Mato Grosso
Ambulatório Trans da SES promove mais de 2 mil atendimentos em 2025

O Ambulatório de Atenção à Transexualidade, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou 2.012 atendimentos de janeiro a 31 de dezembro de 2025. Foram 695 atendimentos de enfermagem, 413 de clínica-geral, 265 de psicologia, além de atendimentos em serviço social (263), endocrinologia (175), psiquiatria (145) e urologia (56).
A unidade especializada foi inaugurada em agosto de 2024, no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade de Mato Grosso (Cermac), em Cuiabá, sendo considerada um grande avanço para a Saúde Pública do Estado.
Desde a inauguração, foram atendidos 278 pacientes, sendo que 146 são mulheres transexuais e 112 são homens transexuais. Outros nove pacientes são travestis.
Os pacientes foram encaminhados à unidade pela Rede Municipal de 42 cidades, sendo 55,8% de Cuiabá, 11,5% de Várzea Grande, 4,3% de Lucas do Rio Verde, 2,9% de Rondonópolis e 2,5% de Tangará da Serra. Outros municípios contribuíram com 23% da população acolhida e atendida.
Para a secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Patrícia Neves, o objetivo do ambulatório é realizar o atendimento ambulatorial mensalmente aos pacientes que passam pelo processo transexualizador.
“O local é fundamental para garantir que os pacientes trans tenham acesso a serviços de saúde adequados, incluindo consultas médicas, psicológicas e de assistência social. A unidade promove inclusão, respeito e equidade no atendimento público”, afirmou.
O atendimento clínico no processo transexualizador é realizado durante, no mínimo, dois anos na etapa do pré-operatório e por até um ano no pós-operatório. Na unidade, é realizada a prescrição da hormonização cruzada, de forma segura e eficaz, bem como o acompanhamento multiprofissional indispensável para a cirurgia de redesignação sexual.
Segundo a diretora geral do Cermac, Jocineide Rita dos Santos, ao longo de 2025, a unidade promoveu eventos para o público-alvo, como o “Café com Arte e Prosa”, no Dia Nacional da Visibilidade Travesti e Transexual em 29 de janeiro, e comemoração ao aniversário de um ano do ambulatório.
Para a equipe multiprofissional atuante no setor, foram realizadas atividades formativas como a “Roda de Conversa sobre Travestilidades e Transexualidades” e o “Fórum Sexos, Sexualidades e Identidades de Gênero”.
O Cermac também participou no ano passado de websérie documental de entrevistas, roda de conversa na Casa das Pretas, das conferências dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais) de Cuiabá e de Mato Grosso, da Parada LGBTQIA+, e outros eventos.
“Queremos que cada vez mais pessoas conheçam o serviço ofertado no Cermac. É uma oportunidade de fazerem um tratamento adequado com uma equipe multiprofissional, inclusive porque tem pacientes com condições de saúde específicas”, explicou.
Saiba mais sobre o Ambulatório de Atenção à Transexualidade
As ações da unidade destinam-se à pessoa transexual e/ou travesti com demanda para o processo transexualizador, com idade entre 18 e 75 anos, residente de um dos 142 municípios de Mato Grosso.
O usuário com indicação para o processo transexualizador deverá ter o encaminhamento médico da Atenção Primária à Saúde para regulação ao ambulatório, conforme disponibilidade de vagas no Sistema Estadual de Regulação (Sisreg).
A equipe do ambulatório é composta por dois psicólogos, dois assistentes sociais, uma médica clínica-geral, endocrinologista, urologista, psiquiatra e enfermeira. O centro atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na rua Thogo da Silva Pereira, nº 63, na região central de Cuiabá.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
MPMT investiga contratações temporárias na Educação
A 8ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa da Educação de Cuiabá instaurou três inquéritos civis para apurar as condições de contratação de profissionais da educação nas redes estadual de Mato Grosso e municipais de Cuiabá e Acorizal. O objetivo é verificar a realização de concursos públicos ou processos seletivos, bem como a adesão à Prova Nacional Docente (PND), política criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2026 para aprimorar a seleção de professores da educação básica no país.
Conforme o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, a iniciativa busca levantar informações para avaliar a possível dependência de contratações temporárias, a eventual ausência de concursos públicos regulares, a adesão à política nacional de seleção de docentes (PND) e a existência de planejamento estruturado para a valorização da carreira.
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) determinou o envio de ofícios à Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), e às secretarias municipais de Educação de Cuiabá e de Acorizal, requisitando informações como a adesão à Prova Nacional Docente (PND), ou, em caso negativo, as justificativas e a previsão de adesão; a data de realização do último concurso público ou processo seletivo; e a existência de previsão para novas seleções, com a apresentação de cronograma.
As instituições também deverão encaminhar relação atualizada dos profissionais da educação, com detalhamento por função, local de lotação e tipo de vínculo (efetivo ou temporário). O MPMT requisitou ainda informações sobre o planejamento de políticas de valorização da categoria, incluindo estruturação de carreiras, recomposição do quadro efetivo e adoção de processos seletivos mais técnicos, transparentes e impessoais.
O promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior considerou que que dados do Censo Escolar indicam que, nos últimos anos, tem havido aumento no número de professores temporários no país, em desacordo com a previsão constitucional e legal. Em algumas redes estaduais, mais de 70% do corpo docente possui vínculo precário.
Considerou também levantamento baseado em painel de Business Intelligence (BI) do MEC aponta que Cuiabá está classificada como Prioridade 3, com 5,5% de inadequação docente, 83% de profissionais concursados e último concurso realizado entre seis e oito anos. Já o município de Acorizal também figura na Prioridade 3, com 53,5% de inadequação docente, 64% de profissionais concursados e ausência de informações sobre o último concurso público na área da educação, bem como sobre a existência de Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para a categoria.
Mato Grosso
Sérgio Ricardo reforça papel constitucional do TCE-MT e defende atuação fiscalizatória

Conselheiro Sérgio Ricardo, presidente do TCE-MT
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o papel do órgão na garantia da correta aplicação dos recursos públicos, em artigo publicado nesta segunda-feira (15). Para além do julgamento de contas, a publicação reforça a importância da fiscalização, prevista pela Constituição Federal como um dos pilares do controle externo.
No texto, intitulado “Fiscalizar é obrigação constitucional do Tribunal de Contas”, o conselheiro lembra que os Tribunais de Contas possuem natureza própria e que as garantias asseguradas a seus membros existem para preservar a independência da instituição. Segundo ele, dar publicidade ao trabalho de fiscalização faz parte da missão institucional do Tribunal.
“Uma Corte de Contas passiva diante de sinais de irregularidade não é prudente: é inconstitucional. A imparcialidade não obriga cegueira preventiva; muito menos pode ser invocada para relevar ilegalidades”, observa.
A íntegra do artigo está disponível no link abaixo. Fiscalizar é obrigação constitucional do Tribunal de Contas
Mato Grosso
Gefron e Força Tática apreendem 248 quilos de cocaína e provocam prejuízo de R$ 4 milhões às facções criminosas
Gefron/MT
Uma operação integrada do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e da Força Tática do 12º Comando Regional da Polícia Militar resultou na apreensão de 248 quilos de cloridrato de cocaína, nesta segunda-feira (15.6), em Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá). A ação provocou um prejuízo estimado em R$ 4 milhões às facções criminosas.
Três suspeitos, sendo dois homens e uma mulher, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Foram apreendidos também dois veículos que estavam sendo utilizados para o transporte dos entorpecentes.
Após receber a informação de que dois veículos estariam transportando entorpecentes da Bolívia com destino a Pontes e Lacerda, equipes do Gefron e da Força Tática, da Polícia Militar, realizaram um bloqueio na MT-473.
Os veículos monitorados se aproximaram do bloqueio e foram abordados. Durante as buscas no Fiat Palio Adventure, os policiais encontraram um aparelho de comunicação via satélite. Já as drogas, armazenadas em diversos fardos, estavam em um VW Gol.
Os suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados, junto com os veículos e os fardos de drogas, para a Polícia Federal.
-
Policial11/06/2026 - 14:58Polícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso que utilizava mulheres para o transporte interestadual de drogas
-
Nacional11/06/2026 - 09:41Entenda os próximos passos do projeto para reduzir a maioridade penal
-
Esportes12/06/2026 - 10:06Coreia do Sul vence de virada a República Tcheca na estreia da Copa do Mundo
-
Rondonópolis12/06/2026 - 09:50Rondonópolis|Secretário Mykaell Vitorino deixa cargo após série de ações e melhorias na saúde
-
Saúde12/06/2026 - 10:04Gripes, resfriados, alergias e acúmulo de água estão entre as causas da otite
-
Policial11/06/2026 - 15:16Operação contra facção termina com dois mortos em confronto em Rondonópolis
-
Rondonópolis12/06/2026 - 11:06Prefeitura age e assume gestão temporária de instituição onde cerca de 40 idosos viviam em condições desumanas
-
Nacional11/06/2026 - 18:25Enem 2026: prazo de inscrições termina nesta sexta-feira






