conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Cidades

Alunos de CMEI valorizam a cultura em homenagem aos 300 anos de Cuiabá

Publicado

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Paulo Ronan Ferraz Santos, localizado no bairro 1º de Março, comemoraram os 300 anos de Cuiabá em grande estilo, com o projeto “CMEI 300 anos: Cuidando e Educando”. Durante o mês de abril, várias atividades relacionadas com a cultura cuiabana serão trabalhadas com as crianças como: gastronomia, música, ciranda e artesanato.

Começando com a gastronomia, as crianças acompanharam a fabricação da paçoca de pilão, a carne com mandioca, Maria Isabel, farofa de banana, suco de caju, além do peixe moído com mandioca que foi servido para as crianças, no cardápio da semana passada. Os alunos também participaram de um Chá com Bolo. “Os pais trouxeram bolo de milho, de mandioca, de arroz, pão de queijo e suco de caju. Levamos peixes inteiros para que as crianças visualizassem além de vasilhas e gamelas. Tivemos também aqui o pilão, a viola de cocho, o mocho. Tudo isso para que a criança possa vivenciar de forma concreta a nossa cultura”, explica a diretora do CMEI, Rosângela de Jesus Souza Pereira.

Depois foi a vez das cirandas, onde foi trabalhada a musicalidade: rasqueado, o siriri e cururu. Na semana passada, as crianças do Jardim I e da pré-escola visitaram o Quintal Flor de Atalaia para conhecer de perto as atividades realizadas ali. Cerca de 95 crianças participaram do passeio e na parte da tarde, foi feito um citytour pelo Parque das Águas, Parque Tia Nair e encerrando o passeio na Orla do Porto, onde puderam ver o histórico de Cuiabá, dançar uma ciranda e conhecer o Rio Cuiabá.

Veja Mais:  Avenida Brasil concentra duas obras: Implantação de rede de esgoto e revitalização de canteiros

“Um pescador tinha acabado de pescar um peixe e mostrou para as crianças. Foi uma vivência muito boa e muito interessante, pois amplia o conhecimento dos nossos alunos, possibilitando a eles experiências para que aprendam a gostar e a valorizar a nossa cultura cuiabana”, destacou Rosângela. O passeio foi uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), que proporcionou o transporte tanto no período matutino quanto no vespertino. Todos as alunos participaram do passeio, exceto o berçário.

A próxima atividade será o artesanato. Lembrando que a cada semana será resgatado o que já foi trabalhado. As crianças também participarão esta semana do Festival de Danças, um dos eventos da V edição do Educando para Cuiabania, que realiza na próxima sexta-feira (12), no Hotel Fazenda Mato Grosso, um festival de dança com a participação de aproximadamente 50 grupos infantis.

Encerrando a programação, no dia 30 de abril (terça-feira), na unidade educacional, as crianças vão apresentar para os pais tudo o que foi feito. Haverá apresentações de cirandas, lendas, narrativas, parlendas e no período da tarde o Chá com Bolo.

A coordenadora Rosângela acredita que uma criança que conhece a sua cultura, cria um senso mais aguçado da sua própria história. “Por isso, a proposta do CMEI é trazer a cultura para a vivência o cotidiano das crianças dentro da escola, garantindo o direito à cultura como dever no currículo das Unidades Escolares para que essa nova geração se aproprie das práticas e valores culturais de forma significativa e possam buscar o conhecimento e vivenciar de forma prazerosa a cultura cuiabana”, destacou a diretora.

Veja Mais:  Saúde confirma primeira morte por Coronavírus em São Jose do Rio Claro

O CMEI Paulo Ronal Ferraz Santos atende 250 crianças na faixa etária de 3 meses até 5 anos. É estruturado com berçário, maternal, duas salas de Jardim I, duas salas de Jardim II, duas salas de Pré-Escola para alunos de 4 anos e duas salas de Pré-Escola para alunos de 5 anos.

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)

 

Comentários Facebook

Cidades

Construtora prepara as primeiras vias a serem asfaltadas ao lado do futuro PA e ETA em Barra do Bugres

Publicado


.

Desde o último final de semana, a construtora responsável pela pavimentação de cerca de 20 km de ruas e avenidas de Barra do Bugres vem realizando o estaqueamento e serviço de terraplanagem. No momento são quatro vias que dão acesso ao futuro Pronto Atendimento (PA) e nova Estação de Tratamento de Água (ETA), localizadas no bairro Maracanã.

A previsão é que em 60 dias serão entregues as primeiras ruas e avenidas; rua do Pronto Atendimento e Rio Negro, além das avenidas Tucuruí e Jatobá.

De acordo com responsável pela execução de toda a pavimentação, Donizete Moreira, serão cerca de 7 km só no Grande Maracanã, sendo que algumas demandam de galerias de água pluvial e boca de lobo. 

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Veja Mais:  Unidade Descentralizada de Reabilitação de Porto Alegre do Norte recebeu bicicleta ergométrica para sessões de fisioterapia
Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Cáceres decreta luto por 3 dias pelo falecimento do professor Adriano Silva

Publicado


.

É com tristeza que vimos manifestar as nossas condolências pela passagem do filho ilustre de Cáceres: Professor ADRIANO SILVA, aos 49 anos, cujo óbito ocorreu na noite de 03 de junho de 2020, em Cuiabá, suspeita de Covid-19, deixando não só o Município de Cáceres, mas o Estado de Mato Grosso pesaroso.

Atualmente, o Professor Adriano ocupava a Presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso – Fapemat; formado em Direito, doutor em Ciências Políticas, era professor do curso de Direito da Unemat, em Cáceres. Efetivo desde 1998, foi Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, Diretor da Faculdade de Direito, Coordenador Regional do Campus Jane Vanini, Gestor do Campus Jane Vanini e Reitor da Unemat nos anos de 2010 a 2014.

Além da dedicação à Unemat, foi atuante na política cacerense e estadual; como suplente de Deputado Estadual, assumiu por curto período a cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso; em 2016 disputou conosco as eleições municipais; em 2018 alcançou a suplência para Deputado Federal; filiado ao Democratas, recentemente, lançou-se a pré-candidato a prefeito de Cáceres para o pleito vindouro.

Adriano, ao partir prematuramente, deixou família, parentes e amigos inconsoláveis; e, também, muitos sonhos e projetos a realizar.

Consternados, vimos externar à família a nossa solidariedade, pedindo a Deus, nosso Pai, que os conforte, dando-lhes a fé e a esperança necessária, neste momento de despedida.

A Prefeitura Municipal de Cáceres decreta luto oficial por 03 (três) dias.

Fraternalmente.

 

Veja Mais:  Prefeitura divulga decreto com novas restrições para o comércio e suspende eventos que gera aglomeração de pessoas

FRANCIS MARIS CRUZ

Prefeito Municipal de Cáceres

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Prefeitura divulga decreto com novas restrições para o comércio e suspende eventos que gera aglomeração de pessoas

Publicado


.

Entrou em vigor nesta quinta-feira (4) um novo decreto municipal com determinações para conter o avanço dos casos da Covid-19, em Primavera do Leste. As medidas foram estabelecidas após reunião com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Dentre as definições está a proibição, a partir do dia 8 de junho, dos eventos sociais ou religiosos, de qualquer natureza que gere aglomeração de pessoas. Os integrantes do comitê optaram por essa suspensão para coibir festas clandestinas que estão acontecendo no município, inclusive em residências, sem nenhuma medida de segurança sanitária.

Além disso, novas medidas foram determinadas para restaurantes, bares, ambulantes de alimentação e lanchonetes. Eles poderão funcionar até ás 22h, seguindo as regras de espaçamento de 2m entre as mesas, com a utilização de no máximo 50% da capacidade do ambiente, sendo proibido rodízio. Em relação ao serviço de buffet ou self-service, o cliente ou funcionário deverá realizar higienização prévia no local, fazer uso de máscara e respeitar as demais normas do Anexo I do Decreto Municipal nº 1.905, publicado em 27 de março de 2020.

Depois das 22h, os estabelecimento poderão atender em sistema de delivery até o horário indicado no alvará de funcionamento, porém, as entregas só podem ser feitas em residências e locais fechados. Essa medida visa coibir a permanência de pessoas nas ruas ou calçadas consumindo bebidas ou alimentos, como estava acontecendo em vários pontos da cidade.

Outras alterações

As cerimônias presenciais de cunho religioso/cristão acontecerão nas terças, quinta e domingo até às 22h, com capacidade e presença de no máximo 100 pessoas, exceto pessoas envolvidas diretamente no evento, no limite de 20 pessoas. Deverá ser respeitado o distanciamento entre bancos e cadeiras, exceto para casais. Crianças menores de doze anos e idosos acima de 60 não podem participar das celebrações.

Artigos incluídos

As farmácias ficam obrigadas a informar os dados de identificação de todos que realizarem testes para o COVID19, bem como, o resultado do teste e a data de realização, auxiliando no atendimento ao Art. 5º da Lei Federal 13.979/2020.

Fonte: AMM

Veja Mais:  Prefeitura de Cáceres decreta luto por 3 dias pelo falecimento do professor Adriano Silva

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana