Rondonópolis
Aulas na rede municipal de ensino começam dia 3 de fevereiro

Os preparativos estão sendo ultimados para que o começo do ano letivo de 2025 na rede municipal de educação possa ocorrer da forma mais tranquila possível em Rondonópolis. As aulas nas 105 unidades escolares da rede municipal estão confirmadas para iniciarem no próximo dia 3 de fevereiro (segunda-feira), tendo mais de 29.000 crianças matriculadas até o momento, com a expectativa de que o número de matrículas chegue a 30.600 – mesmo contingente de 2024.
Conforme o secretário municipal de Educação, Carlos Alberto Pereira Júnior, a nova gestão assumiu os trabalhos neste ano de 2025 com muitos problemas herdados da administração anterior, inclusive na área da educação. Nesse contexto, os esforços estão sendo para que os problemas sejam sanados o mais rápido possível, para que as atividades escolares não sejam prejudicadas. Entre os problemas, citou o transporte escolar, com muitos ônibus da frota inoperantes.
“Nós estamos recuperando e colocando esses ônibus para circular novamente. Por isso, vamos dar prioridade para o transporte da zona rural nesse começo do ano letivo. Com o tempo, conforme formos consertando os ônibus, vamos direcioná-los para a zona urbana. Dessa forma, os pais devem ficar alertas e procurar a direção das escolas para saber se haverá transporte escolar nesse começo”, repassou o secretário.
Algumas unidades apresentam necessidade de pequenos reparos, mas, segundo Carlos Júnior, essas melhorias serão executadas ao longo do ano letivo. Contudo, unidades como a Escola Antônio Guimarães Balbino, no Monte Líbano, e a Escola Dom Wunibaldo, no Jardim Brasília, estão passando por grandes obras de reformas. Em função disso, os alunos dessas unidades devem continuar em prédios temporários até o término das obras. Os estudantes da Balbino vão ficar no prédio do antigo São Lucas e os da Dom Wunibaldo, no prédio do antigo CEAC.
A limpeza dos prédios escolares e os professores necessários também estão sendo providenciados. Carlos Júnior informa, por exemplo, que os 23 professores recém-empossados já foram direcionados para o trabalho, assim como vem sendo feito o chamamento do pessoal do processo seletivo.
Outra questão reforçada pelo secretário é quanto à entrega dos materiais escolares aos alunos da rede municipal. Ele explica que a compra de materiais de qualidade, incluindo apostilas, lápis de cor, lápis, caneta, borracha e apontador, já foi fechada, mas que esses itens ainda não chegaram. A previsão é que essa entrega seja feita até o fim de fevereiro próximo.
A Secretaria Municipal de Educação informa que ainda há vagas disponíveis na rede municipal, abrangendo a educação infantil, 1º ao 5º ano do ensino fundamental e algumas turmas remanescentes do 6º ano. O que pode ocorrer é que algumas escolas mais requisitadas já estejam lotadas.
Os pais interessados em saber sobre a disponibilidade de vagas na escola mais próxima de casa podem procurar a Secretaria Municipal de Educação, na Rua Rio Branco, Jardim Santa Marta.

Rondonópolis
“Mantenham a esperança!”, externa prefeito a empresários locais

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, prestigiou a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) para o biênio 2025/2026, a ser presidida pela empresária Denise Freitas, na noite desta quarta-feira (12), no teatro do SESC. Na ocasião, ele promoveu um discurso relatando a realidade em que pegou a administração municipal, ratificou o compromisso de parceria com a entidade e a classe empresarial e fez um chamado para que todos mantenham a fé em Rondonópolis. “Mantenham a esperança, mantenham a confiança! Rondonópolis vai florir!”, garantiu.
Nesse contexto, Cláudio Ferreira relatou aos empresários presentes na solenidade que a nova gestão vem contratando pessoas capacitadas para os diversos setores, que vai contar com uma grande consultoria econômica para nortear a administração e que está muito convicta que, em breve, os resultados vão começar a aparecer. “Vocês têm um prefeito comprometido com Rondonópolis. E quem quiser pagar para ver que vai dar errado, vai pagar caro, vai perder dinheiro, porque vai dar certo! Vai dar certo!”, assegurou o prefeito, pontuando que tem o compromisso de fazer de Rondonópolis uma cidade incrível.
O gestor reafirmou que é parceiro do setor produtivo, tanto que o primeiro ato da administração foi pela promoção da liberdade econômica no município. Nisso, enfatizou que os empresários e a ACIR podem contar com a parceria da Prefeitura em ações que promovam o fortalecimento da categoria e o desenvolvimento local. “Vejo, por mais que a gente esteja em um cenário um tanto quanto pessimista, uma grande oportunidade da gente – digo toda nossa cidade – recomeçar, reestruturar e cooperar para que a gente possa fazer de Rondonópolis o que ela nasceu para ser! Rondonópolis é a síntese do empreendimento humano, do empreendedorismo”, disse.

Cláudio garantiu que acredita muito em Rondonópolis, por mais que tenha assumido a administração com muitos problemas. “Eu olho para os desafios e vejo como uma grande oportunidade para construir algo que realmente seja consistente e a gente possa crescer e se desenvolver com sustentabilidade”, continuou ele, mesmo sabendo que existem outros mandatários que não acreditam nas ideias da nova gestão. “Vejo aqui na ACIR que, pela sua atual composição, vou encontrar uma entidade parceira e que vai nos ajudar e continuar ajudando Rondonópolis”, acrescentou.
O prefeito disse ainda que vem trabalhando e planejando a todo o tempo e que está comprometido em fazer uma grande conciliação na cidade de Rondonópolis. Assim, aponta que há uma luz no fim do túnel, explicando que, por meio de muito diálogo, vem conciliando os interesses das lideranças que podem e devem atuar para promover o desenvolvimento da cidade, com um alinhamento com a Câmara Municipal, com o servidor público compreendendo o momento que a municipalidade vem passando, e com o Governo do Estado querendo uma parceria com o Município.
Cláudio não esqueceu de parabenizar a ACIR pelo brilhante trabalho, destacando que conhece a nova presidente e sabe da sua competência, tendo a certeza que ela vai fazer um grande trabalho para a entidade. A nova presidente da ACIR, Denise Freitas, em seu discurso, por sua vez, repassou ao público que ama muito Rondonópolis e que é uma honra estar à frente dessa entidade com um papel fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso. “Esse novo biênio tem um significado especial, pois a ACIR comemora no dia 7 de novembro de 2025 seus 70 anos de história, uma trajetória de grande contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso estado”, citou a empresária.
A solenidade de posse da nova diretoria executiva, do Conselho Fiscal e troca na presidência do Conselho Superior da ACIR também foi prestigiada por associados, empresários e diversas outras autoridades locais, de diversas instituições, entidades e órgãos com atuação em Rondonópolis.
Rondonópolis
União x Vasco- Secretário adjunto de esporte repudia nota do presidente do União E.C

Foto- Assessoria
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Adjunta de Esporte, vem a público esclarecer a informação presente na nota oficial emitida pelo União Esporte Clube, na qual afirma que “toda a diretoria buscou apoio para a manutenção do jogo [entre União e Vasco] em Rondonópolis, inclusive tendo acionado o Poder Público Municipal, sem resposta positiva”.
Nisso, assegura que, até a presente data, não há registro de qualquer solicitação formal ou informal direcionada à Secretaria referente ao evento e à solicitação de apoio por parte do clube. Conforme determina a legislação municipal, qualquer pleito relacionado à captação de recursos ou apoio institucional deve ser formalmente submetido à Secretaria, respeitando os trâmites administrativos e os princípios da legalidade, publicidade e eficiência que regem a Administração Pública.
A gestão repudia veementemente a alegação infundada de que o Poder Público Municipal não ofereceu suporte. Pelo contrário, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer diz que mobilizou diversas secretarias para garantir as adequações exigidas para a realização do evento esportivo em Rondonópolis.
Entre as ações realizadas, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) cedeu as tintas e, junto à equipe do estádio, realizou a pintura da escadaria e a demarcação dos estacionamentos interno e externo do estádio, além de solicitar apoio voluntário de 4 agentes de trânsitos para o dia do jogo. A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER) executou a poda do gramado e a limpeza interna e externa do estádio. O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (SANEAR) realizou serviços de reparos hidráulicos, e a Secretaria Municipal de Saúde ficou responsável pela instalação de climatizadores e reparos elétricos. E a secretaria Adjunta de Esporte e Lazer providenciou a modificação dos portões de emergência, atendendo às exigências do Corpo de Bombeiros Militar, o que possibilitou a emissão do laudo necessário para que o estádio atinja sua capacidade máxima de público.
Além disso, os administradores do Estádio Engenheiro Luthero Lopes também se reuniram com representantes das torcidas organizadas, incluindo Torcida Jovem, Torcida TUF e UNICHOPP, para garantir as melhores condições aos torcedores para a partida.
Diante dos fatos, a Prefeitura de Rondonópolis reafirma seu compromisso com o esporte e a comunidade, ressaltando que todas as ações necessárias foram realizadas para que o jogo entre União e Vasco ocorra com a estrutura e segurança adequadas.
Marcos Paulo Martins da Silva
Secretário Adjunto de Esportes
Rondonópolis
Prefeitura firma convênio com UFR e viabiliza residência médica

A prefeitura de Rondonópolis e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) firmaram nova parceria nesta terça-feira (12). A partir de agora o município vai contar com o Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade.
O convênio no valor de R$ 1,7 milhão foi assinado pelo prefeito Cláudio Ferreira e a reitora da UFR, Analy Polizel, tendo o apoio total da Câmara de Vereadores. O montante será pago pela prefeitura para o custeio do programa que vai aprimorar a qualificação médica para atenção primária básica e, com isso, melhorar o atendimento à população que utiliza as unidades de saúde nos bairros.
Vereadores, integrantes da reitoria e departamentos da UFR, bem como estudantes do curso de medicina acompanharam a assinatura que sanciona a lei 14.023/2025, de criação do programa de residência que vai gerar a contratação, em 2025, de quatro médicos em quatro PSFs (Programa Saúde da Família) da cidade, para a especialização médica, e de oito residentes de 2º ano, a partir de 2026, sem falar na oportunidade de aperfeiçoamento dos profissionais.

Para o prefeito Cláudio Ferreira, é uma honra poder voltar na UFR, instituição em que se graduou e agora cumprir um compromisso firmado antes de sua eleição. “Esse convênio marca um novo modelo de gestão que queremos para Rondonópolis, o do ganha-ganha. Dessa forma, todas as partes serão beneficiadas, inclusive a população”, comentou.
A reitora Analy Polizel destacou que esse é um momento histórico, aguardado pela comunidade acadêmica desde 2021 quando o projeto de lei foi criado e estava engavetado, impedindo a ampliação de vagas e expansão dos estudos dos médicos formados. Ela reforçou que esse programa foi um compromisso que o prefeito fez com a universidade e hoje retorna para cumpri-lo.
Com o Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade, a universidade ganha um passo importante para conseguir ampliar em mais 40 vagas no curso de medicina.
-
Artigos08/02/2025 - 22:06
Raio X: Cláudio Ferreira e o Crédito Suplementar de R$41milhões
-
Rondonópolis06/02/2025 - 18:30
Três regiões estão com alto índice de infestação do Aedes aegypti
-
Rondonópolis06/02/2025 - 19:00
Mobilidade Urbana reforça sinalização indicativa de velocidade nas vias
-
Rondonópolis06/02/2025 - 16:00
Município destaca ações já tomadas contra proliferação da dengue
-
Rondonópolis07/02/2025 - 20:00
Secretária de Saúde representa Prefeitura em posse do procurador geral de Justiça
-
Rondonópolis07/02/2025 - 16:30
Prefeitura decreta luto oficial pela morte do padre Danilo Rinaldi
-
Rondonópolis06/02/2025 - 17:30
Nova gestão almeja consolidar governo digital para modernizar serviços e reduzir burocracia
-
Esportes08/02/2025 - 21:50
Fora de casa União E.C arranca o empate contra o Sport Sinop