Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sem categoria

Analistas dizem que pode faltar milho no mercado interno

Publicado

O consumo da safra 2023 atingiu 79,601 milhões de toneladas, com exportações alcançando 56 milhões e importações de 1,5 milhão, resultando em um estoque de passagem de 5,940 milhões de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

As projeções mais recentes, divulgadas pela Conab em janeiro, apontam para um aumento no consumo de milho, atingindo 84,367 milhões de toneladas neste ciclo.

Diante desse cenário, os especialistas destacam a possibilidade de alcançar 85 milhões de toneladas de consumo em 2024, refletindo a contínua demanda por milho.

O setor de rações e proteínas animais, consumiu 52 milhões de toneladas em 2023, com projeções de aumento para 55 milhões em 2024, representando um acréscimo de 5,45% na demanda pelo cereal.

Embora haja uma expectativa de menor oferta no mercado, o foco principal não está na escassez de milho, mas sim nas possíveis repercussões nos custos da indústria. Segundo os analistas do setor, a queda de 11% na produção e a especulação como fatores preocupantes, potencialmente resultando em reajustes de preços.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), prevê um aumento de 1 milhão de toneladas no consumo de milho pelos setores de avicultura de corte, avicultura de postura e suinocultura em 2024. No entanto, ele não enxerga um cenário alarmante até o momento, considerando as projeções de uma safra robusta.

Veja Mais:  Endereço eletrônico para emissão de Nota Fiscal será substituído e serviço fica suspenso até segunda-feira (23)

O setor de etanol de milho, em constante crescimento, não demonstra preocupações imediatas com o abastecimento. Guilherme Nolasco, Presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), destaca a redução da oferta em relação à última safra recorde, mas ainda há milho suficiente para atender às demandas internas e exportações excedentes.

Quanto às exportações, a perspectiva é de uma redução significativa em 2024, de 56 milhões de toneladas em 2023 para aproximadamente 35 milhões. Roberto Carlos Rafael, Diretor Geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), aponta para uma desaceleração nas exportações, seguindo um ano recorde, principalmente devido à menor produção.

João Pedro Lopes, Analista de Inteligência de Mercado da StoneX, concorda que a produção menor deve resultar em embarques menores. A visão geral é de que, apesar dos desafios previstos, os setores de rações e etanol mantêm sua resiliência, enquanto a redução nas exportações é vista como uma adaptação ao novo cenário de oferta e demanda.

Quanto aos estoques de passagem, a Conab prevê um aumento de 6,276 milhões de toneladas ao final de 2024, enquanto a Abramilho espera um estoque mais baixo, refletindo um consumo interno superior a 80 milhões de toneladas. Otávio Canesin, Presidente da Abramilho, antecipa um estoque de passagem reduzido, o mais baixo dos últimos cinco anos, indicando a crescente demanda interna por milho.

Veja Mais:  Agronegócio impulsiona Goiás rumo à liderança nas exportações e produção industrial

Fonte: Pensar Agro

Comentários Facebook

Sem categoria

Rondonópolis|Avenida João Ponce de Arruda terá interdições durante 20 dias para aplicação de microrrevestimento

Publicado

A partir desta quarta-feria (20) os motoristas que trafegam pela avenida João Ponde de Arruda devem redobrar a atenção. A via terá interdições em diferentes pontos que vão desde a Rua Campo Limpo, no jardim Itapuã, até a rua Francisco Félix, próximo ao bar do Aldo.

O alerto foi feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) que reforça que os condutores devem ficar atentos ao transitar pela via ou se preferir buscar vias paralelas alternativas.

A previsão é que a avenida Ponce de Arruda permaneça com pontos de interdição por cerca de 20 dias, enquanto estiverem sendo realizados serviços de aplicação de microrrevestimento.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Agronegócio brasileiro está mudando o jogo internacional e colocando os EUA pra escanteio
Continue lendo

Sem categoria

Canarana recebe serviços gratuitos da unidade móvel do Sesc Saúde Mulher a partir do dia 13 de maio 

Publicado

O projeto oferece exames gratuitos de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero
Atenção população de Canarana! A partir de 13 de maio, o projeto Sesc Saúde Mulher chega ao município, oferecendo exames preventivos gratuitos de mamografia e Papanicolau, além de orientações em saúde.
Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A unidade móvel ficará disponível até o dia 02 de junho, no Centro de Especialidades Paulo Jose Gonçalves Rua Tenente Portela, SN – Centro – ao lado da 5ª Companhia de Polícia Militar, Canarana – MT.
As interessadas devem comparecer à unidade móvel levando cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e Cartão do SUS.
O Sesc Saúde Mulher oferece exames de Papanicolau (citopatológico) e mamografia, adotados no Brasil para o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer. O projeto oferece os principais exames preventivos relacionados à saúde feminina, promovendo o acesso das mulheres aos cuidados médicos.
Podem realizar a mamografia mulheres entre 40 e 74 anos ou aquelas que apresentarem pedido médico. Já o exame preventivo de colo do útero é voltado a mulheres entre 18 e 64 anos ou com vida sexual ativa.
As mamografias são enviadas para Hospital do Amor, em Barretos (SP), referência nacional em tratamento oncológico, para serem laudadas. Os exames preventivos são enviados para um laboratório contratado pelo Sesc-MT. Os resultados são impressos e entregues pela Secretaria Municipal de Saúde. O prazo para entrega dos resultados dos exames é de até 45 dias úteis após o encerramento do projeto.
 
Sesc Saúde Mulher – Unidade Móvel 
Local:  Centro de Especialidades Paulo Jose Gonçalves Rua Tenente Portela, SN – Centro – ao lado da 5ª Companhia de Polícia Militar, Canarana – MT,
Período: 13/05 a 02/06
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Atendimento: Por ordem de chegada
Informações: (65) 99951-6825 (Apenas mensagens) | www.sescmt.com.br
Sobre o Sesc-MT   
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral em Mato Grosso.
 Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e seis unidades móveis que circulam pelos municípios do interior. O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sob o comando de José Roberto Tadros.
Comentários Facebook
Veja Mais:  Podcast do Pensar Agro celebra os 50 anos da OCB-MT falando sobre cooperativismo
Continue lendo

Esportes

Expresso das 6 reúne cerca de 80 atletas em treinão no feriado de Tiradentes

Publicado

Foto- Ilcimar Aranha/Site Portal MT


A manhã do feriado de Tiradentes, celebrado na terça-feira (21), foi de muita disposição e espírito esportivo para os integrantes da equipe Expresso das 6. O grupo marcou presença em um treinão realizado na cidade de São José do Povo, reunindo cerca de 80 atletas.

Com percursos de 5 km, 10 km e 21 km, o evento proporcionou desafios para corredores de diferentes níveis, desde iniciantes até os mais experientes. A atividade também reforçou a integração entre os participantes e o incentivo à prática esportiva na região.

O treinão teve clima de confraternização e superação, com atletas aproveitando o feriado para manter a rotina de treinos e explorar novos trajetos fora de Rondonópolis. A iniciativa destaca o crescimento das assessorias esportivas e o fortalecimento da corrida de rua como modalidade cada vez mais presente no cotidiano da população.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Agronegócio brasileiro está mudando o jogo internacional e colocando os EUA pra escanteio
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana