Mato Grosso
Beto lembra contribuição para construção de parques municipais em Cuiabá
Ex-secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo da Capital aponta Parques das Águas e Tia Nair como grande legado da gestão na época; e Parque Novo Mato Grosso como novo marco
O candidato a deputado estadual, Beto Dois a Um (PSB), avaliou que a construção de parques municipais em Cuiabá representa avanço significativo para a qualidade de vida no local, bem como na infraestrutura para o lazer, que estão fortemente relacionados às práticas do turismo na Capital.
Beto, que foi secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, entre 2014 e 2015, apontou que os Parques das Águas e Tia Nair, Complexo Dom Aquino e a revitalização da Orla do Porto foram grandes legados deixados pela gestão municipal, quando Mauro Mendes foi prefeito da Capital. As obras se tornaram ferramentas importantes para a mudança social em Cuiabá.
Inaugurado em 2016, o Parque das Águas é um dos destinos mais procurados por turistas em Cuiabá. Com 270 mil m² de área de lazer e muitos atrativos, o parque é considerado uma referência na cidade.
“Ajudei a idealizar e concretizar o Parque das Águas, Parque Tia Nair, Complexo Dom Aquino e a revitalização da Orla do Porto. Com o turismo fortalecido, é a população quem ganha. O turismo atrai investimentos, gera empregos e renda, além de alavancar a economia de uma cidade, região. E são tantas as possibilidades: turismo cultural, esportivo, ecológico, de negócios, eventos, uma infinidade”, analisa Beto Dois a Um.

“Essas construções promovem qualidade de vida. Investir em infraestrutura para o lazer está fortemente relacionado às práticas do turismo. E eu tenho muito orgulho em dizer que como secretário municipal de Cuiabá participei diretamente da implementação de importantes projetos que hoje são realidade para o povo cuiabano e mato-grossense”, completa.
Outra grande iniciativa apontada pelo candidato a estadual, foi a contribuição para idealização do Parque Novo Mato Grosso, espaço multiuso que está sendo construído em Cuiabá e que recebeu aporte de R$ 150 milhões do Governo do Estado.
Com área total de 300 hectares, o parque irá contar com autódromo, estacionamento para mais de 12 mil veículos, espaço para shows e eventos para 100 mil pessoas, kartódromo, lago para prática esportiva com 100 hectares, museu do agro, pista de motocross, pista de caminhada de 5 km, pista de skate, pista de ciclismo, pista de bicicross, parque da família e pista para arrancadão.
“Quando ainda respondia pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, contribui na idealização do espetacular Parque Novo Mato Grosso, que será, sem sombra de dúvidas, um marco do turismo na Baixada Cuiabana, por representar um novo conceito de parques em Mato Grosso e o maior da América Latina”, garante Beto.
“Precisamos investir cada vez mais em políticas públicas concretas e continuadas para o turismo. E seguir firmes com foco num futuro ainda mais próspero para o nosso povo. Aqui o que não falta é gente que acredita nesses projetos”, finaliza.
Dono de duas medalhas olímpicas no atletismo, Vicente Lenílson, coordenador do Instituto Vicente Lenílson de Lima, que desenvolve projetos esportivos em Cuiabá e região, proporcionando a crianças e adolescentes a aproximação do esporte, destaca as possibilidades proporcionadas pelos parques de Cuiabá, tal como executar atividades voltadas para saúde e educação, e a contribuição de Beto Dois a Um no processo.
“Conheci o Beto como secretário de esporte de Cuiabá, trabalhou de forma gigantesca para que as melhorias e construção dessas praças da cidade fossem restauradas e passassem a ser novamente frequentadas por famílias, crianças e jovens. O trabalho dele na restauração e manutenção do Tia Nair foi algo extraordinário, onde se empenhou para esse parque ser o que é hoje, uma área familiar, de lazer, esportiva, para a caminhada, corrida, para as famílias interagirem com seus filhos e com outras famílias. Ele é um gigante do esporte, da cultura e de outras frentes, também, sou fã e admiro o trabalho dele”, disse Vicente.
Beto Dois a Um
Alberto Machado, o Beto Dois A Um, tem 46 anos de idade e é candidato ao cargo de deputado estadual pelo PSB. É músico, empresário e foi secretário de estado de cultura, esporte e lazer de Mato Grosso entre 2019 e 2022 e também secretário municipal de cultura de Cuiabá, entre 2014 e 2015.
Fonte: Eleições 2022
Mato Grosso
Júri é remarcado depois que defesa abandona plenário em julgamento de filho de ex-deputado

A sessão de julgamento de Carlos Alberto Gomes Bezerra, acusado pelo feminicídio de Thays Machado e pelo homicídio qualificado de Willian Cesar Moreno, foi remarcada para o dia 31 de julho, às 9h, após a defesa abandonar o plenário nesta terça-feira (21). Mais uma vez, os advogados tentaram o adiamento do julgamento, o que foi indeferido pela juíza Monica Catarina Perri Siqueira, presidente da sessão, sob o argumento de que não havia justificativa plausível para a redesignação da data.
Segundo a magistrada, os advogados tiveram um prazo de 15 dias para analisar os documentos juntados aos autos. Ela ressaltou que a maior parte dessas informações já constava no processo e que a alegada falta de acesso a um despacho específico sobre prisão domiciliar não acarretaria prejuízo real, uma vez que a decisão sobre o tema também integra os autos.
“O advogado, quando assume a substituição no processo, o recebe no estágio em que ele se encontra. O processo não recua, ele tem que andar para a frente”, afirmou Monica Perri. Após anunciar a nova data do júri, a magistrada determinou que, caso não haja um advogado constituído apto para atuar na sessão, a Defensoria Pública deverá estar preparada para assumir a defesa na data prevista. Todos os presentes saíram intimados do plenário.
A acusação seria conduzida pelos promotores de Justiça Vinicius Gahyva Martins e Élide Manzini de Campos, integrantes do Núcleo de Defesa da Vida do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). O réu era defendido pelos advogados Elson Marcelino da Silva Júnior, Larice Cristine, Melissa de Oliveira Machado e Gabriel Gouvea Neno Reiff.
Manobra – Ainda no plenário, o promotor de Justiça Vinicius Gahyva Martins sustentou que o acesso a processos externos é responsabilidade da defesa e que as questões relacionadas ao habeas corpus e à prisão domiciliar já foram resolvidas, não havendo justificativa para o adiamento do júri. Ele destacou o papel do Ministério Público como fiscal da lei, com a missão de assegurar direitos e preservar a imagem das vítimas perante a coletividade. Também se posicionou contra o abandono do plenário, ressaltando que a realização de um Tribunal do Júri exige o empenho e a presença de diversos envolvidos, inclusive pessoas que se deslocaram de outros estados, e que a “ritualística do tribunal” deve ser respeitada em busca da verdade.
Vinicius Gahyva disse ainda que o abandono do plenário é uma estratégia que acaba por arranhar a imagem do Tribunal do Júri. “Isso tem se tornado, de certo modo, frequente nos julgamentos do Tribunal do Júri, especialmente naqueles que afligem de forma intensa o interesse da coletividade, como é o caso concreto de um feminicídio e de um homicídio de dois jovens. São duas pessoas que, efetivamente, traduzem a necessidade de reafirmarmos o nosso papel social de não banalização da vida humana. Nós sabemos que o Tribunal do Júri envolve uma série de providências que devem ser adotadas para que o ato processual seja realizado, e lamentamos muito que esse tipo de estratégia esteja sendo adotada”, afirmou.
A promotora de Justiça Élide Manzini de Campos lembrou que o julgamento já deveria ter ocorrido no dia 7 de julho. Segundo ela, naquela ocasião, a defesa solicitou o adiamento para análise de provas, pedido que foi deferido pela magistrada responsável pelo caso, com a remarcação da sessão para 21 de julho. “É um absurdo uma medida protelatória após mais de três anos do fato, com a família aguardando o julgamento. A defesa admite alegações de nulidades que não existem e que já foram completamente afastadas. É uma estratégia utilizada para tentar postergar, prorrogar e até abrir outro incidente de sanidade, ou qualquer outra medida, para que esse julgamento não ocorra. Tudo isso já foi afastado, e não há motivo algum para que esse julgamento não aconteça”, afirmou.
Sobre o caso de feminicídio, a promotora destacou que a reação da sociedade demonstra uma rejeição cada vez mais firme a esse tipo de crime. Segundo ela, a população tem se posicionado de forma clara contra a violência de gênero e em defesa do enfrentamento aos feminicídios, cobrando respostas efetivas do sistema de Justiça para coibir esse tipo de violência.
Fotos: Josi Dias | TJMT
Mato Grosso
Defensoria impede leilão da única propriedade rural de casal de idosos
Mato Grosso
Turismo de Mato Grosso ganha protagonismo com ações em prol do setor
-
Rondonópolis21/07/2026 - 18:56Prefeitura de Rondonópolis prorroga investigação sobre contrato da Construtora Amil para obra da Avenida Bandeirantes
-
Rondonópolis21/07/2026 - 19:14Reunião entre organização da Cavalgada da Exposul e Juvam renova ações de conduta para a 38ª edição
-
Rondonópolis21/07/2026 - 18:40CONSEMMA aprova até R$ 60 mil por mês para custear horas delegadas dos Bombeiros no combate às queimadas em Rondonópolis
-
Rondonópolis21/07/2026 - 19:10Inscrições de animais para o 32º Torneio Leiteiro da Exposul se encerram hoje
-
Rondonópolis20/07/2026 - 12:20TJMT declara inconstitucional lei das emendas impositivas de Rondonópolis
-
Mato Grosso21/07/2026 - 19:29Júri é remarcado depois que defesa abandona plenário em julgamento de filho de ex-deputado
-
Rondonópolis21/07/2026 - 19:46Sistema Fiemt realiza nos próximos dias várias ações em Rondonópolis
-
Rondonópolis21/07/2026 - 17:50Associados da CDL terão capacitações exclusivas antes do Liquidaqui








