Mato Grosso
Autores de tentativa de homicídio em Confresa são presos pela Polícia Civil
Dois autores de uma tentativa de homicídio ocorrido no início do mês de agosto em Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá), foram presos pela Polícia Civil, nesta terça-feira (20.08), em ação para cumprimento de mandado judicial.
Os suspeitos tiveram as ordens de prisão preventiva decretadas pela Justiça, após investigação da Delegacia de Confresa para apurar o crime de homicídio tentado praticado por meio de arma cortante ou perfurante.
O crime foi registrado no dia 07 de agosto contra um jovem de 21 anos, atingido por golpe de faca na região das costas. A vítima estava em sua residência quando foi chamada por dois conhecidos.
Durante a conversa, houve discussão motivada por um relacionamento entre a vítima e uma mulher. Ao virar as costas para os suspeitos, o jovem foi esfaqueado. Mesmo com perfuração no pulmão, ele correu e ainda foi perseguido. Contudo o jovem conseguiu se esconder, sendo socorrido e levado para o hospital.
Conforme o delegado de Confresa, Mauro Arruda de Moura Apoitia, durante as diligências investigativas os autores do crime tiveram as prisões preventivas representadas pela Polícia Civil e deferidas pelo Poder Judiciário, sendo devidamente cumpridas nesta terça-feira (20).
Durante cumprimento das ordens judiciais foram apreendidos na residência de um dos investigados materiais utilizados para o tráfico de drogas.
“Essa ação bem-sucedida reflete o comprometimento da Polícia Civil de Mato Grosso em combater a violência e trazer paz à comunidade. A atuação incansável da equipe de Confresa continua sendo um exemplo de eficiência e dedicação no cumprimento do dever, inspirando confiança e segurança entre os moradores da região”, disse o delegado.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
MPMT investiga contratações temporárias na Educação
A 8ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa da Educação de Cuiabá instaurou três inquéritos civis para apurar as condições de contratação de profissionais da educação nas redes estadual de Mato Grosso e municipais de Cuiabá e Acorizal. O objetivo é verificar a realização de concursos públicos ou processos seletivos, bem como a adesão à Prova Nacional Docente (PND), política criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2026 para aprimorar a seleção de professores da educação básica no país.
Conforme o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, a iniciativa busca levantar informações para avaliar a possível dependência de contratações temporárias, a eventual ausência de concursos públicos regulares, a adesão à política nacional de seleção de docentes (PND) e a existência de planejamento estruturado para a valorização da carreira.
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) determinou o envio de ofícios à Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), e às secretarias municipais de Educação de Cuiabá e de Acorizal, requisitando informações como a adesão à Prova Nacional Docente (PND), ou, em caso negativo, as justificativas e a previsão de adesão; a data de realização do último concurso público ou processo seletivo; e a existência de previsão para novas seleções, com a apresentação de cronograma.
As instituições também deverão encaminhar relação atualizada dos profissionais da educação, com detalhamento por função, local de lotação e tipo de vínculo (efetivo ou temporário). O MPMT requisitou ainda informações sobre o planejamento de políticas de valorização da categoria, incluindo estruturação de carreiras, recomposição do quadro efetivo e adoção de processos seletivos mais técnicos, transparentes e impessoais.
O promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior considerou que que dados do Censo Escolar indicam que, nos últimos anos, tem havido aumento no número de professores temporários no país, em desacordo com a previsão constitucional e legal. Em algumas redes estaduais, mais de 70% do corpo docente possui vínculo precário.
Considerou também levantamento baseado em painel de Business Intelligence (BI) do MEC aponta que Cuiabá está classificada como Prioridade 3, com 5,5% de inadequação docente, 83% de profissionais concursados e último concurso realizado entre seis e oito anos. Já o município de Acorizal também figura na Prioridade 3, com 53,5% de inadequação docente, 64% de profissionais concursados e ausência de informações sobre o último concurso público na área da educação, bem como sobre a existência de Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para a categoria.
Mato Grosso
Sérgio Ricardo reforça papel constitucional do TCE-MT e defende atuação fiscalizatória

Conselheiro Sérgio Ricardo, presidente do TCE-MT
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o papel do órgão na garantia da correta aplicação dos recursos públicos, em artigo publicado nesta segunda-feira (15). Para além do julgamento de contas, a publicação reforça a importância da fiscalização, prevista pela Constituição Federal como um dos pilares do controle externo.
No texto, intitulado “Fiscalizar é obrigação constitucional do Tribunal de Contas”, o conselheiro lembra que os Tribunais de Contas possuem natureza própria e que as garantias asseguradas a seus membros existem para preservar a independência da instituição. Segundo ele, dar publicidade ao trabalho de fiscalização faz parte da missão institucional do Tribunal.
“Uma Corte de Contas passiva diante de sinais de irregularidade não é prudente: é inconstitucional. A imparcialidade não obriga cegueira preventiva; muito menos pode ser invocada para relevar ilegalidades”, observa.
A íntegra do artigo está disponível no link abaixo. Fiscalizar é obrigação constitucional do Tribunal de Contas
Mato Grosso
Gefron e Força Tática apreendem 248 quilos de cocaína e provocam prejuízo de R$ 4 milhões às facções criminosas
Gefron/MT
Uma operação integrada do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e da Força Tática do 12º Comando Regional da Polícia Militar resultou na apreensão de 248 quilos de cloridrato de cocaína, nesta segunda-feira (15.6), em Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá). A ação provocou um prejuízo estimado em R$ 4 milhões às facções criminosas.
Três suspeitos, sendo dois homens e uma mulher, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Foram apreendidos também dois veículos que estavam sendo utilizados para o transporte dos entorpecentes.
Após receber a informação de que dois veículos estariam transportando entorpecentes da Bolívia com destino a Pontes e Lacerda, equipes do Gefron e da Força Tática, da Polícia Militar, realizaram um bloqueio na MT-473.
Os veículos monitorados se aproximaram do bloqueio e foram abordados. Durante as buscas no Fiat Palio Adventure, os policiais encontraram um aparelho de comunicação via satélite. Já as drogas, armazenadas em diversos fardos, estavam em um VW Gol.
Os suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados, junto com os veículos e os fardos de drogas, para a Polícia Federal.
-
Saúde12/06/2026 - 10:04Gripes, resfriados, alergias e acúmulo de água estão entre as causas da otite
-
Esportes12/06/2026 - 10:06Coreia do Sul vence de virada a República Tcheca na estreia da Copa do Mundo
-
Rondonópolis12/06/2026 - 09:50Rondonópolis|Secretário Mykaell Vitorino deixa cargo após série de ações e melhorias na saúde
-
Rondonópolis12/06/2026 - 11:06Prefeitura age e assume gestão temporária de instituição onde cerca de 40 idosos viviam em condições desumanas
-
Rondonópolis12/06/2026 - 16:50Academias na mira: fiscalização encontra irregularidades e impõe prazo para correção em Rondonópolis
-
Rondonópolis12/06/2026 - 19:53Rondonópolis|Justiça nomeia Marielle Brito como administradora temporária de lar onde idosos viviam em condições precárias
-
Policial12/06/2026 - 11:59Gaeco cumpre mandado na PCE contra facção criminosa
-
Policial15/06/2026 - 10:07Ambulância dos Bombeiros capota após acidente com veículo particular em Cuiabá






