conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Cidades

Artesanato na Praça retoma encontros mensais no centro de Cuiabá

Publicado

Variedade em tapetes, crochês, doces típicos e plantas levaram o colorido do artesanato à Praça da República, nesta sexta-feira (13). O encontro marca a retomada do grupo Artesanato na Praça pelos principais pontos da Capital e deve se repetir mensalmente no local.

A proposta conta com apoio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e traz visibilidade ao trabalho dos profissionais, ampliando a saída de produtos, expostos em um local com alto fluxo de pessoas ao longo do dia.

A titular da Pasta, Débora Marques explica que tem trabalhado para intensificar as ações voltadas ao setor. “É muito importante tanto para os profissionais, quanto para os consumidores, que possamos fortalecer um trabalho da nossa terra, que represente nossa cultura.”

Ela reforça que a garantia do espaço contribui para a geração de emprego e renda, especialmente em períodos de crise econômica, quando os números do trabalho formal despencam e essa se torna a única fonte de recursos para muitos cidadãos.

Em uma passagem rápida pelos corredores da feira, vê-se intercalarem dezenas de barracas com chinelos, bolos, colares, tapioca, roupas, doces, tapetes, reproduções sacras, compotas e muitos outros. A mistura é proposital e foi pensada para evitar a repetição, estimulando os visitantes a consumir diferentes opções.

Exemplo disso são os arcos de cabelo e laços produzidos pela artesã Sônia Vieira, que há cerca de três anos a ela aprendeu a trabalhar com fitas de cetim na internet. No início os produtos eram oferecidos apenas a colegas de trabalho e a venda servia apenas como complemento de renda.

Veja Mais:  Prefeito de Rosário Oeste visitou obras retomadas pela empresa BTX Engenharia

Com a aposentadoria, contudo, a atividade se tornou sua principal fonte de recursos. “Para não ficar sem fazer nada, comecei a fazer umas coisinhas mais simples. Fui pegando gosto e hoje eu faço de tudo. Para mim o artesanato também é uma forma de combater o estresse”, explica.

O trabalho já rendeu outras oportunidades. Além de expor em diferentes eventos e localidades, Sônia também já aplica um curso para quem pretende lidar com a arte. “Também criei um Empreendedor Individual (MEI), levei parte do trabalho para um box no Shopping Orla e ampliei a produção, que é exposta em várias feiras e eventos.”

Fabiana Galeano de Araújo faz parte da diretoria do Artesanato na Praça, que hoje conta com cerca de 80 membros. Ela conta que o grupo, fundado pela professora Jacy Proença, tem mais de 10 anos e que voltar a realizar o evento na Praça é fundamental para a categoria.  

“O artesão não tem lugar fixo, então essa visibilidade, esse movimento do público são muito importantes para nós”, finaliza.

Comentários Facebook

Cidades

Segundo secretário municipal testa positivo para Covid-19 em Juscimeira

Publicado


.

O secretário municipal de Administração de Juscimeira testou positivo para Covid-19, neste sábado (05/07).  Antônio Carlos da Silva Júnior, de 39 anos, está internado em Cuiabá. Segundo o secretário, os sintomas começaram no dia 30 de junho, sendo eles falta de ar, garganta inflamada, tosse, dor ES na cabeça, olhos e corpo. “Por conta da condição do meu estado de saúde fui recomendado a realizar a internação para melhor acompanhamento clínico. A expectativa é que permaneça internado pelos próximos seis dias”. Antônio Carlos agradece as orações e palavras de conforto e espera que em breve possa encontrar todos e tirar excelente lições desta experiência.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeito de Rosário Oeste visitou obras retomadas pela empresa BTX Engenharia
Continue lendo

Cidades

Novo PA já está com cerca de 70% das obras concluídas em Barra do Bugres

Publicado


.

Em ritmo acelerado. Essa é a situação das obras do novo Pronto Atendimento (PA) que deve ser entregue a Prefeitura de Barra do Bugres em aproximadamente 30 dias, com telhado, forro, piso e instalação elétrica tudo novo. De acordo com o responsável pela reforma e ampliação, de parte do prédio que foi o hospital municipal, localizado no bairro Maracanã, o prazo dado pelo prefeito Raimundo Nonato está sendo cumprido à risca. Nesta primeira etapa estão sendo reformado e ampliado cerca de 1.800 m² que prédio que abrigará o novo PA. Numa segunda etapa serão construídas salas para abrigar a Secretaria Municipal de Saúde, além de reforma geral do CRAS, UDR, CAPs, Especialidades e farmácia.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeito de Rosário Oeste visitou obras retomadas pela empresa BTX Engenharia
Continue lendo

Cidades

Hospital Regional começa a receber aparelhos e equipamentos para 10 Leitos de UTI

Publicado


.

O município de Peixoto de Azevedo foi inserido no Plano Emergencial para abertura e habilitação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) especificamente para atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19.

No último final de semana uma etapa de equipamentos, aparelhos e mobílias foi entregue pela Secretaria de Estado de Saúde ao Hospital Regional, que é administrado e gerido através de parceria Governo de MT e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Peixoto – CISVP.

São ventiladores beira de leito e de transporte, camas elétricas e manuais, macas para obesos, mesas de cabeceiras, além de protetores faciais, aventais, luvas de procedimentos, máscaras cirúrgicas, óculos de proteção, entre outros equipamentos de proteção individual – EPI.

O Prefeito Maurício Ferreira de Souza destacou que uma nova etapa de Aparelhos, Equipamento e Mobiliários estará sendo entregue para a implantação de 10 leitos de UTIs já nos próximos dias, conforme a anunciado pelo Governador Mauro Mendes.

“Nesta segunda-feira registramos 1.210 casos notificados e destes 307 confirmados. Desde o início da pandemia já estive buscando apoio da Bancada Parlamentar Federal e do Governo do Estado, já que nosso hospital atende os quatro municípios consorciados, e precisamos de uma estrutura aparelhada e recursos humanos para atender a esta demanda crescente. Esperamos que nos próximos dias tenhamos todos os 10 leitos ativados e em funcionamento”, comentou o Prefeito Maurício Ferreira de Souza.

É na UTI que são atendidos os pacientes em situação mais grave, que precisam de monitoramento 24 horas por dia e uso de respiradores e monitores cardíacos. Calcula-se que 15% dos pacientes apresentem os sintomas severos da COVID-19 e que a mortalidade dos casos graves chega a 15%, em determinados grupos de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas. Os dados são de estudos publicados no The Lancet Infectious Disease e no Journal of The American Medical Association.

No Hospital Regional de Peixoto de Azevedo-MT foi isolado um setor para o recebimento de pacientes com suspeita de COVID-19, e a estrutura dos leitos de UTI serão totalmente equipados com respiradores e demais equipamentos fundamentais para o suporte à vida dos pacientes com maior comprometimento pulmonar.

Registramos o empenho e a união dos Prefeitos de Peixoto de Azevedo, Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte, a Diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Peixoto e a participação e compartilhamento das decisões entre os Secretários Municipais de Saúde. Foi justamente esse engajamento e reciprocidade de compromisso que resultou na conquista dos 10 leitos de UTI, propiciando muito em breve na eficiência e humanização dos acometidos pelo novo coronavírus.

“Não estamos preocupados em visibilidade política, estamos sim preocupados com a recuperação, reabilitação, tratamento, cura e salvamento de vidas. Somos gestores públicos e temos a responsabilidade, o dever e a obrigação de buscar os meios e ferramentas que possam minimizar essa crise mundial e colapso na saúde provocado pela Convid-19. Já começamos a receber ajuda do Estado e da União, e o município de Peixoto de Azevedo também fara esse enfrentamento por meio de suas contrapartidas neste combate”, declarou o Prefeito Maurício.

Fonte: AMM

Veja Mais:  Município entrega Policlínica Central totalmente reformada e equipada em Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana