Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Nacional

Aécio desiste dedisputar o Senado por MG e será candidato a deputado federal

Publicado

Senador Aécio Neves (PSDB-MG) é réu por corrupção e tentativa de obstrução à Justiça
Marcos Oliveira/Agência Senado – 22.11.17

Senador Aécio Neves (PSDB-MG) é réu por corrupção e tentativa de obstrução à Justiça

Os mineiros não contarão, nas eleições de 2018, com uma reedição do confronto Dilma Rousseff (PT) versus Aécio Neves (PSDB). Isso porque o tucano, encurralado pelas delações da JBS, desistiu de tentar a reeleição ao Senado, casa para a qual Dilma será a candidata petista, preferindo tentar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Aécio Neves
, que cumpre em 2018 o último ano de seu mandato no Senado, vinha sofrendo pressão do PSDB para abandonar o projeto de tentar a reeleição. Dirigentes do partido consideram que seria tóxico para Antônio Anastasia, candidato tucano ao governo de Minas Gerais, a superexposição de Aécio na campanha.

A tendência agora é que, como candidato à Câmara dos Deputados, Aécio ‘desapareça’ dos palanques, cartazes e dos programas eleitorais televisivos do partido em Minas Gerais.

O entendimento do PSDB é que quanto menos Aécio aparecer na campanha, mais favorecido será Antônio Anastasia
, seu ungido político que o sucedeu no governo do estado em 2010 e que vem sendo bem cotado em pesquisas eleitorais.

Além disso, a possibilidade de Aécio ser derrotado na corrida senatorial não era baixa. Embora as eleições deste ano contem com duas vagas no Senado para cada estado, o tucano teria de concorrer contra a ex-presidenta Dilma Rousseff
, adversária política que o venceu em Minas Gerais em 2014. Ainda, há a possibilidade de Márcio Lacerda (PSB), ex-prefeito de Belo Horizonte, disputar o pleito.

Veja Mais:  Aposta Legal lança buscador de bets bloqueadas; lista tem 7,6 mil sites

O PSDB de Minas, assim, deverá abrir mão de lançar candidato para apoiar Rodrigo Pacheco (DEM) ao Senado. Em troca, Pacheco, que se candidataria ao governo do Estado, abandonaria o projeto, favorecendo Anastasia.

Alcançando o segundo lugar na disputa presidencial de 2014, com aproximadamente 50 milhões de votos, e após ter sido um dos principais apoiadores do impeachment de Dilma, a carreira política de Aécio sofreu uma brusca decadência a partir de 2017, quando o tucano foi flagrado, em gravação telefônica, pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista, principal sócio da JBS.

À época, a irmã do tucano, Andrea Neves, chegou a ser presa, tendo a prisão rapidamente revogada, entretanto. O próprio Aécio Neves
teve a liberdade restrita, sendo obrigado a recolher-se em sua casa no período noturno. Aos seus correligionários e eleitores, o líder tucano explicou que o pedido à Joesley tratava-se de um “empréstimo” para custear suas despesas junto a advogados.

Comentários Facebook

Nacional

Comissão aprova obrigatoriedade de bares e casas noturnas prestarem auxílio a mulheres em situação de risco

Publicado

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga estabelecimentos como casas noturnas e de shows, além de bares e restaurantes, a adotarem medidas para auxiliar mulheres que estejam em situação de risco dentro de suas instalações. O descumprimento poderá acarretar multa ou até suspensão do alvará de funcionamento.

Pelo texto aprovado, o estabelecimento deverá comunicar imediatamente a situação de risco à polícia e disponibilizar meios de contato seguros para que a
mulher busque ajuda. Essas ações não devem colocar a vida dos trabalhadores da boate em risco.

Além disso, deverão ser afixados avisos, preferencialmente nos banheiros femininos, com os seguintes dizeres: “Não está se sentindo segura? Este estabelecimento presta auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. Procure a direção”. Também passa a ser obrigatório aviso com o telefone da Central de Atendimento à mulher, o Ligue 180.

A relatora, deputada Ivoneide Caetano (PT-BA), recomendou a aprovação do substitutivo adotado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, ao Projeto de Lei 2737/20, apresentado pela ex-deputada Rejane Dias (PI). A deputada Lêda Borges (PSDB-GO) fez alterações para assegurar que os trabalhadores desses locais sejam protegidos de eventuais situações de risco ao realizar a assistência à mulher.

“O projeto tem alto potencial mitigador de riscos à segurança da mulher, porém precisamos ficar atentos a não criar outros problemas para o setor de serviços que gera muito emprego”, justificou a relatora.

Veja Mais:  Ex-deputado João Paganella morre aos 93 anos

Próximos passos
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rachel Librelon

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Comissão aprova projeto que cria linha de crédito para armazenagem e irrigação no campo

Publicado

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 800/23, que prevê linha de crédito para implantação e melhoria de sistemas de irrigação e para construção, ampliação e modernização de armazéns em fazendas com até 500 hectares.

O relator, deputado Heitor Schuch (PSB-RS), recomendou a aprovação do texto. “O agronegócio brasileiro vive hoje um paradoxo: bate recordes sucessivos de produção, mas continua refém de gargalos logísticos e climáticos”, comentou ele.

O texto aprovado prevê o financiamento de até 15 anos, incluídos até três anos de carência. A taxa efetiva de juros poderá ser prefixada, de até 3,0% ao ano, ou pós-fixada, de até 1,33% ao ano, mais um fator de ajuste monetário.

O risco das operações, conforme a proposta, deverá ser integralmente coberto pela União, nos financiamentos contratados com recursos do Orçamento, ou pelos fundos constitucionais, se atuarem neste tipo de operação.

Segundo o autor da proposta, deputado Marx Beltrão (PP-AL), as medidas são necessárias diante do desempenho favorável da agricultura. “Essa expansão demandará esforço na ampliação da infraestrutura no campo”, reforçou.

Próximos passos
O projeto tramita emcaráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Veja Mais:  Gasolina cara, brasileiros se arriscam com gás de cozinha em carro

Da Reportagem/RM
Edição – Marcia Becker

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Comissão aprova garantia de emprego para convocados ao serviço militar durante contrato de experiência

Publicado

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1282/21, que assegura a continuidade do vínculo empregatício à pessoa convocada para o serviço militar obrigatório ou para outro encargo público durante o contrato de experiência.

A relatora, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), recomendou a aprovação da proposta. Apresentado pelo ex-deputado Carlos Bezerra (MT), o texto aprovado altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“Pensemos na seguinte situação: um jovem trabalhou por 80 dias na modalidade de experiência e foi convocado para o serviço militar. Hoje, é pouco provável que o patrão tenha interesse que conclua os dez dias restantes”, explicou a relatora.

Segundo Carlos Bezerra, o projeto busca garantir tratamento igual a todos os trabalhadores. “Não parece justo que a garantia no emprego não seja estendida a quem esteja em contrato de experiência”, declarou.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Da Reportagem/RM
Edição – Natalia Doederlein

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Veja Mais:  Presidente eleito desautoriza informações em nome da “equipe de Bolsonaro”
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana