Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Boletim de arboviroses traz números atualizados de dengue, chigunkunya e zika

Publicado

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), divulgou hoje, 25 de março, o número de casos de arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus registrados desde 1.º de janeiro de 2025 até o momento.

Em janeiro foram 65 confirmações de dengue, uma com sinais de alarme; em fevereiro foram registrados 11 casos, totalizando 76 casos até o momento. Já em relação à chikungunya, foram 59 confirmações em janeiro, 88 em fevereiro e 11 em março, somando 158 registros. Nove notificações para zika foram investigadas e descartadas. Os números constam no Sistema Sinan On-line.

No comparativo, em janeiro de 2024 foram 19 casos de dengue e em fevereiro, 80; no período (01/2024) também houve um registro de zika em janeiro e dois casos de chikungunya, sendo um em janeiro e outro em fevereiro.

Fiscalização

Como todo mundo já sabe a água parada – suja ou limpa; é o local ideal para disseminação de criadouros do Aedes aegypti, o tal mosquitinho transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya. Para evitar situações assim, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental estão diariamente na rua realizando trabalho de instrução e alerta.

No dia 13 de março por exemplo, a equipe responsável pela visita em pontos estratégicos (PEs) como borracharias, desmanches, sucateiros, cemitérios, floriculturas e ferros-velhos, contou com o apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e da Guarda Municipal redobrando esforços para a fiscalização de locais em que as chances de proliferação do Aedes aegypti são naturalmente maiores. O ponto visitado no dia 13 foi no bairro Santa Clara onde duas amostras de material foram coletadas, ambas positivas para o Aedes.

Veja Mais:  Pista de atletismo oficial deve se tornar realidade

“Infelizmente alguns proprietários de comércios considerados pontos estratégicos não nos recebem justamente porque sabem que há condicionamento de materiais de forma inadequada e que situações assim são propicias à proliferação do mosquito; nesses momentos precisamos de reforços como do NIF e da Guarda”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno. Uma verdadeira operação de guerra contra o mosquito.

Claudete relata que também há residências que também não abrem as portas para a visita do agente de combate à endêmicas (ACE). “Nossa missão é cuidar, alertar, conscientizar, não queremos aplicar notificações ou multas, mas precisamos que a população nos receba para que possamos realizar o trabalho de acompanhamento”, frisa.

Em cada visita, seja em comércios, PEs ou residências que houver criadouros as larvas são coletadas e testadas para o Aedes e o criadouro eliminado. Quando a suspeita se confirma os responsáveis são comunicados para eu possam monitorar o surgimento de casos de dengue e realizar o pente fino eliminando outros possíveis criadouros que tenham passado despercebidos.

Hoje os principais problemas identificados pela equipe da Vigilância Sanitária são a água servida, aquela oriunda de esgoto doméstico ou empresarial e a sujeira nas bocas de lobo, situações propícias para a proliferação do mosquito.

“Quem tiver denúncias pode nos comunicar pelo aplicativo da Vigilância Sanitária via Unidade Sentinela que atende pelo número (66) 99600-1462”, destaca Claudete.

Veja Mais:  Semcid entrega a Prefeitura o projeto de novo zoneamento para o Município

Procura nas unidades de saúde

Caso suspeite ter contraído ou apresente sintomas de qualquer uma das arboviroses, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). É lá que a população recebe o atendimento clínico e a orientação correta sobre como agir.

Cuidando de casa

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, orienta que a população tire dez minutos semanais para dar aquela conferida no espaço onde vive ou trabalha. A recomendação é evitar acúmulo de lixo, que além do Aedes aegypti também pode esconder animais peçonhentos como cobras, ratos, aranhas, escorpiões, dentre outros.

Denúncias

Vale reforçar que quem identificar situações com criadouros ou com suspeita, água servida descartada na rua, descarte de lixo em locais inapropriados, a recomendação é procurar a equipe técnica. Denúncias também podem ser realizadas pelo aplicativo da Vigilância Sanitária via Unidade Sentinela que atende pelo número (66) 99600-1462.

Coleta de resíduos sólidos

E para dar aquela mãozinha na limpeza do quintal, a Prefeitura oferta o serviço de coleta de resíduos sólidos – confira aqui o calendário de 2025; em que são recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins que incluem folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Veja Mais:  MP quer que Município use drones para monitoras quintais sujos

Comentários Facebook

Sorriso

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo alinha detalhes para a participação na FIT Pantanal

Publicado

No ano passado, o evento teve um público de mais de 65 mil pessoas, com mais de 300 expositores

Os representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luana Castro e Nelson Eduardo, estiveram em Cuiabá, na última sexta-feira (25), para alinharem os últimos detalhes na participação na 32ªedição da Feira Internacional do Turismo do Pantanal – FIT Pantanal, que acontecerá de 5 a 8 de junho no Centro de Eventos Pantanal.

Eles foram recebidos pela representante da Sindieventos – MT, Marta Célia Cassin que detalhou a participação da Prefeitura de Sorriso na feira que terá um espaço para apresentação, também, com artistas locais.

Sorriso participará da FIT Pantanal, mostrando as potencialidades na área do turismo, desenvolvimento econômico, agricultura familiar e regionalismo.

No ano passado, o evento teve um público de mais de 65 mil pessoas, com mais de 300 expositores, mais de 100 artesões com 4.160 peças comercializadas. Uma feira da agricultura familiar com produtos premiados e que movimentou R$16 milhões no balcão de negócios do Sebrae-MT.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  MP quer que Município use drones para monitoras quintais sujos
Continue lendo

Sorriso

Jovens celebram conquistas no programa “Aprendiz Sorriso Legal”

Publicado

A ação reuniu os participantes do programa “Aprendiz Sorriso Legal” no dia internacional do jovem aprendiz

A noite de quinta-feira (24/04) foi marcada por celebração e reconhecimento no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, onde aconteceu o evento em comemoração ao Dia Internacional do Jovem Aprendiz. A ação reuniu os participantes do programa “Aprendiz Sorriso Legal”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Sorriso.

O encontro teve como objetivo valorizar o empenho e as conquistas dos jovens que fazem parte do programa, que oferece oportunidades de formação profissional e inclusão no mercado de trabalho. O “Aprendiz Sorriso Legal” é voltado para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, acompanhados pelos serviços da assistência social do município.

Durante o evento, os jovens participaram de dinâmicas, apresentações e momentos de confraternização, em um ambiente de troca de experiências e motivação para o futuro.

A secretária de Assistência Social, Daniela Stel, destacou a importância do programa para o desenvolvimento dos participantes. “O Aprendiz Sorriso Legal é uma porta de entrada para o mundo do trabalho, mas também um espaço de crescimento pessoal. Hoje é dia de reconhecer o esforço desses jovens que estão aproveitando as oportunidades que podem transformar suas vidas”, disse.

O programa é realizado em parceria com instituições formadoras e empresas locais, que acolhem os jovens aprendizes, contribuindo para o desenvolvimento dos futuros profissionais.

Veja Mais:  Sorriso decreta "Situação de Emergência" nas áreas afetadas pela estiagem

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

ACE e ACS passam por capacitação do programa “Mais Saúde com o Agente”

Publicado

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) passaram por uma capacitação na tarde de ontem (25), na sala de Formação da Secretaria Municipal de Saúde. Idealizado pela Comissão de Integração de Ensino e Serviços (CIES), a iniciativa visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde e a Vigilância em Saúde por meio do programa “Mais Saúde com o Agente”.

A formação continuada foi conduzida pela enfermeira Maria Aparecida Nunes, da Atenção Básica, que abordou as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) e a importância do papel dos agentes nos números da saúde do Município. Os participantes também puderam interagir com questionamentos e apresentação de suas áreas de coberturas.

“É uma capacitação de extrema importância para melhorar o atendimento prestado à nossa comunidade, além de apresentarmos as maiores dificuldades e sugestões que possam contribuir para a resolução dos problemas”, pontuou o Agente Comunitário de Saúde, Zaqueu Souza Farias.

Ao final, foram distribuídos os trabalhos realizados pelos profissionais em atividades anteriores relacionadas ao PSE, promovendo a troca de experiências e a valorização das práticas desenvolvidas nas comunidades.

“A intenção é unir as duas categorias profissionais nessa formação continuada para garantir um atendimento cada vez mais eficiente à população. Os agentes são peças fundamentais na promoção da saúde do Município”, declarou a enfermeira Maria Aparecida Nunes.

Veja Mais:  Sorrisenses conferem modelos de residenciais verticais e núcleos habitacionais, em São Paulo

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana