Política MT
Assembleia Legislativa homenageia personalidades com honrarias
A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso realizou na noite de terça-feira (12), sessão especial para a entrega de títulos de cidadania e outras honrarias a personalidades que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso. A iniciativa foi do deputado Diego Guimarães (Republicano) e aconteceu no Plenário das Deliberações Renê Barbour.
“Mato Grosso foi construído pelos nativos e por aqueles que escolheram aqui viver, no estado que mais cresce e produz no Brasil. Isso se deve aos mato-grossenses e também aos que aqui vieram e ficaram. É uma homenagem para os que realmente merecem ser reconhecidos por meio de moção de aplausos, títulos de cidadão e outras honrarias”, lembrou Guimarães.
“Essas pessoas acreditaram em Mato Grosso, formando suas famílias aqui. É uma satisfação muito grande participar de uma noite festiva como essa. Esse reconhecimento serve para mostrar o que foi feito até o momento e para continuar seguindo em frente. É um incentivo, mostra às pessoas que vale a pena trabalhar em Mato Grosso”, destacou o deputado.
O major PMMT Bem Hur Ribeiro Rodrigues foi um dos homenageados e recebeu a Comenda Cândido Marechal Rondon. Na ocasião, ooficial destacou o trabalho da Polícia Militar no estado.
“Esse reconhecimento é de grande valia pelo trabalho desempenhado em Colíder. O deputado vem acompanhando nosso trabalho há algum tempo e para mim, demonstra a importância do trabalho da Polícia Militar”, disse. “Estamos atuando há quatro anos em Colíder, enfrentando pandemia e desenvolvendo atividades sociais voltadas para as crianças. Além da parte social e operacional, temos feito esse trabalho de atuar em todas as frentes que é importante para a Polícia Militar”, complementou.
O presidente da União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso (UCMMAT), Bruno Lins Rios, foi agraciado com Moção de Aplausos. “Fico lisonjeado pelo reconhecimento prestado por meio do deputado Diego Guimarães”, falou.
“Juntos, participamos da comitiva de autoridades que visitou a China e a Índia. Na oportunidade, vimos o tamanho do comércio dos dois países e o que eles consomem de Mato Grosso, com possibilidade de ampliar as nossas plantas frigoríficas, por exemplo, o que é muito importante para nós. O trabalho do deputado é fundamental para esse setor, já que nós buscamos construir juntos a ampliação de novos mercados estruturando cada vez mais o fornecimento do que é produzido em Mato Grosso”, frisou Rios.
O soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Kaik Gomes dos Santos, atuando desde 2016 na corporação agradeceu a moção de aplausos e lembrou do seu sonho em receber a homenagem.
“Estou muito feliz em receber essa homenagem da Assembleia Legislativa. Isso demonstra o reconhecimento do nosso trabalho em prol do Estado, pois é uma profissão muito gratificante de atender a população. Foi um sonho desde criança ser bombeiro para ajudar as pessoas”, falou.
O médico especialista em pneumologia, Lucas Bello, residente há 31 anos em Cuiabá, foi uma das pessoas que recebeu título de cidadania.
“Para mim é uma honra, satisfação e motivo de muito orgulho receber esse título. Eu fui paranaense, agora sou mato-grossense documentado porque escolhi morar aqui. São escolhas que a gente faz. Me sinto feliz e contente fixar residência em Mato Grosso onde construí minha vida e família aqui. É um estado que acolhe a todos e dá oportunidade para a gente trabalhar e construir suas famílias”, complementa ele.
O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Edgar Teodoro Borges foi contemplado com Moção de Aplausos e enalteceu o trabalho da entidade.
“Trata-se de um reconhecimento do trabalho da Fiemt como um todo. É uma satisfação muito grande participar desse evento e receber essa outorga. O Diego [Guimarães] é um deputado muito atuante, autêntico e brilhante que tem um futuro muito bom pela frente”, destacou.
“A Fiemt, quando promove uma missão como foi na China e Índia visando abrir mais espaços e mercado para Mato Grosso, fica enaltecida com uma honraria. Reconhecimento sempre é fantástico e nos motiva ainda mais”, lembrou.
A diretora da Fiemt, Ulana Maria Bruehmüeller comentou o trabalho realizado pela Federação das Indústrias para o desenvolvimento de Mato Grosso. “Essa homenagem é muito importante. Fico muito honrada com o reconhecimento pelo trabalho que é realizado pela Federação das Indústrias e a sociedade num todo. A gente integrou uma comitiva representando o estado de Mato Grosso numa experiência muito bacana porque quebrou alguns conceitos que a gente tinha, ampliando a visão de que existe muito mais possibilidades do que poderíamos imaginar”, finalizou.
Confira os homenageados:
Comenda Marechal Cândido Rondon
Major/PM Ben-Hur Lima Ribeiro Rodrigues
Título de Cidadão mato-grossense
Gledson Iuris Anhaia
Josimeire Rodrigues da Silva Matsumura
Younes Abdel Massih Younes
Alexandre Vinícius Festa
Denise Fátima Basso
Hildebrando da Costa Marques
José Pérsio Rosa da Silva
Lucas Bello
Meire Correia de Santana da Costa Marques
Rosangela Cantarella da Silva
Suetoshi Matsumura
Moções de Aplausos
Adilson Valera Ruiz
Afrânio Cesar Migliari
Alencar Cella
Alexandre Glauco Selhorst
Ana Lúcia Ricarte
Anildo Lima Barros
Ayda Paula Silva Neta Abrahão
Ayres Dos Santos Neto
Bruno Lins Rios
Celso Paulo Banazeski
Cleiton Gauer
Daniel Froes Batata
Edgar Teodoro Borges
Edio Brunetta
Eduardo Giaretta
Fernanda Campos
Fernando Cadore
Fernando Gorgen
Fhabianne Alexssandra de Siqueira Lima
Frederico Wagner Franca Tannure Filho
Gleisson Omar Tagliari
Hélio Arlindo Correa
Hércules Pereira Giuliani
Jorge Salles
José Luiz de Lemos
José Wenceslau de Souza Júnior
Julio Hirochi Yamamoto Filho
Kaik Gomes dos Santos
Lázaro Modesto de Morais
Leandro Lodea
Lélia Rocha Abadio Brun
Lídio Moreira dos Santos Junior
Lorena Dias Gargaglione
Lucas Barros Honório Silva
Lucas Henrique Rossato Lodea
Luís Antônio Novaes Desidério
Luís Savio Brun
Luiz Henrique Marchetto Tavares
Maria Cristina Margonato
Marinaldo Ferreira dos Santos
Massao Koga
Meire Correia de Santana da Costa Marques
Mirael França Praeiro
Najla Maira Gomes de Souza
Patrícia Sanglard Felipe Brunetta
Pedro de Moraes Filho
Pedro Jamil Nadaf Filho
Rodrigo Crosara Abrahão
Roque Edu Alves Silva
Sérgio Ricardo Silva Antunes
Sigfried Kirsch
Sílvio Cézar Pereira Rangel
Thiago Alves da Silva
Ulana Maria Bruehmueller
Vilmondes Sebastião Tomain
Vinícius Borges Leal Saragiotto
Vinícius Eduardo Lima Pires de Miranda
Wellington Rodrigues de Andrade
Yendis Rodrigues Costa
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis
Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria
A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.
Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.
Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.
A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.
O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.
Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.
Política MT
E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Foto- Assessoria
A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.
Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.
O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.
Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.
A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.
E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.
A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.
Política MT
Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Foto-Assessoria
Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.
A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.
“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.
As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.
O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.
Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.
“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.
-
Rondonópolis01/09/2026 - 10:37Liquidaqui começa nesta sexta-feira e movimenta comércio de Rondonópolis com 16 dias de ofertas e prêmios
-
Rondonópolis02/09/2026 - 15:09Vereador em Rondonópolis apresenta ‘Seis Moções de Aplauso’ em regime de urgência: prioridade ou excesso?
-
Rondonópolis04/09/2026 - 11:07Liquidaqui começa nesta sexta-feira com prêmios e vales-compras para atrair consumidores
-
Rondonópolis04/09/2026 - 11:11Rondon Plaza Shopping e comércio de rua terão horário especial para o feriado de 7 de Setembro






