriso decreta sete dias de luto oficial, com três dias de paralisação total da Prefeitura, pelo falecimento de Gerson Luiz Bicego, ex-vice-prefeito por dois mandatos e atual presidente da Câmara de Vereadores. Servidor de carreira do Município como professor, Gerson faleceu às 5h deste sábado (18 de janeiro) em virtude de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido na quinta-feira (16 de janeiro).

Dono de uma personalidade cativante, a autenticidade, o carisma e o amor de Gerson pelo Município marcaram sua trajetória pessoal, profissional e política. Aos 54 anos, natural da cidade catarinense de Seara, Gerson deixa na Capital Nacional do Agronegócio uma legião não de eleitores, colegas, ex-alunos, mas de amigos, pessoas tocadas pelo bom humor, pelo jeito sempre apressado e sorridente de falar e por uma simplicidade que faziam transparecer um coração gigante a vontade de enorme de agir, sempre em prol do bem coletivo.

A Administração Municipal de Sorriso estende sua solidariedade à viúva Edilamar, a Dila, às queridas filhas Maria e Gabriela, e a todos os demais familiares, amigos, colegas e equipe de trabalho de Gerson neste momento de dolorosa despedida. Ao mesmo tempo, o Executivo sorrisense reforça sua gratidão ao trabalho de excelência realizado por Gerson em todas as funções que exerceu ao longo de sua jornada.

Veja Mais:  Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos planeja ações para 2023

Sempre orgulhoso de afirmar que começou sua trajetória como catador de raiz, Gerson nunca se deslumbrou com os altos cargos e, muitas vezes, foi flagrado trabalhando lado a lado de servidores que atuavam na jardinagem do Município. O legado deixado pelo homem que falava alto, sorria muito e não tinha medo da enxada vai muito além de sua história política e permanece nos corações por ele tocados, permanece nas flores que enfeitam os canteiros, permanece no trabalho da agricultura familiar, uma de suas principais bandeiras, permanece em cada banco de escola, em especial a Escola Vila Bela, onde Dila atua e onde Gerson exerceu, por anos, um trabalho marcado por muito afeto e dedicação.

“Gerson é muito mais que uma figura política, Gerson é uma das melhores figuras humanas que tive a alegria de conhecer, conviver e com quem aprendi demais”, enalteceu o prefeito Alei Fernandes, que, junto à primeira-dama, Mara Fernandes, e demais integrantes da Prefeitura, acompanhou os últimos momentos do presidente da Câmara. “Estamos com o coração dilacerado, mas Gerson pode ir com a certeza que cumpriu seu dever com excelência, e nos deixou ensinamentos que nunca iremos esquecer”, afirmou.

O velório está marcado começa às 12h de hoje (18), no Centro de Eventos Sorriso (Clube Sorriso) e o sepultamento será às 8h de amanhã (19), no Cemitério Municipal José Maria Pinheiro Oliveira.

Veja Mais:  Município deve sair da gestão de obras de escolas estaduais

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Primeira-dama acompanha trabalho desenvolvido na Reabilitação Sonho Meu

Publicado

Mara Fernandes visitou a unidade, que usa a equitação como recurso terapêutico, entre outras abordagens

A primeira-dama de Sorriso, Mara Fernandes, conheceu, na manhã desta sexta-feira (17 de janeiro), Associação de Reabilitação e Esporte Equestre Sonho Meu. A idealizadora, e responsável pela instituição, Joeli Gomes Machado, apresentou a estrutura à primeira-dama, bem como falou das atividades desenvolvidas na Sonho Meu, que atualmente oferta atendimento em equoterapia e outros tratamentos a 135 crianças e adolescentes, sendo 82 autistas. “Há uma gama enorme de crianças e adolescentes com síndromes diversas que são atendidos aqui e têm tido excelentes resultados”, contextualizou.

Na Sonho Meu, o atendimento também se estende às famílias e, neste ano, vai contar com rodas de conversar não apenas para os pais, mas também para avós e irmãos. O olhar carinhoso às famílias também promete avançar para que as mães, avós, ou outras pessoas que acompanham as crianças nas terapias possam aguardar de modo produtivo, e a ideia é iniciar uma oficina de artesanato.

“A ideia é ocupar o tempo livre e também promover uma forma de terapia para estas mães”, informou Jô.

Depois de conhecer todos os espaços e conversar com pais e crianças atendidas no local, a primeira-dama enalteceu o trabalho realizado na unidade. “Nós, o Alei e eu, somos muito sensíveis a esta causa e o trabalho desenvolvido aqui é repleto de muito amor e dedicação”, destacou Mara. “Ao longo dos meus 30 anos como professora, acompanhei muitos alunos com diversas síndromes e sei da importância das terapias na evolução de cada criança”, contribuiu.

Veja Mais:  Secretaria de Segurança Pública adquire novas armas para a Gu...

No ano passado, a Administração Municipal disponibilizou R$ 505.839,41 para a instituição, por meio do Chamamento Público 001/2024, via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e da Adolescente (CMDCA). Por meio do mesmo processo, foram destinados mais de R$ 3,2 milhões a outras cinco instituições filantrópicas locais.

Para facilitar o acesso à Associação Sonho Meu, também no ano passado, foi feita uma alteração na Linha 500, que roda das 5h30 às 20h30, e aos sábados, até às 18h30. Passando de hora em hora nos pontos, o ônibus sai da Área Verde, passa pelo Cemitério Municipal, Hospital 13 de Maio, Bairro Europark, condomínios Cidade Jardim e Costa brava, Bairro União, Faculdade Anhanguera, Prefeitura, UPA, Praça da Juventude, CCPI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa), retornando para a Área Verde.

Com a Linha 500, as pessoas que recebem atendimento na unidade dispõem desta possibilidade do transporte, inclusive gratuitamente para os que se enquadram nos critérios de passe livre. Para ter direito ao benefício, é preciso fazer a carteirinha do Passe Livre. Todo o processo pode ser iniciado no “Disk Busão”, pelo (66) 99725 1531, mandando, via Whats App, mensagem de texto ou de áudio.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana